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Aeroporto de Uberlândia terá, até 2029, nova pista e terminal de passageiros

O novo plano diretor de expansão do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, apresentado nesta quinta-feira (23),  ainda não tem data para ter sua implementação iniciada, mas a previsão da superintendência local da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que todas as melhorias sejam concluídas até 2029.
Entre as mudanças apresentadas no documento estão a construção de uma pista de taxiamento paralela à principal e a instalação de um novo terminal de passageiros. As alterações serão necessárias para comportar, até a data, a expectativa de nove milhões de passageiros utilizando a estrutura por ano.
O plano diretor foi aprovado no fim de abril pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).

A implementação do plano diretor do aeroporto local está dividida em três fases. A primeira está prevista para ocorrer até 2019. Além da segunda pista de apoio (taxiway), entre as benfeitorias está a implementação a construção do terminal de carga e logística, de uma nova torre de controle, de um hangar para a Polícia Militar (PM), de uma nova estação de energia elétrica e outros. Para isso, o terreno do aeroporto será ampliado com a anexação de um terreno de 210 mil m² que será doado pela Prefeitura de Uberlândia até 2014.
Na segunda etapa, que deve ser concluída até 2022, está somente a expansão das novas instalações previstas na primeira fase. Já na terceira, que deve se concretizar em 2029, a principal mudança se refere à realocação do terminal de passageiros, que hoje é acessado pelo bairro Alto Umuarama, zona leste, para o outro lado do terreno do aeroporto, no bairro Alvorada, também zona leste.

Segundo o superintendente da Infraero em Uberlândia, Sérgio Kennedy, o plano diretor somente é um balizador para a ampliação dos serviços aeroportuários e, para que sejam concretizados conforme as previsões, será necessário captação de recursos com o governo e a ajuda das instituições locais e empresários. “Ao menos, R$ 200 milhões deverão ser investidos em um prazo de dez anos para dar sequência desejada ao planejamento”, afirmou.
ILS
As obras na pista exigidas pela Agência Nacional de Aviação (Anac) para que o Instrument Landing System (ISL), aparelho que auxilia pousos de aeronaves em climas adversos, começasse a funcionar já terminaram. Ainda esta semana, conforme o superintendente da Infraero em Uberlândia, Sérgio Kennedy, um pedido para submeter novamente as condições do aeroporto à análise da agência será feita.
“Há um prazo de 90 a 120 dias para a resposta de liberação ou não”, disse. Paralelamente, explica ainda Kennedy, uma área de segurança também exigida para o funcionamento definitivo do ILS será feita enquanto a pista reformada passa por análise.

As informações são"Correio de Uberlândia por Fernando Boente ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 

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