O fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros bateu recorde em 2011. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo nesta quarta-feira, houve no ano passado 79 milhões de desembarques domésticos nos 67 aeroportos administrados pela Infraero, um crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior. No mesmo período, os desembarques de estrangeiros aumentaram 13,95%, atingindo a a marca de 9 milhões em 2011. Os números são os mais altos já registrados desde o início da série histórica, em 2000.
Os aeroportos mais movimentados foram o de Guarulhos (com 8,8 milhões de desembarques domésticos) e Congonhas (8,3 milhões), ambos em São Paulo. Em seguida vem o de Brasília (7,2 milhões) e os dois do Rio: Galeão (5,3 milhões) e Santos Dumont (4,2 milhões).
O Ministério do Turismo utiliza o número de desembarques nos aeroportos da Infraero como indicador para avaliar o crescimento da atividade turística no Brasil, que atualmente responde por 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e tem impacto em mais de 50 segmentos da economia. Segundo o ministro Gastão Vieira, o resultado confirmou as expectativas do governo.
- Todas as nossas projeções e expectativas para 2011 se confirmaram. Os dados mostram que o turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, um grande vetor de geração de empregos, divisas e de diminuição das desigualdades no Brasil.
Segundo Gastão Vieira, os números positivos são o resultado do aumento da renda do brasileiro, que também passou a colocar o turismo entre suas prioridades de consumo. Além disso, Vieira destacou o aumento de acesso ao crédito no Brasil. O ministro disse ainda que há mais espaço para crescer e que o ministério, por meio de políticas públicas, estimulará mais brasileiros a fazer turismo.
- Viajar pelo Brasil está nos planos de uma em cada três famílias brasileiras - afirmou.
As informações são"Yahoo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva