Na entrevista, o executivo reafirmou que a vitória da Embraer nesta concorrência do governo norte-americano é "inequívoca".
"O sistema jurídico americano é absolutamente inquestionável e notoriamente eficiente e rápido nas suas decisões. Nós acreditamos piamente que isso vai ocorrer... a nossa aeronave foi desenhada... para a missão que eles estão necessitando agora. E eles estão necessitando com uma certa urgência."
No início do mês, os EUA suspenderam temporariamente a compra de 20 aviões militares Super Tucano, após a Hawker Beechcraft contestar o resultado da licitação, que excluiu o avião AT-6.
O volume de vendas pode chegar a 55 unidades do Super Tucano ou que equivalera a US$ 950 milhões de dólares.
KC-390
Um outro projeto que está a ser desenvolvido pela Embraer é o KC-390, de que Portugal também participa.
De acordo com Luiz Aguiar, em 2012 haverá a definição das características do KC-390, cargueiro militar que está sendo desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
"A ideia é até o início do ano que vem congelar a configuração e ter condições de precificá-lo para poder começar a fazer a venda no primeiro trimestre do ano que vem."
A Embraer tem cartas de intenções de 60 unidades do cargueiro, sendo 28 para a FAB. Os 32 restantes estão divididos entre República Tcheca, Portugal e Argentina, que também participam do projeto do avião, além de Chile e Colômbia, que têm cartas de intenção de aquisição.
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Thiago Oliveira Ferraz