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Funcionário da TAM preso por furtos a malas

Um funcionário da TAM é acusado pela Polícia Civil de furtar objetos de malas de passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Edson Conceição Junior, de 27 anos, foi preso na tarde desta terça-feira por agentes da Delegacia do Aeroporto ao ser flagrado com celulares e um relógio que teriam sido retirados de malas que chegaram no voo JJ8029 (Guarulhos-Rio), no último domingo, como noticiou Ancelmo Gois em seu blog no site do Globo. Algumas horas depois, ele foi solto após pagar fiança. Ele responderá em liberdade pelo crime de receptação.

Na hora da abordagem policial, o suspeito estava ajudando a descarregar as malas de um avião da TAM e levava consigo os objetos furtados. A prisão é resultado de uma investigação da Delegacia do Aeroporto, com apoio da Infraero e das companhias aéreas. Em nota, a TAM informou que “os fatos estão sendo apurados internamente e, caso comprovado o ato ilícito por parte do empregado, serão adotadas as medidas legais cabíveis”.

Além de problemas de infraestrutura e ação de taxistas em situação irregular, os furtos e a violação de bagagens de passageiros têm sido comuns no Galeão. No dia 10 deste mês, por exemplo, a dona de casa Cláudia Ferreira Silva Lavouras desembarcou com seus três filhos e a babá no Tom Jobim e foi informada que suas oito malas haviam se extraviado. No dia seguinte, as malas foram entregues em casa, mas três tinham sido violadas e uma, entre essas, estava danificada. Vários produtos comprados em Miami, como itens de perfumaria, tênis, roupas usadas e bolas, foram furtados. Cláudia contou que a decepção das crianças foi imensa, o que a fez decidir registrar o caso na TAM, na Polícia Federal, na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e na Delegacia do Aeroporto.

Um caso semelhante aconteceu com a aposentada Mônica Fonseca Riba: presentes para o Natal de 2010 comprados para seus netos em Orlando foram furtados. Ela processou a companhia aérea e recebeu cerca de R$ 10 mil por danos morais e materiais. Apesar dos inúmeros casos relatados pela reportagem, o índice de registros deste tipo de crime ainda é baixo na polícia. A maioria das vítimas prefere comunicar os casos às empresas, à Infraero e à Anac.

Em janeiro, a pedido da reportagem, a Delegacia do Aeroporto fez um levantamento que confirmou o baixo número de casos registrados. No primeiro trimestre do ano passado, houve 46 furtos desse tipo, contra 47 no mesmo período de 2010.


As informações são"Diário de Pernambuco via Agência O Globo ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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SkyWest vende participação na Trip por US$ 42 milhões


A companhia aérea norte-americana SkyWest Inc. concordou em vender sua fatia de 26% na brasileira Trip Linhas Aéreas por US$ 42 milhões, informou nesta quarta-feira a companhia sediada em Utah por meio de comunicado. A SkyWest venderá as ações para a Trip Investimentos Ltda, afiliada da Trip, e irá receber o pagamento em três parcelas por um período de dois anos. Esse prazo de pagamento poderá ser acelerado com base em certas condições previstas no acordo de aquisição.
Como parte do acordo, segundo o comunicado, a SkyWest recebeu uma opção para compra 15,38% da Trip Investimentos, que a companhia norte-americana poderá exercer a seu critério. Ainda conforme a nota, a SkyWest entrou na Trip em agosto de 2008 e investiu um total de US$ 30 milhões em sua participação na companhia brasileira.
O negócio segue-se ao anúncio da fusão entre a Trip e a Azul Linhas Aéreas, confirmada na segunda-feira. A nova companhia receberá o nome de Azul Trip S.A. A união forma um grupo dono de 14% do mercado doméstico brasileiro, com previsão de receita de R$ 4,2 bilhões este ano.
Até a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul e a Trip continuarão operando independentemente suas frotas, cada uma com sua marca.


As informações são"Veja.com por Eulina Oliveira".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Tráfego de passageiros nos Aeroportos ANA recua 1,6% em Abril

O tráfego de passageiros nos aeroportos geridos pela ANA caiu 1,6% no passado mês de Abril face a igual mês do ano passado, uma tendência que se registou em todas as estruturas aeroportuárias, com excepção de Beja, onde o crescimento foi superior a 395%.
Os Aeroportos dos Açores foram os que apresentaram maior retracção no tráfego de passageiros em Abril, atingindo os 16,4%, com um total de 95.613 passageiros processados, seguindo-se o Aeroporto de Faro, onde a descida foi de 3,3% para 492.244 passageiros.
E também em Lisboa e no Porto o tráfego de passageiros decresceu, ainda que nestas estruturas a queda tenha sido mais ligeira, com Lisboa a apresentar um decréscimo de 0,3%, com um total de 1.291.612 passageiros, enquanto no Porto a quebra foi de 0,2% para 528.892 passageiros contabilizados.
O Aeroporto de Beja foi o único a apresentar crescimento no quarto mês do ano, uma tendência que é explicada pelo facto de a estrutura só ter começado a funcionar no ano passado, pelo que, no mês de Abril de 2011, tinham passado por este aeroporto apenas 205 passageiros, número que em igual mês deste ano passou para 1.015.
Apesar das descidas, a ANA avança que o segmento low cost cresceu 2,5%, principalmente devido às companhias aéreas easyJet e Transavia, sendo que 66% dos passageiros que passaram pelos aeroportos geridos pela ANA foram transportados pela TAP (38,7%), pela easyJet (12,7%) e pela Ryanair (15,2%), sendo essencialmente provenientes dos mercados francês, alemão e holandês.
Em relação ao acumulado dos primeiros quatro meses do ano, até Abril o tráfego de passageiros subiu 1,4%, com destaque para o segmento tradicional, que subiu 2,6%, representando 126 mil passageiros.
Quanto aos aeroportos com melhores performances durante os primeiros quatro meses do ano, destaque para o Aeroporto de Lisboa, que regista uma subida de 3,5%, seguindo-se o Porto, com um crescimento de 0,3%. Já no Aeroporto de Faro, a tendência foi de decréscimo, perdendo 1,6%, tal como nos Açores, onde a queda chega aos 8,5%.
Por companhias, o maior destaque vai para a TAP, que transportou mais 161,5 mil passageiros que em igual período do ano passado, seguindo-se companhias como a Lufthansa e a Transavia, novamente com destaque para mercados como a França, a Alemanha e a Holanda. 


