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Aos 40 anos, CVC lança grande campanha e reformula sua comunicação


Para celebrar os 40 anos da CVC, comemorados no próximo dia 28 de maio, a CVC e a Publicis Red Lion, agência responsável pela comunicação da empresa, iniciam a divulgação de uma grande campanha publicitária institucional para apresentar ao mercado o novo conceito de comunicação da operadora: “CVC. Tudo por uma boa viagem”.


A antiga assinatura “CVC. Onde os sonhos viram conquistas”, que  ficou no ar por cerca de um ano, reafirmava o posicionamento histórico da operadora em tornar o produto “viagem” acessível a todos. Porém, pesquisas apontaram que viajar se tornou algo mais usual e frequente para os brasileiros com o aumento de renda e a estabilidade de emprego vivido nos últimos anos, e assim a operadora decidiu passar a destacar seu maior diferencial: a assistência ao passageiro do início ao fim da viagem.


Fábio Godinho, vice-presidente de produtos, marketing e operações da CVC, explica que o cuidado com o passageiro em todas as etapas do roteiro é uma necessidade constante dos turistas, que buscam desfrutar ao máximo cada momento da viagem e querem o apoio de uma equipe sempre pronta a oferecer segurança, tranquilidade e conforto. “Este é um diferencial estratégico da empresa, que sempre será uma demanda dos consumidores e que só pode ser oferecido pela estrutura inigualável da CVC, maior operadora da América Latina e presente fisicamente em todos os grandes destinos turísticos do Brasil e do mundo.”


Godinho também destaca que um dos principais objetivos da campanha é manter a preferência que os consumidores tem por comprar viagens com a operadora. “É impressionante ver a quantidade de premiações que a CVC tem ganho nos últimos anos, seja em nível regional ou nacional, tanto por lembrança quanto por preferência. Sabemos que este reconhecimento só acontece porque estamos sempre trabalhando para nos manter a frente do mercado, treinando nossas equipes, lançando novos produtos e inovando em nossa comunicação.”




Campanha e ações de aniversário


A campanha publicitária, que terá abrangência nacional e está incorporada à verba de marketing estipulada para 2012, estreia no próximo dia 29 de abril e é composta por um filme institucional de 60”, com versão de 30”, que será veiculado em diversos canais abertos e fechados de TV, ao lado de ações de merchandising em TV, anúncios em jornais, campanha digital, mídia “out of home” em mercados regionais e peças para lojas e agentes de viagens.


“A campanha mostrará que, na CVC, as pessoas sempre viajam de forma segura, agradável e tranquila e cada peça fará o contraponto sobre a diferença entre uma viagem e uma boa viagem. A partir de agora, este raciocínio será aplicado a toda a comunicação da CVC, tanto nas peças institucionais quanto na comunicação de varejo”, diz André Ribeiro, diretor de marketing da CVC.


O comercial institucional, com direção de criação de Marcelo Delboux, é a maior produção já realizada pela CVC e mostra diversos funcionários da empresa saindo de suas casas, de lojas, de hotéis, de aeroportos e até mesmo de navios, e caminhando em direção a um lugar amplo.  Lá, recebem grandes placas e se perfilam. A partir daí, eles levantam estas placas que, juntas, formam imagens de pessoas em diferentes destinos, aproveitando suas viagens com o apoio e assistência dos colaboradores e parceiros da CVC no Brasil e no mundo. Durante toda a peça, uma locução narra a diferença entre uma viagem e uma boa viagem, para no final enfatizar que ela se resume a três letras: CVC.


As peças de mídia impressa institucional seguem a mesma linguagem do filme. Nos anúncios, funcionários da CVC seguram placas semelhantes às do comercial, e a junção delas formam imagens de destinos sendo usufruídos por passageiros da CVC.


A operadora também está preparando uma série de ações comemorativas durante todo o mês de aniversário. Uma delas é o lançamento do livro de 40 anos da CVC, que será apresentado ainda em maio. Contada pelo ponto de vista do escritor Ignácio de Loyola Brandão, a história do livro relembra, de forma bem humorada, as quatro décadas de história da maior operadora de viagens da América Latina.


Outra grande novidade é o guia “40 viagens imperdíveis”, que será distribuído aos clientes que comprarem viagens com a CVC.  São 40 destinos separados por temas, com opções que combinam com diferentes momentos e interesses, como por exemplo: aproveitar o frio, fazer compras, namorar, curtir as baladas, voltar no tempo, degustar delícias, apreciar a natureza, entre outros. A ideia é que este material seja um guia de consultas ao alcance de todos, sempre que surgir o desejo de decidir sobre qual o melhor destino para viajar, seja no Brasil ou no exterior. 


A CVC também preparou uma série de promoções de pacotes de viagens durante o mês de maio. Serão quatro semanas de ofertas para destinos em todo o Brasil e exterior, em parceria com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, que estarão juntas com a operadora nessa grande campanha promocional.




