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Plano de aviação regional deve facilitar voos


Viajar de Fortaleza para cidades vizinhas, do ponto de vista aeroportuário, é mais complicado e caro que ir a outros países. Isso porque só existem 13 voos nacionais e três internacionais diretos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mesmo com os 720 aeródromos públicos disponíveis no Brasil. Mas, essa situação pode mudar, para o alivio do viajante, a partir dos próximos anos, quando os investimentos de R$ 7,3 bilhões começarem a sem implantados. O Ceará, por exemplo, vai receber R$ 363 milhões do montante. Com esse valor, novos aeroportos regionais serão criados, promovendo a expansão da malha aeroportuária cearense.
Pelo menos é o que espera o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia. “Com a implantação de novos aeroportos e as reformas dos que já existem, o Ceará, que já um roteiro turístico consolidado, vai se expandir ainda mais. Esse tipo de investimento é fundamental para o turismo local e desde 2007 nós já estamos pensando nisso. Mas isso só se faz de duas formas. Investindo em infraestrutura e aplicando uma política de incentivos fiscais”, explicou.
Segundo ele, a falta de opção de voos diretos e as altas tarifas praticadas pelo mercado podem prejudicar o turismo regional. “As pessoas chegam aqui e têm dificuldades em se deslocar para outros lugares. Esse tipo de obstáculo pode, inclusive, afastar o turista. Mas, com esses incentivos, torna-se mais viável a implantação de novos voos regionais, com aviões menores, que possam se deslocar durante o dia, proporcionando conforto e comodidade para os passageiros. Esse tipo de demanda existe já há algum tempo no nosso estado. Assim, a concorrência entre as operadoras ficará maior e os preços das passagens tendem a cair”, disse.
Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, esses incentivos serão recebidos de maneira positiva pelo setor. “Esse pacote vai ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira”, disse.
Segundo ele, os resultados deverão ser sentidos em médio prazo. “Se avançarmos nesse debate com a sociedade, é muito provável que no segundo semestre do ano que vem já vejamos resultados. Também não haverá mais aumento de tarifas previsto para 2013. Isso significará uma economia de pelo menos R$ 400 milhões para as empresas. Mesmo com a redução nos custos que as companhias aéreas terão por conta da desoneração da folha de pagamento (R$ 300 milhões/ano), esse montante só com tarifas impactaria muito na saúde financeira e econômica dessas empresas”, avalia.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmar Bull, acredita que esse investimento é só o começo para a criação de novos voos. “Com esse aperfeiçoamento da malha aérea, as empresa aéreas poderão investir mais e os turistas poderão se descolar com maior facilidade para outros estados”, disse.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (Abih-CE), Régis Medeiros, também está otimista. “A movimentação regional é muito importante para o setor, mas nem sempre sai lucrativo para as empresas”, disse. “Quando uma pessoa viaja movimenta uma cadeira produtiva que permeia 54 setores da economia”, ressalta.
Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Aracati, Crateús, Canindé, Sobral, Itapipoca e Jijoca de Jericoacoara serão contempladas pelo pacote de investimentos do setor aeroportuário, anunciado Governo Federal. 
SERVIÇO 
Pesquisa de preço realizada no dia 13 de janeiro de 2013 
Passagens para 21 de janeiro de 2013
TAM
Fortaleza/ Buenos Aires (Argentina)
Tarifa mais barata R$ 809,57

Fortaleza/São Paulo (Guarulhos)
Tarifa mais barata R$ 1.028

Fortaleza/Belo Horizonte
Tarifa mais barata R$ 2.144 

GOL
Fortaleza/Buenos Aires (Argentina)
Tarifa mais barata R$ 1.470,65

Fortaleza/São Paulo (Guarulhos)
Tarifa mais barata R$ 409

Fortaleza/Belo Horizonte
Tarifa mais barata R$ 1.255,90
Aeródromo
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986), aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
Os aeródromos podem ser classificados em civis (quando destinados ao uso de aeronaves civis) e militares (quando destinados ao uso de aeronaves militares). 
Com informações do Blog da TAM
As informações são"O POVO Online".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva

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