As informações são"Turisver".Sempre é citado o link de referência.
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Bingo Airways inicia voos charter com aviões Airbus

Baseada em Varsóvia, a nova companhia charter da Polónia, Bingo Airways começou a operar o seu primeiro Airbus A320.
A frota da companhia irá contar, até ao final deste ano, com três aviões A320, equipados com motores IAE V2500 e totalmente configurados em classe económica, com capacidade para 180 passageiros.
Os principais destinos da Bingo Airways são na zona mediterrânica (Egipto, Turquia, Grécia, Espanha e Tunísia), e a nova companhia charter polaca tem bases operacionais nos aeroportos de Varsaw Chopin e Katowice.
A propósito, a Airbus realça que já foram vendidos cerca de 4800 aviões da família A320 a mais de 360 clientes e operadores em todo o mundo. “Com uma fiabilidade comprovada e com intervalos satisfatórios entre manutenções, a família A320 tem os custos operativos mais baixos nos aviões de corredor único”, sublinha a construtora aeronáutica em comunicado.


As informações são"Turisver".Sempre é citado o link de referência.
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Azul e Trip terão 112 aeronaves, sendo 62 Embraer

A combinação das operações da Azul e da Trip deve resultar em uma companhia com uma frota de 112 aeronaves, das quais 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR, informou a Trip em um comunicado sobre a transação a seus funcionários, obtido pela Agência Estado. De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados hoje, as duas companhias detinham juntas uma participação de 14,23% do mercado doméstico em abril. Segundo a Trip, até o fim do ano as duas empresas terão 120 aviões. Juntas, operarão 840 voos diários em 234 rotas, interligando 96 cidades brasileiras.

As informações são"R7 via Agência Estado".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Passaredo voará para o aeroporto de Congonhas


A Passaredo Linhas Aéreas aguarda a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar voos para o aeroporto de Congonhas, na capital. Hoje, a companhia atua somente em Guarulhos.
A empresa já possui a liberação de 16 rotas nos fins de semana com saídas de Congonhas. Segundo o diretor-presidente José Luiz Felício Filho, o interesse da Passaredo é atuar também durante a semana. "Já fizemos o pedido da liberação a Anac para voos na semana também, e estamos aguardando essa autorização para entrarmos em Congonhas", disse.
Com investimentos de US$ 580 milhões, a Passaredo terá mais 26 novas aeronaves até 2015. Hoje são 14 aviões na frota. Nesta terça-feira (29), a companhia recebeu em Ribeirão Preto o primeiro avião desse pacote, o ATR 72-600, que entrará na rota até julho.
Além do interesse em entrar em Congonhas, a companhia aérea também promete uma campanha mais agressiva no preço das passagens. 
"Será uma queda entre 10% e 15% no valor das passagens por conta dessas novas aeronaves", explicou Felício Filho.
Fusão
Felício Filho descartou a possibilidade de fusão da Passaredo com alguma companhia aérea nacional. "Não temos esse interesse", disse. 
Hoje, a empresa possui acordo para operações regionais de longo prazo com a Gol. "Ficamos com os trechos regionais e a Gol com os nacionais, de acordo com o que foi firmado".  
Com as novas aeronaves, a Passaredo também aposta no serviço de cargas expressas, previsto para começar até julho. "A origem das receitas fica diversificada com o transporte de cargas", acrescentou.


As informações são"Jornal A Cidade ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Embraer e telebras assinam acordo para criar empresa de satélite


A Embraer e a Telebras assinaram  nesta terça-feira um acordo para criar a Visiona Tecnologia Espacial, empresa que atuará no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), conforme Memorando de Entendimento anunciado em novembro de 2011.
Segundo nota da empresa de telefonia enviada à imprensa, a Telebras terá 49 por cento do capital social da companhia, enquanto a Embraer terá 51 por cento.
O objetivo inicial da (nova) empresa é atuar no Satélite Geoestacionário Brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga  e um amplo espectro de transmissões estratégicas de defesa, informou a estatal na nota.
Assim como a própria Embraer, a Visiona terá sede em São José dos Campos (SP) e atuará em parceria com entidades de ensino e pesquisa aeroespacial do país.

Fonte: Investe SP


As informações são"Bolsa Valores (Blogue)".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Cápsula Dragon se prepara para voltar à Terra


A cápsula privada não-tripulada Dragon, da companhia americana SpaceX, se prepara para voltar à Terra após concluir uma missão histórica na Estação Espacial Internacional, informaram nesta quarta-feira representantes da Nasa e da SpaceX.

A cápsula Dragon deve se desacoplar do laboratório orbital às 06h35 de Brasília de quinta-feira e o pouso nas águas do Oceano Pacífico, na altura da costa californiana, está programado para às 11h44 de Brasília, informou a Nasa.

"Temos um longo caminho pela frente com a SpaceX", disse o diretor da missão, John Couluris, em um relatório à imprensa na véspera do retorno da nave após uma missão de sete dias na estação orbital.

"Já conseguimos uma vez", acrescentou, referindo-se ao voo de teste da Dragon, em dezembro de 2010, quando a cápsula entrou em órbita e retornou com segurança pela primeira vez.

