Grupo12Aérea

70 anos dos ”Dambusters”


Muitos são os filmes de guerra relatando histórias inspiradas em eventos verídicos dos campos de batalha. Mas nem mesmo diretores tarimbados como Steven Spielberg ou Peter Jackson talvez pudessem melhorar os eventos da Operação Castigo. Os 70 anos de uma das mais arrojadas campanhas aéreas da história marcam também uma oportunidade de um mergulho na história militar britânica.

No imaginário popular, a operação ficou conhecida como ‘’Dambusters’’ (destruidores de represas, em tradução livre). Em termos simples, foi justamente o que o esquadrão 617 da Força Aérea Real, a RAF, fez nos ataques de 16 e 17 de maio de 1943. Porém, além do talento e da coragem dos pilotos, as ações também mostraram a genialidade da engenharia britânica diante do desafio de causar transtornos para as tropas de Hitler em seu próprio quintal.
A missão dos ‘’Dambusters’’ era destruir represas no Vale do Ruhr, o coração industrial da Alemanha desde o século 19. Além de fornecer energia elétrica e água limpa para a siderúrgicas produzindo o aço tão fundamental para a máquina de guerra nazista, as represas representavam estavam em volta de fábricas e plantações. Num momento em que as batalhas no front europeu da Segunda Guerra Mundial eram ferozes, qualquer distração para o inimigo era benvinda.
O problema era que os alemães sabiam da importância das represas, que contavam com um esquema de proteção envolvendo até redes anti-foguete. Foi aí que entrou a genialidade da equipe do cientista Barnes Wallis: seu time criou uma bomba saltitante – mais especificamente um artefato em formato cilíndrico que, largado de um avião, quicaria nos lagos das represas e passaria pelas redes para atingir os diques.
Na prática, porém, os pilotos da RAF precisariam voar uma missão suicida em meio as fileiras inimigas e ainda se preocupar com ângulos ideais de aproximação dos alvos. Mas apesar da perda de 8 dos 19 bombardeiros Lancaster que participaram da Operação Castigo e na morte de 53 tripulantes, os britânicos conseguiram causar danos em duas represas. Infelizmente, isso também resultou na morte de 1600 pessoas, incluindo civis e prisioneiros de guerra, nas inundações resultantes.
Os ‘’Dambusters’’ foram uma excelente arma de propaganda e ofensiva diplomática para o Reino Unido. Junto ao público, houve a constatação de que a máquina alemã era vulnerável. No teatro dos líderes, o premiê Winston Churchill ganhou moral num momento em que americanos e russos cobravam mais eficácia dos esforços britânicos. Em termos táticos, a operação provocou tumulto suficiente para evitar que os generais de Hitler movessem mais equipamento e pessoal para a frente de batalha com os soviéticos, dando aos aliados da Europa Oriental chance de reunir mais forças resistir aos avanços.
A incrível façanha dos pilotos da RAF e dos engenheiros britânicos virou o filme ‘’Dambusters’’, de 1955. Curiosamente, Peter Jackson está à frente de um possível projeto de remake, ainda sem data de lançamento. Uma série de eventos comemorativos vem ocorrendo no Reino Unido. Para os mais empolgados com história militar, o Museu da Força Aérea, em Londres, tem arquivos geniais sobre a operação, incluindo um raro exemplar do bombardeiro Lancaster. O museu fica a uma carta da estação de metrô de Colindale (Linha Northern).



As informações são"Yahoo! Mulher Por fduarte".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.