Grupo12Aérea

Sol lança emite três potentes erupções em 24 horas, diz Nasa


O sol lançou três potentes erupções em menos de 24 horas, alcançando assim a atividade mais intensa este ano e provocando interrupções limitadas nas radiocomunicações de alta frequência.
As três erupções observadas na segunda e na terça-feira pertencem à categoria X, o tipo mais intenso destes fenômenos. São as primeiras do tipo este ano, segundo a Nasa.

"Esta é a erupção do tipo X mais forte de 2013 até o momento, superando em força os dois tipos de erupções X ocorridas nas últimas 24 horas", afirmou a Nasa em alusão a uma erupção que alcançou seu ápice às 23h11 de segunda-feira, horário de Brasília.
As erupções lançaram ondas de radiação solar, conhecidas como ejeção de massa coronal (CME). A última viajou particularmente rápido, a uma velocidade aproximada de 2.253 quilômetros por segundo, informou a Nasa.
A agência espacial americana afirma que as CMEs fundidas produzirão uma nuvem ionizadas produzirão uma nuvem de material solar que "poderia afetar a passagem dos satélites STEREO-B e Epoxi", os observatórios espaciais que orbitam a Terra para vigiar as tempestades solares e a passagem dos cometas.
"Os operadores da missão notificaram os operadores. Se for necessário, os operadores podem colocar os dispositivos espaciais em um modo de segurança para proteger os instrumentos do material solar", afirmou a Nasa.
Os especialistas afirmam que o aumento da atividade solar é comum agora mesmo porque o sol está em uma fase de início de um novo ciclo de atividade de 11 anos que se espera alcançar seu ponto máximo em 2013. O sol vive alternativamente ciclos de 11 anos de atividade e calma.
Segundo os especialistas em clima espacial, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, esperam-se erupções solares mais fortes nos próximos dias.
Embora os CMEs enviam radiações potentes, a Terra está protegida pelo seu campo magnético.
A atividade solar pode interromper momentaneamente os sinais de GPS e dos satélites de comunicação, mas a maioria das pessoas não perceberá estes efeitos em sua vida cotidiana.
A primeira erupção de classe X deste ciclo solar ocorreu em fevereiro de 2011 e a mais potente desde agosto de 2011.


As informações são"em via AFP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.