"Mas ainda é uma fase do voo muito desafiadora", acrescentou. "Não a estamos encarando com leveza", emendou.

Estima-se que a cápsula faça o pouso na água, 907 km a sudoeste de Los Angeles, onde três embarcações estão em alerta para atuar como barcos de resgate.

A nave será, então, transportada para o Texas, de forma que a carga que trouxe da ISS seja devolvida à Nasa, embora a agência espacial americana tenha reportado que se qualquer coisa der errado, não há nada a bordo que seja insubstituível.

"Não há nada voltando para casa que não possamos deixar de recuperar", disse Holly Ridings, diretor de voo da Nasa.

A nave foi lançada em 22 de maio levando 521 quilos para estação espacial, incluindo comida, provisões, computadores, utensílios e experimentos científicos. Trará de volta à Terra 660 quilos de carga.

Em 25 de maio, a Dragon se tornou a primeira espaçonave privada a se acoplar à estação, um evento que autoridades da Nasa e da Casa Branca comemoraram como o início de uma nova era nos voos espaciais, na qual o setor comercial assumirá um papel maior.

Os Estados Unidos aposentaram sua frota de ônibus espaciais no ano passado, deixando as missões de carga sob responsabilidade de agências espaciais de Rússia, Japão e Europa.

Até que companhias privadas desenvolvam um veículo capaz de transportar humanos à estação orbital de US$ 100 bilhões, os astronautas dependem das cápsulas russas Soyuz ao custo de US$63 milhões.

O astronauta americano Don Pettit, que integrou a tripulação de seis membros da ISS que ajudou a descarregar e recarregar a cápsula, a descreveu como "mais espaçosa do que a Soyuz".

A cápsula branca Dragon tem 4,4 metros de altura e 3,66 metros de diâmetro e é capaz de transportar até 3.310 quilos divididos entre seu compartimento pressurizado da cápsula e o compartimento despressurizado no bagageiro.

Também foi construída para transportar até sete pessoas ao espaço, enquanto a Soyuz transporta três.

De propriedade do bilionário da internet Elon Musk, a SpaceX pretende começar a levar pessoas à Estação Espacial Internacional em 2015.

Usando parte de seu próprio capital e recursos da Nasa, a SpaceX e sua concorrente, a Orbital Sciences Corporation, provavelmente se tornarão líderes no serviço de transporte de carga à estação orbital, que deve permanecer operacional até 2020, segundo a Nasa.

A SpaceX tem um contrato de US$1,6 bilhão com a Nasa para abastecer a estação nos próximos anos, enquanto o contrato da Orbital Sciences é de US$1,9 bilhão para fazer o mesmo. O primeiro voo de testes da Orbital está previsto para o final deste ano.


As informações são"band via AFP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Relatório final sobre acidente com AF 447 sai em 5 de julho

Após três anos da tragédia que matou 228 pessoas na queda do voo AF 447, investigadores informaram nesta quarta-feira que será divulgado em 5º de julho o relatório final sobre o acidente. As conclusões devem servir para estabelecer eventuais responsabilidades penais, já que a justiça francesa mantém aberto um processo pelo caso onde são acusados a Air France e a Airbus.

O avião, um Airbus A330 da companhia aérea francesa, caiu nas águas do Atlântico quase quatro horas após ter decolado do Aeroporto do Galeão com 216 passageiros a bordo, a maior parte deles franceses e brasileiros, e 12 membros da tripulação.
O Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês publicou sucessivos relatórios sobre as circunstâncias do acidente, o último deles em julho do ano passado, quando apontava para um erro de pilotagem como possível causa do acidente, mas não descartava problemas na concepção do aparelho.
Segundo o último relatório da BEA, o copiloto do avião iniciou uma manobra equivocada depois que o piloto automático se desativou durante a passagem por uma zona de turbulências e enquanto o comandante efetuava seu repouso regulamentar.
Os investigadores assinalaram que a tripulação não estava preparada para enfrentar uma situação desse tipo em grande altitude, e também indicaram falhas no funcionamento das sondas de medição da velocidade, que foram mudadas em todos os aviões após o acidente.
O acidente do AF 447

O voo AF 447 da Air France saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio de 2009, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). Depois disso, não houve mais qualquer tipo de contato e o avião desapareceu em meio ao oceano.
Os primeiros fragmentos dos destroços foram encontrados cerca de uma semana depois pelas equipes de busca do País. Naquela ocasião, foram resgatados apenas 50 corpos, sendo 20 deles de brasileiros. As caixas-pretas da aeronave só foram achadas em maio de 2011, em uma nova fase de buscas coordenada pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA) da França, que localizou a 3,9 mil m no fundo do mar a maior parte da fuselagem do Airbus e corpos de passageiros em quantidade não informada.
Após o acidente, dados preliminares das investigações indicaram um congelamento das sondas Pitot, responsáveis pela medição da velocidade da aeronave, como principal hipótese para a causa do acidente. No final de maio de 2011, um relatório do BEA confirmou que os pilotos tiveram de lidar com indicações de velocidades incoerentes no painel da aeronave. Especialistas acreditam que a pane pode ter sido mal interpretada pelo sistema do Airbus e pela tripulação. O avião despencou a uma velocidade de 200 km/h, em uma queda que durou três minutos e meio. Em julho de 2009, a fabricante anunciou que recomendou às companhias aéreas que trocassem pelo menos dois dos três sensores - até então feitos pela francesa Thales - por equipamentos fabricados pela americana Goodrich. Na época da troca, a Thales não quis se manifestar.


