Grupo12Aérea

Embraer é alvo de investigação, diz jornal americano

Autoridades americanas e brasileiras estariam investigando a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) por possível pagamento de propina a um membro do governo da República Dominicana em troca de um contrato de US$ 90 milhões, segundo o jornal "Wall Street Journal".
 
De acordo com a reportagem, a empresa brasileira teria pago US$ 3,4 milhões para subornar uma autoridade do país caribenho. Com isso, teria ganhado uma concorrência para a venda de oito Super Tucanos às forças aéreas dominicanas.
 
O caso seria parte de uma investigação iniciada em 2010 por possível violação de uma lei americana que prevê punições a filiais de multinacionais ou empresas negociadas no mercado acionário dos EUA por atos de corrupção.
 
A Embraer já havia comunicado ao mercado, em 2011, que era alvo de uma investigação de autoridades americanas por corrupção.
 
PROCESSO INTERNO
 
Em nota divulgada após a publicação da reportagem do "Wall Street Journal", a empresa reiterou essa informação. "A Embraer divulga, desde 2011, a existência de um processo interno de investigação relativo a certas operações comerciais ocorridas fora do Brasil", diz um trecho do comunicado.
 
A companhia afirmou ainda que vem cooperando com as autoridades, mas disse não poder se pronunciar sobre o assunto. "A referida investigação é realizada em caráter de sigilo, de modo que não é permitido à empresa se pronunciar a respeito."
 
O comunicado não deixa claro se a história trazida pelo jornal americano faz parte dessa mesma investigação. Segundo o "Wall Street Journal", trata-se do mesmo caso.
documentos
 
O jornal diz que teve acesso a uma troca de documentos entre os governos americano e brasileiro a respeito da investigação.
 
Segundo a reportagem, a primeira conversa entre representantes dos dois países teria ocorrido em março de 2012 durante uma conferência internacional anticorrupção em Paris.
 
O governo brasileiro teria enviado, no início deste ano, uma solicitação de evidências sobre o caso.
 
Em resposta, o governo dos EUA teria fornecido detalhes, incluindo e-mails e extratos bancários, dos indícios de que o pagamento de propina ocorreu.
 
O "Wall Street Journal" afirma que a Embraer contratou o escritório de advocacia Baker & Mckenzie LLP para conduzir uma investigação interna desde que foi abordada pela SEC (Securities and Exchange Commission), órgão equivalente à CVM nos EUA, a respeito do assunto em setembro de 2010.

As informações são"http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=101233".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.