O projeto de orçamento para 2014, apresentado quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, prevê 17.700 milhões de dólares (13.544 milhões de euros) para a NASA com o objetivo de capturar um asteroide.
De acordo com a Casa Branca, a agência espacial americana vai receber menos 50 milhões de dólares (38 milhões de euros) do que em 2012.
A proposta que Obama enviou ao congresso prevê fundos para ajudar empresas privadas a desenvolver naves que transportem astronautas para a Estação Espacial Internacional.
Uma fatia do orçamento – 78 milhões de euros (cerca de 60 milhões de euros) – destina-se à construção de um robot para enviar, a partir de 2017, para o espaço com o objetivo de capturar um pequeno asteroide, que seria arrastado para a Lua, onde um grupo de astronautas o começará a estudar em 2021.
"Esta missão nos dará uma valiosa experiência que será necessária para enviar humanos para destinos mais distantes no Sistema Solar, incluindo Marte", pode ler-se num comunicado da NASA citado pela EFE.
Obama estabeleceu como objetivos da exploração espacial dos Estados Unidos a captura de um asteroide em 2025 e chegar a Marte em 2030.
As informações são"Voz da Russia ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira