Os aeroportos portugueses foram uma das excepções à “recessão” no tráfego aéreo nos países da União Europeia nos últimos meses de 2012, o que lhes permitiu subir no ranking elaborado pelo ACI - Europe, embora com um crescimento modesto do movimento de passageiros.
De acordo com esse ranking, Lisboa subiu a 28º maior aeroporto (era 29º em 2011) por um aumento em 3,5%, para 15,3 milhões de passageiros, enquanto o aumento médio na Europa foi de 1,8%, tendo ficado em 0,2% nos aeroportos dos países da União Europeia.
Igualmente melhor posicionados ficaram os aeroportos do Porto e de Faro, que subiram de 60º para 58º e de 66º para 61º, respectivamente, mas nestes casos também por efeito de o ranking de 2012 não incluir aeroportos que em 2011 estavam melhor posicionados.
Os dados do ACI Europe, que relativamente ao ano de 2012 publicou o movimento de passageiros em 163 aeroportos, com um total de 1.370,6 milhões de embarques e desembarques, indicam que foi sobretudo nos últimos meses de 2012 que se acentuou o que designa por “recessão” nos aeroportos da União Europeia, tornando mais evidente uma Europa “a duas velocidades”.
Segundo o ACI, o movimento de passageiros em aeroportos europeus estagnou no último trimestre de 2012, pela queda em 1,8% nos países da União Europeia, enquanto fora da União houve crescimento em 7,7%.
Em Portugal, porém, a evolução foi inversa, uma vez que o crescimento no último trimestre foi de 3,6%, superior, portanto, ao aumento médio no ano, que foi de 2,1%.
Para este crescimento contaram os três aeroportos do continente, com destaque para Lisboa, onde o aumento de 3,5% foi impulsionado pela TAP, que pela primeira vez ultrapassou os nove milhões de embarques e desembarques, por um aumento de 5,5% ou 467,3 mil, e assim reforçou a quota de mercado em 1,16 pontos, atingindo 58,9% do total.
Mais modestos foram os crescimentos dos aeroportos do Porto e Faro, o primeiro com +0,8%, para 6,05 milhões de passageiros, e o segundo com +1%, para 5,672 milhões, ambos liderados pela Ryanair, que cresceu 0,8% no Porto, para 2,286 milhões de embarques e desembarques (37,8% do total), e 3,1% em Faro, para 1,569 milhões (27,7% do total).
Porém, dos três aeroportos em Portugal Continental, apenas Lisboa teve um ano de 2012 melhor que a média dos aeroportos europeus da sua dimensão.
De acordo com o ACI, os aeroportos que anualmente têm entre dez milhões e 25 milhões de passageiros (Grupo 2), onde inclui Lisboa, tiveram em 2012 um aumento médio do movimento de passageiros em 1,4%, inferior, portanto aos 3,5% de crescimento do aeroporto da capital portuguesa.
O Grupo 3, dos aeroportos que têm anualmente entre cinco milhões e dez milhões de passageiros, teve um crescimento médio do movimento de passageiros em 1,7%, abaixo do qual ficaram tanto Faro (+1%) como o Porto (+0,8%).
Os maiores crescimentos em 2012 no grupo de aeroportos em que o ACI inclui Lisboa foram em Istambul - Sabiha Gokcen, com +8,4%, para 14,8 milhões, Berlim - Tegel, com +8,1%, para 18,29 milhões, Nice, com +7,4%, para 11,19 milhões, Genebra, com +5,9%, para 13,8 milhões, e Viena, com +5%, para 22,16 milhões.
No grupo onde o ACI classifica os aeroportos do Porto e Faro, os maiores crescimentos foram em Bucareste, com +41%, para 7,12 milhões, Charleroi, com +10,6%, para 6,5 milhões, Izmir, com +9,6%, para 9,39 milhões, Ankara, com +8,6%, para 9,297 milhões, e Toulouse-Balgnac, com +7,9%, para 7,559 milhões.
A Turquia ‘meteu’, assim, três aeroportos entre os líderes dos grupos 2 e 3, mas o seu melhor êxito em 2012 foi no principal aeroporto de Istambul (Istambul - Ataturk), que foi o que mais cresceu na Europa, com um aumento de 20,3%, para 44,992 milhões de passageiros, pelo qual subiu de 8º a 6º maior aeroporto europeu, ultrapassando Munique (+1,6%, para 38,36 milhões) e Roma - Fiumicino (-1,8%, para 36,98 milhões).
Essa foi, aliás, a única novidade no Top10 do ranking dos maiores aeroportos europeus em 2012 segundo os dados do ACI - Europe, cujos líderes são Londres - Heathrow, com 70,038 milhões de passageiros (+0,9% que em 2011), Paris - Charles De Gaulle, com 61,611 milhões (+1,1%), Frankfurt, com 57,52 milhões (+1,9%), Amesterdão, com 51,035 milhões (+2,6%), e Madrid- Barajas, com 45,175 milhões (-9%).
Seguem-se Istambul - Ataturk, Munique e Roma - Fiumicino e, a fechar o Top10, Barcelona - El Prat, com 35,131 milhões (+2,2%), e Londres - Gatwick, com 34,222 milhões (+1,6%).
Em crescimento em valor absoluto relativamente a 2011, segundo os dados do ACI - Europe, os líderes foram Istambul - Ataturk, com mais 7,594 milhões de passageiros, e os dois aeroportos de Moscovo — Sheremetyevo, com mais 3,633 milhões (+16,1%, para 26,188 milhões) e Moscovo - Domodedovo, com mais 2,464 milhões (+9,6%, para 28,165 milhões).
Seguiram-se os aumentos de 2,07 milhões em Bucareste, de 1,372 milhões em Berlim, de 1,28 milhões em Amesterdão, de 1,146 milhões em Istambul - Sabiha, de 1,083 milhões em Frankfurt, de 1,059 milhões em Viena e de 987,56 milhões em Oslo.
Lisboa, com mais 509,97 mil passageiros que em 2011, teve o 25º aumento mais forte entre os 163 aeroportos com dados publicados pelo ACI - Europa, enquanto Faro foi 72º, com mais 56,96 mil, e o Porto foi 74º, com mais 46,9 mil.
Madrid-Barajas foi o aeroporto que teve a maior quebra do número de passageiros, com menos 4,468 milhões de passageiros, seguido por Atenas, com menos 1,5 milhões (-10,4%, para 12,927 milhões), Alicante, com menos 1,059 milhões (-10,7%, para 8,844 milhões), Praga, com menos 980,7 mil (-8,3%, para 10,807 milhões), Milão, com menos 768,6 mil (-4%, para 18,522 milhões), Roma, com menos 671 mil (-1,8%, para 36,98 milhões), Sevilha, com menos 670,36 mil (-13,5%, para 4,282 milhões), Gran Canária, com menos 646,4 mil (-6,1%, para 9,882 milhões), Londres - Stansted, com menos 582,9 mil (-3,2%, para 17,46 milhões), e Fuerteventura, com menos 547,5 mil (-11,1%, para 4,397 milhões).
As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência.
O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
Aeroportos portugueses sobem no ranking europeu e evitam “recessão” nos últimos meses de 2012
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