Grupo12Aérea

Programa une Nasa a astrônomo de Juazeiro

Um desafio para a Astronomia no Interior do Estado, que ganha, pelas pesquisas e divulgação que tem feito, a oportunidade de participar de programa especial da Nasa. O mérito veio por meio da Estação Astronômica PieGise, projeto desenvolvido pelo astrônomo e coordenador do Programa, Valmir Morais, realizado em Juazeiro do Norte.
Segundo o astrônomo, ainda que não tenha saído da terra, utilizando senhas de acesso fornecidas pelo projeto educacional e científico "ISS EarthKAM da Nasa", controlou de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, com uma câmera digital especial Nikon D2Xs, montada a bordo da Estação Espacial Internacional ISS, na sua sigla em inglês, para fotografar e estudar a terra a partir de uma perspectiva espacial.

O projeto que Valmir Morais tem desenvolvido, para chegar a esse parâmetro, é inédito, e o mérito tem sido pelo esforço que o estudioso tem empreendido pela divulgação astronômica, a partir da "terra do Padre Cícero". De acordo com o astrônomo, o grande ganho, por meio desse trabalho tem sido a divulgação de Juazeiro do Norte.

As imagens da Terra captadas pela câmera da Nasa são monitoradas a partir de Juazeiro do Norte, por meio de programa realizado pelo professor juazeirense, junto a estudantes do Instituto Federal de Educação do Ceará (Ifce)
Estudantes brasileiros não tiveram a oportunidade de participar desse programa da Nasa, em específico, pela baixa publicação na área da Astronomia. Ele reconhece a inserção significativa do Cariri.

Valmir Martins vem desenvolvendo o trabalho na região há alguns anos, inclusive levando o conhecimento da Astronomia às escolas, com palestras gratuitas. Por dois anos realizou trabalho, mediante bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para gerir as atividades do projeto do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), de Juazeiro.

O "Conhecimento da Terra Adquirido pelos Estudantes do Ensino Médio" (ISS EarthKAM - Earth Knowledge Acquired by Middle school students), conforme o astrônomo, é um programa de extensão educacional da Nasa direcionado a estudantes, professores e cientistas que, através da internet, controlam e captam imagens da terra a partir de uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional.

O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, em San Diego, o Johnson Space Flight Center da Nasa, o Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia, o Technical Education Research Centers (Terc) - organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo 383 instituições, que podem ser conferidas por meio do https://earthkam.ucsd.edu/mission, puderam controlar a câmera da Estação Espacial para obter imagens exclusivas da Terra. No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense integrou o projeto.

Valmir Martins já participa de outros programas da Nasa e coordena no País eventos internacionais de divulgação astronômica como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day", da própria Nasa. Em dezembro de 2012, ele enviou à coordenação da missão EarthKAM proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitou sua participação na edição 2013 do projeto. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito de Juazeiro do Norte. Após treinamento de mais de10 horas para aprender os procedimentos necessários para a segmentação e para trabalhar com as imagens através de computador ligado à internet, Morais acessou o sistema do controle da missão, acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa, analisou imagens infravermelhas da Terra, geradas por satélites (para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada para obter imagens de regiões sem nuvens), e enviou os dados dos locais desejados para direcionamento da câmera para o servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego.

Ele afirma que, por meio de programadores do Johnson Space Center/Nasa, em Houston, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414km acima da superfície da Terra, novamente para o controle da missão que as enviou para o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, durante o período de captura de imagens de alta resolução, a Estação Espacial realizou 61 voltas ao redor da Terra (a ISS dá uma volta aproximadamente a cada uma hora e meia). Valmir Morais só pôde fotografar a superfície da Terra durante os 45 minutos de cada órbita, quando a Estação sobrevoou o lado iluminado pelo Sol.

Devido a limitações com o sistema de câmera, as fotos puderam ser tomadas apenas uma vez a cada dez segundos.

Mais informações
Estação Astronômica PieGise
Valmir Martins de Morais
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil
Telefones: (88) 8838-4008
(88) 9619-9757

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER 


As informações são"Diário do Nordeste".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.