Unknown

TAP com prejuízos de 42,2 milhões em 2012


Empresa reduziu resultados negativos face a 2011. Contributo da TAP Manutenção e Engenharia Brasil continuou a ser muito negativo para os resultados do grupo
O grupo TAP  registou em 2012 um prejuízo de 42,2 milhões de euros, depois de no ano anterior ter obtido um resultado líquido negativo de 76,8 milhões de euros.


De acordo com o relatório anual da Parpública, divulgado esta terça-feira, "o ano de 2012 permitiu alguma recuperação da performance da empresa com a redução em cerca de 60% do prejuízo apurado, o qual se fixou em 30,8 milhões de euros, sendo que, para efeitos de consolidação o prejuízo considerado foi de 42,2 milhões, em resultado da inclusão do acréscimo de gastos com pessoal associado ao subsídio de férias".
A melhoria dos resultados do grupo, refere a "holding" estatal, sentiu-se ao nível dos principais negócios: o transporte aéreo, que representa 80% do total do volume de negócios do Grupo TAP, e a manutenção. Esses negócios são prosseguidos essencialmente pela TAP, SA, empresa que apresentou um lucro de 21,4 milhões euros, acima dos 3,1 milhões registados em 2011, mas ainda distante dos 59,2 milhões alcançados em 2010.
Os gastos com combustível aumentaram em 2012 cerca de 100 milhões de euros (mais 13%) face ao ano anterior, ultrapassando os 811 milhões, uma crescimento que está associado ao aumento do preço do "jet fuel" e à valorização do euro.
Os gastos com combustível "representam actualmente, relativamente aos valores consolidados de todas as actividades do grupo TAP, 30% do volume de negócios, 50% do fornecimento de serviços externos e 150% dos gastos com pessoal", refere o relatório.
No documento, é ainda referido, no quadro dos negócios da TAP, SA, o aumento de 25,2% das receitas obtidas com a prestação de serviços de manutenção a terceiros, as quais ascenderam a 114 milhões de euros. Relativamente a estes negócios - transporte aéreo e manutenção - a Parpública salienta ainda que se registou em 2012 uma redução do quadro de pessoal de 161 trabalhadores (1,4%) em 2012. 
O negócios no Brasil continuam a ter um contributo fortemente negativo para os resultados do grupo, tendo a TAP-Manutenção e Engenharia Brasil gerado um prejuízo de 50,2 milhões de euros, uma melhoria face aos 62,7 milhões registados em 2011.
"A evolução ocorrida em 2012 não pode surpreender na sequência do que há anos vem sendo afirmado sobre a necessidade urgente de reduzir o peso dos capitais alheios no balanço, situação que condiciona de forma muito negativa o desempenho financeiro do grupo", refere a Parpública. A "holding" acrescenta ainda que, "apesar da evolução positiva ao nível dos negócios, os resultados líquidos permanecem negativos e os capitais próprios em queda, levando a que no final do exercício de 2012 o capital próprio do grupo TAP fosse nega tivo, situando-se muito próximo dos 390 milhões de euros, ou seja, menos 38 milhões (cerca de 11%) do que o valor registado no ano anterior (-351 milhões).
O endividamento do grupo TAP - incluindo os empréstimos bancários e as responsabilidades por locação financeira - registou no exercício uma redução de quase 200 milhões de euros, tendo passado de 1.230,9 milhões para 1.034,1 milhões. "Esta redução foi possível na medida em que o serviço da dívida, bem como os investimentos, foram financiados, no essencial, por recursos próprios, o que explica também a redução das disponibilidades de caixa, que caíram 82 milhões de euros, não tendo sido significativa em 2012 a contratação de novas operações de financiamento junto do mercado", diz o mesmo documento.
Ainda este ano o Governo quer  relançar o processo de reprivatização da TAP, depois de no final do ano passado ter rejeitado a proposta de German Efromovih.



As informações são"jornaldenegocios.pt".Sempre é citado o link de referência.

Unknown

About Unknown -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.