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Professor diz que apenas ILS III não vai eliminar atrasos no Afonso Pena

Típica de épocas e regiões frias, a neblina já causou o fechamento do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em pelo menos 79 horas até setembro deste ano. Segundo a  Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), depois do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que acumula 108 horas de fechamento desde o início do ano, o terminal paranaense é o que mais fecha no país por causa do mau tempo.

Em 2012, o fenômeno causou a interdição de pousos e decolagens por pouco mais de 173 horas, conforme a Infraero. O problema é enfrentado pelo terminal há anos e pode ser amenizado com a instalação do sistema de pouso por instrumentos ILS III, que permite aos pilotos a aproximação e pouso sob condições de visibilidade e teto reduzidos. Contudo, a tecnologia não deve eliminar por completo os atrasos e cancelamentos.

"Não adianta ter uma estrutura adequada no solo se as circulações das companhias aéreas não estiverem devidamente treinadas e habilitadas para fazer esse tipo de aproximação. As empresas têm de ter um treinamento específico e um certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)", explica o professor de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná João Carlos Mattioda.
A instalação do equipamento já tinha sido anunciada em outras ocasiões com prazos que indicavam até a Copa do Mundo de 2014, mas é prorrogada constantemente. No dia 27 de setembro a Infraero informou ao G1 que a instalação está prevista para dezembro de 2014 e que, desde março deste ano, a empresa adquiriu o radar de superfície - equipamento necessário à instalação do ILS III. A Infraero também destacou que o planejamento de aquisição de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como o ILS III, é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O Afonso Pena já conta com o sistema, nas categorias I e II.
Mattioda ressaltou que a diferença entre as três categorias do equipamento é o valor de aproximação com o solo. "Mesmo sendo dividido em outras três categorias, o ILS III, permite fazer pousos com teto e visibilidade zero".
Outros aeroportos no estado
Em Londrina, no Aeroporto Governador José Richa, onde também ocorre muitos cancelamentos por causa do mau tempo,representantes da prefeitura e da Infraero tentam antecipar a  instalação da primeira categoria do aparelho (ILS I), que estava prevista para 2019. Segundo o prefeito, Alexandre Kireeff (PSD), o objetivo é diminuir esse prazo para 2016. De acordo com o Decea, a instalação foi prevista para 2019 por causa do atraso nas obras de ampliação do aeroporto. O investimento será de R$ 15 milhões. 
Para acelerar o processo de instalação, prefeitura e Infraero definiram um cronograma de atuação, com desapropriações de áreas próximas ao aeroporto e licitação de projetos. Depois disso, parte da Avenida Salgado Filho será desativada e um desvio será construído, liberando a área para o aeroporto. A expectativa é que essas obras iniciem até o final deste ano.

O Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, também não possui nenhuma categoria de ILS.
Cascavel, no oeste, não possui nenhuma das categorias do ILS, mas tem um aparelho de iluminação da pista que está pronto para funcionar, contudo, aguarda vistoria e homologação da Anac. Ainda no oeste, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, possui o ILS I. Pelo terminal da fronteira, somente em 2012, passaram pelo aeroporto mais de 1,73 milhão de passageiros. Ainda neste ano, a expectativa espera ultrapassar a marca de 1,8 milhão embarques e desembarques. Em 2007, o movimento não passou de cerca de 720 mil pessoas, segundo o Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu (Fundo Iguaçu).

As informações são"Adriana Justi Do G1 ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira 

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