Serão mais de 17,4 milhões de passageiros somente neste calorento mês de Brasília. Viajantes que estarão pelos aeroportos do País, com um aumento de 8% em relação ao ano passado. Para evitar maiores problemas, e antecipar providências no sentido de diminuir atrasos e cancelamentos, o governo adotou uma série de medidas, como o reforço de fiscalização que passou de seis para 12 aeroportos.
Os 12 aeroportos serão: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). 290 servidores estarão atuantes a partir de quinta (13) e até 14 de janeiro de 2013.
Foram anunciadas hoje (10), as medidas da “Operação Fim de Ano” para o setor aéreo. A apresentação geral foi de Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, ao lado de Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, Gustavo do Vale, presidente da Infraero, representantes do Dece (controle de espaço aéreo), das companhias aéreas e consórcios administradores dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília
Assim como em 2011, a Anac promoverá treinamento para os funcionários das empresas aéreas e operadores aeroportuários (Infraero e os concessionários de Guarulhos, Brasília e Campinas). O treinamento acontecerá nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Todos os servidores da Anac envolvidos na Operação Fim de Ano recebem treinamento específico. As equipes gerenciais, os diretores e os superintendentes da Anac estarão de plantão durante todo o período.
A agência também acompanhará a escala de trabalho das tripulações das empresas aéreas. As companhias já apresentaram seus planos de contingência, com ações de operação, atendimento e aeronaves extras. As empresas também se comprometeram a não praticar overbooking no período. Haverá também o atendimento presencial nos aeroportos nos quais movimentam mais de 500 mil passageiros/ano.
Nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, 25,7 milhões de passageiros devem passar pelos 63 aeroportos da Rede Infraero. O número representa um aumento de 10,1% comparativo a dezembro de 2011 e janeiro de 2012, quando 23.425.757 usuários passaram pelos terminais administrados. Neste mês de dezembro estão previstos 12,4 milhões de embarques e desembarques, 9,9% acima do mesmo período no ano passado. Para janeiro próximo, 13,3 milhões de embarques e desembarques, 10,3% a mais.
Funcionários estarão circulando pelos saguões para auxiliar os passageiros e os usuários no esclarecimento de dúvidas, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”. O viajante também conta com as ferramentas do aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. O programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, além de acesso ao Guia do Passageiro, Estarão afixados banners com os principais direitos e deveres dos passageiros.
Lanchonetes populares (com preços controlados) já estão disponíveis nos aeroportos de Curitiba e Londrina, ambos no Paraná. Em vários outros elas estão em licitação. Na ação “De olho na mala”; 37 aeroportos contam com o projeto que, por meio de câmeras e monitores, permite ao passageiro acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução.
No aeroporto internacional de Guarulhos, o maior do pais, a operação do final de ano envolverá 4.853 pessoas, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas, efetivo superior em 4%. O aeroporto já conta com novos banheiros e 500 novas vagas de garagem. Em Viracopos (Campinas), o efetivo operacional terá 61% a mais no lado aéreo (31 pessoas) e 50% no lado terra (24 pessoas). Haverá reforço no número de pessoal para monitoramento e organização de filas e reforço nos serviços de limpeza. A concessionária reformou quatro conjuntos de sanitários e construiu um, além de ampliar em 700 m² área de embarque. Foi feita a cobertura da passarela que liga o terminal aos bolsões de estacionamento e criadas 20 novas guaritas elevadas de segurança em toda a área do aeroporto. Além disso, o consórcio adquiriu cinco novos equipamentos de raio-x (o dobro do existente ) e alugou cinco ônibus para embarque e desembarque de passageiros.
Em Brasília, o aumento do efetivo será de 26%, extensivo até março de 2013. Haverá um balcão de atendimento 24 horas com interlocução bilíngüe. 90 funcionários prestarão atendimentos. A sala de embarque do primeiro piso do satélite foi ampliada com a abertura de dois novos portões de embarque. Um novo canal de inspeção de passageiros e bagagem de mão foi aberto.
Para registrar manifestações na Anac, os passageiros contarão com atendimento presencial nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Congonhas, além de contar a central telefônica (0800-725-4445) que funciona 24h com atendimento em inglês e espanhol. A comunicação com a Agência pode ainda ser feita pela Internet, no endereço: www.anac.gov.br/faleanac.
As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira