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Trip retoma operações em Macaé (RJ)


Trip Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (30), que voltará a operar na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto. A companhia havia suspendido os voos no Aeroporto Benedito Lacerda por conta de uma reforma, que foi concluída recentemente.
A partir de lá, a empresa tem voos para Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Campos (RJ). Com a retomada, a Trip terá três frequências diárias para o Rio de Janeiro, duas para Campos e uma para Vitória.
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Já disponíveis no site oficial da companhia, os bilhetes, se adquiridos com antecedência, têm valores promocionais. O trecho Macaé/Rio de Janeiro é vendido a partir de R$ 99,90; já Macaé/Vitória tem passagens partir de R$ 119,90.
Para saber mais sobre horário, tarifas e disponibilidade de assentos, acesse o site oficial da Trip.


As informações são"viajeaqui.abril por Anderson Estevan".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Nasa mostra órbita de asteroides que podem ameaçar a Terra


A Nasa divulgou nesta segunda-feira um diagrama que ilustra as diferenças entre as órbitas de um típico asteroide próximo da Terra (em azul) e um asteroide potencialmente perigoso (PHA, na sigla em inglês, em vermelho). PHAs são um subconjunto de asteroides próximos da Terra (NEAs) e têm órbitas próximas à do nosso planeta, chegando a cerca de 8 milhões de km. Eles também são grandes o suficiente para sobreviver à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos regionalmente - ou em maior escala.

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O Sol fica no centro da "multidão", enquanto as órbitas de Mercúrio, Vênus e Marte estão em cinza na imagem divulgada. A órbita terrestre está destacada em verde entre Vênus e Marte. Como indica o diagrama, os PHAs tendem a ter órbitas mais semelhantes à órbita terrestre do que os asteroides próximos. As órbitas do asteroide são simulações de como pode ser o caminho de um objeto em torno do sol.
Os pontos ao fundo são baseados em dados do Neowise, o "caçador de asteroides" da Nasa na missão Wide-field Infrared Survey Explorer, que varreu o sol duas vezes com luz infravermelha, antes de entrar em modo de hibernação em 2011. Os pontos azuis e laranjas representam uma simulação da população de asteroides próximos da Terra e PHAs, respectivamente, que têm mais de 100 m.
O Neowise forneceu a melhor noção geral até o momento dos PHAs, refinando as estimativas de seu número, tamanhos, tipos, órbitas e riscos potenciais. A equipe do Neowise estima que de 20 a 30% dos PHAs que se pensou existir foram efetivamente descobertos em maio de 2012, data da imagem divulgada hoje.


As informações são"Terra ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Emirates cria projeto Harmony para sua nova campanha mundial


Um convite para artistas do mundo inteiro: ser o escolhido para integrar a nova campanha de publicidade global da Emirates.  A companhia aérea de Dubai, uma das mais ousadas e ativas na realidade atual da aviação comercial, criou um projeto musical, o ‘Harmony’, que vai posicionar a empresa como representante da conectividade global através de experiências memoráveis.


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Para tal, selecionará artistas do mundo inteiro. Quem integrar o ‘Harmony’ terá divulgação musical através do canal da Emirates no YouTube e em sua página de Facebook.

Outra noticia sobre a Emirates indica que está muito próximo de ser concretizado um acordo operacional com a Qantas, empresa australiana, para aumentar o intercâmbio internacional de voos das duas companhias. 


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Dilma quer incentivar aviação regional


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A presidente Dilma Rousseff pretende lançar, em breve, um pacote de incentivos para aquecer a aviação regional, segundo informou a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo. A jornalista informou ainda que a presidente não está satisfeita com o fato de que o mercado aéreo nacional está concentrado praticamente na mão de duas empresas.

Antigamente, 15 empresas de porte médio atendiam 200 cidades brasileiras. Agora, são apenas quatro que atingem aproximadamente 130 cidades. Segundo a jornalista, a presidente tem revelado a interlocutores que pretende incentivar e ampliar o mercado regional, para que as empresas possam superar as adversidades.


As informações são"BandNews FM".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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GOL cria perfil no Instagram e lança promoção


A GOL acaba de lançar mais um perfil: o Instagram. Para comemorar, a companhia colocou no ar o concurso cultural “Meu Destino GOL”, que vai premiar a melhor foto enviada pelos usuários com uma passagem de ida e volta para qualquer lugar do Brasil, uma miniatura dos aviões da empresa e uma ecobag.

Para participar, basta baixar o aplicativo Instagram no celular (disponível para iPhone e Android), seguir o perfil @VoeGOLoficial, tirar uma foto que mostre um destino GOL e publicá-la até o dia 5 de agosto com as hashtags #meudestino e #VoeGOL. Vale usar os filtros disponíveis no aplicativo com criatividade.

A GOL também está presente no Facebook, Twitter, Orkut, Google +, Flickr, Youtube e Blog da GOL. Recentemente a companhia foi considerada uma das 5 maiores aéreas no Facebook no mundo, ocupando a 4ª posição, de acordo com o ranking da Socialbakers.com.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Congonhas terá até meia hora para check-in


A Secretaria de Aviação Civil dará início na segunda quinzena de agosto a um projeto no aeroporto de Congonhas (zona sul) que visa melhorar serviços oferecidos aos passageiros. Entre os principais, estão os de check-in e devolução de bagagens, segundo a "Folha de S.Paulo".
O objetivo é o de identificar os principais gargalos e tentar solucioná-los. No caso do check-in, o tempo desejado conforme metas internacionais é 12 minutos; o aceitável vai de 12 a 30 minutos.
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No caso da inspeção aos passageiros, o tempo desejado é de até três minutos. O tolerável, de até sete minutos. A entrega das bagagens, de até 25 minutos.
Porém, ainda não é possível saber em quanto tempo tais serviços -e outros- serão feitos. Isso porque, numa primeira etapa, será feita uma análise de como é feito o serviço hoje. A partir disso, serão feitos estudos que vão apontar em quanto tempo isso deverá ser feito e essas metas devem começar a ser implantada em outubro deste ano.
Copa do Mundo
A proposta conta com o apoio das companhias aéreas que operam no terminal, o que reforça a possibilidade do projeto ter êxito.
Atingir parâmetros internacionais é um objetivo a ser conquistado para melhorar a situação dos terminais que irão atender a Copa do Mundo, em 2014. Ele já foi implantado em Guarulhos, Confins (MG) e Galeão (RJ).


