A companhia aérea British Airways anunciou hoje (segunda-feira) a sua intenção de retomar os seus voos para Trípoli a partir de 01 de Maio depois de mais de um ano de interrupção.
A companhia britânica vai ligar a capital líbia no Airbus A320, três vezes por semana a partir do aeroporto londrino de Heathrow, precisou a AFP um porta-voz da British Airways.
Essa reabertura da linha, que foi encerrada em Fevereiro de 2011 por causa da guerra civil que levou a queda do governo de Muammar Kadhafi, é sequência de uma "profunda revisão das condições de segurança" em conexão com as autoridades líbias e britânicas, explica a companhia.
" Os nossos voos para Tripoli constitui um elo económico vital durante anos por isso e é uma boa notícia para todo o mundo que podemos retomar as nossas operações ", disse Keith Williams, director executivo da companhia, filial International Airlines Group (IAG).
A italiana Alitalia foi a primeira companhia aérea europeia a retomar os seus voos para a Líbia em Novembro, após oito meses de suspensão devido aos combates.
Por sua vez, o grupo franco - neerlandês Air France-KLM "retomará os voos para Tripoli assim que as condições de segurança e de exploração estiverem reunidas", disse hoje (segunda-feira) uma porta-voz do grupo.
Antes dos eventos na Líbia, a KLM servia Tripoli seis vezes por semana.
A Air France, que havia relativamente encerrado a sua ligação com a capital líbia, em 1989, após o atentado contra um avião do transportador UTA (do qual a Air France assumiu o controlo em 1990), previa a conexão a partir de Paris, em Março 2011. Mas pouco antes da sua abertura, ela decidiu adiar a abertura dessa linha para uma data indeterminada devido aos tumultos.
O projecto previa quatro voos por semana, depois cinco à prazo com os Airbus A320, de uma capacidade para 150 lugares.
As informações são"AngolaPress".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves