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Faro vai receber voos Aer Lingus de Shannon no próximo Verão

Faro vai receber no próximo Verão 2013 , entre 1 de Maio e 13 de Setembro, uma ligação à partida de Shannon operada pela Aer Lingus, que é a companhia que de Janeiro a Outubro tem o maior aumento do número de passageiros transportados de e para o aeroporto do Algarve.
O voo entre Shannon e Faro será operado três vezes por semana, nomeadamente, às segundas, terças e sextas, noticia a imprensa francesa.
Nos dez meses de Janeiro a Outubro deste ano, a Aer Lingus transportou de e para Faro 262.703 passageiros, +30,9% ou mais 62 mil que no período homólogo de 2011, tendo assim superado a Ryanair em aumento em valor absoluto (mais 33,7 mil, para 1,465 milhões).
Nesses dez meses, a Aer Lingus realizou 1.772 voos de e para Faro, em alta de 31,1% ou 420 relativamente a 2011.


As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Ryanair ameaça cortar rota Madrid-Faro e reduzir voos de Madrid e Barcelona para o Porto

O Madrid-Faro é uma das 13 rotas que a Ryanair ameaça cortar na capital espanhola, enquanto as ligações ao Porto de Madrid e Barcelona estão entre as 42 em que ameaça reduzir a frequência de voos a partir de 30 de Março, se a AENA, empresa gestora dos aeroportos espanhóis, não recuar nos aumentos das taxas aeroportuárias.
A ameaça foi divulgada ontem em conferência de imprensa pelo vice-presidente da low cost, Michael Cawley, que indicou que se os aumentos forem mantidos a Ryanair cortará 35% dos voos de e para Madrid e 23% das ligações com Barcelona.


Um comunicado publicado entretanto no website da low cost especifica que em Madrid-Barajas, maior aeroporto espanhol, esses cortes compreendem a retirada de quatro aviões, baixando de 14 para dez, e o corte de 272 voos por semana, com o cancelamento de 13 rotas e redução de frequências em outras 22.
Em Barcelona-El Prat a retaliação é mais moderada, compreendendo a retirada de um avião, passando de 13 para 12, e o corte de 170 por semana, com o cancelamento de quatro rotas e a redução de frequências em outras 20.
Entre as rotas que ameaça cancelar em Madrid figura a de Faro, bem como as ligações com Almería, Ancona, Bari, Girona, Eindhoven, Frankfurt, Génova, Londres Gatwick, Poznan, Estocolmo, Turim e Verona.
As rotas a cancelar em Barcelona são Alicante, Lubeck, Munique e Trieste.
Quanto às reduções de frequências, apenas o Porto será afectado com reduções nas ligações com Madrid-Barajas e com Barcelona-El Prat, mas a informação da low cost não especifica quantos voos poderá suprimir.
Pelas estimativas apresentadas pela Ryanair, caso concretize a ameaça a sua operação total de e para Espanha terá um corte de 12% a partir de 30 de Março, equivalendo à supressão de 648 voos por semana.
A low cost diz ainda que com essa redução os aeroportos espanhóis perderão 4,5 milhões de passageiros, já que baixará de 30 milhões para 25,5 milhões, com perdas de 1,9 milhões em Madrid (de 5,3 milhões para 3,4 milhões) e 1,2 milhões em Barcelona (de 5,4 milhões para 4,3 milhões).
A low cost também diz que, baseando-se nos cálculos do ACI - Airports Council International, essas quedas de tráfego acarretarão a perda de 4,5 mil postos de trabalho, 1,9 mil em Madrid e 1,2 mil em Barcelona.
Michael Cawley, citado nessa informação, diz que os aumentos que a AENA está a impor representam nos casos de Madrid e Barcelona uma duplicação das taxas.
As autoridades espanholas têm argumentado que os aumentos têm pouco impacto para os passageiros, situando-se em 0,85 euros, mas sem especificar os casos dos dois maiores aeroportos, e que ainda assim apenas permitirá cobrir 76,7% dos custos operacionais totais dos aeroportos.
A AENA, por sua vez, tem contraposto que as taxas continuarão a ser mais baratas que nos principais aeroportos europeus.


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Último anúncio da Turkish com o Barcelona reúne Messi e Kobe Bryant


A Turkish Airlines está prestes a terminar seu contrato de patrocínio com o FC Barcelona e que não será renovado ao final desta temporada em razão de incompatibilidade promocional existente a partir de 2013, já que o clube catalão tem acordo fechado com a Qatar Airways, pela soma anual de 30 milhões de euros. 

Para fechar os dois anos de contrato com o Barça e sua presença no estádio Nou Camp, a Turkish decidiu por uma jogada de quadra e campo. Está reunindo Leonel Messi e Kobe Bryant , no anúncio de despedida. Mostrar que o serviço recebido pelos passageiros são excepcionais, como os dois desportistas. E remeter à ideia de que a Turkish também é assim. 

Barcelona e Turkish tinham acordo vigente desde 2010, quando o clube espanhol era dirigido por Juan Laporta. Houve uma renovação até 2016, com o valor anual de 3 milhões de euros, mas a direção do Barcelona recebeu uma imposição da Qatar fazendo valer sua exclusividade para todas as atividades, do futebol e da Fundação Barcelona.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Embraer dá início às obras do Centro de Pesquisa na Flórida

A Embraer S.A. deu início às obras de seu novo Centro de Engenharia e Tecnologia nos EUA. As novas instalações de 6.224 m² (67 mil pés quadrados) devem ser inauguradas em meados de 2014 e vão abrigar os 200 funcionários que o Centro prevê empregar até o final de 2016.
 
“O desenvolvimento contínuo da Embraer na Flórida reflete nosso crescimento enquanto empresa global e nosso compromisso com o mercado americano”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.
 
Localizado em uma área de 52 mil m² (13 acres) no Aeroporto Internacional de Melbourne, o Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer nos EUA representa um investimento de US$ 26 milhões ao longo dos próximos cinco anos e faz parte da estratégia de longo prazo da empresa de estar mais perto de seus clientes e principais mercados. 

“Nossa estratégia é ampliar globalmente o escopo e a profundidade de nossa capacidade de engenharia, visando permitir que a Embraer colha todos os benefícios de seus talentos de engenharia e recursos por todo o mundo”, disse Walter Pinto Jr, Diretor Administrativo.
 
