Grupo12Aérea

Procon de Florianópolis notifica companhias aéreas por alta de tarifas

As quatro companhias aéreas que atuam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, terão 10 dias para comprovar a venda de passagens aéreas durante a Copa do Mundo, que justificaria o aumento de até 500% no preço dos bilhetes para o período.
Nesta quinta-feira, seis funcionários do Procon municipal estiveram no aeroporto para notificar as empresas pelos preços praticados nos meses de junho e julho do ano que vem, datas em que ocorrerão a abertura e o encerramento do evento no país. O órgão também realiza um levantamento para verificar se os hotéis da Capital estão reajustando preços para a época da Copa, já que o município está entre os candidatos a centro de treinamento para as seleções que disputam o campeonato.

A operação do Procon de Florianópolis é resultado de uma pesquisa realizada por agentes do órgão durante esta semana. A partir do sites das companhias aéreas, eles compararam os preços de bilhetes praticados entre fevereiro e setembro de 2014, para os trechos saindo de Florianópolis com destino a São Paulo, Fortaleza e ao Rio de Janeiro.
Segundo o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona Dutra, as datas buscadas caíram em uma quarta-feira, para evitar que o valor nos finais de semana, geralmente mais caros, interferissem na variação final. Ele ressalta que nos meses de junho e julho as passagens dispararam para, em média, 300% a mais do que as disponíveis durante os outros meses pesquisados.
— Ainda não houve o sorteio dos ingressos para a Copa do Mundo, então acreditamos que este aumento é especulativo, baseado apenas na ocorrência do evento. Não existe demanda de passageiros que justifique seu reajuste — acredita.
As empresas que não apresentarem uma planilha com o número de reservas de bilhetes para o período da Copa, nos trechos pesquisados, serão multadas pelo Procon de Florianópolis. O valor poderá chegar a R$ 1 milhão, dependendo de fatores como a capacidade econômica da companhia e a variação de preços praticados nas datas pesquisadas pelo órgão.

A TAM respondeu que "se manifestará nos autos do processo" e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que recebeu a notificação do Procon e vai responder ao órgão dentro do prazo determinado. Até o fechamento da edição, as companhias aéreas Gol e Avianca não se pronunciaram.
Diárias de hotéis também aumentam
A expectativa é que a operação realizada em Florianópolis influencie os Procons de municípios catarinenses que tenham aeroportos. Até lá, o órgão realiza a mesma pesquisa, desta vez para verificar se há aumento no preço de diárias dos hotéis em Florianópolis durante o período da Copa. O levantamento completo deve ser finalizado no final da semana que vem, quando o Procon começará a notificar os hotéis com variações significativas de preços.
— A partir do levantamento feito até agora, pudemos comprovar que alguns hotéis reajustaram o preço das diárias para a Copa do Mundo. Porém, ainda não conseguimos identificar se é um problema pontual ou se é uma tendência dos estabelecimentos na região — explica Dutra.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), Tarcísio Schmitt, defende que um possível reajuste dos hotéis em 2014, no período do torneio, "não significa um aumento de preço, mas um menor desconto do que se pratica na baixa temporada".
— Neste período, teremos as férias escolares e a Copa do Mundo. Todos estão pensando em ganhar um pouco mais no período, porque somos um destino sazonal, diferente de São Paulo, por exemplo, que possui uma ocupação linear durante todo o ano.

As informações são"http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,4319605,Procon-de-Florianopolis-notifica-companhias-aereas-por-alta-de-tarifas.html".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.