Grupo12Aérea

Grupo investe em aeroporto privado


Local será alternativa ao Marechal Rondon, em Várzea Grande, e deverá atender empresários, investidores e até mesmo políticos
A poucos quilômetros do Centro Político Administrativo de Cuiabá está instalado o mais novo aeroporto da Capital mato-grossense. Construído por um grupo do agronegócio, o local será uma alternativa para o Marechal Rondon, em Várzea Grande, e deverá atender empresários, investidores e executivos de passagem pela cidade para reuniões de negócios e afazeres em diferentes órgãos do governo estadual.
Com 1,8 mil metros, a pista ainda em fase de acabamento terá capacidade para receber até voos de jatos e está, por enquanto, certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves que podem pousar em terreno sem asfalto e durante o dia. Por trás deste negócio está o empresário e produtor rural Eraí Maggi, propr ietário do grupo Bom Futuro, e que acaba de inaugurar sua nova sede em Cuiabá.
Ideia do aeroporto, segundo Maggi, surgiu da necessidade de viajar constantemente para o interior do Estado e pela distância em que o aeroporto Marechal Rondon se encontro do CPAe do local onde instalou a sede do grupo, na Rodovia Helder Cândia, conhecida como estrada da Guia.
O investimento para construção do aeroporto Eraí Maggi não divulga, mas segundo ele, ainda este ano, após o término do período chuvoso, o asfaltamento da pista será concluído e será feita a iluminação da pista. Intenção do produtor é alugar a pista para voos particulares e inclusive locar espaço para instalação de hangares. "De um lado da pista será as áreas de embarque e desembarque do aeroporto e do outro os hangares para os que se interessarem".
Segundo ele, a região reúne muitas empresas, os principais órgãos públicos e a tendência é de que as sedes instaladas no interior do Estado migrem para Capital e que o entorno do CPAé o local mais cobiçado. Além do Grupo Bom Futuro, a sede do grupo André Maggi também será inaugurada nas proximidades do Centro Político Administrativo.
De acordo com o economista especialista em logística, Edeon Vaz, a iniciativa de construir um aeroporto privado em Cuiabá é visionária. "Estamos em plena expansão econômica, atraindo investidores e temos carência de um centro empresarial. Com a instalação de grandes empresas em uma mesma região, a tendência é que o local se valorize e surja com isso a necessidade de aeroporto próximo". Segundo ele, a demanda é certa, não só pelo próprio empresário que construiu, como por parte de parceiros e demais empresários e até políticos.
Para interligar o aeroporto à empresa, Eraí Maggi também irá construir um túnel, para evitar a passagem sobre a rodovia. "Já temos as licenças e em breve começa a construção", garante.
Anac informa que todo aeródromo a ser construído necessita da autorização prév ia da agência e que o começo das obras é permitido após a contratação de um engenheiro habilitado a elaborar projetos de aeródromos.
Cerca de 40 aeroportos privados estão registrados em MT
Por outro lado - Enquanto os empresários tomam iniciativa e partem para construção de aeroportos particulares, as empresas aéreas comerciais lutam para que os aeroportos públicos recebam a infraestrutura necessária para operarem. De acordo com Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), pelo menos 10 cidades do interior do Estado despertam o interesse das empresas aéreas, mas precisam passar por reformas ou ampliação para receber aeronaves.
Segundo o presidente da associação, Apostole Lázaro Chyssafidis, um estudo encomendado pela entidade identificou a necessidade de investir cerca de R$ 350 milhões para a reforma de 10 aeroportos. "Estamos lutando junto com o governo do Estado para conseguir verba do governo federal. Mato G rosso tem muito potencial para ampliar a aviação regional, tanto pelas distâncias entre as cidades quanto pelo crescimento econômico". Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) informou que a carta consulta enviada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi aprovada e que até março deve ser liberada a primeira parte do dinheiro que será destinado à construção, ampliação, reforma e iluminação de alguns aeroportos. São R$ 70 milhões que serão investidos nos aeroportos de Juína, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Nova Mutum, Juara, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino e Barra do Garças.



As informações são"Gazeta digital".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Patricia McInnes Queiroz

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.