Vírus em computador de funcionário expôs documentos a respeito da Estação Espacial Internacional e de projeto de veículo espacial.
Dados sigilosos sobre um veículo espacial japonês utilizado para transportar suprimentos para a Estação Espacial Internacional (EEI) parecem ter sido comprometidos depois que a agência espacial do país admitiu ter descoberto uma infecção de Trojan no computador de um de seus colaboradores.
A Agência Aeroespacial de Exploração do Japão (JAXA, em inglês) descobriu a última infecção no último dia 6/1, que afetava o computador do mesmo funcionário que foi infectado por um malware depois de abrir um anexo malicioso em julho do ano passado. A infecção foi descoberta apenas no mês seguinte e agora é possível que tenha acontecido um vazamento de mais de 1.000 endereços de e-mail, detalhes de login da intranet da agência, e documentos da NASA sobre operações na EEI.
Visto que o empregado trabalha com o Veículo de Transferência H-II (HTV, em inglês) da JAXA, apelidado “Konotori”, a agência teme que a última infecção possa ter dado acesso de dados do projeto aos invasores. “Informações armazenadas no computador, assim como dados de sistema que são acessíveis por qualquer empregado estiveram vazando. Estamos agora confirmando o que vazou e investigando a causa” informou a agência, a partir de uma declaração enviada pela imprensa japonesa.
“Diante desse cenário, as senhas para todos os sistemas acessíveis através do computador foram imediatamente trocadas para evitar qualquer abuso de possíveis informações comprometidas, e estamos investigando a escala dos danos e seu impacto. Além disso, todos os terminais de computadores estão sendo verificados para infecções com vírus”, afirmou.
O H-II é um veículo sem nome utilizado para enviar suprimentos à EEI que foi lançado pela primeira vez em 2009, com uma segunda decolagem marcada para o próximo domingo (22/1).
A NASA e a EEI têm uma história conhecida quando se trata de hackers e problemas com violação de dados. Em novembro do ano pasado, um romeno foi preso depois de ser acusado de invadir os servidores da agência. Em 2008, a NASA confirmou que um laptop levado à Estação Espacial Internacional havia sido infectado com um worm conhecido, o Gammima.AG.
O próprio país sofreu uma sequência de infecções embaraçosas em sistemas do governo, incluindo um ataque a empreiteiros de defesa, políticos e escritórios diplomáticos. Parecido com o ataque desferido à JAXA, os Trojans desenvolvidos para roubar dados estavam envolvidos em cada caso; tudo parece fazer parte a um ataque orquestrado em 2011 à infraestrutura do país, feito por criminosos ou um serviço de inteligência estrangeiro.
As informações são"IDG Now".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva