Grupo12Aérea

Vamos aterrar em Londres num aeroporto flutuante?


O atelier Gensler apresentou um projeto para um novo aeroporto londrino destinado a fazer furor: ficaria a "flutuar" no estuário do rio Tamisa e a estrutura tem mais traços de estação espacial do que do tradicional aeroporto. Ainda virá o dia em que aterraremos no insular London Britannia Airport?
O projeto é tão futurista que pode não passar de castelos no ar (ou mais em rio-mar, no caso), já que não há certezas sobre se haverá um novo aeroporto - seria o sexto - em Londres. É unânime que a capital britânica precisa de aumentar a capacidade para gerir e receber tráfego aéreo mas a solução poderá até passar por novas ampliações da eterna dor de cabeça que é Heathrow ou mesmo da reformulação de outros aeroportos londrinos. Enquanto um comité não apresenta as suas conclusões - e como o mayorda cidade, Boris Johnson, quer mesmo deixar como legado um mega-aeroporto londrino para o século XXI, vão surgindo os projetos.   
Esta semana, foi apresentado pela Gensler - atelier global de arquitetura e design, cuja obra está espalhada por diversos aeroportos e cidades do mundo - o projeto de um aeroporto com pistas flutuantes. Aliás, a segunda proposta do gênero, após a apresentada, em 2011, pelo atelier de Norman Foster, um dos mais venerados arquitecto mundiais. O projeto do mestre, Thames Hub, foi pensado para as águas da ilha de Grain, no condado de Kent, e agradou de tal modo ao mayor, que os jornais, fazendo jus ao lendário humor britânico, passaram a referir-se ao projeto como "a Ilha de Boris".  
Agora, aí está a segunda proposta de uma "ilha de Boris". A Gensler coloca o "seu" aeroporto no estuário do Tamisa e apresenta um design que quase parece antecipar não só o normal tráfego aéreo como um futuro qualquer tráfego espacial. Baptizado de London Britannia Airport, incluiria quatro pistas flutuantes, "presas" ao fundo do mar, e três terminais em terra (um a norte e outro a sul do estuário e um terceiro entre Canary Wharf e o Parque Olímpico). Tudo ligado a Londres através de comboios de alta velocidade. Em caso de necessidade, o projeto antecipa já ampliação até seis pistas.
Para quem olha para o projeto e só vê ficção, o porta-voz da Gensler, o director Ian Mulcahey, afiançou que, "na verdade", "a ideia de pistas flutuantes é algo de muito básico". "Estamos apenas a propô-las numa escala que, talvez, nunca ninguém tenha feito antes", disse ao jornal Daily Mail.
"Como é flutuante, o aeroporto poderia ser posicionado numa localização optimizada, após a análise dos corredores aéreos, das migrações de aves e de todas as restantes questões relacionadas com o estuário", disse Mulcahey.  
O responsável garantiu ainda a "absoluta" exequibilidade do projeto. "É tudo tecnologia completamente standard", acrescenta, sublinhando que o aeroporto poderia ser "desenhado, produzido e construído no Reino Unido", com diferentes partes da estrutura a serem fabricadas em estaleiros e siderurgias por todo o país. Depois, o London Britannia, qual navio, "poderia ser posto a flutuar no mar e posicionado no estuário". 


As informações são"Público.pt".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.