Grupo12Aérea

Aeroportos portugueses sobem no ranking europeu e evitam “recessão” nos últimos meses de 2012

Os aeroportos portugueses foram uma das excepções à “recessão” no tráfego aéreo nos países da União Europeia nos últimos meses de 2012, o que lhes permitiu subir no ranking elaborado pelo ACI - Europe, embora com um crescimento modesto do movimento de passageiros.
De acordo com esse ranking, Lisboa subiu a 28º maior aeroporto (era 29º em 2011) por um aumento em 3,5%, para 15,3 milhões de passageiros, enquanto o aumento médio na Europa foi de 1,8%, tendo ficado em 0,2% nos aeroportos dos países da União Europeia.
Igualmente melhor posicionados ficaram os aeroportos do Porto e de Faro, que subiram de 60º para 58º e de 66º para 61º, respectivamente, mas nestes casos também por efeito de o ranking de 2012 não incluir aeroportos que em 2011 estavam melhor posicionados.
Os dados do ACI Europe, que relativamente ao ano de 2012 publicou o movimento de passageiros em 163 aeroportos, com um total de 1.370,6 milhões de embarques e desembarques, indicam que foi sobretudo nos últimos meses de 2012 que se acentuou o que designa por “recessão” nos aeroportos da União Europeia, tornando mais evidente uma Europa “a duas velocidades”.
Segundo o ACI, o movimento de passageiros em aeroportos europeus estagnou no último trimestre de 2012, pela queda em 1,8% nos países da União Europeia, enquanto fora da União houve crescimento em 7,7%.
Em Portugal, porém, a evolução foi inversa, uma vez que o crescimento no último trimestre foi de 3,6%, superior, portanto, ao aumento médio no ano, que foi de 2,1%.
Para este crescimento contaram os três aeroportos do continente, com destaque para Lisboa, onde o aumento de 3,5% foi impulsionado pela TAP, que pela primeira vez ultrapassou os nove milhões de embarques e desembarques, por um aumento de 5,5% ou 467,3 mil, e assim reforçou a quota de mercado em 1,16 pontos, atingindo 58,9% do total.
Mais modestos foram os crescimentos dos aeroportos do Porto e Faro, o primeiro com +0,8%, para 6,05 milhões de passageiros, e o segundo com +1%, para 5,672 milhões, ambos liderados pela Ryanair, que cresceu 0,8% no Porto, para 2,286 milhões de embarques e desembarques (37,8% do total), e 3,1% em Faro, para 1,569 milhões (27,7% do total).
Porém, dos três aeroportos em Portugal Continental, apenas Lisboa teve um ano de 2012 melhor que a média dos aeroportos europeus da sua dimensão.
De acordo com o ACI, os aeroportos que anualmente têm entre dez milhões e 25 milhões de passageiros (Grupo 2), onde inclui Lisboa, tiveram em 2012 um aumento médio do movimento de passageiros em 1,4%, inferior, portanto aos 3,5% de crescimento do aeroporto da capital portuguesa.
O Grupo 3, dos aeroportos que têm anualmente entre cinco milhões e dez milhões de passageiros, teve um crescimento médio do movimento de passageiros em 1,7%, abaixo do qual ficaram tanto Faro (+1%) como o Porto (+0,8%).
Os maiores crescimentos em 2012 no grupo de aeroportos em que o ACI inclui Lisboa foram em Istambul - Sabiha Gokcen, com +8,4%, para 14,8 milhões, Berlim - Tegel, com +8,1%, para 18,29 milhões, Nice, com +7,4%, para 11,19 milhões, Genebra, com +5,9%, para 13,8 milhões, e Viena, com +5%, para 22,16 milhões.
No grupo onde o ACI classifica os aeroportos do Porto e Faro, os maiores crescimentos foram em Bucareste, com +41%, para 7,12 milhões, Charleroi, com +10,6%, para 6,5 milhões, Izmir, com +9,6%, para 9,39 milhões, Ankara, com +8,6%, para 9,297 milhões, e Toulouse-Balgnac, com +7,9%, para 7,559 milhões.
A Turquia ‘meteu’, assim, três aeroportos entre os líderes dos grupos 2 e 3, mas o seu melhor êxito em 2012 foi no principal aeroporto de Istambul (Istambul - Ataturk), que foi o que mais cresceu na Europa, com um aumento de 20,3%, para 44,992 milhões de passageiros, pelo qual subiu de 8º a 6º maior aeroporto europeu, ultrapassando Munique (+1,6%, para 38,36 milhões) e Roma - Fiumicino (-1,8%, para 36,98 milhões).
Essa foi, aliás, a única novidade no Top10 do ranking dos maiores aeroportos europeus em 2012 segundo os dados do ACI - Europe, cujos líderes são Londres - Heathrow, com 70,038 milhões de passageiros (+0,9% que em 2011), Paris - Charles De Gaulle, com 61,611 milhões (+1,1%), Frankfurt, com 57,52 milhões (+1,9%), Amesterdão, com 51,035 milhões (+2,6%), e Madrid- Barajas, com 45,175 milhões (-9%).
Seguem-se Istambul - Ataturk, Munique e Roma - Fiumicino e, a fechar o Top10, Barcelona - El Prat, com 35,131 milhões (+2,2%), e Londres - Gatwick, com 34,222 milhões (+1,6%).
Em crescimento em valor absoluto relativamente a 2011, segundo os dados do ACI - Europe, os líderes foram Istambul - Ataturk, com mais 7,594 milhões de passageiros, e os dois aeroportos de Moscovo — Sheremetyevo, com mais 3,633 milhões (+16,1%, para 26,188 milhões) e Moscovo - Domodedovo, com mais 2,464 milhões (+9,6%, para 28,165 milhões).
Seguiram-se os aumentos de 2,07 milhões em Bucareste, de 1,372 milhões em Berlim, de 1,28 milhões em Amesterdão, de 1,146 milhões em Istambul - Sabiha, de 1,083 milhões em Frankfurt, de 1,059 milhões em Viena e de 987,56 milhões em Oslo.
Lisboa, com mais 509,97 mil passageiros que em 2011, teve o 25º aumento mais forte entre os 163 aeroportos com dados publicados pelo ACI - Europa, enquanto Faro foi 72º, com mais 56,96 mil, e o Porto foi 74º, com mais 46,9 mil.
Madrid-Barajas foi o aeroporto que teve a maior quebra do número de passageiros, com menos 4,468 milhões de passageiros, seguido por Atenas, com menos 1,5 milhões (-10,4%, para 12,927 milhões), Alicante, com menos 1,059 milhões (-10,7%, para 8,844 milhões), Praga, com menos 980,7 mil (-8,3%, para 10,807 milhões), Milão, com menos 768,6 mil (-4%, para 18,522 milhões), Roma, com menos 671 mil (-1,8%, para 36,98 milhões), Sevilha, com menos 670,36 mil (-13,5%, para 4,282 milhões), Gran Canária, com menos 646,4 mil (-6,1%, para 9,882 milhões), Londres - Stansted, com menos 582,9 mil (-3,2%, para 17,46 milhões), e Fuerteventura, com menos 547,5 mil (-11,1%, para 4,397 milhões). 


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.