Acompanhe alguns dos principais momentos da CVC ao longo desses 40 anos:


Anos 70


No dia 28 de maio de 1972 era inaugurada a Agência de Viagens CVC, resultado da associação de Guilherme Paulus e Carlos Vicente Cerchiari (a sigla CVC provém das iniciais do nome). Em 1976, desfaz-se a sociedade e a CVC passa a ser administrada apenas por Guilherme Paulus e por sua esposa, Luiza Paulus. Em 1978, dá-se início à organização de grupos de viagens rodoviárias, atendendo principalmente aos grêmios de funcionários das indústrias e departamentos sociais do ABC Paulista.

Anos 80


Surgem os primeiros pacotes de viagem com transporte aéreo. Era o início da democratização das viagens de avião com foco no lazer. Em 1989, a CVC compra 100 mil passagens aéreas da Vasp. Esse volume representava 50% de todo o movimento mensal da companhia aérea. O empreendedorismo da operadora foi noticiado até pela imprensa internacional como case de marketing.  Nessa época, a CVC também revoluciona o mercado ao levar suas lojas para os shoppings centers, que até então funcionavam somente em prédios e em horários comerciais.


Anos 90


Em 1992, a CVC começa a fretar aviões para uso exclusivo de seus passageiros. As primeiras viagens foram para Maceió, Natal, Porto Seguro, Serra Gaúcha e para a Pousada do Rio Quente, em Goiás, em Boeings 737-500 ou 737-300. Em 1997, a CVC começa a comercializar pacotes para a Europa e Ásia.


Anos 2000


Em setembro de 2000, a CVC anunciava a temporada de fretamentos, com 100 voos fretados pela operadora, por semana, com a TAM, partindo do interior do Estado de São Paulo para o Nordeste. Em 2003, a operadora também dá início à democratização dos cruzeiros marítimos no Brasil, anunciando o fretamento do navio R5 Blue Dream durante toda a temporada de verão. Com o dólar em queda, a CVC também dispara no número de embarques rumo aos Estados Unidos, especialmente para Orlando. Diante do grande número de embarques para esse destino em 2007, a CVC decidiu fretar 20 aeronaves com destino à Flórida naquelas férias, com saídas das principais capitais. Em novembro de 2010, depois do grande sucesso no número de embarques para os parques de Orlando, a CVC entra para o seleto grupo de operadoras credenciadas da Walt Disney World.


Nova década: de 2010 em diante


O ano que entra para a história do turismo brasileiro. O ano começa com a oficialização, no dia 7 de janeiro, do maior negócio já feito em toda a história do turismo brasileiro: Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo, anuncia a aquisição de 63.6% do controle da CVC.


Ainda em 2010, a CVC dá um importante passo em sua estratégia de crescimento com a inauguração, em março de 2010, de sua primeira loja em posto de combustível. Em julho de 2010 a CVC chega ao Estado de Roraima, concluindo 100% de presença em todas as regiões/Estados do Brasil, o que consolida a CVC como a única e a maior rede de varejo de turismo da América Latina. Em dezembro de 2011, seria a vez da inauguração da primeira loja em estação de metrô, na Estação Butantã (SP), dando prosseguimento aos planos de expansão da companhia.


Seguindo as tendências de segmentação, em 2012 a CVC anuncia novas parcerias em áreas complementares às viagens de lazer, como entretenimento e esportes. Na área de entretenimento, a CVC se torna “operadora de viagens exclusiva do Rock in Rio no Brasil” das temporadas “Rock in Rio Lisboa 2012”, “Rock in Rio Madri 2012” e “Rock in Rio – Rio de Janeiro 2013”. Já no segmento esportivo, a operadora passa a oferecer roteiros exclusivos para maratonistas e aficionados por esportes.




Ficha técnica - Campanha "CVC. Tudo por uma boa viagem"

Filme 60"/30”

Cliente: CVC Brasil
Produto: Institucional
Agência: Publicis Red Lion
Título: “Boa Viagem”
Direção de criação: Marcelo Delboux
Direção de arte: Lincoln Ureshino
Redação: Fred Gerodetti
Atendimento: Alan Ordonhez e Roberta Godoy
Mídia: Liziane Alcantara e Luciana Boaro
Tráfego e RTVC: Roger Nunes
Produtora: Hungry Man
Direção do filme: Gualter Pupo
Direção de fotografia: Fernando Young
Pós-Produção: Sindicato VFX
Finalização: Sindicato VFX e Hungry Man
Produtora de áudio: Lua Nova
Aprovação do cliente: Fabio Godinho, André Ribeiro e Marcelo Oste

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Cliente: CVC Brasil
Produto: Institucional
Agência: Publicis Red Lion
Título: “Boa Viagem”
Direção de criação: Marcelo Delboux
Direção de arte: Lincoln Ureshino, Helder Reche e Danilo Oliveira
Redação: Fred Gerodetti
Atendimento: Alan Ordonhez e Roberta Godoy
Mídia: Liziane Alcantara e Luciana Boaro
Fotógrafo: Egon Jais
Produção de Fotografia: Studio 46
Finalização e Retoques: Image Touch e Marcelo Beringer
Aprovação do cliente: Fabio Godinho, André Ribeiro e Marcelo Oste 


As informações são"CVC, Assessoria de Imprensa".Sempre é citado o link de referência.

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