Grupo12Aérea

Terminal de Juazeiro recebe 47% mais pessoas

Até agosto, aeroporto regional já teve quase 100 mil passageiros a mais que em igual período de 2011
O aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, município localizado a 530 Km de Fortaleza, recebeu praticamente 100 mil passageiros a mais em 2012.

Entre janeiro e agosto deste ano, 308.217 pessoas passaram por aquele terminal contra somente 209.018 de similar período do ano passado. Uma diferença de 99.199 passageiros para mais, o que representa incremento de 47% no fluxo total.


O número é tão significativo que colocou o Orlando Bezerra de Menezes em primeiro lugar no ranking de terminais regionais nordestinos em termos de movimentação. Os aeroportos de Petrolina (PE), Parnaíba (PI) e Campina Grande (PB) ficaram, respectivamente, com avanços de 29%, 23% e 14%. As informações são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Mais operações
O terminal juazeirense também foi o único dentre os quatro equipamentos regionais citados pela Infraero a constatar crescimento na quantidade de operações.

Passou de 4.335 aeronaves entre janeiro e agosto do ano passado para um total de 5.483 em igual intervalo de 2012. Elevação de 26% ou 1.148 aviões.

Em todos os demais aeroportos regionais administrados pela Infraero, que foram comparados no levantamento da região Nordeste (Petrolina, Parnaíba e Campina Grande), foi registrado recuo na quantidade de aeronaves, mesmo com o aumento na quantidade de passageiros. Contudo, no de Juazeiro do Norte, o avanço se deu tanto no número de aeronaves, voos, como no de passageiros.

Economia impulsiona

O superintendente do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Roberto Germano, acredita que o impulso econômico da região caririense é a maior explicação para esse salto.

"O Cariri é uma região muito próspera. Está crescendo assustadoramente. Há muitas empresas vindo para cá, com isso, também, profissionais. Além disso, existem as universidades que atraem muita gente", conta, desmistificando a ideia de que apenas o turismo religioso tem movimentado o terminal.

"As pessoas, por muito tempo, tinham essa percepção de que apenas romeiros passavam pelo aeroporto. Mas não é verdade. O público é bem variado e crescente", destaca.

Outra vantagem do aeroporto de Juazeiro do Norte, conforme a própria Infraero, é a proximidade com a maior parte dos grande centros urbanos do Nordeste. O terminal atende, principalmente, às demandas das regiões Centro Sul do Estado do Ceará; Noroeste de Pernambuco; sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí. (ISJ)

Ampliação: edital ainda neste mês
O avanço rápido na quantidade passageiros no Brasil é motivo para rever conceitos e recuperar o tempo perdido de décadas sem investimentos no setor. No caso do aeroporto de Juazeiro do Norte foi projetada uma ampliação com o objetivo de dar conta desse aumento no volume de passageiros. No entendimento da Infraero, a fórmula mais eficaz de se resolver essa equação, especificamente no terminal Orlando Bezerra de Menezes, é a instalação de dois Módulos Operacionais Provisórios (MOP).


, diferentemente da primeira experiência em que a obra inteira foi licitada de uma só vez, a concorrência terá três etapas. A primeira fase custará em torno de R$ 500 mil", diz.

Ele acrescenta que será possível atender até 187 passageiros de uma só vez, quando o projeto inteiro estiver concluído. "Antes mesmo do término da primeira fase, que são as paredes e a parte do telhado, já estaremos preparando os editais das demais etapas, que serão hidráulica e piso; e a última sendo elétrica e telemática", informa. (ISJ)

Aviões

5,4 mil aeronaves fizeram operações no aeroporto de Juazeiro neste ano 


As informações são"Diário do Nordeste".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Karina Souza Santos

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.