Grupo12Aérea

Há fumaça na Gol, e não é nas turbinas!


Onde há fumaça há fogo... A Gol Linhas Aéreas Inteligentes vem passando por prejuízos contínuos e que estão gerando problemas na geração de seu caixa em virtude do aumento do seu endividamento. A retração existente no mercado doméstico acabou gerando reflexos para as grandes companhias aéreas, que, através de associações ou fusões e incorporações, buscaram minimizar suas perdas, com melhor aproveitamento de sua estrutura e otimização ao máximo dos assentos ocupados.
Nos dois últimos anos, a Gol somente apresentou lucro no primeiro e no quarto semestres do ano de 2011, indicando uma situação de aumento das despesas, que não foi acompanhado pelas suas receitas. Ou seja, a empresa, que sempre procurou competir em custos, está vendo que agir estrategicamente dessa forma não gera retorno no curto prazo. Esse diferencial com o aperto financeiro não basta para atrair e manter o cliente cativo. Outras estratégias terão de ser usadas para fidelizá-los.

A busca por parcerias já se iniciou com a Delta Airlines, que comprou uma pequena parte da empresa e participa em seu assento no conselho de administração. Com a parceria, a Gol buscou facilitar a exploração de voos internacionais de alto valor agregado e maior margem de rentabilidade. Infelizmente, o que aparenta é que mesmo com essa associação a necessidade de caixa e os prejuízos contínuos exigem outras alternativas para viabilizar o negócio, num momento propício, pois há todo um público que não tinha perspectivas de viajar e atualmente, com a melhoria da renda, também tem acesso ao turismo e as viagens de avião. As primeiras conversas com a Qatar Airways podem ser um forte indicativo de que os executivos da Gol buscam alternativas como fusão, Incorporação ou até mesmo uma parceria voltada à injeção de capital novo, buscando novos investimentos no ativo e redução do seu endividamento oneroso, para dar novos saltos.

O mercado doméstico vive situações novas. A preocupação do governo é manter um serviço de qualidade em virtude da Copa do Mundo e das milhares de pessoas que deverão deslocar-se para o País. A melhoria na sua situação de endividamento e o aproveitamento da perspectiva de aumento no uso dos serviços da companhia somente serão possíveis se ela tentar enfrentar um mercado no qual o PIB tem perspectivas de fechar o ano com crescimento de 1,64%. Assim, as empresas que trabalham nesse segmento precisam criar alternativas viáveis e novas para enfrentar as turbulências, já que o aumento das despesas relacionados a pessoal, combustíveis e manutenção são os principais problemas que enfrentam, impactando negativamente seu resultado e o fluxo de caixa.

A fumaça já existe e o mercado acionário acredita em mudanças, inclusive por meio de uma possível combinação de negócios. Resta saber de qual forma a Gol busca essa alternativa, que poderá criar novas situações para as concorrentes que atuam em mercados similares. A aviação regional, por enquanto, não sofrerá taisimpactos.

*Reginaldo Gonçalves é coordenador de Ciências Contábeis da FASM (Faculdade Santa Marcelina).


As informações são"revistavoto".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.