Grupo12Aérea

Google e NASA Utilizarão novo Computador D-Wave

Uma nova versão dos computadores quânticos da D-Wave deverá auxiliar a NASA na busca de mundos alienígenas ou melhorar o gigantesco serviço de busca do Google antes do final do ano.  A agência espacial americana e o gigante de busca da Internet se juntam a uma lista de clientes de alto perfil que utilizam a mais recente maquina D-Wave apesar do persistente ceticismo de especialistas de computação quântica.

O computador D-Wave Two – uma máquina de 512 qubits – deve entrar em operação no novo Laboratório de Inteligência Artificial Quântica fundado pela NASA, Google e a USRA (Universities Space Research Association) dentro dos próximos seis meses. Harmut Neven, diretor de engenharia do Google, descreve os objetivos do grupo em uma nota publicada no blog da empresa.
“Acreditamos que a computação quântica pode ajudar a resolver alguns dos mais desafiantes problemas da ciência da computação, especialmente na área de inteligência artificial.  Inteligência artificial se trata da construção dos melhores modelos do mundo para realizar previsões mais precisas.  Se quisermos curar doenças, precisamos de modelos melhores de como elas se desenvolvem.  Se quisermos criar políticas ambientais mais eficientes, precisamos de melhores modelos sobre o que esta acontecendo ao nosso clima.  Se quisermos construir um serviço de busca mais útil, precisamos entender melhor as perguntas e o que esta disponível na internet para que você possa obter a melhor resposta”
“O novo laboratório irá “mover estas ideias da teoria para a prática” no hardware do D-Wave”, diz Neven.  A instalação da maquina D-Wave já teve inicio no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffet Field na Califórnia; localizado a apenas alguns minutos da sede da Google em Mountain View.
Isto representa o mais recente avanço da D-Wave, uma empresa canadense que afirma ter construído e vendido os primeiros computadores quânticos comerciais do mundo.  Muitos laboratórios acadêmicos têm lutado para construir computadores quânticos de apenas alguns qubits e por isto pesquisadores tem expressado duvidas sobre o anuncio de que as maquinas D-Wave podem operar com centenas de qubits juntos.  Um certo número de proeminentes especialistas de computação quântica expressou seu ceticismo ao IEEE Spectrum alguns anos atrás.
Mas a D-Wave já conseguiu conquistar alguns de seus ex-críticos desde então.  A companhia tem dado acesso à sua maquina D-Wave a pesquisadores independentes em pelo menos dois casos separados que levaram a descobertas favoráveis às afirmações de computação quântica e desempenho da empresa.  E a D-Wave obteve ainda mais credibilidade quando fez a sua primeira venda comercial à Lockheed Martin, em 2011.
De acordo com um representante do Google, o novo laboratório de Inteligência Artificial Quântica também submeteu o novo D-Wave Two a rigorosos testes antes de aprovar a maquina. Um teste em particular solicitou que o computador resolvesse certos problemas de otimização pelo menos 10.000 vezes mais rapidamente que os solucionadores de computadores clássicos.  Em outro caso, a máquina D-Wave alcançou as mais altas pontuações em problemas padrão utilizados em competições SAT.
O Google já havia utilizado o hardware D-Wave para resolver problemas de aprendizado de maquinas durante vários anos.  A empresa já criou algoritmos de aprendizado de maquinas compactos e eficientes para o reconhecimento de padrões – úteis para dispositivos com energia limitada como smartphones ou tablets. Outra maquina similar se provou excelente para resolver dados “poluídos” quando, por exemplo, um alto percentual das imagens em um álbum de fotos online esta classificado de forma errada.
De sua parte, a NASA espera que o novo D-Wave Two possa ajudar a acelerar a busca por exoplanetas na orbita de estrelas distantes, bem como apoiar operações em centros de controle de missões de futuras missões espaciais humanas ou robóticas.
Os pesquisadores da NASA e do Google não terão monopólio de uso sobre a máquina D-Wave Two no novo laboratório.  A USRA objetiva disponibilizar o sistema à comunidade de pesquisadores acadêmicos dos Estados Unidos – uma decisão que pode ajudar a D-Wave a conquistar mais céticos.
Esta noticia chega logo após a compra de uma maquina D-Wave Two pela gigante aeroespacial Lockheed Martin por US$10 milhões, valor anunciado no começo do ano e que representa um importante voto de confiança na empresa bem como um upgrade da mais antiga maquina D-Wave One que adquiriu por praticamente o mesmo valor.
* Jeremy Hsu é jornalista colaborador da IEEE Spectrum, revista da organização técnico-profissional dedicada ao avanço da tecnologia.

As informações são"IT Web".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.