No estado da arte, o Centro de Engenharia e Tecnologia nos EUA contará com sistemas de CAD 3D, Fluidodinâmica Computacional, Modelagem de Elementos Finitos, Centro de Realidade Virtual 3D, recursos para desenvolvimento de protótipos e laboratórios sofisticados, além de outros equipamentos de teste.
 
Anunciado em 2008, o complexo da Embraer em Melbourne inclui atualmente uma área de 7.432 m² (80 mil pés quadrados) para a montagem e pintura dos aviões Phenom 100 e Phenom 300, primeira unidade de fabricação de jatos na Flórida, inaugurada em fevereiro de 2011. O local também contempla um centro de atendimento ao cliente de 5.388 m² (58 mil pés quadrados), aberto em dezembro de 2011. Até o momento, a Embraer já investiu US$ 50 milhões em suas instalações em Melbourne e emprega 212 pessoas. Além disso, a empresa investiu mais de US$ 824 milhões nos Estados Unidos em instalações e infraestrutura entre 1979 e o final de 2011, prevendo-se que estes investimentos atinjam cerca de US$ 1 bilhão ao final de 2012. 


As informações são"embraer".Sempre é citado o link de referência.
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Em 7 de dezembro Avianca pode apresentar proposta de compra da Tap

Em entrevista ao MERCADO & EVENTOS durante o Prêmio Personalidade do Turismo 2012, onde a Avianca foi eleita pelo trade uma das Instituições vencedoras, o presidente da companhia, José Efromovich, deu detalhes do processo de compra da Tap, companhia aérea de Portugal. Em outrubro deste ano, o Governo de Portugal iniciou um processo de preparação de em um acordo vinculativo para a venda da Tap com a Companhia Synergy Aerospace, grupo liderado por José e Germán Efromovich.

"Desde o ínício, nós participamos comprando o edital e fizemos uma proposta não vinculativa. Dez empresas se mostraram interessadas na companhia portuguesa, sendo que só três apresentaram proposta. Das três, a Avianca foi a única selecionada para seguir na negociação. Neste momento, estamos finalizando este processo, tanto na área legal, quanto na área fiscal e operacional, para no dia 7 de dezembro, se não tiver nenhum adiamento, apresentarmos uma proposta vinculativa e iniciar o processo final de negociação com o Governo Português. Então, diria que estamos na reta final da decisão ou não de participar da compra da Tap", anunciou José Efromovich.

O executivo também falou da qualidade do serviço prestado pela Avianca citando, dentre diversos tópicos, o ano de 2012. Período que para o executivo foi de consolidação do crescimento que começou a partir da reestruturação da empresa em 2010. "Esse ano vamos encerrar com 34 aeronaves, consolidando a nossa malha. Foi um ano que basicamente aumentamos em duas novas cidades. Hoje atendendemos todo o mercado do nordeste e a ideia é aumentar o nosso crescimento, deixando a nossa malha mais densa", disse.

Por fim, anunciou que a expectativa em 2012 é de transportar 5,4 milhões de passageiros e falou de novos destinos. "Em março vamos anunciar se vamos voar para Belém, Foz do Iguaçu ou cidades do Centro-Oeste. Nós temos quatro ou cinco destinos para escolher dentre eles um para voar até abril de 2013", finalizou.


As informações são"Mercado & Eventos Por: Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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A​viancaTaca inicia novo voo entre São Salvador e Medelin em 2013

A AviancaTaca vai inicar no dia 1 de janeiro de 2013 um novo voo direto entre São Salvador e Medelin. O voo será operado quatro vezews por semana com um avião Embraer 190 com capacidade para 190 passageiros. "Este novo voo para Medelin é uma excelente opção para os viajantes originários de São Salvador e para o Mercado dos EUA e mexico, que se beneficiam de uma conexão mais conveniente para Medelin. Da mesma forma, aqueles que viajam de Medelin terão uma porta de entrada direta para a América Central através do hub em El Salvador e, portanto, múltiplas possibilidades de chegar a destinos na América do Norte. Sem dúvida que esta nova rota direta será bem recebida", disse Danilo Correa, diretor comercial para a América Central, México e Caribe, AviancaTaca.

As informações são"Mercado & Eventos por Fernanda Lutfi".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Bombardier fecha contrato recorde com empresa suíça

A fabricante de aeronaves canadense Bombardier fechou o seu maior contrato de todos os tempos, que deverá valer mais de US$ 7,8 bilhões, com a VisaJet, uma companhia de capital fechado de serviços de jatos corporativos com base na Suíça. O acordo ultrapassa o recente contrato de US$ 7,3 bilhões da Bombardier com a NetJets, prestadora de serviços de jatos corporativos do grupo Berkshire Hathaway, de Warren Buffet. Na compra anunciada nesta terça-feira estão incluídos ao menos 56 jatos do modelo Global e uma opção para mais 86 unidades. A VisaJet, que se denomina a empresa de aviação de luxo que mais cresce no mundo, tem uma frota de 50 jatos da Bombardier desde que começou suas operações, há sete anos. A aquisição da VisaJet é uma boa notícia para a Bombardier, cujas ações já perderam 18% após a notícia do atraso de seis meses na sua linha CSeries. O novo modelo é o mais ambicioso projeto da empresa em 26 anos de indústria aeronáutica. As informações são da Dow Jones.

As informações são"infraton.blogdevoo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza 
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Executivo da Avianca realiza palestra em São Paulo


O diretor Internacional da Avianca Brasil, Ian Gillespie, ministrará uma palestra sobre a unificação da área comercial da AviancaTaca no Brasil, a história da aviação na América Latina e o momento positivo dos países com crescimento econômico e desenvolvimento social na região, a partir das 19h30 de hoje, dia 29, no Instituto Cervantes.

A palestra de Gillespie faz parte do ciclo de palestras gratuitas, AL+ Nuestra América Latina,  que acontece ao longo do ano sobre economia criativa, comunicação, empreendedorismo, entre outras áreas, e tem como objetivo mostrar os exemplos bem sucedidos de cada uma delas.


As informações são"Brasilturis ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Infraero revitaliza pátio e pistas de Macapá


A Infraero começou este mês as obras de revitalização das pistas de taxiamento A e B e do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre. Os trabalhos receberão investimentos de R$ 2 milhões, e o prazo total de execução das intervenções será de 150 dias.