As informações são"Terra ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Air Europa com mais ligações e lugares para Tenerife

A companhia aérea Air Europa anunciou que vai aumentar a sua oferta, em número de lugares e ligações, com destino a Tenerife, durante o próximo Verão.
A companhia aérea vai aumentar em 9% o número de lugares disponibilizados e em 6% o número de ligações à partida de Madrid e Barcelona para Tenerife, que passarão de 77 voos semanais em 2011 para 82 em 2012. Destes últimos, 66 pertencem à ligação com Madrid e 16 com Barcelona.
O aumento da oferta de lugares é garantido com a utilização do Airbus A330-200, com capacidade para 299 passageiros, enquanto o Boeing 737-800, que actualmente é utilizado na respectiva rota, tem capacidade para 180 passageiros. Assim, sublinha a informação da Air Europa, “o total de lugares disponibilizados nesta rota aumenta 9% face ao Verão anterior, passando de 16.005 em 2011 para 17.387 em 2012”.


As informações são"Turisver".Sempre é citado o link de referência.
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TAP (afinal) vai manter voos para Viracopos Modernização do aeroporto vai avançar “em breve”

A TAP vai manter os voos entre Lisboa e o aeroporto de Viracopos, Campinas, Brasil, durante a próxima época baixa da aviação, que há algumas semanas tinha admitido suspender, disse ao PressTUR fonte da companhia no Brasil, que expressou a convicção de que “em breve” o aeroporto de Campinas disporá “de todo o tipo de serviços que caracterizam um aeroporto internacional”.
A fonte elogiou “o diálogo” que “ultimamente” as autoridades aeroportuárias e as diversas entidades prestadoras de serviços mantiveram com a companhia e do qual, segundo indicou “foi possível chegar a um consenso que permite a manutenção dos voos da TAP na época baixa, de final de Outubro a final de Março de 2013”.
Uma informação da companhia divulgada no Brasil adianta que “com os compromissos havidos espera-se que o aeroporto de Viracopos seja em breve dotado de todo o tipo de serviços que caracterizam um aeroporto internacional”.
 “A TAP congratula-se com este desfecho que permite manter todas as reservas que os nossos clientes já tinham efectuado bem como os compromissos com os agentes e os passageiros da região do estado de S. Paulo, designadamente  de Campinas,  abrangidos por este voo”, diz essa informação.
Em finais de Abril a TAP tinha indicado que ia suspender os voos entre Lisboa e Viracopos durante o chamado Inverno IATA, alegadamente por não terem sido concretizados investimentos no aeroporto, tornando a operação mas cara.
“A companhia espera que neste período sejam criadas as condições para que o aeroporto que serve  Campinas resolva alguns dos problemas que tornam a sua operação mais cara — devido, por exemplo, à inexistência de serviços de catering — e possa ser criada oferta de serviços de free-shop, indispensáveis em qualquer aeroporto com voos internacionais”, disse uma das fontes contactadas pelo Presstur nessa ocasião.


As informações são"".Sempre é citado o link de referência.
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Boeing aposta cada vez mais no design do interior de aviões


Quando você pensa em um avião com um belo design, o que vem à cabeça normalmente é o exterior do veículo, a localização de asas e turbinas e seus formatos, por exemplo. Mas o interior do avião é tão importante quanto – especialmente para o passageiro, que vai ficar a viagem toda lá dentro.
O gigante Boeing 737, com muito espaço livre em seu interior.
(Fonte da imagem: Reprodução/Teague)
Segundo a Smithsonian, no caso da Boeing, a grande responsável por isso é a Teague. Apesar de anônima, ela está por trás da criação do interior de aviões da empresa desde a década de 1940. O modelo 737 Stratocruiser, desenvolvido a partir de um veículo militar, tinha espaço de sobra que precisava ser aproveitado – são quase 200 m³ para apenas 100 passageiros.
No começo, era comum a ideia de que os passageiros não deviam passar horas em seus assentos. O Stratocruiser, como mostra a imagem acima, possuía um projeto de lounge para 14 pessoas com cama, sofás e um bar completo, tudo acessado a partir de uma escada circular localizada no centro da aeronave.

O futuro

Já o 787 Dreamliner, modelo bem mais recente da Boeing, conta com um sofá iluminado por LEDs para garantir um momento de relaxamento e conversa sem atrapalhar o descanso dos demais.
A ideia da vez é apostar em espaços vazios, tirando a sensação claustrofóbica sentida por alguns passageiros. Também assinado pela Teague, o design interior tem como objetivo o passageiro sentir que aquela viagem é a primeira – e mais espetacular – em um avião.


As informações são"Tripulacao por Nilton Kleina via Smithsonian ViaTechmundo".Sempre é citado o link de referência.
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Saudia entra hoje na SkyTeam

A companhia aérea da Arábia Saudita Saudia entra hoje na aliança global SkyTeam liderada pela Air France KLM sendo o 16º membro da aliança e o primeiro do Médio Oriente. Com hubs em Jeddah, Riyadh e Dammam, a Saudia que opera para uma série de destinos na Península Arábica, Sucontinente africano e África do Norte, vai acrescentar 51 novos destinos à rede da SkyTeam, incluindo 23 dentro da Arábia Saudita. Alguns dos novos destinos são Islamabad, Paquistão; Colombo, Sri Lanka; e Alexandria, Egipto. 

As informações são"Presstur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Avianca e Sky Airline fazem acordo codeshare

Nesta quinta-feira, dia 31, a companhia aérea colombiana Avianca e Sky Airline, do Chile, firmam acordo de cooperação bilateral para as rotas de codeshare dentro da Colômbia e Chile, complementando assim o acordo assinado em outubro passado. Referindo-se a parceria, o CEO da AviancaTaca, Fabio Villegas Ramirez, observou: "Esta aliança de codeshare com a companhia aérea Sky é um passo importante na AviancaTaca, na medida em que nos permite consolidar as rotas de abastecimento e destinos no sul do continente e, assim, ampliando as opções de conectividade e serviços aos passageiros de ambas as companhias se movendo na região."

