A TAM, maior companhia aérea brasileira, aumentou em Janeiro a taxa de ocupação dos voos domésticos no Brasil em 7,3 pontos e atingiu de 83,8%, que é a taxa mais alta do mês das operações do grupo LATAM, que integra também a chilena LAN.
Há meses que a TAM vem seguindo uma estratégia de redução de capacidade (em ASK, para lugares x quilómetros percorridos) no mercado doméstico brasileiro sem deixar de crescer em tráfego transportado (em RPK, para passageiros x quilómetros percorridos), tendo assim grandes crescimentos em taxa de ocupação, e Janeiro foi mais um mês nessa linha.
De acordo com os dados de tráfego divulgados ontem pela LATAM, sediada em Santiago do Chile, em Janeiro, apesar de ter tido -5,2% de capacidade em voos internos no Brasil que há um ano, a TAM cresceu 3,8%.
Apesar da subida de ocupação dos voos domésticos da TAM em 7,3 pontos, para 83,8%, a taxa média de ocupação do conjunto das operações da LATAM aumentou em Janeiro apenas 0,1 pontos, para 81,2%, porque nos restantes segmentos de mercado registou quedas, a maior das quais nos voos internacionais, que representaram aproximadamente 50,6% do tráfego total transportado no primeiro mês deste ano.
Segundo os dados da LATAM, o tráfego em voos internacionais regionais e de longo curso operados tanto pela TAM como pela LAN cresceu 6,7% em Janeiro face a um aumento de capacidade em 13,6%, o que acarretou uma queda da taxa média de ocupação em 5,1 pontos, para 79,6%.
Igualmente em queda, se bem que apenas pela margem mínima, em 0,1 pontos, para 81%, esteve também a ocupação dos voos domésticos nos mercados de língua espanhola (Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia), que até foram os que tiveram o maior crescimento do tráfego em Janeiro, com um aumento de 10,7%, mas ligeiramente aquém do incremento de capacidade, que foi de 10,8%.
A LATAM não especifica como é que evoluíram os preços, acrescentando apenas que o transporte de carga caiu 1,1% por um decréscimo das importações para a América Latina.
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
Há meses que a TAM vem seguindo uma estratégia de redução de capacidade (em ASK, para lugares x quilómetros percorridos) no mercado doméstico brasileiro sem deixar de crescer em tráfego transportado (em RPK, para passageiros x quilómetros percorridos), tendo assim grandes crescimentos em taxa de ocupação, e Janeiro foi mais um mês nessa linha.
De acordo com os dados de tráfego divulgados ontem pela LATAM, sediada em Santiago do Chile, em Janeiro, apesar de ter tido -5,2% de capacidade em voos internos no Brasil que há um ano, a TAM cresceu 3,8%.
Apesar da subida de ocupação dos voos domésticos da TAM em 7,3 pontos, para 83,8%, a taxa média de ocupação do conjunto das operações da LATAM aumentou em Janeiro apenas 0,1 pontos, para 81,2%, porque nos restantes segmentos de mercado registou quedas, a maior das quais nos voos internacionais, que representaram aproximadamente 50,6% do tráfego total transportado no primeiro mês deste ano.
Segundo os dados da LATAM, o tráfego em voos internacionais regionais e de longo curso operados tanto pela TAM como pela LAN cresceu 6,7% em Janeiro face a um aumento de capacidade em 13,6%, o que acarretou uma queda da taxa média de ocupação em 5,1 pontos, para 79,6%.
Igualmente em queda, se bem que apenas pela margem mínima, em 0,1 pontos, para 81%, esteve também a ocupação dos voos domésticos nos mercados de língua espanhola (Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia), que até foram os que tiveram o maior crescimento do tráfego em Janeiro, com um aumento de 10,7%, mas ligeiramente aquém do incremento de capacidade, que foi de 10,8%.
A LATAM não especifica como é que evoluíram os preços, acrescentando apenas que o transporte de carga caiu 1,1% por um decréscimo das importações para a América Latina.
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.
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