As informações são"Destak Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Aeroporto de João Pessoa é o terceiro do Nordeste em índice de crescimento no primeiro semestre


Por dois meses consecutivos (maio e junho), o movimento de passageiros no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, registrou crescimento.
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De acordo com a Infraero, em junho  houve movimentação de 111.751 passageiros, índice 24,23% maior que o mesmo mês do ano passado.
Em maio o crescimento foi de 18,83%. Já no primeiro semestre foi registrado incremento de 11,47% em relação ao mesmo período de 2011.
Nos primeiros seis meses deste ano, ainda segundo a Infraero, o Castro Pinto ficou atrás apenas dos aeroportos de Aracaju (27,72%) e de São Luis (14,55%), em índice de crescimento.


As informações são"Tribuna do Norte - Natal ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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A "farra" da FAB

O Ministério Público Federal está debruçado no que pode ser um dos maiores escândalos de desvio de verbas já descobertos envolvendo a Força Aérea Brasileira. Cerca de oito mil militares que foram demitidos nos últimos dez anos continuam ativos no cadastro interno da FAB e de órgãos federais, como o Ministério do Trabalho e da Previdência. 

Na enorme lista de soldados fantasmas – que corresponde a 12% do efetivo da Aeronáutica – constam até mortos, segundo documentos obtidos com exclusividade por ISTOÉ e que estão sendo analisados pelo procurador da República Valtan Timbó Furtado, do 7º Ofício Criminal, de Brasília. 

Depois de analisar os papéis, que incluem laudos internos da Aeronáutica e do Ministério da Defesa, o procurador encontrou elementos suficientes para investigar a FAB por crime contra o patrimônio e estelionato. “Vou pedir à Polícia Federal que instaure o inquérito”, disse Furtado à ISTOÉ. O rombo pode alcançar R$ 3 bilhões, valor equivalente a 70% de todo o investimento da Força Aérea previsto para 2012 e 20% do orçamento da Defesa. Na mira do procurador estão chefes de bases aéreas, comandantes do Estado-Maior da Aeronáutica e dos departamentos e diretorias de pessoal a eles subordinados. 

Informada do caso em abril, a presidenta da República, Dilma Rousseff, ordenou uma devassa nas contas da Aeronáutica. Mas pediu sigilo para evitar ferir suscetibilidades. A suspeita da fraude aconteceu quando um grupo de ex-soldados decidiu recorrer à Justiça para tentar reingressar na FAB. Eles são parte de um contingente de 12 mil homens que entraram na Força Aérea entre 1994 e 2001, por meio de concurso público para o cargo de soldado especializado. A função fazia parte do Programa de Modernização da Administração de Pessoal, idealizado pelo brigadeiro José Elislande Bayo, que mais tarde seria secretário de Finanças da Aeronáutica. Em documento interno, classificado como reservado, Bayo atacou a “cultura viciada de improviso” e “métodos ultrapassados”. Para combater esses problemas, propôs a reestruturação de quadros e a criação da “figura do soldado especializado”, que poderia “dispensar o recrutamento para o serviço militar obrigatório”.

A ideia parecia boa, mas por algum motivo não funcionou. Dos 12 mil soldados especializados que prestaram concurso, apenas quatro mil foram aproveitados. Os demais acabaram desligados da FAB sem nenhuma justificativa, ao término de seis anos engajados. Como o edital não previa temporalidade, cerca de três mil desses soldados reuniram-se numa associação, a Anese, Associação Nacional dos Ex-Soldados Especializados, e passaram a cobrar o direito de reingresso. Foi quando descobriram que seus cadastros continuavam ativos, apesar da demissão. 

Luiz Carlos Oliveira Ferreira, por exemplo, trabalhou no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos até 2001. Seu desligamento foi publicado em boletim interno, mas a FAB não comunicou a dispensa ao TCU, ao Ministério do Trabalho ou à Previdência. Quem consulta a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) verifica que Ferreira e tantos outros, como os ex-soldados Williams de Souza, André Miguel Braga Longo, Alexandre Gregório, Edmilson Brasil e Anviel Rodrigues, nunca foram demitidos de fato. “A FAB cometeu todo tipo de fraude cadastral”, acusou o ex-soldado Marcelo Lopes, que integra a direção da Anese em Brasília.



Robson Sampaio, da Anese do Rio, cita o caso de Alexandre Gregório, que após deixar a Aeronáutica prestou concurso para a Prefeitura do Rio e se surpreendeu ao descobrir que suas guias do CNIS, da Rais e do Caged estavam em nome de Denílson Nogueira, que consta como ativo no Parque de Material Bélico de São Paulo. Outro caso é o de Edmilson Brasil, que constam no Caged como aposentado, embora tenha sido demitido da FAB e hoje trabalhe na empresa Tecnoval Laminados. “Isso é caso de polícia. É preciso investigar a fundo essa fraude bilionária”, afirma Sampaio. As fraudes, segundo ele, também envolvem duplicidade de certificado de reservista de milhares de militares, como os ex-soldados especializados Teodoro dos Santos Gomes, Sandro Roberto de Souza, Nuil Benigno Andrade Ferreira e Alessandro Baptista. Eles descobriram que foram emitidos certificados em seus nomes tanto pelo Exército como pela Aeronáutica. Até mortos figuram como ativos na FAB, como Paulo Fabrício Cavalcante Vieira, morto em outubro de 2000 numa troca de tiros. 

Questionada por ISTOÉ, a FAB negou o desvio de recursos e garantiu que os soldados especializados foram desligados da folha de pagamento da Aeronáutica. Em nota, a assessoria de imprensa alegou que os militares deixaram de constar da RAIS “desde quando deixaram de receber remunerações pela Aeronáutica”, o que não é verdade. Da mesma forma, a FAB alega que o fato de os soldados desligados estarem “ativos” no CNIS, no Caged e no CBO “não implica o pagamento de benefício pecuniário e tampouco recebimento de qualquer dotação orçamentária”. A justificativa não explica, por exemplo, o caso de Paulo André Schinaider da Silva. 

ISTOÉ obteve uma cópia da ficha interna do banco de dados da FAB, chamada SGIPES (Sistema de Informações Gerenciais de Pessoal). O soldado, admitido em 1998 e desligado em 2004, consta no cadastro sigiloso como “militar inativo”. Ou seja, aposentado. Portanto, beneficiário da previdência militar. Schinaider, porém, garante que não recebe o dinheiro. “Quero saber para onde está indo minha aposentadoria como militar. Para a minha conta é que não é!”, diz Schinaider.

Ao procurar a FAB, o ex-soldado gravou com uma câmera escondida um funcionário informando que houve uma reunião para discutir sobre como desligar os soldados do sistema da FAB. “Ele disse que não havia como e que uma tenente ficou responsável por enviar ao Ministério do Trabalho e à Previdência pedidos de retificação da RAIS. Mas isso não muda nada lá dentro”, afirma Schinaider.