As melhorias envolvem a pavimentação asfáltica de trechos das duas pistas de taxiamento e a restauração do pavimento asfáltico do pátio de aeronaves.


As informações são"panrotas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Alargamento de pista do Galeão (RJ) está 46% concluída


As obras de recuperação e revitalização de pavimentos dos sistemas de pistas e pátios do Aeroporto do Galeão – Tom Jobim, no Rio de Janeiro, estão em ritmo acelerado, assegura a Infraero. O serviço, que inclui o alargamento da maior pista do aeroporto (de 4.000 m x 45 m), já tem 46% de execução física.

O projeto faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem investimentos de R$ 64,5 milhões.

A fase atual da obra consiste na ampliação dos acostamentos das taxiways, recuperação das placas de concreto armado e reposição de juntas metálicas. A próxima etapa, com início previsto para março de 2013, compreenderá a fase final das obras, que cobre os últimos mil metros da pista. A conclusão definitiva para os serviços na via está prevista para outubro de 2013.


As informações são"Panrotas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Anac aprova retirada de dois voos da Azul do trecho Bauru-Marília


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que o pedido feito pela empresa Azul Linhas Aéreas para retirada de dois voos, que realizavam o trecho Bauru-Marília foi aprovado pelo órgão. A medida passa a vigorar hoje nas duas cidades. A alteração engloba os voos que partiam de Marília às 8h45 e no sentido contrário às 20h15.
Com a alteração, a cidade passa a contar com as opções partindo de Marília para Bauru de segunda a sexta às 5h e de domingo a sexta às 18h42. No sentido Bauru-Marília, as opções são às 9h de segunda a sexta, 22h30 de domingo a sexta e aos sábados às 10h18.
Os outros três horários partindo de Marília com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, estão mantidos.
A assessoria de imprensa da Azul informou que estes voos saíram da malha, pois essa é uma readequação comum na aviação. Porém a imprensa ressaltou que a companhia não deixou de ter voos para esses mercados, deixando várias opções aos usuários.
O último mês foi marcado por remanejamentos na malha aérea da cidade, no início de novembro a empresa Trip Linhas Aéreas retirou suas atividades na cidade, em decorrência de um acordo de compartilhamento de voos com a empresa Azul. Com a iniciativa, Marília deixou de contar com opção aérea para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas informaram que estão reavaliando sua malha aérea na cidade de Marília, por isso a retirada das operações.
A decisão de retirada de voos ocorreu mesmo após o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) informar que o aeroporto Frank Miloye Milenkovich registrou crescimento de 70% no fluxo de passageiros este ano. Segundo os dados, o aeroporto de Marília é segundo no ranking em crescimento entre os que operam com aviação regular da rede do Daesp. De janeiro a outubro de 2012, foram recebidos 80.550 passageiros, entre embarque e desembarque. No mesmo período de 2011, o aeroporto registrou 47.286 usuários, crescimento de 70% de um ano para outro.
O professor universitário Willian Rocha, 35, constuma viajar toda semana para São Paulo a trabalho e critica a saída de voos da cidade. “Está atrapalhando muito a retirada de voos, pois os horários são ruins e temos que pousar em Campinas. Toda retirada de voos é prejudicial para a cidade, mesmo para distâncias mais curtas”, afirma Rocha.


As informações são"Diario de marilia".Sempre é citado o link de referência.
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Lufthansa e Swiss fazem parceria com Duty Free

As companhias aéreas Lufthansa e Swiss se uniram ao Duty Free no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), e estão oferecendo vouchers com descontos de 20% aos passageiros que viagem em qualquer das companhias. A promoção é válida até 6 de dezembro, em compras com o valor mínimo de US$ 150 no embarque, e no mínimo de US$ 300 no desembarque.

As informações são"Mercado & Eventos por Catarina Lopes".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:
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Aeroporto de Londrina atinge 1 milhão de passageiros

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, atinge uma marca histórica nesta quarta-feira (28). Pela primeira vez, irá alcançar a marca de 1 milhão de passageiros no mesmo ano. Ao todo, Londrina deve receber 1,1 milhão de usuários entre embarques e desembarques até 31 de dezembro. 

Com isto, fecha 2012 com crescimento acumulado de 92% nos últimos três anos. 

Segundo a última projeção da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), realizada na segunda-feira (26), faltavam 3.700 passageiros para atingir a marca histórica. A média diária do Aeroporto de Londrina é 3.050 usuários neste mês de novembro. "Esse recorde poderia ter sido alcançado antes, mas o movimento caiu muito neste mês, que deve receber aproximadamente 91 mil passageiros. O Aeroporto de Londrina tem um perfil empresarial e o número de feriados em novembro pode ter atrapalhado um pouco", avaliou o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio.

No entanto, as perspectivas para dezembro são positivas com a chegada do final do ano e do período de férias, quando aumenta o número de passageiros nos aeroportos. 


Entre 2005 e 2009, o aeroporto manteve uma média anual de 526,5 mil passageiros e partir de 2010, o movimento do terminal subiu significativamente, atingindo 961.876 usuários no ano passado. Se comparado com o ano de 2003, quando 292.677 pessoas passaram pelo Aeroporto de Londrina, o volume de passageiros neste ano é quase quatro vezes maior. 

Na opinião do superintendente, a "democratização" do transporte aéreo, com promoções e facilidade de parcelamento de passagens, é um dos principais fatores que contribuíram com o aumento da demanda de usuários no Aeroporto de Londrina nos últimos anos. "A tendência é manter o número de passageiros se o cenário não mudar e se a economia continuar da mesma maneira, já que a aviação é um dos primeiros setores a sofrer com uma crise econômica", analisou Pio. 

O superintendente projeta que o ano de 2013 pode terminar com 1,3 milhão de passageiros em Londrina. O fato de superar a marca milionária faz com que a cidade entre em outro patamar, inclusive em relação a investimentos. 

"Se essa média for mantida até 2014, nós teremos que cumprir uma série de obrigações impostas pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para manter o bom atendimento, conforto e segurança dos usuários", adiantou. 

Pio também lembrou das melhorias executadas no aeroporto devido ao aumento da demanda de passageiros, entre elas, o recape da pista de pouso e decolagem, a reforma na área frontal e do pátio, implementação de itens de acessibilidade e a instalação da lanchonete popular. "Nós fomos o segundo aeroporto a oferecer a lanchonete popular aos passageiros. Inicialmente, era um serviço previsto apenas para as 12 cidades que vão receber a Copa do Mundo", acrescentou. 

