Grupo12Aérea

Qual a maior aeronave que opera no aeroporto Santos Dumont, RJ?


Qual a maior aeronave que opera no aeroporto Santos Dumont, RJ? É preciso fazer algum curso para operar naquele aeroporto?

Prezado Arnaldo, pela sua pergunta deu para perceber que é um entusiasta da aviação! A maior aeronave a operar no Santos Dumont hoje é o Boeing 737-800SPF (Short Field Performance) da GOL/WEBJET. Foi um projeto fascinante oriundo da própria GOL em parceria com a Boeing, onde, fizeram algumas modificações no sistema de freio, nos flapes das asas e no motor para conseguir pousar e decolar mais curto que o -800 convencional carregando 186 passageiros. Um passo bem a frente de suas principais rivais, A Airbus e TAM, que operam lá apenas com o A319 de 134 a 144 lugares. Sacou a jogada? Posteriormente a Airbus lançou um kit para ser aplicado no Airbus A320 que possui a mesma capacidade do -800. A TAM chegou a usar alguns destes aviões para operar lá, mas por decisões da própria companhia decidiram continuar apenas com o A319. Vale ressaltar que a GOL com o Boeing 737-800SPF e a TAM com o A320 modificado, não podem simplesmente fazer estas melhorias para operar lá por conta própria. Existem homologações rigorosíssimas e muitos testes para que estas modificações sejam aceitas pelos órgãos fiscalizadores e até mesmo pelo fabricante da aeronave.

Quanto ao curso para operar naquele aeroporto, normalmente eles selecionam comandantes que tenham um “file” (arquivo, ou, ficha em inglês) favorável, ou, algum que tenha interesse em operar lá com um bom histórico. Aos copilotos, eles selecionam aqueles mais experientes também com bom “file”.  Após esta seleção ele vai para um treinamento específico para operar naquele aeroporto. Cada companhia tem seu cronograma para treinamento.  Hoje em dia o Santos Dumont é um dos aeroportos com sistema de navegação mais modernos que existem, onde permite aproximações precisas em curto espaço devido ao relevo da região. Para tal operação, tanto os pilotos quanto a aeronave, devem estar homologados. Portanto, quem opera naquela localidade, tem um currículo diferenciado dos demais.



As informações são" Diário de Araxá Sr. Arnaldo Honorato Lopes de Mossoró, RN".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.