Uma análise da assessoria jurídica, mantida a sete chaves pelo comando, também atestou a falha no cadastro de soldados e alunos das escolas de formação de oficiais e sargentos, recomendando à FAB que passe a comunicar “os ingressos e saídas de praças e alunos” ao Tribunal de Contas. Descobriu-se que, embora os desligamentos dos soldados constem de boletim interno da FAB, os mesmos não foram informados aos órgãos de controle, nem ao Ministério do Trabalho ou à Previdência Social. 

Destacado para cuidar do assunto, o ex-deputado José Genoino, assessor especial do ministro Celso Amorim, admitiu em reunião com ex-soldados o “nó jurídico e material”. Resta saber se esse nó pode ser desatado e a quem beneficia. Em 2004, o TCU condenou Jayro José da Silva, ex-gestor de finanças da Subdiretoria de Pagamento de Pessoal, a devolver quase R$ 4,6 milhões em decorrência de uma fraude no cadastro. Ouvido por ISTOÉ, o coronel, que foi expulso da FAB, diz que assumiu a responsabilidade sozinho. “Perdi minha carreira, meu emprego e minha honra. Aguentei tudo para proteger muita gente”, disse. Questionado sobre quem seriam esses oficiais, Silva foi lacônico. “Melhor não mexer nisso.”





As informações são"surgiu".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Infraero instala painéis solares em aeroporto do Rio de Janeiro

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) instalou um sistema fotovoltaico no Aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um projeto da empresa para reduzir os custos de energia nos aeroportos do país.
Os quatro painéis fotovoltaicos, que somam 540 watts, foram instalados na Central de Armazenamento de Resíduos Sólidos do aeroporto. Com investimento de R$ 13,4 mil, o sistema alimenta cinco lâmpadas de LED e duas tomadas.
Os painéis são compostos de dois controladores de carga, um inversor e duas baterias que armazenam energia para o período noturno. A instalação será monitorada pela equipe de manutenção do aeroporto e pela Coordenação de Meio Ambiente da Regional da Infraero no Rio de Janeiro.
O objetivo é que o sistema seja implantado em outros aeroportos do Rio de Janeiro. O Aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo, já recebeu nove painéis solares no início do ano e Congonhas, também na capital paulista, deverá receber o sistema no próximo mês.


As informações são"piniweb Aline Rocha".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Empresa de Israel compra quatro Airbus

A Arkia Israeli Airlines assinou um termo de compromisso com a Airbus para a compra de quatro aviões A321neo durante o Salão Aeronáutico Internacional de Farnborough, realizado neste mês.

Com esse pedido, a companhia se converte em uma nova cliente da Airbus e a primeira em comprar um jato da Família A320neo no país.


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Os A321neo da Arkia serão configurados em classe única com capacidade para transportar 220 passageiros. Serão utilizados em rotas domésticas e para a Europa.


As informações são"Panrotas por Claudio Schapochnik".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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TAM inicia voos diretos entre RJ e Orlando a partir de novembro

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A TAM recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar um voo direto entre o aeroporto do Galeão (RJ) e Orlando, nos Estados Unidos, informou a companhia aérea nesta segunda-feira.

O início das operações do novo voo deve ocorrer em 12 de novembro e, segundo a empresa, a "ligação entre as duas cidades, de maneira regular, é inédita na história da aviação".

A TAM já opera desde novembro de 2008 rotas entre o aeroporto de Cumbica (SP) e Orlando. Atualmente, são dois voos diários e diretos sem escalas (ida e volta) entre a capital paulista e a cidade norte-americana.

Em junho, a TAM e a chilena LAN concluíram o processo de fusão que criou a Latam, uma das maiores companhias aéreas do mundo. Com a união, a TAM deixou de negociar ações na Bovespa.


As informações são" Reuters Por Carolina Marcondes".Sempre é citado o link de referência.
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Rolls-Royce anuncia resultados parciais em 2012

A Rolls-Royce Holdings plc anunciou nesta quinta-feira (26), a partir de sua sede em Londres, seus resultados do primeiro semestre deste ano. O relatório aponta um aumento significativo nos três principais objetos de avaliação: receita global, lucro e carteira de pedidos. Com isso, o Grupo conseguiu confirmar suas previsões feitas para 2012 e segue para o próximo semestre com expectativa de crescimento.

A carteira global de pedidos da companhia saltou de £57.6 bilhões no primeiro semestre de 2011 para £60.1 bilhões no mesmo período deste ano. Já a receita global atingiu £5.8 bilhões, o que representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nessa mesma comparação, o lucro do Grupo chegou a £637 milhões – número 7% maior do que o registrado de janeiro a junho do último ano.

O presidente mundial da Rolls-Royce, John Rishton, comentou sobre os resultados, destacando os investimentos que a empresa vem fazendo em todo o mundo. “Continuamos a investir para sustentar nosso crescimento futuro, como, por exemplo, a nossa nova unidade de produção em Cingapura, a nova fábrica de lâminas aeronáuticas no Reino Unido, a planta de produção de estatores nos Estados Unidos, além de uma nova fábrica em construção para o nosso negócio de energia no Brasil”, afirmou Rishton.

Sobre a importância do Brasil, o presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, acrescentou: “Nossa estratégia para o Brasil apenas confirma nosso compromisso global de investir para crescer. Além dos US$ 100 milhões já aprovados para a construção de nossa unidade em Santa Cruz, já em fase final, esperamos anunciar, até o final deste ano, e dependendo da confirmação de pedidos, outros US$ 100 milhões para uma nova fábrica de propulsores marítimos e geradores a diesel e também para a instalação de um Centro de Treinamento, ambos no mesmo terreno em Santa Cruz”, pontuou o executivo.

O relatório financeiro aponta ainda para a continuidade dos investimentos em tecnologia, infraestrutura e pessoas. Com a abertura de novas plantas e novos escritórios, a Rolls-Royce reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dessas regiões e de sua cadeia de fornecedores, além da capacitação de profissionais locais.


As informações são"portosenavios".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Helibras fecha contrato para entrega de helicóptero ao Pará


Assinatura para aquisição do modelo AS350 B2 que servirá o estado aconteceu durante a Interseg 2012
 
A Helibras assinou um contrato com a Secretaria de Segurança Pública do Pará para o fornecimento de um helicóptero AS350 B2 durante o último dia da 12ª Interseg – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, que aconteceu em São Paulo (SP). Esta é a segunda aeronave do modelo operada pelo estado e será destinada a missões de segurança e defesa.
 
Também no último dia do evento, a empresa firmou parceria para a prestação de serviços de manutenção para as aeronaves da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Os modelos AS350 B da Helibras são utilizados pelo estado desde 1981 nas operações de combate ao incêndio, busca e salvamento.
 
