O Grupo Aeroméxico a maior companhia aérea transcontinental do México, divulga suas estatísticas operacionais de dezembro de 2011.
Em dezembro, o Grupo Aeroméxico transportou 1,296 milhão de passageiros, o que representa um crescimento de 9% sobre o número de passageiros transportados em dezembro de 2010, ainda que neste mesmo mês tenha sido registrado um aumento sem precedentes devido à súbita consolidação do mercado.
No último mês de 2011, a oferta do grupo Aeroméxico, medida em assentos-quilômetro (ASKs) disponíveis, cresceu 10% de um ano para o outro, enquanto a demanda, medida em passageiros-quilômetro (RPKs), aumentou 11%. Desta forma, o fator de ocupação do mês ficou em 78,1%.
O ano foi concluído com um recorde histórico de 14,334 milhões de passageiros transportados, o que representou um aumento de 20% com relação ao número transportado em 2010. Desta forma, o número de passageiros transportados no mercado doméstico cresceu 14% enquanto o número de passageiros transportados no mercado internacional cresceu 42%.
Em 2011, a demanda (RPKs) aumentou 21%, cifra que representa um nível de crescimento superior aos 20% de aumento na oferta (ASKs). Deste modo, o fator de ocupação foi de 78,4%, o que representa 0,5 ponto percentual (p.p.) acima do registrado em 2010.
.[O tráfego ou demanda é medido a partir do fator RPK (Revenue Passenger Kilometer, “RPK”). Cada RPK equivale a um passageiro transportado por quilômetro. O total de passageiros-quilômetro é igual ao produto do número de passageiros pagos transportados multiplicado pela distância percorrida. Este fator pressupõe que cada passageiro contabilizado tenha pago pela viagem.
“ASKs” significa Available Seat Kilometer, a unidade de capacidade da companhia aérea. Equivale a um assento oferecido por um quilômetro, esteja ou não ocupado. Os ASKs são o número de assentos oferecidos em um voo multiplicado pela distância da rota].
“Fator de Ocupação” equivale aos RPKs como porcentagem dos ASKs e é uma medida-chave para estabelecer com que eficiência a companhia aérea está utilizando sua capacidade. É importante destacar que neste relatório, o Fator de Ocupação considera o total de passageiros transportados em voos de itinerário como porcentagem dos assentos disponíveis de itinerário.
O Grupo Aeroméxico, S.A.B. de C.V., é uma sociedade controladora, cujas subsidiárias dedicam-se à aviação comercial no México e à promoção de programas de fidelidade de passageiros. Ele conta com uma frota de aviões Boeing 777, 767, 737 e Embraer 145 e 190 de última geração. Este ano, anunciou um importante plano de expansão para adquirir 20 aviões nos próximos 24 meses.
O principal centro de operações (hub) do Grupo Aeroméxico está localizado no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México. A empresa opera mais de 550 voos diários a distintas cidades do México, Estados Unidos, Canadá, América do Sul e Central, bem como para Europa e Ásia.
Perfil-A Aeroméxico é membro fundador da aliança global SkyTeam, que inclui quinze empresas aéreas: Aeroflot, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, China Southern, CSA Czech Airlines, Delta Air Lines, KLM Royal Dutch Airlines, Kenya Airways, Korean Air, TAROM Romanian Air Transport e Vietnam Airlines. A SkyTeam oferece aos passageiros de cada uma das companhias aéreas parceiras uma extensa rede global com mais destinos, mais freqüências e mais conectividade. Os passageiros podem acumular e resgatar milhas com os diferentes programas de fidelidade das empresas parceiras e têm acesso a 465 salas VIP em todo o mundo. A SkyTeam oferece aos seus 474 milhões de passageiros anuais mais de 14.000 voos diários a 926 destinos em 173 países. www.skyteam.com.
As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva