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Gol inicia operação com navegação por satélite no Santos Dumont

A GOL, é a primeira companhia aérea brasileira autorizada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - a utilizar a tecnologia RNP-AR -Performance de Navegação Requerida (na sigla em inglês), em todas as aproximações para pouso no aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.



O procedimento reduz a necessidade de manobras e permite descidas mais lineares e constantes. Isto representa 850 milhas náuticas (1574 quilômetros) a menos por semana, 120 quilos de combustível a menos por voo ou 22,6 toneladas por semana, impactando na redução de emissão de gases causadores do efeito estufa em 71 toneladas no mesmo período. Outro efeito é a redução do ruído, uma vez que os motores são menos exigidos.

As informações de voo mais precisas permitem o pouso em condições de baixa visibilidade com a mais absoluta segurança. As aproximações poderão acontecer com "teto" mínimo de 93 metros de altitude (ou 305 pés) ante os 300 metros (ou 1.000 pés) exigidos até então pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

"Nossa companhia investiu recursos, dados, equipou suas aeronaves e treinou sua tripulação técnica desde maio de 2012, quando fomos homologados para usar o RNP-AR no Santos Dumont. A autorização para fazer todas as operações é motivo de orgulho para nós e reforça nosso compromisso com nossos clientes", diz Adalberto Bogsan, vice presidente Técnico da GOL. "Passaremos, a partir de segunda-feira, a oferecer mais esta melhoria em nossos serviços, que já contam com a maior oferta de assentos selo A da Anac na ponte aérea."

Hoje a GOL tem 38 aeronaves já equipadas com o dispositivo e mais de 200 pilotos treinados para executar o procedimento. Segundo o comandante Sérgio Quito, diretor de Segurança Operacional da GOL e piloto regular da ponte aérea - rota que exige um treinamento especial - fazer aproximações para pouso usando o RNP-AR tem efeitos positivos para tripulantes e clientes. "A precisão das aproximações RNP-AR permite descidas constantes, trazendo a sensação de um voo mais confortável, com menos curvas, ao mesmo tempo que otimiza as trajetórias até o aeroporto em condições de teto e visibilidade menores."

As informações são"http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=industria&id=16818".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

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