“Uma equipe externa de técnicos da Helibras estará à disposição para atender as necessidades de manutenção no local em que a aeronave se encontra, sem que o helicóptero precise ir até a oficina. Esta é uma capacitação da nossa empresa que visa garantir maior agilidade nos serviços prestados aos clientes”, explica Mauro Henrique Ayres, gerente de vendas governamentais da Helibras.
 
Em seu estande, na Interseg, a Helibras também prestou uma homenagem ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo pelo destaque obtido pelo Grupo Águia nas operações de resgate e salvamento realizadas com os helicópteros Esquilo.


As informações são"segs".Sempre é citado o link de referência.
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Anac libera voos para Passo Fundo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou na tarde deste sábado a liberação de voos com mais de 20 passageiros no aeroporto Lauro Kourtz  na cidade gaúcha de Passo Fundo.  Desde quarta (25), devido a problemas de segurança operacional, o aeroporto estava com parte das operações suspensas.
 

Assim, a  Avianca  retomou as  vendas de passagens para os voos 6179, com saída de Passo Fundo para Guarulhos (SP) às 15h15min, e 6178, que sai de Guarulhos para Passo Fundo às 13h15min. Ambos estão previstos para segunda-feira.

Neste domingo, será mantido o voo extra, conforme já planejado, entre Guarulhos e Chapecó (SC), com garantia de transporte rodoviário para passageiros de Passo Fundo até a cidade catarinense.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Campuseiros estão criando softwares que a Nasa pode usar em Marte


Jovens já estão trabalhando há mais de 48 horas sem intervalo no Acampamento de Robótica (Robotics Boot Camp), projeto comandado por Mike Comberiate, engenheiro aposentado da Agência Especial dos Estados Unidos (Nasa). O objetivo é desenvolver softwares para o Penguin, robô criado pela empresa SPI Team de Mike, que faz o escaneamento tridimensional do ambiente. O que for criado pela garotada pode ser usado na exploração de Marte. O espaço está montado na Arena da Campus Party Recife.
Yelken Gonzales faz parte do projeto (Foto: Luna Markman/G1)
Estão participando da maratona dez estudantes de várias instituições nacionais, com monitoramento de alunos de engenharia da Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenação do professor da UPE, Bruno Fernandes. Eles estão divididos em grupos para desenvolver softwares de planejamento de percurso, reconhecimento de objetos e scaneamento 3D aplicáveis ao robô.
"O robô [Penguin] é um protótipo usado para testar softwares, que, dando certo, [os softwares] podem ser usados em robôs desenvolvidos pela Nasa, com o objetivo de fazer a exploração de Marte", disse o monitor Marcelo Lacerda.
O trabalho começou um pouco antes da Campus Party Recife. Desde março deste ano, estudantes da UPE estão criando programas para o robô. Agora, os participantes do acampamento estão com o desafio de continuar o projeto apenas nos três dias do evento. O que exige um esforço dobrado, e muita concentração, já que a CP tem várias atividades interessantes ocorrendo ao mesmo tempo.


As informações são"Luna Markman Do G1 PE".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Ampliação de Viracopos será concluída para Copa de 2014

A primeira fase de ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), estará concluída até o início da Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli, que participou nesta sexta-feira de evento da BM&FBovespa, em São Paulo. "Não temos dúvida de que vamos entregar", afirmou. O consórcio tem 22 meses para concluir as obras.
"Estamos dentro da cronologia. Estamos na fase do projeto básico agora em agosto e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem 30 dias para analisá-lo", afirmou o executivo. "Nós mexemos completamente no projeto, como tínhamos imaginado inicialmente. Descobrimos que havia limitações ambientais e mudamos o novo terminal de passageiros de lugar", acrescentou.
Segundo Bottarelli, o novo terminal ficará em uma área que já está parcialmente licenciada, o que deve agilizar a obtenção das licenças ambientais necessárias. "Devemos conseguir a licença ambiental nos próximos dias." Ele ressaltou ainda que o novo local é mais próximo da cabeceira da pista, o que, segundo o executivo, permitirá que as companhias aéreas economizem combustível, pois reduz a movimentação das aeronaves no aeroporto. "Ele ficará perto de onde ocorrem 85% dos pousos e decolagens", afirmou.


As informações são"Diário do Grande ABC via AE".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Novo avião da Passaredo na rota de Barreiras


A Passaredo Linhas Aéreas passou a operar na rota Salvador-Barreiras-Brasília, e vice-versa, com um novo avião, o turboélice ATR 72-600, em substituição aos jatos ERJ-145, da Embraer. O novo avião saiu da fábrica da ATR, localizada em Toulouse, na França, há um mês. Com 70 lugares – 20 a mais que o jato da Embraer – o ATR 72-600 oferece maior conforto aos passageiros, com poltronas em couro, dispostas duas a duas, e classificação A pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no quesito “Distância entre as Poltronas”.


O tempo de voo será maior. Enquanto um jato Embraer ERJ-45 tem velocidade de cruzeiro de 800 km/h, a do ATR é de  470 km/h. Uma viagem de Brasília a Barreiras, que levava uma hora no jato da Embraer, leva agora uma hora e trinta e cinco minutos (sai agora às 9h10 e chega às 10h45. Já a viagem de Barreiras a Brasília leva uma hora e vinte e cinco minutos (sai às 18h55 e chega às 20h20). Em compensação, o preço-médio da tarifa já está menor e deve baixar ainda mais, segundo a Passaredo, uma vez que o turboélice gasta menos combustível que o jato.



Este é o segundo ATR 72-600 recebido pela Passaredo. O primeiro chegou em maio último (opera na rota Ribeirão Preto – Guarulhos – Uberlândia), dando início à substituição da frota da empresa. O presidente da Passaredo, comandante José Luiz Felício, informou que a empresa encomendou à ATR 26 novos aviões até 2015, sendo 24 ATR 72-600 e dois ATR 72-500. São 16 opções firmes, isto é, já fechadas, e com a opção de mais dez.



O contrato foi assinado em 2011 e o investimento é de US$ 450 milhões. De acordo com o comandante, a chegada dos novos modelos representa um passo importante para a companhia.


 “O ATR 72-600 reduzirá os nossos custos, as tarifas cobradas e abrirá a possibilidade de operarmos em novos destinos”, disse. Atualmente, a companhia atende 26 destinos e em breve deverá anunciar novas operações.


