Grupo12Aérea

DECEA participa de operação de fiscalização da aviação geral



Terminou hoje, 28, uma operação de fiscalização da aviação geral noRio de Janeiro iniciada na última sexta-feira, 25, que reuniu a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Polícia Federal, sob coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR).

A iniciativa de unir os principais órgãos do setor aéreo em um único projeto de fiscalização é pioneira e tem como principal objetivo a consolidação da doutrina de segurança operacional e da disciplina de voo na aviação geral brasileira. A atividade se justifica pelo aumento da média anual de operações aéreas nos últimos três anos no Brasil, cerca de 14%, e do número de acidentes em voos não regulares. Em 2011, foram 148 e em 2012, 171 acidentes.

A fiscalização foi realizada em sete aeródromos no Rio de Janeiro – Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto de Jacarepaguá, Heliponto do Recreio, Clube CEU, Clube da Aeronáutica, Heliponto da Prefeitura do Rio de Janeiro e Aeroporto de Maricá – que recebem voos não regulares: taxis aéreos, aeronaves de pequeno porte e helicópteros.

Cerca de 75 servidores da ANAC atuaram em duplas, em dois turnos nas pistas dos aeródromos fiscalizando as operações, aeronaves, pilotos, empresas e profissionais envolvidos na manutenção de aeronaves. A Polícia Federal garantiu a segurança dos inspetores durante a operação, com uma equipe de policiais em cada aeródromo, além de um delegado para coordenar as equipes. Foram mais de 60 policiais atuando na operação.

Para o DECEA o foco da fiscalização foi o descumprimento das regras de tráfego aéreo. As principais irregularidades verificadas foram voo abaixo da altitude mínima sobre o mar e sobre áreas habitadas (2), voo acima da altitude máxima prevista para as rotas visuais (5), voo fora dos corredores visuais (6), movimentos sem autorização (3) e não apresentação de plano de voo (1). Todas as infrações de tráfego aéreo foram encaminhadas para a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER) e serão julgadas em primeira instância, com direito a recurso, e em segunda instância para aplicação de multa.

Foi montado um Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Jacarepaguá que fez o monitoramento e cruzamento das informações dos radares, das Torres de Controle, dos planos de voo e da equipe de fiscais da ANAC.

Para o Major Aviador Christian Ciccacio, coordenador das ações do DECEA, o principal legado da operação foi a interatividade entre o DECEA e a ANAC, “sem dúvida, essa união de forças contribuiu para a elevação dos níveis de segurança”.

Ao todo, 76 militares do DECEA estiveram envolvidos na fiscalização. Foi disponibilizada para a operação uma console radar com sinal de seis radares integrados e uma console com informações recebidas de um radar transportável do Primeiro Grupo de Comando e Controle, especialmente empregado nesta operação com o objetivo de cobrir eventuais sombras radar provocadas pelo relevo da cidade, além de uma central de comunicação telefônica interna e externa.
Fonte: DECEA


As informações são"defesanet".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.