Grupo12Aérea

TAP não tem valor estratégico para a Etihad, diz CEO da companhia do Abu Dhabi

“Estrategicamente não vemos qualquer valor em investir na TAP”, declarou o CEO da Etihad, que também foi apontada como uma potencial interessada na privatização da companhia portuguesa, designadamente por estar a avançar com uma estratégia de aquisições de participações, mas que, no entanto, se centra em regiões de tráfego distintas do que tem sido a aposta da TAP e está limitada a participações minoritárias.

A declaração de James Hogan foi publicada pela imprensa internacional numa notícia atribuída à agência Reuters, na qual é recordado que no início deste ano o CEO da Etihad apontou a Índia e os mercados asiáticos como foco da sua atenção para novas oportunidades de investimento.
A notícia acrescenta que “todas” as companhias aéreas indianas já abordaram a Etihad para a eventual aquisição de uma participação, mas que o CEO declarou que a companhia ainda precisa avaliar as recentes alterações da legislação indiana em matéria de investimento estrangeiro nas suas companhias.
Em finais de Setembro, no âmbito de uma conferência sobre aviação no Abu Dhabi, home market da Etihad, o seu CEO questionado pela imprensa frisou que o seu “modelo” de aquisições de participações privilegia o crescimento e não o controlo, como tem sido os casos dos investimentos na Aer Lingus (2,9%), Air Berlin (29%), Virgin Australia (10%) e Air Seychelles (40%).
“Através de parceiros aumentamos o nosso alcance e a capacidade de competir com os nossos vizinhos mais próximos”, disse então James Hogan, que também deixou claro que a Etihad não aposta em ter participações maioritárias, como é o caso da participação da TAP que o Estado português quer vender.
O foco da notícia em que Hogan descarta o interesse na TAP, sem deixar de referir que a companhia portuguesa e a Etihad têm parcerias de codeshare, foi, porém, o seu eventual interesse em reforçar a participação na irlandesa Aer Lingus, da qual tem actualmente 2,9%, pela compra dos 25% que o Estado irlandês tem na companhia aérea.
James Hogan confirma nessa declaração que a Etihad “olharia” essa possibilidade se houver uma ‘aproximação’ por parte do Governo irlandês, acrescentando que, porém, ‘ainda’ não houve essa iniciativa.
A imprensa internacional tem estado a dar grande destaque à evolução recente das três grandes companhias do Golfo — Etihad, Emirates e Qatar — em matéria de alianças e parcerias, com destaque para a recente adesão da Qatar à aliança oneworld, liderada pelo IAG (British Airways e Iberia) e pela American Airlines, e a aproximação entre a Etihad e o grupo Air France - KLM, que é líder da SkyTeam, a propósito da qual aumentaram as referências à sua possível integração nesta aliança.
James Hogan, porém, foi também peremptório a descartar essa eventualidade. “Não temos qualquer intenção de nos juntar à SkyTeam”, disse à Reuters.


As informações são"Presstur ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.