Com a nova frota, a Passaredo, sediada em Ribeirão Preto, também ampliará em quatro vezes a capacidade no transporte de cargas, que se tornará “uma fonte maior de receita”, disse. O presidente da Passaredo disse que a empresa não pensa em realizar fusões, a exemplo da ocorrida entre Azul e Trip. “Queremos manter os acordos de compartilhamento de voos que temos, mas cada um com o seu mercado e com a sua empresa”, afirmou.



O novo avião foi apresentado a agentes de viagem e jornalistas na quinta-feira, 26. Os convidados fizeram um voo do Aeroporto de Barreiras ao Aeroporto Internacional de Salvador, com retorno no mesmo dia. Presente à apresentação, o CEO da ATR – uma associação entre a italiana Alenia Aermacchi (do grupo Finmeccanica) e a francesa EADS -, Filippo Bagnato, comemorou a expansão no mercado brasileiro.



“Estamos experimentando um sucesso extraordinário no Brasil, onde tivemos 50 ATRs encomendados nos últimos dois anos por companhias aéreas regionais. Este crescimento das operações regionais no Brasil está criando também oportunidades de negócios para empresas de leasing. As locações aumentam consideravelmente. Em 2011, o melhor ano comercial de ATR, as empresas de leasing representaram mais de 20% das vendas totais de aeronaves”, disse.



De acordo com ele, a ATR está bem estabelecida na América Latina e no Caribe, com mais de 130 aeronaves voando com as cores de 29 operadores. No Brasil operam atualmente 60 aeronaves. Nos próximos três anos, esse número deve atingir 100 aeronaves, informou Filippo Bagnato.



As informações são"jornalnovafronteira".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Airbus adia A350 por mais três meses

A Airbus confirmou hoje o adiamento por mais três meses do início das entregas do novo A350, que é o modelo selecionado pela TAP para equipar no futuro a sua frota de longo curso. 
Notícias avançadas hoje pela imprensa internacional dizem que este novo adiamento vai custar mais 124 milhões de euros ao fabricante europeu, que já contava com um ano de atraso em relação às previsões iniciais.
As notícias referem que o atraso também reflete a preocupação da Airbus em resolver todos os problemas antes do início da montagem final do novo avião, além de salientar que a rival Boeing teve um atraso de três anos na chegada ao mercado do seu B787 Dreamliner.
A imprensa também salienta que as ações da EADS, holding da Airbus, não sofreram com a notícia deste novo atraso no A350, porque os mercados acionistas estavam entusiasmados com os resultados do primeiro semestre e as perspectivas que foram anunciadas.
A EADS quase duplicou os resultados operacionais nos primeiros seis meses deste ano, para 735 milhões de euros, face a um aumento dos proveitos em 12%, para 13,53 mil milhões.
A empresa indicou ainda que prevê entregar este ano 580 aviões, mais dez do que previa anteriormente, vender entre 600 e 650, aumentar as receitas em 10%, quando antes previa +6%, e atingir um lucro operacional entre 2,5 mil milhões e 2,7 mil milhões de euros.
Um dos problemas que enfrenta é o das fissuras que surgiram nas asas do seu super-jumbo A380, com um preço de catálogo de 390 milhões de dólares, que poderá levar a uma suspensão das entregas no próximo ano.
O CEO da Airbus admitiu que é um “desafio” que se coloca ao fabricante europeu, que poderá levar a uma suspensão “temporária” das entregas, mas preferiu enfatizar que a empresa sabe como resolver o problema e que a solução está em curso. 


As informações são"presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Grupo12Aérea

Qantas Airways está em conversação com Emirates


A companhia aérea australiana Qantas anunciou que está em conversações com diversas companhias aéreas, incluindo a Emirates, para potenciais alianças comerciais.


O comunicado da companhia surge na continuação de uma notícia do Australian Financial Review de que a companhia aérea australiana e a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, que começou a voar entre Dubai e Lisboa no dia 9 de julho, estariam cada vez mais perto de chegarem a um acordo de code-share, noticia a imprensa interernacional.


No comunicado, a companhia refere que “a determinda altura, Qantas pode estar em contato com um largo número de companhias sobre potenciais cooperações comerciais”, e que “estas companhias incluem a Emirates, entre outras”, cita a imprensa internacional.


As informações são"Panrotas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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Unknown

Pai da aviação mundial cai no esquecimento

Há ointenta anos, no dia 23 de julho de 1932, morreu o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. Conhecido no Brasil como o "pai da aviação", seu legado de invenções fez dele uma das grandes personalidades brasileiras do século 20. Santos Dumont criou os primeiros balões dirigíveis, com quais realizou as célebres voltas ao redor da Torre Eiffel. Foi também o primeiro a decolar um protótipo de avião tripulado, impulsionado por um motor a gasolina, sem ajuda do vento ou de rampas de lançamento.
Santos Dumont: polêmica sobre invenção ainda persiste


Para além das contribuições aeronáuticas, atribui-se também a Santos Dumont algumas invenções do cotidiano, como a porta de correr em hangares, a adaptação do relógio de bolso para o pulso - que virou moda em Paris - e ainda o chuveiro para banhos quentes e frios, na sua casa em Petrópolis. Mas Santos Dumont não estava preocupado em patentear as suas invenções. A coordenadora do Museu da Casa de Santos Dumont, Marisa Guadalupe Plum, disse à DW Brasil que ele considerava o conhecimento um bem comum da humanidade e esperava que seus projetos melhorassem a vida das pessoas.

Apesar de sua contribuição para a aviação ser inquestionável, há controvérsias sobre o reconhecimento de Dumont como o inventor do avião. Ao contrário dos brasileiros, para a Federação Aeronáutica Internacional e a maior parte do mundo, o crédito do invento é atribuído aos norte-americanos Irmãos Wright. "Sem dúvida Santos Dumont é um dos pioneiros da aeronáutica. Mas, para o avião, os Irmãos Wright são mais importantes", afirma o professor Holger Steinle, administrador da exposição permanente sobre aviação no Museu Técnico Alemão de Berlim.

Oficialmente, os Wright fizeram seu primeiro voo público com um avião tripulado em 1908, mas alegaram que a façanha havia sido feita em dezembro de 1903, nos Estados Unidos, praticamente três anos antes do 14-Bis. A polêmica está baseada na falta de provas testemunhais ou documentos que comprovem a realização desse voo. Há relatos de cinco testemunhas locais que o teriam presenciado. Mas nenhuma delas com certificações ou conhecimentos aeronáuticos para confirmá-lo. Anos depois foi ainda apresentada uma fotografia, supostamente tirada na data do voo.

Santos Dumont foi o primeiro a realizar, de forma oficial, um voo perante uma comissão de especialistas, jornalistas e diversas outras testemunhas, sustenta Guadalupe. Ela afirma que o reconhecimento dos irmãos Wright é uma questão de marketing. "Isso é o poderio dos Estados Unidos, até pela força da própria indústria aeronáutica americana."