Por sua parte, o Jürgen Paulmann, CEO e maior acionista da Sky Airline, disse estar satisfeito com a conclusão do acordo. Para ele, o momento demonstra a confiança mútua e a coragem de oferecer os habitantes dos países envolvidos um serviço com melhores alternativas de viagem.

Nesta segunda fase do acordo, os viajantes provenientes da capital chilena pode ser conectado via Sky Airline codeshare com a Avianca via Bogotá a partir de Barranquilla, Cali, Cartagena, Medellín, San Andrés e Santa Marta. Por sua vez, os viajantes que chegam em Santiago, Chile Avianca codeshare pode se conectar via Sky com Iquique, Calama, Puerto Natales, Antofagasta, Copiapó, Concepción, Temuco, Puerto Montt e Punta Arenas.

O acordo também inclui a venda de bilhetes de Bogotá-Santiago, via Avianca. Clientes da Sky Airline e Avianca podem adquirir bilhetes através dos vários sistemas de vendas, escritórios, call centers e agências de viagens. Um único bilhete será suficiente para dar a volta em várias rotas de ambas as companhias, o que resultará em mais benefícios para os viajantes: os tempos de conexão, eliminando menos de check-in múltiplo otimização de processos e manuseio de bagagens.


As informações são"Mercado & eventos por Rafael Massadar".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira da Silva
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Azul terá voos extras para Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Natal (RN)


Com o objetivo de atender a alta demanda por passagens aéreas nas férias de julho, a Azul Linhas Aéreas disponibiliza voos extras para várias cidades do Nordeste. Entre as frequências adicionais já aprovadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão as cidades de Aracaju, Juazeiro do Norte e Natal.

A cidade de Aracaju, que é conhecida por suas praias paradisíacas e por ter em seu território o famoso Rio São Francisco, torna-se um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros nas férias de julho. Nada muito diferente de Natal, com seus dias sempre ensolarados. Já para os religiosos que querem conhecer uma cidade com muitas histórias, Juazeiro do Norte, terra do padre Cícero, é o destino ideal.



As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência.
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Pane deixa Aeroporto de Fortaleza sem ar, escada e restaurantes


Os passageiros que passavam pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), encontraram o terminal com escadas rolantes e ar condicionado desligado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o rompimento de um cabo subterrâneo de alta tensão provocou o problema por volta das 21h30. Desde então os geradores do terminal foram acionados para garantir a operação das companhias aéreas, mas a praça de alimentação do prédio não funcionou na manhã de hoje.
Técnicos da Companhia Energética do Ceará (Coelce) foram acionados e permanecem no local para tentar restabelecer o abastecimento de energia ao prédio do aeroporto. A previsão era de que o serviço fosse normalizado ainda no início da manhã, mas às 12h o serviço ainda não havia sido retomado.
Apesar do transtorno, a assessoria de imprensa da Infraero informou que o prejuízo foi apenas no conforto. "Não tivemos nenhum impacto nas operações e não houve atraso nos voos", informou.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
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Passaredo em terra e no ar. Bem-te-vi pronto para voar


“Os pássaros fazem parte da nossa vida” e “os brasileiros estão gostando de voar” foram duas frases bem significativas entre os discursos protocolares de hoje cedo, no hangar da Passaredo e que deram bem o tom de festa e  a importância do acontecimento na apresentação do primeiro avião ATR-72-600  da série adquirida pela empresa. O nome da empresa significa “conjunto de pássaros” e  foi a bela escolha de “Bem-Te-Vi”, o nome escolhido para o novo integrante da frota.

O presidente da Passaredo apresenta o Bem-te-vi primeiro
ATR-42/600 da companhia
O comandante Felício  anunciou estes e outros detalhes do dia especial para a Passaredo, que tem um novo capítulo a partir deste 29 de maio. No dia 11 de junho a nova aeronave começa a voar, fará o voo inaugural na rota Ribeirão-São Paulo-Ribeirão-Uberlândia.  Sua utilização, como equipamento de alta e moderna tecnologia, será para percursos entre 500 a 700 km., juntamente com os outros quatro que chegam neste ano, o segundo agora em junho.

“Desde 2007 enveredamos pela aviação regional criando um novo conceito de evolução onde os jatos também fazem parte nos voos de maior distância, como Porto Alegre e Vitória da Conquista (BA). Mas, na condição de avançar junto ao desenvolvimento nacional chegamos a esta etapa, onde a ampliação de serviços para destinos de baixa e média densidade torna-se um lema para a Passaredo”, expôs o executivo em sua fala. “Nossa mudança complementar de frota – entrando nos turboélices como aeronaves mais apropriadas para operações em tantos aeroportos brasileiros, possibilitará uma presença ainda mais decidida no avanço da regional da aviação brasileira e mais benefícios para os usuários”, completou.

No clima de euforia diante de autoridades, familiares, convidados, operadores e agentes de viagem, a solenidade teve pronunciamentos do pastor Luis Felício (pai) e dona Marina (mãe), ele o criador da empresa, que historiou boa parte da trajetória.  “Os pássaros fazem parte da nossa vida”, contaram, antes de anunciar o lançamento também da música institucional da empresa, o ‘Voa Passaredo’.

A prefeita Darcy Vera exaltou o orgulho do empreendedorismo da cidade ao dizer que “a Passaredo é um orgulho de Ribeirão Preto. A família Felício tem investido na aviação regional e está presente em todo o Brasil, merece todo o nosso reconhecimento pelo compromisso que mantém com a cidade”.  A chefe do executivo foi quem, ao lado do comandante Felício, batizou o avião e foi a primeira a entrar.



As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Com investimento de R$ 450 mi, Passaredo apresenta seu primeiro ATR

A Passaredo Linhas Aéreas promoveu na manhã desta terça-feira (29/05) a apresentação da primeira das 14 aeronaves ATR 72-600 que integrará a sua frota juntamente com mais dois ATR 72-500. A nova aeronave possui 70 assentos e, de acordo com Comandante José Luiz Felício Filho, diretor presidente da companhia, sua tecnologia e eficiência aumentarão a competitividade e a qualidade e dos serviços oferecidos pela empresa.

