Grupo12Aérea

Anac flagra oito aviões de pequeno porte com irregularidades em Manaus


Em apenas dois dias de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Terminal 2 (conhecido como Eduardinho) e no Aeródromo de Flores, em Manaus, oito aeronaves de pequeno porte foram apanhadas operando com irregularidades. No total, 22 aviões particulares e táxis aéreos já foram vistoriados.
Segundo o gerente de vigilância de operações de aviação geral da Agência, Antônio Dias, documentos em não conformidade como seguro atrasado, ficha de pesagem divergente, assim como ausência de manutenção (extintores vencidos e com data de pesagem atrasada) estiveram entre os problemas mais frequentes.
“Nessas ações também pedimos a licença, a habilitação e principalmente o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) do piloto. Aqui, ainda não houve problemas com a habilitação, mas a falta de documentos é muito comum”, afirmou.
Das oito aeronaves reprovadas pela Anac, duas foram impedidas de decolar, entre elas uma de prefixo PT-GKX, da empresa Apuí Táxi Aéreo Ltda., com destino a Coari, barrada por estar transportando produtos químicos em desacordo com as normas internacionais.
Segundo Dias, a prática pode render à empresa até mesmo a perda do direito de transportar cargas perigosas.
“Se ele tem uma carga a ser transportada, o primeiro passo é obter a Air Waybill (AWB), uma espécie de aviso de embarque aéreo. Por este documento é possível saber o tipo de produto transportado e as regras legais de armazenamento”, explicou o gerente.
Mas nem todas as inconformidades documentais são consideradas pela Anac como risco ao espaço aéreo. Nos casos de documentos de bordo digitalizados, basta que o piloto imprima uma via e apresente a fiscalização para levantar voo.
Iniciada na última quinta-feira, 7, e encerrada neste sábado, 9, a ação fiscalizatória conta com o efetivo de 11 Inspetores de Aviação Civil (Inspac) e coordenada pela Gerência de Vigilância de Operações de Aviação Geral (GVAG).
No ano passado, 584 fiscalizações foram realizadas pela Anac, no Amazonas. Destas, 180 inspeções de rampa em aeronaves, 319 envolvendo tripulantes, 21 vistorias técnicas, 45 auditorias em empresas aéreas, 11 auditorias em oficinas e oito em escolas de aviação/ aeroclubes.
Nurac
Até dezembro deste ano, Manaus contará com um Núcleo Regional de Aviação Civil (Nurac). O implantação do núcleo representa a descentralização da administração do órgão e foi publicada, no último dia 1° de fevereiro, pela diretoria da ANAC. Postos e escritórios de aviação civil darão lugar a 19 Nurac, em todo o país.


As informações são"D24am.com por Annyelle Bezerra".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.