No início do século 20, as revoluções tecnológicas fervilhavam por diversos cantos do mundo, o que naturalmente torna difícil a atribuição de méritos diante de tantas pesquisas e protótipos desenvolvidos paralelamente.

O voo do planador motorizado dos Irmãos Wright, com decolagem realizada de uma colina, não caracteriza voo por meios próprios, como no caso do 14-Bis, argumenta ela. Mas Steinle defende que o planador dos Wright se mantinha um bom tempo no ar, era dirigível e manobrável, podendo retornar ao ponto de decolagem. "Esse é o critério geralmente reconhecido para se poder falar em voar", diz.

Do balão ao avião, o sonho realizado por um brasileiro

Nascido em 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira, em Minas Gerais - hoje rebatizada em sua homenagem -, Santos Dumont sempre acreditou que o homem poderia voar. Aos 18 anos foi emancipado e recebeu uma fortuna familiar para que pudesse prosseguir seus estudos na França. O brasileiro chegou a Paris em 1891 e pode vivenciar de perto as grandes revoluções tecnológicas e culturais, como o surgimento da lâmpada elétrica, o desenvolvimento da fotografia, do cinema e, claro, os primeiros carros com motores de combustão.

Foi no balonismo que Dumont iniciou seus trabalhos. Em 1899, o dirigível N-3, em formato cilíndrico, que podia ser direcionado através de um motor adaptado, ergueu voo perante o público francês e contornou a Torre Eiffel em segurança.

Essa manobra fez com que Santos Dumont alcance o seu prestígio com o público francês e o deixou confiante para participar do Prêmio Deutsch. Criado por um milionário judeu, o prêmio prometia uma vultosa quantia em dinheiro para o aviador que criasse um dirigível eficiente, rápido e que realizasse um percurso determinado perante a comissão do Aeroclube da França.




As informações são"tribunadonorte por Antônio Netto e Jan D. Walter Deutsche Welle".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Anac: demanda por pilotos de helicópteros cresce no Brasil


Com a frota de helicópteros aumentando exponencialmente no país, o mercado exige que sejam contratados profissionais qualificados especificamente treinados para pilotagem dessas aeronaves. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação (Anac), em 2011 mais de 3.097 pilotos comerciais se tornaram aptos a comandar helicópteros, média de 2 pilotos por aeronave.
Somente a frota da cidade de São Paulo já ultrapassou a de Nova Iorque, e a demanda por pilotos não pára de crescer. Mas para se tornarem pilotos profissionais precisam de muito treinamento. Para conseguir emprego em uma empresa de táxi aéreo, por exemplo, é necessário que o piloto tenha no mínimo 500h de vôo e ainda cumpra o programa de treinamento da empresa aprovado pela Anac.


As informações são"Monitor Mercantil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Avião explode na Zona da Mata e causa a morte de oito pessoas


O filho de 14 anos de Domingos Costa, presidente da Vilma Alimentos, está entre as vítimas da explosão de um avião de pequeno porte em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O adolescente, o executivo e outros quatro funcionários da empresa morreram no acidente. Eles seguiam para a cidade para participar de uma convenção de negócios.  
O Comando de Operações da Polícia Militar divulgou as seguintes identificações das pessoas que morreram na queda: Domingos Costa, 58 anos, presidente da Vilma, o filho dele, Gabriel Barreira Costa, de 14 e o vice - presidente Cezar Tavares, de 54. Outros nomes não tiveram a função informada: Jair Barbosa, Tiago Felipe, Adriana da Conceição Ezequiel Vilela, de 46 anos , Rodrigo Henrique Dias da Silva  Lídia Colares de Souza Lima, 30 anos.
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no bairro Aeroporto. Durante uma tentativa de pouso,  o avião bimotor modelo King Air caiu e explodiu, matando toda a tripulação.
Uma testemunha ouvida pelo R7 contou que, no momento do acidente, o aeroporto estava fechado, devido à forte neblina na região. Segundo a fonte, o avião teria tentado pousar três vezes, sem sucesso. Depois, bateu em um quiosque de uma construção do local, numa árvore e na rede elétrica, pegando fogo ao cair.
Segundo a assessoria de imprensa da Vilma Alimentos, representantes da empresa já estão à caminho da cidade. Uma nota oficial deve ser divulgada no final da tarde deste sábado (28), com o posicionamento tomado pela empresa.
O avião seguia de Belo Horizonte para Juiz de Fora.


As informações são"R7".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Site dos Aeroportos da Madeira vence Microsoft Windows Web Awards 2012

O Site dos Aeroportos da Madeira receberam o primeiro prêmio dos Microsoft Windows Web Awards 2012, que distinguem o “que de melhor existe na web”.
“O prêmio Windows Web Awards é uma iniciativa da Microsoft Portugal que visa estimular o desenvolvimento de websites inovadores e originais”, diz a administração dos Aeroportos da Madeira em comunicado.
A eleição do site dos Aeroportos da Madeira, cuja nova versão foi lançada em Fevereiro de 2012, prendeu-se a avaliação dos critérios de avaliação, nomeadamente, grau de criatividade, design inovador, facilidade de utilização e aspetos funcionais.
“Foi nossa preocupação investir essencialmente numa optimização da imagem e da navegabilidade do nosso site especialmente vocacionado para quem utiliza as nossas infraestruturas”, afirma, citado em comunicado, o Administrador e Diretor dos Aeroportos da Madeira, Duarte Ferreira. 


As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Grupo12Aérea

Qantas está em conversações com Emirates e outras companhias aéreas para potenciais alianças

A companhia aérea australiana Qantas anunciou que está em conversações com diversas companhias aéreas, incluindo a Emirates, para potenciais alianças comerciais. 
O comunicado da companhia surge no seguimento de uma notícia do “Australian Financial Review” de que a companhia aérea australiana e a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, que começou a voar entre o Dubai e Lisboa no passado dia 9 de Julho, estariam cada vez mais perto de chegarem a um acordo de code-share, noticia a imprensa international.
No comunicado, a companhia refere que “a determina altura, Qantas pode estar em contacto com um largo número de companhias sobre potenciais cooperações comerciais”, e que “estas companhias incluem a Emirates, entre outras”, cita a imprensa internacional. 


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Grupo12Aérea

Aeroportos do Brasil crescem 7,9% no 1º Semestre com Galeão a bater a concorrência e subir a nº 2

O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi o que mais cresceu em número absoluto de embarques e desembarques de passageiros no primeiro semestre entre os 66 com dados publicados pela Infraero, ao somar mais 1,457 milhões que há um ano, mas sem ameaçar a liderança de Guarulhos, São Paulo, que teve um aumento de 1,239 milhões.