Segundo Felício, no total serão 25 novos aviões que integrarão a frota até 2015. O investimento é de R$ 450 milhões para 20 aviões e leasing para outros seis. "Este é um momento especial para a aviação regional e teremos pela frente um grande trabalho para desenvolver, capacitar e treinar mão de obra qualificada para a região. A Passaredo cresce junto com Ribeirão Preto", disse. Para ele, a aviação é um grande indutor da economia local. 

Para Felício, a escolha do ATR para complementar a frota dos 14 jatos Embraer ERJ 145 foi criteriosa. "Os aviões turbo hélices são adequados para nossa operação e com certeza ajudam a popularizar a aviação regional. Queremos uma aviação competitiva com o rodoviário, e que cada vez mais pessoas possam conhecer o seu país. O objetivo é que os novos turbo hélices façam as rotas mais curtas enquanto que os jatos farão as rotas mais longas", explicou.


As informações são"Mercado & Eventos por Lisia Minelli".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Grupo12Aérea

Gol é a transportadora oficial para 4° edição do Skol Sensation



As informações são"Mercado & Eventos por Larissa D`Almeida".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Grupo12Aérea

Caminhão bate em avião no Aeroporto de Viracopos


Um dos caminhões que abastecem aviões com suprimentos para a realização de serviço de bordo colidiu com uma das aeronaves da Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, na noite de anteontem. Ninguém ficou ferido e, no momento do incidente, não havia nenhum passageiro a bordo. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que não considerou a batida um acidente, mas apenas uma "ocorrência".
A aeronave seria usada para fazer o voo 4364 entre Campinas e São José dos Campos, no interior paulista. A saída estava prevista para as 22h34 e a chegada, para 23h14. A partida, no entanto, foi cancelada. Como a aeronave não operou, o voo 4365, que retornaria ontem às 7 horas para Campinas, também não foi realizado. O avião foi encaminhado para manutenção e troca de peças externas.
A Azul informou que "todos os clientes foram reacomodados e receberam assistência, de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)" e lamentou "eventuais transtornos ocorridos". De acordo com a companhia, os passageiros partiram no voo seguinte ou em ônibus executivos. Mulheres, idosos e pessoas com deficiência tiveram prioridade no embarque da Azul. 
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

As informações são"Istoe por Camila Brunelli".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Copa Airlines vai participar do 2º Festival de João Pessoa


A Copa Airlines confirmou a participação no 2º Festival de turismo de João Pessoa e vai mostrar seus diferenciais para o mercado nordestino, em setembro, no novo Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Em operação no Brasil desde junho de 2000, a companhia aérea já tem data para sua chegada ao Nordeste. A conexão Recife Américas, vai aproximar a região de 63 destinos a partir do dia 23 de junho com o voo Recife à Cidade do Panamá, com conexão imediata para 29 países e beneficiar passageiros de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Com duração de pouco mais de sete horas e tarifas a partir de US$ 717, o voo operado por aeronaves Boeing 737-700 Next Generation terá frequências aos domingos, segundas, terças e sextas-feiras. Os modernos aviões podem receber até 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva e 112 na econômica.

Subsidiária da Copa Holdings, S.A, a Copa Airlines é uma das principais empresas aéreas comercial na América Latina. Operando a partir de sua estratégica posição no hub das Amérixas situado na República do Panamá, a Copa oferece voos para Américas do Norte, Central, do Sul e Cariba. Além disso, disponibiliza aos passageiros para outros 120 destinos internaiconais por meio de acordos de código compartilhado com a Continental Airlines e outras companhias, como a GOL.

A estratégica localização do hub das Américas, no Panamá, reduz consideravelmente o tempo de viagem para os principais destinos internacionais da América do Norte, América Latina e Caribe com tarifas competitivas. As conexões levam em média apenas uma hora e evitam desperdício de tempo em aeroportos tumultuados como os norte-americanos. Outra vantagem de voar pela empresa aérea de bandeira panamenha é o despacho das bagagens diretamente para o destino final. Os passageiros ganham muito em comodidade. No Panamá, não é preciso passar por imigração nem alfândega.

“Os viajantes ganham uma alternativa rápida e prática, sem precisar se deslocar para os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Na conexão no Panamá, não passam por alfândega e imigração e têm a bagagem despachada diretamente para o destino final”, observa o gerente-geral da Copa para o Brasil, Marcos Calixto.


As informações são"brasilturis".Sempre é citado o link de referência.
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Grupo12Aérea

Azul Trip S.A. manterá política de comissionamento de agentes

Com a política de ampliar ainda mais a capacidade de absorvição de mercado depois do anúncio da fusão, as áreas Azul e Trip, por meio de sua holding Azul Trip SA, informou que manterá a política de comissionamentos pagos atualmente para os agentes de viagens. De acordo com o presidente da Azul, Pedro Janot, não há porque mexer já que os grandes emissores de bilhetes das duas companhias são as agências de viagens. “Hoje mais de 60% dos assentos são comercializados pelos agentes. Vamos manter os mesmos termos já praticados com cada um”, diz.

Para José Mario Caprioli, os agentes foram os propulsores de vendas da Trip desde a sua fundação. “Vamos continuar nossa parceira e ampliar a oferta de voos para dar mais condições de ganhos às agências”, finaliza. Para 2012, a projeção de faturamento da Holding deve ultrapassar os R$ 4 bilhões.


As informações são"Mercado & Eventos por Luciano Palumbo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz
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Unknown

Mulher piloto diz que expulsou passageiro de voo por segurança

Uma polêmica na pista do aeroporto. Em um voo prestes a decolar, um passageiro avisa que não teria embarcado se soubesse que a comandante do avião era uma mulher. 