A Infraero ainda prevê a instalação de radares, ampliação da pista do aeroporto, uma nova sala de embarque e ampliação da área de desembarque no terminal de Londrina. Além disso, Pio afirmou que o ILS deve ser instalado entre 2015 e 2016, o que pode contribuir com o aumento no número de passageiros indiretamente. "O ILS não atrai novos usuários, mas melhora em 90% as condições e possibilidade o maior número de voos, diminuindo o tempo de fechamento do aeroporto", explicou. 

Número de passageiros por ano 

2011 – 961.876 
2010 – 732.433 
2009 – 572.717 
2008 – 507.876 
2007 – 509.544 
2006 – 518.396 
2005 – 524.164 
2004 – 414.706 
2003 – 292.677 

Números de passageiros no 2º semestre de 2012 

Julho – 106 mil 
Agosto – 100 mil 
Setembro – 97 mil 
Outubro – 97 mil


As informações são"Rafael Fantin - Redação Bonde".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes 
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Bombardier faz venda de US$ 7,8 bilhões e supera recorde histórico


A Bombardier anunciou hoje a maior venda da história da empresa. A VistaJet, uma empresa líder mundial de aviação de luxo e operadora exclusiva de aviões Bombardier, assinou acordo para a compra de 142 jatos executivos Global. O pedido consta de 56 aviões, mas pode agregar mais 86 unidades, acumulando o valor de US$ 7,8 bilhões. O valor da primeira parte do pedido é de US$ 3,1 bilhões, de acordo com os preços de tabela de 2012.

O pedido é composto por 25 Global 5000, 25 Global 6000 e seis Global 8000. As entregas terão início em 2014. O acordo também inclui a opção de mais 40 Global 5000, 40 Global 6000 e seis Global 8000.

“Em qualquer análise, este é um pedido histórico para a Bombardier. A VistaJet escolheu mais uma vez os aviões da Bombardier para aumentar sua frota com os jatos da família Global, líderes em seu segmento”, disse Steve Ridolfi, presidente da Bombardier Jatos Executivos. “Damos impulso ao compromisso da VistaJet em cobrir de forma global os mercados existentes e em formação. Nossas aeronaves Global são perfeitas para as estratégias de negócios da VistaJet em oferecer o que há de melhor da aviação executiva em todos os cantos do mundo”, acrescentou o presidente.

Para a VistaJet, o pedido significa um passo importante para seus planos de expansão e de fazer a aviação executiva mais acessível aos mercados emergentes. Thomas Flohr, fundador e chairman da VistaJet, explicou que “esse pedido é a data-marco mais importante para a VistaJet e é um testemunho de nossa estratégia de cobrir o mundo todo. Nossos clientes precisam viajar sem escalas e percorrer todo o planeta, seja de Los Angeles a Shangai, seja de Londres a Luanda, ou seja de Kinshasa a Ulan Bator, não medimos esforços para conectar os diversos destinos do planeta em níveis incomparáveis de estilo e segurança. O sucesso que obtivemos até hoje nos permite fazer este pedido histórico e nos permitirá colocar aviões novos em mercados em crescimento. Estou empolgado em servir estes mercados de forma local e global.”

“Os jatos Global são ideais para nossas demandas, tanto para os donos dos jatos quanto para clientes”, completou Flohr.


As informações são"Ultimoinstante".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes
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Anac irá investigar conduta de diretor Rubens Carlos Vieira

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou que instaurou nesta quarta-feira (28) uma Comissão de Sindicância Investigativa que vai apurar, no âmbito da Anac, eventuais reflexos relacionados à conduta supostamente irregular do diretor Rubens Carlos Vieira, afastado desde a última segunda-feira (26/11) em razão das investigações da Operação Porto Seguro.

A CSI é composta por três servidores da Anac, dentre eles o corregedor-substituto, Chandre de Araújo Costa, indicado para presidir os trabalhos. A portaria de instauração da comissão será publicada em Boletim de Pessoal e Serviço (BPS) extraordinário da Anac ainda hoje. A comissão terá prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, para conclusão dos trabalhos. A instauração da apuração interna foi determinada pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, no último sábado (24/11), conforme nota publicada.

A Diretoria Colegiada da Anac decidiu redistribuir entre os demais diretores, por sorteio, os processos que estavam sob a relatoria do diretor afastado. Aqueles relativos à Infraestrutura Aeroportuária serão relatados pelo diretor-presidente da Agência.


As informações são"Mercado & Eventos por Filipe Cerolim".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira 
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United lança serviço de abertura de cama nas cabines


A United Airlines lançou um novo serviço para os clientes United Global First, oferecendo-lhes um toque extra de luxo para garantir um sono mais tranquilo em voos de longa distância.
Os clientes agora podem aproveitar uma nova almofada com capa de 250 fios, além dos itens já oferecidos pela companhia, como edredom luxuoso, travesseiros macios e o kit de cortesia da marca Philosophy. Basta o passageiro solicitar o serviço que os membros da tripulação posicionarão a almofada, edredom e travesseiros no assento-leito da sua suíte. O serviço está disponível para clientes United Global First em todos os voos internacionais de longa distância.

"Os clientes Global First esperam o mais alto nível de serviço ao longo de toda a experiência de viagem", disse o vice-presidente de Marketing da United, Mark Bergsrud. "O novo serviço de abertura de cama oferece aos clientes ainda mais conforto para que eles cheguem ao seu destino revigorados e prontos para enfrentar o dia”.

Os usuários do serviço United Global First também desfrutarão de um maior nível de privacidade e conforto, além de serviços prioritários de aeroporto e atendimento mais personalizado. Nas aeronaves de três cabines da United, as suítes United Global First oferecem assentos-leito, compartimentos adicionais de bagagem, refeições com vários pratos acompanhados de bons vinhos, e fones de ouvido para redução de ruídos. Na maioria das aeronaves, as suítes United Global First também oferecem saídas para laptop e USB, e um sistema de entretenimento pessoal on-demand.

