Grupo12Aérea

Pilotos justificam greve na TAP com "injustiça" de cortes salariais


Os pilotos da aviação civil decidiram hoje juntar-se aos tripulantes e fazer greve de 21 a 23 de Março.
A paralisação abrange também a Portugália, a SATA Açores e a SATA Internacional.
Justificando o protesto, o presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, Jaime Prieto, disse à agência Lusa que as transportadoras, apesar de públicas, "têm sido geridas num mercado altamente concorrencial e de acordo com as leis desse mercado".
"A nossa realidade é diferenciada", advogou, considerando, por isso, "injusta" a "aplicação cega das reduções salariais" do sector empresarial do Estado na TAP, na Portugália e na SATA.
Jorge Prieto apontou, a este propósito, que, na TAP, "o aumento da eficiência dos trabalhadores foi superior a 110% na última década", muito embora graças a "aumentos de custo da massa laboral" inferiores, "de aproximadamente 40 por cento".

Segundo o dirigente sindical, a transportadora aumentou as rotas e a sua produtividade, "sem ter custos adicionais significativos de pessoal".
Em Fevereiro, a TAP aplicou os cortes salariais determinados para a generalidade da função pública e das empresas do sector empresarial do Estado, entre os 3,5% e os 10%, em salários brutos acima de 1.500 euros.

A companhia aérea já admitiu que a sua operação pode ser afectada pela greve hoje anunciada, assegurando que vai tomar "todas as medidas" para minimizar os impactos do protesto.
Outros seis sindicatos, além do dos pilotos, decidiram também avançar para a paralisação de três dias, confirmou anteriormente à Lusa o responsável do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos, José Simão, o que significa que vão estar em greve tanto os trabalhadores de ar como os de terra.



As informações são"Notícias ao Minuto".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.