Unknown

Companhia aérea Azul voa em busca do mercado internacional

A Azul quer voar mais longe e o registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que acompanhia faça uma oferta inicial de ações (IPO) é o passaporte necessário para acelerar o processo. A estratégia, segundo especialistas, tem como destino final as rotas para a América do Sul nos próximos anos. O assunto até então era encarado como um plano distante. Para isso, seria necessário alterar o atual perfil de sua frota, formada por aeronaves Embraer. A empresa já estaria em conversas com a Airbus para isso. E a francesa não é a única. A Boeing também está em negociações.
"Eles já conversam com a Airbus para encomendas de aviões A320. O pedido está diretamente ligado ao projeto de internacionalização", disse uma fonte do setor.
As aeronaves da fabricante europeia, segundo a mesma fonte, dão mais autonomia para rotas mais longas. A destino mais provável para iniciar os voos internacionais seria Buenos Aires. Para o consultor de aviação e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Enio Dexheimer, a estratégia da Azul está acertada e para ele, a ida ao mercado financeiro não é por razões de "fuga" dos fundos de investimentos que acreditaram na companhia desde o seu lançamento em 2009.
"Acredito que é uma boa opção de compra. Se tivesse economias investia em papéis da Azul ", disse, acrescentando que a estratégia de começar a voar para a América do Sul é uma vocação natural da companhia, que está se consolidando no mercado doméstico como a terceira empresa do setor, com 15% de participação no mercado nacional.
"Ter uma frota capaz de realizar essas rotas é fundamental para o sucesso da operação. O que vai determinar uma compra é justamente as condições do negócio. Então, podemos ver sim outros jatos em operação na companhia", ressaltou ele.
Mas não é somente o mercado internacional que está na mira da Azul. Crescer no Brasil é mais um caminho. De acordo com um analista, o IPO não irá beneficiar apenas a Embraer. Além de negociar aeronaves para voar fora do país, a Boeing poderá, ainda, fornecer aviões para voos domésticos, em uma disputa direta com as gigantes do setor, TAM e Gol, nas principais capitais.
“A Azul tem hoje 118 aviões. A empresa está devolvendo aeronaves da Trip, por conta da fusão, para unificar a frota. O mercado regional continua na mira da companhia. Mas crescer nas cidades onde TAM e Gol têm mercado, é o próximo passo. A Embraer, definitivamente, não será a única a ter encomendas. Mas, para isso, é preciso dinheiro para tanto investimento. Que virá com o IPO”, comenta o especialista.
Apesar de a operação ser encarada como a possibilidade de ser a porta de saída dos atuais investidores da companhia, entre elas o fundo Gávea Investimentos, o mesmo analista afirma que isso pode não acontecer. Dependendo do resultado da operação, estes fundos permaneceriam na companhia.
Os executivos da Azul estão em período de silêncio, obedecendo a regulamentação brasileira. No documento enviado ontem à CVM, a empresa informa que o foco principal é obter maior lucratividade com o crescimento da malha. A empresa também informou que os recursos usados para a aquisição da Trip estão entre os fatores de risco da empresa, que pode não recuperar as despesas de R$ 44 milhões com a integração. No mesmo documento, mostrou os resultados financeiros de 2012: prejuízo de 170,8 milhões de reais. Segundo fontes, o objetivo da empresa é que aoperação possa gerar R$ 1 bilhão. O Santander coordena a operação, que conta ainda com Morgan Stanley, Itaú BBA, Goldman Sachs e BB Investimentos.

As informações são"midianews".Sempre é citado o link de referência.

Unknown

About Unknown -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.