A United está investindo US$ 550 milhões para realizar melhorias em toda a sua frota e se tornar a companhia aérea com o maior número de assentos-leito do mundo. Quando a companhia concluir as melhorias em 2013, as cabines premium de mais de 175 aeronaves serão equipadas com os assentos-leito que possuem reclinação de 180 graus. A United também pretende disponibilizar Wi-Fi via satélite nas aeronaves widebody internacionais até o final deste ano, permitindo aos clientes permanecerem conectados em voos internacionais de longa distância.

A United recentemente realizou o upgrade do seu produto BusinessFirst, oferecendo aos clientes serviços superiores na classe executiva, incluindo dois pratos principais, expansão da carta de vinhos, melhor sistema de entretenimento a bordo e novas amenidades.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência.
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Passaredo suspende voos em Rondonópolis

O município de Rondonópolis voltou a ser servido apenas por uma única empresa aérea. A Passaredo Linhas Aéreas deixou de operar no município e, agora, a Trip Linhas Aéreas é a única empresa do setor que atende o município. A suspensão dos voos da Passaredo deve reduzir o fluxo de embarques e desembarques no aeroporto local: o “Maestro Marinho Franco”.
A Passaredo havia começado a operar em Rondonópolis em julho de 2011. Inicialmente, um dos trunfos da empresa era a rota entre Rondonópolis até Guarulhos, na Grande São Paulo, com escala em Ribeirão Preto (SP), que deixou de ser feita. Em setembro deste ano, a empresa também deixou de oferecer o voo entre Rondonópolis e Cuiabá.
Recentemente, os únicos vôos em operação eram entre Rondonópolis/São José do Rio Preto (SP), Rondonópolis/Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto/Rondonópolis. Em setembro, a Passaredo emitiu um comunicado informando que passaria por uma readequação em sua malha aérea, devido à troca de aeronaves da empresa, agora com maior capacidade de assento.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ronivalter de Souza, informou ao Jornal A TRIBUNA que a Passaredo tem um pedido protocolado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para reiniciar sua operação em Rondonópolis a partir de março de 2013. Por enquanto, diz que oficialmente não há outra empresa aérea interessada em operar na cidade.
Conforme Ronivalter, o município de Rondonópolis ainda não comporta empresas de grande porte, como Tam e Gol, e, infelizmente, as empresas de médio porte do setor vêm passando por um processo de reestruturação, a exemplo da fusão da Azul com a Trip. Neste momento, diz que a gestão municipal vem procurando melhorar a estrutura e a segurança do aeroporto local para que as empresas interessadas possam se instalar.
INCIDENTE NO DOMINGO
Passageiros do voo da Trip entre Cuiabá e Rondonópolis, na tarde deste domingo (25/11), passaram por um incidente. Na hora da aterrissagem, no aeroporto local, a informação repassada por fontes ao Jornal A TRIBUNA é de que o trem de pouso apresentou problema e não teve como descer no município. Segundo as informações, a aeronave teve que permanecer no ar por mais tempo para gastar o combustível e voltou para Cuiabá, onde houve a aterrissagem.
Para piorar a situação, alguns moradores de Rondonópolis ficaram na bronca com a Trip. Eles informaram ao A TRIBUNA que, além de não terem o serviço concluído, não tiveram os valores ressarcidos na hora e tiveram que pegar um táxi por conta própria para Rondonópolis.


As informações são"A Tribuna".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Apesar de extinção da Webjet, ministro descarta problemas em aeroportos nas férias de fim de ano


O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, reiterou hoje (28) que, apesar da diminuição do número de empresas de aviação no mercado - com a extinção da Webjet -, aeroportos e companhias aéreas prestarão 'um bom serviço' para a população durante as férias de fim de ano.
'Está tudo planejado. Teremos uma posição muito tranquila de final de ano, com todos os aeroportos e as companhias organizadas e planejadas para um bom serviço. As pessoas poderão ir tranquilas para suas férias porque não terão problemas', disse o ministro. 'A Webjet ter sido extinta não causará problemas para o consumidor porque a Gol está tomando todas as providências', acrescentou após reunião com o presidente da empresa, Paulo Sérgio Kakinoff.
Bittencourt argumentou que a Webjet tinha participação 'muito pequena' no mercado brasileiro e que 'a concorrência no setor é grande', o que favorece a prestação de um bom serviço para o consumidor. 'Existe uma competição entre várias empresas. Algumas delas têm crescido no mercado e levado à população a possibilidade de um serviço de melhor qualidade a um preço mais baixo', avaliou o ministro.

Edição: Lílian Beraldo
Agência Brasil


As informações são"Agência Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira 
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Seu Jorge chama TAM de companhia “de quinta” em vídeo

O cantor Seu Jorge chamou a TAM Linhas Aéreas de companhia “de quinta” em um vídeo no Youtube. A gravação partiu do próprio artista, que resolveu esclarecer os motivos que o levaram a cancelar um show no Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 27, após problemas técnicos da aeronave que partia do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo o cantor, já no ar o avião do voo JJ3960 apresentou problemas, com possibilidade de queda, e teria que pousar de forma emergencial. Quase chegando ao Rio, entretanto, o comandante teve que voltar para São Paulo, já que na capital carioca não havia espaço no solo. Seu Jorge não reclama da tripulação, porém afirma que houve descaso por parte da TAM. “Já voei de São Paulo para Macapá e nunca houve problema e uma simples ponte aérea, acontece isso”, afirma.
O artista reforça ainda, durante o vídeo, que está muito triste, já que em 22 anos de carreira nunca perdeu uma apresentação e TAMbém nunca chegou atrasado. Só ao fim do vídeo, Seu Jorge se indigna com a companhia. “Infelizmente a TAM é uma companhia de quinta, de péssima qualidade. E eu infelizmente tenho que trazer essa notícia triste pra vocês”, lamenta o músico, abrindo mais um capítulo de reclamações de consumidores com grande repercussão na mídia social.
Assista ao vídeo:
 


As informações são"EXAME.com por Isa Sousa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Legacy 500 da Embraer realiza primeiro voo “impecável”