De acordo com os dados publicados pela Infraero, os 66 aeroportos brasileiros somaram 93 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, mais 6,8 milhões ou mais 7,9% que no período homólogo de 2011, e tanto o Galeão como Guarulhos tiveram crescimentos mais fortes.
No Galeão, o movimento de passageiros cresceu mais 12,9 pontos que a média do conjunto dos aeroportos brasileiros, em 20,8%, para 8,45 milhões, e em Guarulhos o crescimento foi de 8,6%, 0,7 pontos mais forte que a média, para 15,6 milhões.
Desta forma, Guarulhos manteve-se destacado na liderança, concentrando 16,8% do movimento de passageiros em aeroportos brasileiros, mas há um novo nº 2, o Galeão, com 9,1% do tráfego (8,1% há um ano), que ultrapassou Congonhas, segundo aeroporto de São Paulo, e Brasília, capital federal.
Congonhas, apesar de no mês de Junho ter registado o segundo maior crescimento em valor absoluto, no semestre tem uma queda de 0,9% ou 75,5 mil passageiros, para 8,058 milhões (8,7% do total da Infraero), e Brasília tem um crescimento nos primeiros seis meses 4,5 pontos mais forte que a média, em 3,4% ou 258,9 mil passageiros, para 7,774 milhões.
Confins, em Belo Horizonte, com um aumento de 774,9 mil passageiros e uma taxa de crescimento de 17,9%, 9,9 pontos mais forte que a média, para 5,1 milhões segurou, por margem confortável a 5ª posição, resistindo ao avanço de Campinas, estado de São Paulo, que saltou de 9º para 6º maior aeroporto do Brasil, com 4,28 milhões de passageiros, mais 779,5 mil que há um ano e uma taxa de crescimento 14,3 pontos mais forte que a média, em 22,2%.
Campinas ultrapassou Salvador, que teve a maior queda de passageiros do semestre, em 282,8 mil passageiros (-6,6%, para 4,029 milhões), o que o fez baixar de 6º maior aeroporto no primeiro semestre de 2011 para 9º este ano, com 4,3% do total de passageiros dos aeroportos brasileiros, menos 0,7 pontos que em 2011.
Depois de Campinas vêm Santos-Dumont, com 4,262 milhões de passageiros (+4,6% ou mais 186,2 mil), Porto Alegre, com 4,044 milhões (+10,6% u mais 386,8 mil), e Curitiba, que fecha o Top10, com 3,33 milhões (+0,8% ou mais 26,7 mil).
Nos maiores crescimentos em valor absoluto, depois do Galeão, de Guarulhos e de Campinas, vêm Confins, Porto Alegre, Brasília, Vitória, com mais 215,5 mil (+14,3%, para 1,726 milhões), Santos-Dumont, Belém, Pará, com mais 172 mil (+12,4%, para 1,56 milhões), e Aracajú, Sergipe, com mais 142,4 mil (+27,7%, para 656,27 mil).
A liderança do Galeão em crescimento deve-se, em grande medida, ao aumento de 364,5 mil passageiros de voos internacionais, para 2,155 milhões (23% do total de passageiros de voos internacionais, +2,7 pontos que há um ano), com uma taxa de crescimento 13,9 pontos superior à média, em 13,9 pontos.
Porto Alegre, onde a TAP foi pioneira em voos directos para a Europa, teve o segundo maior aumento em voos internacionais, com mais 133,5 mil que há um ano e uma taxa de crescimento 49,8 pontos superior à média, de 56,3%, para 370,6 mil passageiros.
Seguiu-se Confins, com mais 48,3 mil passageiros e uma taxa de crescimento superior à média em 19,6 pontos, de 26,1%, para 233,2 mil, e Guarulhos, que é também em voos internacionais é o maior aeroporto brasileiro, mas que no semestre teve um aumento de apenas 0,7% ou 38,2 mil passageiros, para 5,566 milhões.
Brasília teve o 5º maior aumento absoluto de passageiros de voos internacionais, com mais 30,3 mil e uma taxa de crescimento 11,5 pontos superior à média, de 18%, para 199,2 mil.
As maiores quedas em número absoluto de passageiros de voos internacionais foram em Salvador, Bahia, com menos 35,5 mil (-18,4%, para 156,95 mil), Recife, Pernambuco, com menos quase 20 mil (-17,3%, para 95,46 mil), Fortaleza, com menos 12,8 mil (-12,3%, para 91,5 mil), Campinas, São Paulo, com menos 10,2 mil (-20,4%, para 39,7 mil), Maceió, Alagoas, com menos 3,3 mil (-38,6%, para 5,2 mil), e Natal, Rio Grande do Norte, com menos 1,4 mil (-2,5%, para 53,7 mil).
No Aeroporto de Lisboa, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso, as ligações com o Brasil tiveram um aumento do número de passageiros em 29,5 mil (+4,4%, para 703,77 mil), com crescimentos nas rotas de Fortaleza (+5,1% ou mais 3,5 mil, para 71,68 mil), Recife (+2,5% ou mais 1,7 mil, para 70,8 mil), Brasília (+1,6% ou mais 1,1 mil, para 71,09 mil) e Belo Horizonte (+0,5% ou mais 0,3 mil, para 62,1 mil), e decréscimos em Salvador (-3,4% ou menos 2,3 mil, para 66,4 mil), Rio de Janeiro (-3,2% ou menos 4,06 mil, para 123,8 mil) e São Paulo (-2,8% ou menos 3,8 mil, para 132,4 mil).
Os dados do Aeroporto de Lisboa não especificam as rotas de Natal, Campinas e Porto Alegre, por não se incluírem entre as 40 maiores origens/destinos no mês de Junho, mas pelos dados disponíveis é possível estimar que em conjunto somaram 105,4 mil passageiros, em alta de 45,8% ou 33 mil face ao primeiro semestre de 2011, que se deve à introdução dos voos da TAP para Porto Alegre.
Os dados da Infraero relativos ao movimento de voos domésticos no primeiro semestre, que somaram 83,64 milhões, mais 8,1% ou mais 6,27 milhões que há um ano, Guarulhos teve o maior aumento em valor absoluto, com mais 1,2 milhões (+13,6%, para 10,04 milhões), seguido pelo Galeão, com mais 1,09 milhões (+21%, para 6,29 milhões), Campinas, com mais 789,6 mil (+22,9%, para 4,3 milhões, Confins, com mais 726,6 mil (+17,5%, para 4,88 milhões), e Porto Alegre, com mais 253,3 mil (+7,4%, para 3,67 milhões).
Guarulhos reforçou a liderança em voos domésticos, ao somar mais 0,6 pontos de quota de mercado, subindo para 12%, à frente de Congonhas, que com uma queda de 0,9%, para 8,058 milhões de passageiros, baixou 0,9 pontos, para 9,6%, Brasília, que baixou 0,4 pontos, para 9,1%, Galeão, que subiu 0,8 pontos, para 7,5%, e Confins, que subiu 0,5 pontos, para 5,8%.
Em relação ao Top10 do primeiro semestre de 2011, as principais alterações foram a subida de Santos-Dumont (+4,6% ou mais 186,2 mil, para 4,26 milhões) à 6ª posição e Campinas (+22,9% ou mais 789,6 mil, para 4,24 milhões) à 7ª, com Salvador (-6% ou menos 247,3 mil, para 3,87 milhões) a descer da 6ª para a 8ª.
Porto Alegre, com 3,67 milhões de passageiros (+7,4% ou mais 253,3 mil), manteve-se o 9º maior em tráfego de voos domésticos, e Curitiba manteve a 10ª posição, com 3,27 milhões (+0,6% ou mais 21,1 mil).


