Grupo12Aérea

Terminal que desabou em Guarulhos tinha trincas e infiltração, diz TCU

Fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) no terminal remoto do aeroporto internacional de Guarulhos (SP), entregue no início de 2012 e que custou à Infraero R$ 85,7 milhões, encontrou problemas como trincas no piso e indícios e vazamento no telhado ou tubulação, indicando que os serviços foram “executados com qualidade deficiente.”

No dia 2 de dezembro de 2011, uma parte da estrutura auxiliar de sustentação dos dutos de ar condicionado do terminal cedeu, deixando duas pessoas feridas. O acidente aconteceu no momento em que o governo realizava uma entrevista coletiva para anunciar a antecipação da abertura do terminal que, por conta disso, acabou adiada.

Aprovado na última quarta-feira (22) pelo plenário do tribunal, o relatório aponta ainda “conduta omissiva” da Infraero no acompanhamento da obra, entregue à construtora Delta com dispensa de licitação e sob a justificativa de ser emergencial. Afirma ainda que a estatal cometeu irregularidade ao receber o terminal “sem que a obra estivesse satisfatoriamente concluída.”

Apesar dos problemas, a conclusão da fiscalização do TCU é que a obra “não apresenta patologias significativas”, já que as irregularidades foram solucionadas e os “vícios construtivos não são considerados graves.” De acordo com a Infraero, a Delta concluiu na quarta-feira (22) a correção dos problemas.
Os fiscais do TCU realizaram a vistoria entre os dias 27 de setembro e 5 de novembro de 2012.
O terminal tem 12,2 mil metros quadrados e é chamado de remoto porque fica desconectado do aeroporto – está a cerca de 2 quilômetros dos terminais 1 e 2. Ele foi construído na área onde ficava o antigo galpão de cargas da Vasp.
Trincas com 5 cm de espessura
Segundo o relatório, as trincas foram encontradas “essencialmente” no saguão de embarque do terminal remoto “com maior incidência próximo à porta de entrada do terminal, estendendo-se até a área de check-in.” Elas tinham espessura “da ordem de 5 cm” e “vários metros de comprimento em direções difusas.”

No momento da fiscalização, as trincas atingiam a laje de concreto que constitui o piso do terminal, mas não eram aparentes porque ainda não haviam rompido a manta vinílica que reveste o piso. Elas foram notadas pelos fiscais porque provocavam depressões nessa manta.

O relatório aponta que o problema requeria atenção por conta da “espessura considerável” das trincas, que poderiam causar desconforto aos usuários e até mesmo acidentes.

Além disso, o documento relata que foram observadas manchas de umidade na parede do mezanino do terminal, revelando “possíveis infiltrações no telhado ou vazamentos em tubulações.”

Questionada sobre as conclusões do relatório, a Infraero informou que, no final de 2012, enviou comunicado à Delta Construções S/A, responsável pela construção do terminal 4 de Guarulhos, solicitando as correções apontadas pelo TCU o que, segundo a estatal, já foi feito. A Infraero informou ainda que não houve custo adicional por essas correções, pois os serviços foram realizados durante a garantia da obra.

As informações são"G1 por Fábio Amato ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.