A piloto então chama a Polícia Federal e determina o desembarque do passageiro. E levanta a discussão: a atitude do homem foi machista? 

A mineira Betânia tem mais de nove mil horas de voo. Ela recentemente passou por uma situação constrangedora e inédita nos seus quase 20 anos de carreira, provocada por um passageiro na hora da decolagem. 

“Ele afirmou que faria uma reclamação para companhia, para informar quando fosse uma mulher comandante, para ele ter a opção de não embarcar. Eu perguntei para ele, se ele soubesse que seria uma comandante mulher, ele falou que não embarcaria”, conta a piloto Betânia Porto Pinto. 

No último dia 18, o plano de voo do avião da Trip, pilotado por Betânia, era decolar do Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana Belo Horizonte, fazer escala em Goiânia, e chegar a Palmas, Tocantins. 

Betânia conta que ele falou que não gostaria de voar com mulher, e que estava indo porque precisava. A piloto explicou que antes de levantar voo, ordenou a retirada do passageiro por uma questão de segurança. 

“Se acontece qualquer coisa, uma rajada, turbulência, que ele sinta desconfortável e entra em pânico, ele pode colocar um avião com 100 pessoas inteiro em pânico”, diz. 

Depois de quase de uma hora de confusão. “Ele ficou mais alterado, veio para frente, começou a fazer discurso, os passageiros se alteraram com ele, falaram que era para ele resolver a vida dele e descer”, lembra a piloto. 

Um empresário testemunhou tudo. 

“Levou uma vaia e desceu tranquilo, sorridente, como se nada tivesse acontecido. Um preconceito que eu nunca vi igual”, conta Paulo César de Oliveira 

O passageiro saiu do avião acompanhado por um delegado e dois agentes da Polícia Federal. Ele não embarcou em nenhum outro voo da companhia. O bilhete continua em aberto. 

O Fantástico tentou falar com o homem que não queria voar com uma piloto mulher. Por telefone, conversamos com a esposa dele. 

“Ele não quer falar. Ele ficou extremamente chateado com o que aconteceu. Nunca tinha acontecido isso”, disse. 

Mulheres no comando de aviões representam menos de 2% dos mais de 17 mil pilotos que atuam no Brasil. 

Mas esse número está crescendo. De 2003 a 2011, as licenças de piloto para mulheres aumentaram de 43 para 230. 

“Quando uma mulher se apresenta no mercado com as mesmas credenciais de um homem para uma função, ela tem que provar muito mais que ela é competente”, analisa a socióloga Maria Rosa Lombardi. 

E não é só na aviação civil que elas estão presentes. 

“Chegar aqui para mim, com certeza foi o meu sonho”, diz a tenente Joyce de Souza. 

A tenente é a primeira mulher a comandar um Hércules, um gigante da Força Aérea Brasileira. 


“Às vezes você ouve brincadeira, 'ainda bem que não faz baliza, não tem poste'. Mas preconceito, desconfiança séria, achar que você não é capaz, eu tenho muita satisfação de dizer que eu não passei por essa situação”, diz. 

“O fato de ter uma mulher no comando da aeronave é um orgulho para tropa paraquedista”, diz. 

Mas, e no aeroporto, o que pensa quem está pronto para viajar? 

Sim, não sei e com certeza foram as respostas de alguns passageiros no aeroporto.


As informações são"Jornal Floripa".Sempre é citado o link de referência.
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Tráfego aéreo no Brasil sobe 5,3% em abril ante 2011


O tráfego aéreo no Brasil cresceu 5,3 por cento em abril ante mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta doméstica avançou 7,3 por cento no mesmo intervalo, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No acumulado do primeiro quadrimestre, a demanda cresceu 6,8 por cento sobre o mesmo período de 2011, e a oferta avançou 10,3 por cento.
A taxa média de ocupação dos voos domésticos de passageiros alcançou 71,8 por cento no mês passado, recuo em relação aos 73,09 por cento registrados no quarto mês do ano passado.
A TAM encerrou o mês com participação de mercado de 39,9 por cento. Um ano antes, a empresa teve 44,7 por cento do mercado doméstico, segundo a agência.
Já a Gol fechou abril com market share de 34,8 por cento, ante de 36,3 por cento um ano antes. A Webjet, adquirida pela Gol no ano passado, respondeu por 5,31 por cento do mercado nacional, avanço ante os 5,21 por cento de abril de 2011.
Desta forma, juntas Gol e WebJet tiveram em abril fatia de 40,12 por cento, superando a participação da TAM.
A fatia de mercado da Azul cresceu de 7,43 por cento para 9,94 por cento no quarto mês do ano, enquanto a participação da Trip também avançou, totalizando 4,29 por cento, ante 2,67 por cento.
A parcela da Avianca cresceu para 4,98 por cento em abril, sobre 2,61 por cento na comparação anual.
No transporte aéreo internacional, a demanda encolheu 1,5 por cento em abril ante o mesmo mês do ano passado. A oferta também teve redução, de 1,65 por cento, no mesmo período, informou a Anac.



