Uma companhia relativamente nova, com apenas dez anos, a Etihad Airways, aérea nacional dos Árabes Unidos (EAU), deu mais um passo importante em sua história, com o ínicio, no último dia 1º, do voo entre Abu Dhabi e São Paulo. Com este serviço a companhia não só passa a voar para o Brasil, como também seu primeiro destino na América do Sul. Embora já tivesse laços com o Brasil a algum tempo, as novas frequências marcam a entrada comercial da Etihad no País. Com isso, este é o sexto continente a fazer parte da malha área da companhia.
Inicialmente com três voos diretos por semana, terças, quintas e sábados, a ligação entre os dois destinos será ainda maior já que a Etihad tornará a partir de 27 de outubro a rota diária. E no futuro com maior capacidade, já que retende fazer a troca do equipamento que realiza o voo, atualmente um Airbus A340-500, com 240 assentos divididos em três classes: 12 na primeira, 28 na executiva e 200 na econômica.
"As viagens entre os dois destinos segue crescendo. O Brasil tem uma das economias que mais rapidamente vem se desenvolvendo, além de ser o 17º parceiro comercial dos Emirados, com comércio bilateral entre os dois países estimado em US$ 2,85 bilhões, com expectativa de ambos os governos de aumentar essa cifra para US$ 10 bilhões em cinco anos", comentou o presidente e CEO da empresa, James Hogan durante encontro hoje, dia 12, com a mídia brasileira na capital paulista
De acordo com o executivo da Etihad, as reservas efetuadas para os voos da companhia demonstram a clara demanda de segmentos de viagens de negócios e lazer por este serviço. "Nossos serviços para a capital paulista oferecem a primeira conexão direta entre os centros comerciais de São Paulo e Abu Dhabi, que apoiam as crescentes relações econômicas, de turismo e comércio entre o Brasil e os EAU. E Abu Dhabi pe um corredor para o mundo, uma porta de entrada não somente para o Oriente Médio, mas também para a Europa e Ásia", disse.
James Hogan fez questão de ressaltar que antes de pensar em novas rotas na América do Sul, e outras no Brasil, é preciso tornar essa ligação conscistente. "Não queremos ser a maior e sim a melhor", enfatizou. Baseada em sua reputação de conectar comunidades em todo o mundo, a Etihad Airways fornecerá um forte elo para a população japonesa de São Paulo, a maior comunidade japonesa fora do Japão, voando a partir de Nagoya e Tóquio. Além disso, a demanda também é forte na comunidade árabe em São Paulo, predominantemente composta por descendentes de sírios e libaneses, que agora podem voar para os EAU, Golfo Árabe e Oriente Médio com a companhia.
Para o embaixador dos EAU no Brasil, Sultan Rashed Al Kaitoob, essa ligação entre os dois destinos torna o horizonte ilimitado. "O relacionamento será fortalecido, o fluxo de turistas será maior para ambos. Estes voos criarão novas oportunidades para as relações de governo, negócios e turismo entre os dois países", disse.
Já para o embaixador brasileiro nos EAU, João de Mendonça Lima Neto, é um marco nas relações entre os dois países, e importante tanto para o comérico quanto para o turismo. "O maior obstáculo nunca foi a geografia e a língua, e sim a falta de conhecimento e agora poderemos reduzir essa distância cultural. Este voo fortalecerá nossos laços bilaterais, contribuindo para a promoção do comércio, investimento e turismo. Os brasileiros encontrarão nos EAU, e em Abu Dhabi em particular, hotéis, restaurantes e shopping centers de primeira classe e atividades de lazer insuperáveis", afirmou.
Ano positivo - Em 2012 a Etihad transportou 10,3 milhões de passageiros. Pelo segundo ano registrando lucro líquido, no ano passado a companhia teve um crescimento de 200%, saltando de US$ 14 milhões para US$ 42 milhões. A receita teve um aumento de US$ 4,1 bilhões para US$ 4,8 bilhões. O fator de ocupação também foi recorde: 78,2%, salto de 2,4 pontos percentuais. A companhia inclui novas seis aeronaves a frota somando 70 no total. O programa de milhagem da companhia ultrapassou a marca de 1,8 milhão de membros durante o ano. E para este ano a frota será novamente atualizada com 14 aeronaves, sendo 11 delas para passageiros e 3 para cargas.
De seu centro de distribuição, no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, a Etihad Airways atende a 92 destinos para passageiros e carga no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas, com uma frota de 77 aeronaves Airbus e Boeing e mais de 90 aviões encomendados, incluindo 41 Boeing 787-9 Dreamliner e 10 Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. A Etihad Airways também conta com investimentos acionários na airberlin, Air Seychelles, Virgin Australia e Aer Lingus e, sujeita a aprovação regulatória, irá adquirir 24 por cento da indiana Jet Airways.
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