A Embraer voou hoje pela primeira vez o Legacy 500, marcando o início de uma nova geração de jatos executivos. O bem-sucedido primeiro voo do Legacy 500 é o marco inicial de seu programa de testes em voo. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o início de 2014.
“Este jato extraordinário simboliza o futuro da aviação executiva e é fruto da inovação, talento e dedicação que fazem parte da cultura da Embraer”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.
“Esta é a aeronave que nos levará de importante competidor da indústria de jatos executivos para a liderança do mercado”, disse Ernest Edwards, presidente da Embraer – Aviação Executiva. “O Legacy 500 quebra todos os paradigmas de jatos desta categoria ao oferecer o que nunca foi oferecido antes. É inestimável a importância do sistema eletrônico de voo fly-by-wire. Essa tecnologia é para a aviação executiva o que o GPS tem sido para a navegação. Isso garantirá maior segurança, precisão, eficiência e conforto para cada voo da aeronave.”
Os pilotos de teste Mozart Louzada e Eduardo Camelier, acompanhados dos engenheiros de ensaios em voo Gustavo Monteiro Paixão e Alexandre Figueiredo, voaram o Legacy 500 por 1 hora e 45 minutos, executando ampla variedade de testes de sistemas e avaliando características de desempenho e dirigibilidade. Em razão da extensa utilização de simuladores e da campanha de testes em solo, a aeronave foi capaz de atingir um significativo envelope operacional logo em seu voo inaugural. Vários sistemas foram acionados, inclusive recolhimento do trem de pouso.
“A partir do momento em que você entra no cockpit, é possível afirmar que se trata claramente de uma nova e surpreendente geração de jatos executivos", disse o comandante Louzada. “O voo foi um sucesso, exatamente como o previsto no plano. Foi impecável.” A cabine espaçosa tem um manche lateral de controle (sidestick) e o mais avançado sistema de aviônica disponível hoje no mercado.
O Legacy 500 é o que a indústria denomina de projeto “clean-sheet”, ou seja, desenvolvido do zero, sem utilizar desenhos de outras aeronaves. Seu design é baseado em uma extensiva pesquisa de mercado realizada com operadores e clientes. “Nós ouvimos com entusiasmo e agimos com agressividade”, disse Marco Túlio Pellegrini, Vice-Presidente de Operações da Embraer – Aviação Executiva. “O Legacy 500 é realmente o produto que o mercado deseja e busca.”
Primeiro jato executivo da categoria midsize a incorporar o sistema de controle eletrônico fly-by-wire, a aeronave tem uma cabine de 1,82 metro de altura e piso plano.“De longe, o Legacy 500 tem a maior cabine de toda a categoria, com o conforto e a tecnologia encontrados somente em aeronaves maiores e bem mais caras”, disse Pellegrini. “Ele elevará, sem dúvida, o padrão da indústria para projetos futuros em relação à tecnologia, desempenho, estilo e conforto.”
O Legacy 500 será seguido pelo quarto projeto clean-sheet da Embraer Aviação Executiva, o Legacy 450, da categoria midlight, que entrará em serviço um ano depois. “Projetos clean-sheet são parte do nosso DNA. Eles são a razão da nossa sensibilidade às necessidades dos clientes”, afirmou Pellegrini. Os bem-sucedidos jatos Phenom 100 e Phenom 300 também são projetos clean-sheet.
Dois modernos motores Honeywell HTF 7500E, de baixo consumo de combustível e capazes de produzir até 6.540 libras de força propulsora equipam o Legacy 500, bem como a aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Collins com sistema de visão sintética. 


As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Juiz marca data do julgamento do processo sobre acidente da TAM


O julgamento dos acusados de serem os responsáveis pelo acidente com o Airbus A-320 da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em 2007, que deixou 199 mortos, foi marcado para os dias 7 e 8 de agosto de 2013. De acordo com a assessoria da 8ª Vara Criminal Federal de São Paulo, onde corre o processo, o juiz Márcio Assad Guardia deve dar a sentença nestes dias.
Na audiência serão ouvidos réus e testemunhas. Os réus são a então diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, e os ex-diretores da companhia Alberto Fajerman e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro. Eles respondem por "atentado contra a segurança no transporte aéreo" e pleiteiam a absolvição sumária no processo.
A acusação do Ministério Público Federal (MPF) é de negligência e imprudência na operação dos voos da empresa e do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, que não apresentava boas condições naquela noite chuvosa de 17 de julho de 2007. Com a pista principal molhada, o avião que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo não conseguiu frear, saiu da pista e explodiu ao colidir com o prédio da TAM. O autor da denúncia pelo MPF é o procurador da República Rodrigo de Grandis.
Se condenados, Denise, Fajerman e Castro podem pegar de 1 a 3 anos de detenção, caso o juiz entenda que o crime foi culposo - sem intenção. Mas se a Justiça levar em consideração a destruição completa da aeronave - e o número de mortos -, a pena pode variar entre 4 e 12 anos.


As informações são"Msn via O Estado de S. Paulo Por Pedro da Rocha".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, é interditado, diz Infraero

O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, foi interditado na noite desta terça-feira (27) após um acidente com uma aeronave. De acordo com a Infraero, no momento da decolagem, um dos pneus de um bimotor particular furou. Apenas o piloto e o copiloto estavam a bordo, mas ninguém ficou ferido.

Às 20h40, a Infraero informou que nove voos haviam sido afetados e estavam atrasados. A pista ficou fechada por cerca de duas horas e foi liberada às 21h18. De acordo com a Infraero, os proprietários da aeronave foram os responsáveis pela remoção do bimotor.


As informações são"G1 MG".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Provas do Vestibular 2013 do ITA começam no dia 11/12


O ITA (InstitutoTecnológico de Aeronáutica) liberou informações para realização das provas do Concurso Vestibular 2013. Estão inscritos neste vestibular um total de 7.285 candidatos que irão disputar as 130 vagas oferecidas.

O exame será aplicado no período de 11/12 a 14/12/2012, sempre das 08:00 - 12:00h (O horário das provas refere-se ao Horário Oficial de Brasília-DF).

O candidato já pode conferir o seu local de prova no site www.ita.br/vestibular. A lista dos endereços completos dos locais de exame também pode ser conferido no site do ITA www.ita.br/vestibular.



As informações são"sejabixo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Embraer planeja construir navios, afirma jornal

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), fabricante de aviões Embraer (EMBR3), está planejando sua entrada no setor naval com a construção de navios. Ao menos está foi a afirmação de Luiz Carlos Aguiar, presidente da área de defesa e segurança do grupo nacional, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. De acordo com ele, a empresa, inclusive, já está negociando com estaleiros do Brasil e do exterior a montagem de embarcações. 

