Grupo12Aérea

Aéreas registram aumento na taxa de ocupação em voos de novembro

Durante o mês de novembro de 2012 as empresas associadas da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas produziram 9,29 bilhões de assentos-quilômetros (ASK), transportando um total de 6.363.229 passageiros, que demandaram 7,09 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK). Nesse período, a indústria de transporte aéreo apresentou retração na oferta de 5,62% e na demanda de 2,35%, se comparadas com o mês de outubro desse ano. Isso elevou em 2,55% o fator de aproveitamento (Load Factor – RPK/ASK), de 73,73% para 76,28% em novembro. “Esses números já refletem o momento em que o setor aéreo vive atualmente. As empresas estão revendo suas estratégias para melhorar a taxa de ocupação de seus voos e, com isso, aumentar sua rentabilidade e tentar manter os preços das passagens, sem repassar para os consumidores as dificuldades enfrentadas pelas empresas durante este ano”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

O comparativo entre as associadas mostra que, no mês de novembro, já é possível sentir a contração na oferta de assentos da TAM, com queda de 3,14%, se comparado a outubro de 2012. A TRIP também apresentou retração na oferta, com queda de 6%, enquanto a AZUL manteve-se estável, com aumento de 0,15% na oferta. A AVIANCA continua no seu processo de expansão, e ofereceu 4,29% a mais de assentos-quilômetros em novembro, comparado a outubro. Os dados da GOL e da WEBJET já foram consolidados, o que levou a uma expansão na oferta da GOL em 2,75% e um incremento na demanda de 1,96%. Entretanto, a demanda total de passageiros diminuiu. AVIANCA, AZUL e TAM viram a procura por seus serviços aumentar em 5,00%, 3,70% e 2,51%, respectivamente. A TRIP teve retração na demanda de 1,02%. Em termos de participação de mercado na demanda, a AVIANCA alcançou 6,43%; a AZUL, 9,97%; a GOL, 35,63%; a TAM, 43,36% e a TRIP, 4,61%. Em aproveitamento de voos a AVIANCA continua líder, com 82,75% dos assentos ocupados. (Vide anexo).


2012: ano difícil – 2013: realidades diferentes

Para o setor de aviação civil, 2012 pode ser considerado um ano difícil, em que a rentabilidade das empresas ficou comprometida devido a entraves, como o aumento do preço do combustível, alta do dólar, taxas e tarifas de navegação aérea, infraestrutura e, ainda, o ritmo desacelerado da economia global. Mesmo com o crescimento abaixo do esperado, em que companhias mais consolidadas no mercado como GOL e TAM vêm diminuindo sua oferta, AVIANCA e a AZUL têm mantido uma tendência de crescimento, elevando ou pelo menos mantendo sua oferta. “Tivemos até um aumento em rotas e destinos, mas não foi suficiente. O negócio de transporte aéreo é muito ligado ao desempenho da economia, e a situação da economia esse ano também é refletida na realidade das aéreas”, conta Eduardo Sanovicz.
A realidade das companhias em 2013 deve ser diferente, tanto para a aviação regional quanto para a aviação doméstica. “AVIANCA e AZUL/TRIP preveem crescimento, com aumento da oferta, enquanto GOL e TAM veem de um ano de ajuste nas frequências de voos e devem manter essa diminuição da oferta”, aponta Sanovicz. A perspectiva, portanto, é de que haverá uma diminuição na oferta total, mas a demanda será mantida, para que as taxas de ocupação sejam mais altas, as empresas tenham melhor rentabilidade e o preço médio das passagens também não passe por ajustes muito impactantes.


Equipes reforçadas e aviões reservas na alta temporada

As companhias aéreas associadas à ABEAR, desde a semana passada, já colocaram em prática uma série de medidas, como a disponibilização de aeronaves e tripulações reservas, a fim de evitar problemas nos aeroportos do país durante os meses de dezembro e janeiro. “Os associados ABEAR orientam para que os passageiros realizem, quando possível, o check-in on line (web e celular) e nos totens de autoatendimento; atentem para os documentos necessários para passageiros menores de idade; e viajem com malas com o peso permitido e não danificadas”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR. Para as companhias, estes cuidados garantem filas menores e agilidade no embarque dos passageiros.

Confira as principais ações das empresas aéreas neste período: reforço de escala de funcionários em aeroportos na ordem de 10 a 12%; contratação de equipes extras em aeroportos com novos voos; reforço nas equipes de manutenção; incremento nos sistemas de Call Center com estruturas preparadas para contingências operacionais e para acionar tripulantes; preparação de sistemas de atendimento de check-in capazes de trabalhar off-line (caso ocorram queda de sistema); disponibilização de aeronaves reservas por todas as companhias (em dias de pico chegam a 17 aeronaves); tripulações reservas; e voos extras para os destinos mais procurados.

Na área de aeroporto haverá aumento no número de funcionários de balcão, sala de embarque e check-in. Todas essas equipes são submetidas a treinamentos específicos para atendimento a situações de contingência.

As empresas também cumprem a resolução 141, da ANAC, quando ocorrem atrasos e cancelamentos: garantem alimentação, transporte, hospedagem e comunicação aos passageiros afetados.


As informações são"http://www.abear.com.br/".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.