TAM e Gol lideraram o mercado doméstico em novembro de 2011, com participação de 40,22% e de 36,28%, respectivamente, informou nesta segunda-feira, 9, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na comparação com novembro de 2010, a fatia da TAM recuou 2,76 pontos porcentuais, enquanto a da Gol caiu 1,48 ponto porcentual.
A TAM registrou em novembro crescimento de 2,57% na demanda (RPK) e de 2,48% na oferta (ASK) no mercado de voos domésticos. No mês, a companhia alcançou uma taxa de ocupação (load factor) doméstica estável, de 66,6%.
No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a TAM também se manteve na liderança em novembro de 2011, com market share de 88,5%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a demanda cresceu 6,68% e a oferta, 6,73%, o que resultou em uma taxa de ocupação de 77,2%. De acordo com a companhia aérea, o índice está muito próximo do alcançado no mesmo período de 2010, quando a TAM obteve a melhor taxa de ocupação da sua história para o mês.
Ainda de acordo com a empresa, a companhia registrou alta demanda de passageiros viajando para o exterior no período, apesar de novembro ser o mês com menor movimento de passageiros em viagens internacionais no último trimestre do ano.
Já a Gol registrou em novembro no mercado doméstico brasileiro alta de 8,98% na oferta e de 5,34% na demanda, na comparação com igual mês de 2010. A taxa de ocupação foi de 63,21%, abaixo da registrada em novembro do ano anterior (65,40%).
No mercado internacional, a Gol registrou queda na oferta de 18,94% em novembro e recuo semelhante na demanda, de 18,48%. A taxa de ocupação ficou em 59,63%, próxima à registrada em novembro de 2010 (59,29%).
Demais colocadas
Já a terceira colocada, a Azul, registrou aumento de 2,01 pontos porcentuais em sua fatia no mercado doméstico, de 7,24% para 9,25%. A quarta colocada, Webjet, ficou com 5,87% do mercado, ante 5,84% no mesmo mês de 2010. A Trip, na quinta posição, ficou com 4,12% de participação, alta de 1,61 ponto porcentual em relação ao mesmo mês do ano interior.
Já a terceira colocada, a Azul, registrou aumento de 2,01 pontos porcentuais em sua fatia no mercado doméstico, de 7,24% para 9,25%. A quarta colocada, Webjet, ficou com 5,87% do mercado, ante 5,84% no mesmo mês de 2010. A Trip, na quinta posição, ficou com 4,12% de participação, alta de 1,61 ponto porcentual em relação ao mesmo mês do ano interior.
As informações são"estadão por Eulina Oliveira e Beth Moreira".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Souza de Santos