De acordo com a publicação, a Embraer também deve anunciar nesta segunda-feira (26) que fechou contrato com o Exército para implementar a primeira fase do sistema de monitoramento de fronteiras brasileiras (Sisfron), cujo valor, de R$ 839 milhões, foi acertado pelas controladas Savis Tecnologia e Sistemas S/A e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S/A. "Se fazemos avião, por que não navio", afirmou Aguiar na entrevista ao Estado de São Paulo

As declarações de Aguiar ao jornal foram confirmadas por um assessor de imprensa da Embraer Defesa e Segurança. No entanto, a assesoria afirmou que não há "expectativa de anúncio de parceiro, nem de cronograma (para o projeto de construção de navios). São conversas preliminares".

Segundo a publicação, a Embraer, definiu alvo no Programa de Reaparelhamento da Marinha, que, "entre outros objetivos, anunciou a aquisição de 27 navios-patrulha de 500 toneladas no valor estimado de R$ 65 milhões cada".


As informações são"Diario de pernambuco".Sempre é citado o link de referência.
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Empresa Brasileira de Aeronáutica tem mais aviões a operar na China do que no Brasil


A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) vendeu às transportadoras aéreas chinesas 160 aviões, 130 dos quais estão em operação, ao longo dos últimos 12 anos, “o que faz com que tenhamos mais aviões na China do que no Brasil”, disse o presidente da empresa.
Durante a Conferência Brasil-China realizada quinta-feira em São Paulo, Frederico Fleury Curado disse ainda que o mercado chinês representa 5% a 10% dos negócios da empresa.
A Embraer abriu em 2000 um escritório de representação em Pequim e em 2002 teve lugar a abertura de uma fábrica em Harbin, na região norte do país, numa parceria com a Avic (Aviation Industries of China).
Em 2010 a empresa chegou a considerar o encerramento da fábrica na China devido aos projectos do governo chinês de construir aviões que entrariam em concorrência direta com os Embraer ERJ 145, tendo a unidade sido recativada depois de obtida licença para a produção de aviões a jacto executivos Legacy 600/650.


As informações são"macauhub".Sempre é citado o link de referência.
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Airbus e Boeing trocam farpas em anúncios


A Airbus e a Boeing travaram uma verdadeira discussão em público sobre o desempenho dos mais recentes modelos, em meio à briga por mercado com base em aviões que prometem eficiência de combustível às endividadas companhias aéreas.
A briga está chegando às principais publicações especializadas com uma série de anúncios carregados na tinta em que as fabricantes tentam manter o espaço no mercado de aviões comerciais, que movimenta 100 bilhões de dólares por ano.
Na mais recente capítulo dessa troca de farpas, a Airbus publicou um anúncio na revista Aviation Week em que acusa a rival de "exagerar as capacidades" dos modelos 737 e 747.
O anúncio trazia a imagem de um Boeing com nariz de Pinóquio e a seguinte frase: "Por que nosso concorrente está distorcendo a verdade?".
O diretor de vendas da Airbus, John Leahy, disse que a fabricante europeia recorreu ao Pinóquio em resposta às recentes propagandas em que a Boeing apresentava seus modelos como muito melhores que os da rival.
"Eles estão deturpando a verdade em termos de magnitude", afirmou Leahy à Reuters.
A Boeing explicou o anuncio: "Acreditamos - e a História tem mostrado isso - no desempenho superior de nossos produtos e serviços. Nós nos baseamos em números", disse o porta-voz da Boeing, Marc Birtel.
As informações são"G1 via Reuters, foto bloomberg".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza 

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Corsair (Grupo Tui) recebe primeiro Airbus A330-300


A companhia aérea francesa Corsair, que faz parte do Grupo Tui, recebeu hoje o primeiro de dois jatos Airbus A330-300 que comprou. Houve uma cerimônia festiva para a entrega em Toulouse, na França, com a presença do chairman da Corsair, Pascal de Izaguirre. 

Esse novo jato da companhia será utilizado, ainda este mês, nas rotas para o Caribe, o Canadá e a África. Para saber mais sobre a companhia, clique aqui.


As informações são"Panrotas por Claudio Schapochnik".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Apenas duas companhias aéreas oferecem internet no voo

Apenas duas companhias aéreas brasileiras oferecem internet dentro do avião. A opção é restrita para usuários da TAM e da Gol. 

Na TAM é possível entrar na internet, mas apenas pelo celular com esse recurso. Tablets e laptops ficam sem sinal. Na Gol, a internet também funciona só no celular, mas com um conteúdo limitado e escolhido pela empresa. O serviço é oferecido em apenas 48 aviões.

A explicação para a oferta mínima é a necessidade de uma estrutura sofisticada. Segundo o professor de Tecnologia, Omar Branquinho, o sinal é recebido por satélites na tecnologia GSM, a mesma usada pelos celulares. Em voos internacionais, quem entra na internet tem que pagar o roaming para a operadora.

De acordo com as companhias aéreas, a oferta está sendo ampliada e que pode alcançar 400 voos diários até o fim do ano.


As informações são"GAZ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza
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Cumbica deve ter pousos e decolagens simultâneos


Aeronáutica prepara a liberação, pela primeira vez, de pousos e decolagens simultâneos em aeroportos com pistas paralelas onde hoje há restrições a esse tipo de operação.
É exatamente a situação de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), mais movimentado aeroporto nacional e porta de entrada de estrangeiros no país.
O objetivo é ampliar o número de voos em Cumbica e em outros aeroportos com as mesmas características até a Copa de 2014.
Ronaldo Jenkins, diretor técnico da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), estima que a medida possa elevar o movimento em Cumbica em 30% -dos atuais 45 para 58 pousos e decolagens a cada hora.
Oficialmente, a Aeronáutica afirma que tem dado "atenção especial" a essa proposta e que a mantém sob análise. A interlocutores, porém, oficiais têm dito que a nova regra pode sair ainda neste ano.

