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Fim de Ano: operação nos aeroportos começa na quinta (13)


Serão mais de 17,4 milhões de passageiros somente neste calorento mês de Brasília.  Viajantes que estarão pelos aeroportos do País, com um aumento de 8% em relação ao ano passado. Para evitar maiores problemas, e antecipar providências no sentido de diminuir atrasos e cancelamentos, o governo adotou uma série de medidas, como o reforço de fiscalização  que passou de seis para 12 aeroportos. 

Os 12 aeroportos serão: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). 290 servidores estarão atuantes a partir de quinta (13) e até 14 de janeiro de 2013. 

Foram anunciadas hoje (10), as medidas da “Operação Fim de Ano” para o setor aéreo.  A apresentação geral foi de Wagner Bittencourt, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, ao lado de Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, Gustavo do Vale, presidente da Infraero, representantes do Dece (controle de espaço aéreo), das companhias aéreas e consórcios administradores dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília 

Assim como em 2011, a Anac promoverá treinamento para os funcionários das empresas aéreas e operadores aeroportuários (Infraero e os concessionários de Guarulhos, Brasília e Campinas). O treinamento acontecerá nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Todos os servidores da Anac envolvidos na Operação Fim de Ano recebem treinamento específico. As equipes gerenciais, os diretores e os superintendentes da Anac estarão de plantão durante todo o período. 

A agência também acompanhará a escala de trabalho das tripulações das empresas aéreas.  As companhias já apresentaram seus planos de contingência, com ações de operação, atendimento e aeronaves extras.  As empresas  também se comprometeram a não praticar overbooking no período. Haverá também o atendimento presencial nos aeroportos nos quais movimentam mais de 500 mil passageiros/ano. 

Nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, 25,7 milhões de passageiros devem passar pelos 63 aeroportos da Rede Infraero. O número representa um aumento de 10,1% comparativo a dezembro de 2011 e  janeiro de 2012, quando 23.425.757 usuários passaram pelos terminais administrados. Neste mês de dezembro estão previstos 12,4 milhões de embarques e desembarques, 9,9% acima do mesmo período no ano passado. Para janeiro próximo, 13,3 milhões de embarques e desembarques, 10,3% a mais. 

Funcionários estarão circulando pelos saguões para auxiliar os passageiros e os usuários no esclarecimento de dúvidas, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”. O viajante também conta com as ferramentas do aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. O programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, além de acesso ao Guia do Passageiro, Estarão afixados banners com os principais direitos e deveres dos passageiros. 

Lanchonetes populares (com preços controlados) já estão disponíveis nos aeroportos de Curitiba e Londrina, ambos no Paraná. Em vários outros elas estão em licitação. Na ação “De olho na mala”; 37 aeroportos contam com o projeto que, por meio de câmeras e monitores, permite ao passageiro acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. 

No aeroporto internacional de Guarulhos, o maior do pais, a operação do final de ano envolverá 4.853 pessoas, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas, efetivo superior em 4%. O aeroporto já conta com novos banheiros e 500 novas vagas de garagem. Em Viracopos (Campinas), o efetivo operacional  terá 61%  a mais no lado aéreo (31 pessoas) e 50% no lado terra (24 pessoas). Haverá reforço no número de pessoal para monitoramento e organização de filas e reforço nos serviços de limpeza. A concessionária reformou quatro conjuntos de sanitários e construiu um, além de ampliar em 700 m² área de embarque. Foi feita a cobertura da passarela que liga o terminal aos bolsões de estacionamento e criadas 20 novas guaritas elevadas de segurança em toda a área do aeroporto. Além disso, o consórcio adquiriu cinco novos equipamentos de raio-x (o dobro do existente ) e alugou cinco ônibus para embarque e desembarque de passageiros. 

Em Brasília, o aumento do efetivo será de 26%, extensivo até março de 2013. Haverá um balcão de atendimento 24 horas com interlocução bilíngüe. 90 funcionários prestarão atendimentos. A sala de embarque do primeiro piso do satélite foi ampliada com a abertura de dois novos portões de embarque. Um novo canal de inspeção de passageiros e bagagem de mão foi aberto. 

Para registrar manifestações na Anac, os passageiros contarão com atendimento presencial nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Congonhas, além de contar a central telefônica (0800-725-4445) que funciona 24h com atendimento em inglês e espanhol. A comunicação com a Agência pode ainda ser feita pela Internet, no endereço: www.anac.gov.br/faleanac.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

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