Grupo12Aérea

Infraero abre licitação para estudos da terceira pista do Aeroporto de Curitiba

Com apenas uma proposta se classificando para a fase de lances, a Infraero abriu nesta terça-feira (19) o processo de contratação dos estudos preliminares para a construção da terceira pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena.

A disputa, feita pelo Regime Diferencial de Contratações (RDC), foi arrematada pela empresa IQS Engenharia, que apresentou proposta de R$ 1,5 milhão, valor é 50,6% mais barato que o primeiro preço apresentado pela empresa, de R$ 3,04 milhões.

Agora, a Infraero aguarda a entrega dos documentos para avaliar a habilitação da empresa que arrematou a disputa. Se for comprovada a capacidade da empresa de realizar o serviço, a licitação será homologada, com a abertura do prazo para recurso. Após a etapa de questionamentos é que serão providenciadas a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço. O prazo de execução do serviço é de 240 dias.

Os estudos preliminares são o primeiro passo para a construção da pista. Depois deles é que a Infraero fará, por meio de licitação, a elaboração dos projetos básico e executivo. Com eles é que será definida a área necessária para a construção da nova pista de pouso e decolagem, bem como o licenciamento ambiental do empreendimento.

Ao final desse processo, a Infraero deverá lançar o edital para a execução da obra, que incluirá ainda as pistas de taxiamento de aeronaves, vias de serviço e Seção Contra Incêndio (SCI).

Reforma e ampliação

A licitação para a contratação integrada dos projetos e obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena foram homologadas no final de janeiro e o contrato deve ser assinado ainda neste. Em seguida, a Infraero emitirá a ordem de serviço para início dos trabalhos.

A nova estrutura passará a contar com mais oito pontes de embarque, que se somarão às seis existentes. As escadas rolantes passarão de sete para 13 e os elevadores, de oito para 23. “A ampliação será um dos maiores principais investimentos da Infraero e vai oferecer ainda mais conforto aos passageiros”, afirmou o superintendente do aeroporto, Antônio Pallu.

O Aeroporto Afonso Pena comporta 7,8 milhões de passageiros por ano e já é capaz de atender à demanda para 2014, quando são esperados 7,6 milhões de passageiros, incluindo o movimento em função da Copa do Mundo. Mesmo assim, os investimentos da Infraero vão deixar o terminal apto a receber 10,4 milhões de passageiros por ano. 


As informações são"Bem Paraná".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira 

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.