Grupo12Aérea

Azul Linhas Aéreas concentra TI em único fornecedor para obter melhor gestão

A Azul Linhas Aéreas vende 99,9% de seus tickets via plataformas tecnológicas suportadas pela Dell. Além disso, 95% das soluções de tecnologia da empresa de aviação são da fabricante – desde computadores simples como desktops e notebooks, até thin clientes, servidores, storage e virtualização. A concentração em um único fornecedor, na visão do CIO Kleber Linhares, faz sentido pelo poder de negociação, mas principalmente pela simplificação da gestão da estrutura de TI.

“Quando troco de marca, tenho um complicador, perco a flexibilidade. Ao manter a Dell como majoritária, eu ganho desde do lado do data center, montando um ambiente muito rápido, além de poder negociar custos pelo nosso alto volume e o atendimento diferenciado para suporte, que para a gente é fundamental”, conta o executivo. Do ponto de vista da Dell, os contratos com a empresa se encaixam no posicionamento que ela tem mantido no mercado – uma fornecedora de soluções ponta a ponta, que apoia diferentes operações da TI.
A Azul mantém um data center com 400 servidores virtuais, rodando em alta disponibilidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O ambiente nasceu do “zero”, montado desde o início da atuação da empresa, é a “menina dos olhos” do time de TI e trabalha com alto nível de performance. “A Dell foi o primeiro fornecedor a apostar na Azul. Desde nosso começo, recebemos atendimento especial de toda a equipe. Os primeiros cinco desktops Dell foram adquiridos pelo 0800 da empresa quando a Azul não estava formalizada ainda”, relata o CIO. A empresa utiliza o Storage Compellent 40 series SAS e os de aplicações Dell PowerEdge R720 x2, para banco de dados com alta capacidade de processamento e armazenamento.
Experiência do Cliente
O data center concentra sistemas de missão crítica essenciais para o negócio, como o canal de vendas B2C/B2B (VoeAzul, AzulViagens e AzulCargo), o sistema de malha aérea e escala de tripulantes, a manutenção de aeronaves, o concentrador de comunicação com os aeroportos e o sistema de gestão (ERP), entre outros. Mas o ponto de contato direto com o passageiro, por sua vez, não é diferente: 800 terminais thin clients operando em mais de 102 aeroportos no país para check-in. Os terminais funcionam de forma centralizada a partir de Thinclient Dell FX 160 e Wyse Z90S7.
No modelo tradicional de check-in, a partir de computadores, um problema de troca, por exemplo, necessitava duas horas para resolução. Com os terminais thin clients, além de licenças e equipamentos mais baratos, o tempo de paralização caiu para 20 minutos. “A gente não compra hardware nem software. A gente compra solução, por isso fechamos esses pacotes com a Dell. Desde consultoria até suporte, eles nos dão apoio. Não adianta comprar um caminhão de servidores, licenças”, justifica Linhares.
A estrutura suporta 896 voos diários para mais de 100 destinos em todo o Brasil. Foram mais de 20 milhões de passageiros transportados desde o início da atuação da companhia no Brasil, fundada por por David Neeleman, brasileiro de descendência holandesa, em 2008. E toda essa operação é suportada na TI por seis gerentes e aproximadamente 60 analistas. Nas palavras do CIO, o segmento da aviação é complexo porque requer estruturas pré-moldadas, normalmente são dedicadas. “E a Azul tem um ambiente que diverge um pouco da normalidade empresarial, então, se você pensar na nossa equipe hoje, é pouca gente devido ao nosso porte e realidade. Precisamos do apoio desse tipo de parceria”, conta.
Além disso, são usados Dell Vostro na cabine dos pilotos.

As informações são"http://informationweek.itweb.com.br/16506/azul-linhas-aereas-concentra-ti-em-unico-fornecedor-para-obter-melhor-gestao/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.