As informações são"Reuters Por Sérgio Spagnuolo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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Bankia pode vender a sua parcela de 12% da British Airways e da Iberia


O Bankia pode vender a sua parcela de 12% na International Airlines Group (IAG), casa-mãe da British Airways e da Iberia, após anunciar que vai vender a sua participação em vários negócios para ajudar a sanear as suas contas.
O banco espanhol já detinha parte da Iberia antes da sua fusão com a companhia aérea britânica e é o maior accionista em conjunto da IAG, juntamente com a instituição espanhola Banco Financieiro e de Ahorros, segundo o The Guardian.
A fatia vale cerca de 391 milhões de euros, ao valor actual da acção. As transportadoras do Médio Oriente tem revelado particular interesse em adquirir participações minoritárias nas companhias europeias, com a Etihad de Abu-Dhabi a adquirirmos 3% da Aer Lingus irlandesa.
As acções da IAG caíram 2,3% esta manhã mas os analistas consideram que os mercados já descontaram a venda da parcela do Bankia na IAG a semana passada.
O Bankia vai receber uma injecção no valor de 23,5 mil milhões de euros do Estado espanhol. Nestas operações as autoridades europeias e os reguladores de mercado exigem que os bancos vendam os seus negócios secundários. O Bankia detém também 5,3% da energética Iberdrola, 10% da hoteleira NH, e 18% da SOS, uma empresa alimentar. O banco detém também partes das empresas imobiliárias espanholas Realia e Metrovacesa.
A companhia aérea portuguesa TAP está no topo das possíveis aquisições do grupo quando o processo de privatização tiver lugar, devendo arrancar no final deste ano.


As informações são"Dinheiro Vivo".Sempre é citado o link de referência.
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À princípio, fusão não muda nada entre aéreas

Mais rotas, mais voos, mais aeronaves, mais colaboradores. À princípio, o que aumenta é a oferta de assentos e destinos com a fusão das duas áreas Azul e Trip, que anunciaram a criação hoje (28/05) de uma holding controladora, a Azul Trip SA. "Até que a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) saia nos próximos meses – e as empresas se tornem  oficialmente uma, vamos operar individualmente", diz David Neeleman, presidente do conselho administrativo da nova holding. Com a fusão, as companhias criam uma outra que assume o terceiro lugar na participação do transporte aéreo doméstico do país, com cerca de 15% do share.

Ainda com operações independentes, as aéreas partem para a unificação dos processos e devem respeitar os acordos individuas, como por exemplo, o code share fechado com a Tam. “Vamos manter nossos acordos comerciais. As grandes fusões de aéreas sempre preservaram os acordos mais importantes”, diz o presidente do comitê da holding, José Mario Caprioli. O executivo disse ainda que há poucas semanas, a Trip adquiriu os 26% negociados com a americana Skywest. “Compramos de volta. Hoje não há mais a opção de compra pela Tam e nem outa companhia detém ações da Trip. A companhia pertence as duas famílias que agora soma 34% das ações da holding”, comenta.

A estrutura manterá os colaboradores das duas empresas. “Vamos manter as esquipes e contratar ainda mais pessoal para operacionalizar a fusão. Neste momento não haverá demissões”, disse Neeleman. Na associação, a Trip terá três cadeiras e Azul quatro no conselho administrativo. As outras três serão de membros independentes.


As informações são"Mercado & Eventos Por: Luciano Palumbo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz
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Nasa usa 4 telescópios em imagem de galáxia


A NASA capturou nesta sexta-feira uma imagem da galáxia Pinwheel, ou M101, combinando dados infravermelhos, visíveis, ultravioletas e raios-X de quatro telescópios espaciais da agência. 

A visão mostra as estrelas jovens e velhas estão uniformemente distribuídas ao longo dos braços enrolados em espirais da M101. Tais imagens compostas permitem que astrônomos vejam como os recursos em uma parte do espectro de luz podem corresponder-se com aqueles observados em outras partes. 

A galáxia Pinwheel faz parte da constelação de Ursa Maior. Ela é cerca de 70% do que a nossa galáxia, a Via Láctea, com um diâmetro de cerca de 170.000 anos-luz, e está localizada a uma distância de 21 milhões de anos-luz da Terra. Isto significa que a luz que estamos vendo nesta imagem da galáxia Pinwheel deixou cerca de 21 milhões de anos atrás - muitos milhões de anos antes dos seres humanos já caminharam sobre a Terra. 

As cores vermelhas vistas na imagem mostram luzes infravermelhas, como vistas pelo Telescópio Espacial Spitzer. Estas áreas mostram o calor emitido por pistas poeirentas da galáxia, onde as estrelas estão se formando. 

O componente amarelo da imagem é a luz visível, observada pelo Telescópio Espacial Hubble. A maior parte desta luz vem de estrelas, e traçam a estrutura em espiral como as faixas de poeira vistas no infravermelho. 

As áreas azuis mostram a luz ultravioleta emanada por estrelas quentes e jovens que se formaram cerca de 1 milhão de anos atrás. O Galaxy Evolution Explorer, da NASA, que recentemente foi emprestado para o Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, capturou este componente da imagem. 

Já as áreas mais quentes são vistas na cor púrpura, capturadas pelo Chandra X-ray Observatory, telescópio que registra a emissão de raios-X  de estrelas que explodiram. 


As informações são"Band ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
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Grupo12Aérea

Trip fazia jornada de 12h


A Trip Linhas Aéreas recebeu uma multa de R$ 1,42 milhão do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região pelo o que os juízes consideraram uma jornada excessiva de trabalho na empresa.
 
Uma investigação da Procuradoria Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte apontou que empresa aérea impunha aos funcionários jornadas de até 12 horas diárias. A jornada permitida em lei é de 06 horas diárias. 
 
“Uma jornada de trabalho excessiva, ainda que aplicada aos serviços realizado em terra, certamente causa um desgaste acentuado do trabalhador que se traduzirá na diminuição de sua atenção, podendo culminar com incidentes ou acidentes na operação das aeronaves", enfatiza o procurador José de Lima.
 
A condenação em danos morais coletivos equivale a 5% do lucro líquido da empresa no ano de 2009 e será destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. 
 
A Trip afirma ser a maior companhia aérea regional da América do Sul, operando em 82 destinos do Brasil com uma frota de 43 aeronaves. A empresa aposta em um público de executivos viajando a negócios e segundo a Anac é dona de 3% do mercado nacional.


As informações são"Baguete (liberação de imprensa) por Maurício Renner ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos
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