A Rolls-Royce plc publicou nesta quinta-feira, em Londres, os resultados globais da empresa no ano de 2011, mostrando que carteira de pedidos saltou de 59,2 bilhões libras em 2010 para 62,2 bilhões de libras em 2011, um avanço de 5%. O lucro registrou novo recorde para a história da empresa, ao somar 1,16 bilhão de libras, 21% superior ao registrado em 2010.
Grande parte desse volume se deu na divisão de Aviação Civil. A Rolls-Royce celebrou o primeiro vôo comercial do Boing 787 Dreamliner, que é equipado com o motor Trent 1000. Por outro lado, o programa de motor Trent XWB para o Airbus A350 apresentou boa evolução, com mais de 1.500 horas de teste completas. Já os motores BR725, desenvolvidos para o novo jato executivo da Gulfstream, o G650, devem entrar em serviço em 2012.
O comunicado da empresa destaca que mais da metade dessa demanda veio justamente de países emergentes da Ásia, do Oriente Médio e da América do Sul, com destaque para o Brasil. Como consequência, o faturamento também cresceu, ao atingir a marca de 11,3 bilhões de libras (o segundo recorde histórico), registrou aumento de 4% em relação ao exercício anterior (10,8 bilhões de libras).
Com esse registro, a Rolls-Royce dobrou o faturamento nos últimos dez anos e pretende fazer o mesmo na próxima década. "Isso demonstra a resiliência dos negócios da empresa, que apresentam crescimento contínuo e refletem a confiança dos clientes em nossos produtos e serviços", ressalta o comunicado.
Dentre tantos projetos e investimentos que contribuíram para esses resultados, a empresa destaca três: a aquisição da fornecedora alemã de motores Tognum, em uma oferta em conjunto com a Daimler. Essa parceria complementou nosso portfólio de produtos e tecnologias, ampliando nossas oportunidades nos mercados Marítimo e de Energia; a venda de nossa parte na joint-venture IAE para a Pratt & Whitney, ao mesmo tempo em que anunciamos nossa intenção de formar uma nova joint-venture para fabricar motores para a nova geração de aviões de médio porte; e a assinatura de um contrato de exclusividade para produzir um avançado motor Trent XWB para as aeronaves de grande porte Airbus 350-100.