CRONOGRAMA
A implantação levará um ano após a norma entrar em vigor, prazo que a Aeronáutica dará para treinamento de controladores de voo e pilotos.
Além disso, as reformas previstas para as pistas em 2013 irão facilitar a mudança (leia texto na página C4).
Cumbica não pode hoje ter pousos e decolagens simultâneos porque as duas pistas têm 375 metros de distância entre si -a norma atual exige 760 metros.
A proposta é abrir a possibilidade para esse tipo de operação quando houver condição visual (dias e noites de céu claro, em que o piloto tem referência do que está à frente e do que está abaixo). Pilotos e controladores farão o gerenciamento.
Em 70% do ano, o aeroporto de Cumbica opera em condição visual.
Entre os cenários que a alteração permitiria estão: 1) autorizar que um avião decole em uma pista enquanto outro se prepara para aterrissar na outra; hoje, o avião prestes a decolar tem que esperar o que aterrissa tocar na pista para, só então, partir.
2) autorizar que dois aviões se aproximem para pouso ou decolem ao mesmo tempo (não necessariamente em paralelo), cada um em uma pista.
IGUAL AOS EUA
Dono do maior tráfego aéreo no mundo, os EUA permitem os pousos simultâneos nas mesmas circunstâncias que a Aeronáutica pretende liberar.
O parâmetro usado foi o aeroporto de San Francisco, que tem características semelhantes às de Cumbica e adota pousos e decolagens simultâneos desde 2004. Em horários de pico, a capacidade do aeroporto aumenta até 25%.
A proposta partiu de um grupo integrado pelo SRPV-SP (Serviço Regional de Proteção ao Voo), órgão subordinado à própria Aeronáutica, representantes das empresas aéreas, da Anac e da Infraero (responsável pela torre de controle de Cumbica).
A conclusão do grupo, em documento a que a Folha teve acesso, foi que as alterações trarão "benefícios incalc


As informações são"Em Tempo Real".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Tibet Airlines recebe primeiro Airbus A319 produzido na China


A companhia aérea chinesa Tibet Airlines recebeu a primeira aeronave Airbus produzida na Linha de Montagem Final de Tianjin (FALC), na China. O A319 entregue é o quinto componente do modelo a integrar a frota da companhia.
O A319 chinês acomoda 128 passageiros em uma configuração de duas classes, com oito assentos Premium e 120 assentos comuns. A aeronave é impulsionada por motores CFM56-5B.
A aeronave vai operar a partir do Aeroporto de Lhasa Gongga, base da companhia, um dos mais altos do mundo, operando acima dos 12.000 metros de altitude em relação ao nivél do mar, fazendo a conexão com Hong Kong.
“Estamos honrados que a nossa aeronave Airbus A319 irá contribuir para o desenvolvimento da aviação civil no planalto tibetano e estou muito confiante de que a FALC vai suprir a necessidade do Tibet Airlines”, disse o presidente da Airbus China Laurence Barron.


As informações são"Portogente".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Aruba Airlines lança voo direto São Paulo-Oranjestad

A Aruba Airlines vai inaugurar, no dia 14 de dezembro, voos diretos charter entre São Paulo e Oranjestad, capital de Aruba, e começará a operar voos regulares entre as duas cidades a partir de fevereiro de 2013, informou a companhia aérea nesta terça-feira.

A frequência inicial será semanal, com saída de Oranjestad às sextas-feiras às 19h30 de Aruba (21h30 de Brasília) e chegada às 3h25 de sábado no aeroporto de Guarulhos. Já as partidas à ilha acontecerão uma hora depois do pouso.
Segundo um comunicado da Autoridade de Turismo de Aruba divulgado em São Paulo, a companhia, começará a oferecer em fevereiro próximo dois voos semanais regulares.
Aruba Airlines utilizará em seus voos ao Brasil um Airbus A320-300 com capacidade para 132 passageiros, sendo 120 para a classe turística e 12 para a executiva.
O voo direto tem caráter estratégico, já que parte da política de turismo de Aruba está focada nos clientes da América Latina, especialmente os brasileiros, disse a empresa em nota oficial.
"O voo direto Aruba-São Paulo estreitará os laços comerciais, culturais e turísticos e, principalmente, criará novas oportunidades de negócios entre arubanos e brasileiros", disse o ministro de Turismo, Transporte e Trabalho de Aruba, Otmar E. Oduber, citado no comunicado. 


As informações são"EXAME.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Boeing diz que é preciso trabalhar mais em 787 maior

Boeing afirmou nesta segunda-feira que estava avançando com planos para uma versão maior de seu modelo 787 Dreamliner, mas acrescentou que é necessário mais trabalho antes que obtenha a aprovação para um lançamento oficial.

A Boeing disse que tem conversado com companhias aéreas e empresas de leasing para definir as especificações para o 787-10, uma versão maior dessa linha e um concorrente poderoso para o A330, da Airbus.
"Nós temos muito apoio dentro da empresa, incluindo o Conselho de Administração", disse o vice-presidente e gerente geral do programa 787, Larry Loftis, sobre o 787-10 durante uma conferência com investidores organizada pela RBC Capital Markets, nesta segunda-feira.
"Nós ainda temos mais algum trabalho a fazer antes de estarmos prontos para iniciar o programa e/ou ter autorização para lançar o programa", Loftis acrescentou.
A esperada versão maior do 787 teria como interessadas as companhias aéreas para viagens de longo curso.
Loftis disse que a carteira de encomendas do 787 atualmente estava dividida em cerca de 60 por cento para o modelo 787-8, que pode transportar 210-250 passageiros, e 40 por cento para o 787-9, uma versão ligeiramente maior projetada para acomodar até 290 assentos.
A Boeing disse que a montagem final da versão 787-9 começará provavelmente no final da primavera ou início do verão do próximo ano no hemisfério Norte, com a primeira entrega prevista para o início de 2014.


As informações são"EXAME.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira
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Azul recebe primeira aeronave com nova marca

A Azul Linhas Aéreas recebeu a primeira aeronave com a nova identidade visual da empresa, resultante da união entre a Azul e a Trip. Vindo da fabricante em Toulouse, na França, um ATR 600, de matrícula PR-AQB, o turboélice será operado pela Trip e deve entrar em sua malha no dia 5 de dezembro.
 
A nova identidade visual traz a letra “U” na palavra “Azul” grafada em uma tonalidade diferente, em alusão à marca da Trip, para simbolizar a união das duas companhias. As expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, que hoje fazem parte da marca, deixaram de existir, pois, de acordo com a empresa, a mesma já se consolidou como uma companhia aérea e brasileira.
 
Os novos aviões, encomendados pelas duas aéreas, já sairão de fábrica com a nova identidade. Os já existentes nas malhas das empresas receberão gradativamente a nova identidade, após os trabalhos de manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca
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As informações são"Mercado & Eventos por Pamela Mascarenhas".Sempre é citado o link de referência.
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