A primeira etapa das obras no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Zona Oeste de Manaus, será entregue em junho deste ano. É o que garante a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Até o final do primeiro semestre, a entidade prevê que a reforma e modernização do local chegue a 70%. Atualmente, a obra já tem 55% de conclusão.
A partir da data anunciada pela empresa, aproximadamente mil das 2.670 vagas do estacionamento definitivo serão inauguradas, além das áreas de desembarque internacional e doméstico da ala oeste do local. Com uma média de 880 pessoas trabalhando na obra, a previsão de entrega de todo o aeroporto continua para dezembro deste ano, garante a superintendência do local.
De acordo com o superintendente regional da Infraero, Rubem Lima, o estacionamento definitivo já poderá ser utilizado pelos frequentadores do aeroporto após a sua inauguração. “Atualmente trabalhamos com um único acesso. Com a entrega de parte dessa obra, o passageiro já vai sentir a diferença, poque ele poderá embarcar em um nível e desembarcar em outro, que é o primeiro pavimento do aeroporto, com acesso ao estacionamento”, lembrou.
Após a conclusão da primeira etapa de obras, o próximo passo será a construção do terceiro pavimento do aeroporto. No espaço, funcionará uma praça de alimentação. O superintendente disse que não há como estimar o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto após dezembro de 2013. “Há uma tendência nacional de crescimento. Essa demanda depende muito da localidade e da época do ano. Em 2011 transportamos 3,1 milhões de passageiros. No ano passado, ultrapassamos esse número. Atualmente, a nossa capacidade é de processar 6,4 milhões de passageiros e estamos projetando que, com a ampliação, aumentaremos para 13,5 milhões”, apontou.
O aeroporto, que completou 37 anos recentemente, passa por reformas para a Copa de 2014 desde novembro de 2011.
As informações são"Camila Henriques Do G1 ".Sempre é citado o link de referência.