No próximo dia 11 de abril, a Associação dos Familiares e Amigos do Voo Gol 1907 se reúne, em Brasília, com representantes do Itamaraty, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com objetivo de acompanhar as ações do Governo brasileiro em relação aos processos de autuação da empresa e do Comandante. O boeing da GOL foi atingido pelo jato Legacy 600 da Excel Air Services Inc., empresa de táxi aéreo norte americana, em altitude de cruzeiro, quando fazia a rota Manaus-Brasília com 154 pessoas à bordo, no dia 29 de setembro de 2006.
Em fevereiro passado, a ANAC, após encerrar os processos na esfera administrativa, comunicou à autoridade aeronáutica norte-americana, a Federal Aviation Administration (FAA), sua decisão de manter as duas multas aplicadas ao comandante do jato, Joseph Lepore, em setembro de 2011. Em 16/02/2012 a Junta Recursal da ANAC julgou improcedente o recurso do comandante e ratificou as penalidades pela constatação de que o equipamento TCAS (sistema anticolisão) e o transponder estavam desligados durante o voo, procedimento contrário às normas de segurança da aviação civil. No final de 2011, a Agência brasileira havia informado ao órgão americano a manutenção de outras duas multas aplicadas ao piloto e à empresa Excel Air Services Inc, pela ausência de carta de autorização emitida pela FAA para condução de operações do espaço aéreo de separação reduzida (RVSM).
A Associação dos Parentes e Amigos do Voo Gol 1907 espera que toda essa mobilização da ANAC, DECEA e governo brasileiro surtam algum efeito. “Se existe um acordo, os EUA precisam respeitá-lo e tirar a licença de voar dos dois pilotos que mataram, por imperícia e irresponsabilidade, 154 pessoas”, disse Rosane Gutjahr, viúva de um dos passageiros do Gol 1907. Rosane ainda afirmou que não vai desistir de lutar por justiça. “Não podemos permitir que pilotos norte americanos venham ao Brasil, se recusem a concluir um treinamento para operar uma aeronave, decolem com essa aeronave, cometam uma sucessão de erros, derrubem um boeing com 154 passageiros, voltem ao seu país e continuem pilotando aviões como se nada tivesse acontecido”, concluiu ela.
A Associação dos Parentes e Amigos do Voo Gol 1907 espera que toda essa mobilização da ANAC, DECEA e governo brasileiro surtam algum efeito. “Se existe um acordo, os EUA precisam respeitá-lo e tirar a licença de voar dos dois pilotos que mataram, por imperícia e irresponsabilidade, 154 pessoas”, disse Rosane Gutjahr, viúva de um dos passageiros do Gol 1907. Rosane ainda afirmou que não vai desistir de lutar por justiça. “Não podemos permitir que pilotos norte americanos venham ao Brasil, se recusem a concluir um treinamento para operar uma aeronave, decolem com essa aeronave, cometam uma sucessão de erros, derrubem um boeing com 154 passageiros, voltem ao seu país e continuem pilotando aviões como se nada tivesse acontecido”, concluiu ela.
As informações são"Portal Nacional de Seguros".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz