Grupo12Aérea

UE acusa EUA de não terem eliminado subsídios à Boeing

A União Europeia (UE) rejeitou nesta terça-feira, em notificação enviada à Organização Mundial do Comércio (OMC), as alegações do governo dos Estados Unidos de que teria eliminado todos os subsídios à americana Boeing.

Fontes diplomáticas informaram que Bruxelas pediu novas consultas com Washington por considerar que a notificação americana do último domingo - na qual os EUA afirmavam que cumpriram a exigência da OMC de retirar determinadas ajudas estatais à Boeing - não se ajusta à realidade.
A UE explicou que revisou as anunciadas medidas do governo americano, chegando à conclusão de que os EUA continuam mantendo uma série de subsídios, disseram as fontes.
Em sua reivindicação, a UE disse que as ações e eventos enumerados pelos EUA 'não representam uma retirada dos subsídios nem seus efeitos adversos, como requer o Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias (SMC)' da OMC.
Os EUA garantiram no domingo que as medidas adotadas nos últimos meses incluem a supressão de pagamentos e acessos a instalações, equipamentos e funcionários facilitados pela Nasa em virtude de contratos públicos, assim como de pagamentos e acesso a instalações e serviços do Departamento de Defesa em favor da Boeing.
Washington reconheceu que as medidas favorecedoras resultaram em vantagens competitivas de mercado para os modelos Boeing 737 e 787, e em prejuízos competitivos para os modelos A320, A330 e A350 do consórcio europeu Airbus.
As explicações não bastaram à UE, que argumentou que os EUA 'mantém subsídios específicos que causam os atuais efeitos adversos aos interesses da UE', e que Washington 'fracassou ao cumprir as recomendações e decisões do Órgão de Solução de Controvérsias (OSD) da OMC'.
Esta última notificação é mais um capítulo da batalha comercial vivida há anos por EUA e UE, que se acusam mutuamente de subvencionar ilegalmente seus respectivos gigantes aeronáuticos, Boeing e Airbus, e apresentaram ações paralelas na Organização Mundial do Comércio.
No caso de Boeing, o OSD cifrou em US$ 5,3 bilhões o valor da ajuda recebida entre 1989 e 2006, principalmente através de subsídios da Nasa e do Departamento de Defesa e por meio de diversas isenções fiscais.
No caso da Airbus, a OMC ratificou que as ajudas foram de US$ 18 bilhões, e desde abril um painel do OSD avalia o descumprimento por parte da UE das recomendações feitas em junho de 2011. 



As informações são"EXAME.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.