As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Grupo12Aérea

Infraero autoriza melhorias em SSA e Paulo Afonso (BA)


A Infraero assinou nesta terça-feira (dia 24) as Ordens de Serviços para obras e projetos de melhorias nos aeroportos de Salvador e Paulo Afonso, ambos na Bahia. Os investimentos são de R$ 4,9 milhões, sendo R$ 4,2 milhões apenas no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, localizado na capital baiana. As obras deverão ser concluídas em janeiro de 2013, nas duas localidades.


Em Salvador, a empresa contratada executará os serviços de engenharia para aplicação de sistema de impermeabilização da cobertura do telhado do terminal, incluindo substituição de telhas metálicas dos terminais de passageiros e de logística de carga.


A segunda empresa contratada elaborará os projetos de obras para restauração dos pavimentos das pistas de pouso, de táxi e de acesso aos hangares, pátio de aeronaves, recuperação e complementação de dispositivos de drenagem, implantação de Área de Segurança de Pista de Pouso (Resa) no Aeroporto de Paulo Afonso. Os projetos abrangem ainda serviços complementares e instalação de novos sistemas de balizamento noturno e de controle e monitoramento de auxílios à navegação aérea, além de nova sinalização vertical luminosa.


“Esses projetos são importantes porque estão levando desenvolvimento para uma área que está precisando de investimentos”, destacou o superintendente da Regional Centro–Leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho.


As informações são"Panrotas por Danilo Teixeira Alves ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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British Airways leva passageiros do Rio de Janeiro a Londres por US$849*


A British Airways oferece uma oportunidade imperdível para quem deseja viajar para Londres, na Inglaterra, com saída do Rio de Janeiro. Os bilhetes custam a partir de US$ 849* e podem ser adquiridos pelo site da companhia: www.ba.com ou com agentes de viagens.
As passagens devem ser compradas até 31 de julho para viagens até 31 de agosto de 2012. A promoção é válida para bilhetes de ida e volta na World Traveller, a classe econômica da British Airways, que oferece uma série de vantagens, como assentos ergonomicamente projetados - com encostos ??e apoios para os pés - e um sistema de áudio e vídeo individual com mais de 200 opções de entretenimento, tudo para tornar a viagem ainda mais confortável.
Já a World Traveller Plus - a classe econômica superior da companhia - também está disponível na promoção. Com passagens a partir de US$1.229,00*, os clientes poderão usufruir de cabines situadas em um espaço exclusivo com maior conforto, privacidade e poltronas mais espaçosas, além de assentos mais largos, com maior espaço para as pernas e encosto de cabeça ajustável, descanso para os pés e apoio lombar.
E para quem deseja embarcar em São Paulo com destino a Londres, os bilhetes custam a partir de U$ 899*, mais taxas de embarque, na classe econômica. *Preços não incluem impostos, taxas e encargos. *Para reservas e consultas de destinos: ba.com, 0800 761 0885 ou via agente de viagens.
British Airways -Além dos voos entre Rio de Janeiro e Londres, que passaram de três para seis por semana em de 30 de outubro de 2011, a British Airways oferece voos diários entre São Paulo e a capital inglesa. Com as novas saídas do Rio, a companhia praticamente dobrou sua oferta em 2011.
A British Airways é uma das maiores companhias aéreas do mundo. Operando uma das rotas internacionais mais extensas junto com seus parceiros codeshare e franchise, a companhia voa para mais de 300 destinos em todo o mundo. Além disso, transporta seus passageiros em horários convenientes para os aeroportos mais bem localizados em todo o mundo.
Considerada uma das líderes da indústria, seus negócios se concentram em Londres, com significante presença nos aeroportos de Heathrow, Gatwick e London City.


As informações são"revistafator".Sempre é citado o link de referência.
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Unknown

Singapore Airlines convida agentes para visita técnica na aeronave e degustação de menu


Passagens para Rio de Janeiro
Diárias a partir de R$ 44,00
A Singapore Airlines convidou neste mês 10 agentes de viagens para uma visita técnica ao aeroporto de Guarulhos com o objetivo de apresentar o premiado serviço de bordo da companhia. Os agentes tiveram a oportunidade de assistir ao pouso da aeronave B777-300ER e posteriormente conferir as três classes da empresa, além do serviço de bordo. Ao final do evento, os convidados degustaram o menu da classe executiva da Singapore Airlines na sede da empresa responsável pela produção dos alimentos.

Sobre a Singapore Airlines
Fundada em 1947, a Singapore Airlines é uma das companhias aéreas mais luxuosas e premiadas do mundo, com operação em 63 destinos e 34 países, incluindo o Brasil. Mais informações com as agências de viagens ou pelo website http://www.singaporeair.com. A Singapore Airlines opera a rota São Paulo – Barcelona – Cingapura, três vezes por semana.


As informações são"maxpressnet".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Avianca informa que voos de Passo Fundo estão suspensos


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Devido a problemas nos sistemas de combate a incêndio no Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), informa que os voos da cidade estão suspensos. 


E por motivo de segurança, a Avianca comunica que os voos com partida ou destino para a cidade estão suspensos. Assim como as vendas com destino ou partida de Passo Fundo estão temporariamente suspensas, até que as condições operacionais sejam restabelecidas. 


Como forma de diminuir o impacto aos passageiros que já adquiriram suas passagens, a Avianca está estruturando uma operação alternativa para aeroportos próximos a Passo Fundo, e avaliando a possibilidade de deslocamento por transporte rodoviário aos passageiros que se utilizam de seu aeroporto.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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