Grupo12Aérea

Airbus mantém liderança sobre a Boeing na aviação comercial

A Airbus manteve sua posição como maior fabricante e vendedora de aviões comerciais no ano passado, mas admitiu que a história será diferente em 2012, à medida que o duopólio no mercado mundial que ela divide com a concorrente americana Boeing Co. fique mais equilibrado.



Graças à expansão estável em sua produção, a Airbus entregou um recorde de 534 aviões de 100 assentos ou mais ano passado, uma alta de 4,7% em relação aos 510 entregues em 2010 e 12% a mais que os 477 aviões produzidos pela Boeing, disse a repórteres o diretor-presidente da Airbus, Tom Enders.
A filial da European Aeronautics Defense & Space Co. NV contabilizou um total de 1.608 pedidos ano passado, outro recorde anual do setor, e que deixou na poeira os 912 pedidos contabilizados pela Boeing. Esses números se traduzem numa participação de 64% do mercado mundial para a Airbus, ante 36% para a Boeing.
Esse recorde foi reproduzido pelo resultado dos pedidos excluindo os cancelamentos, com a Airbus contabilizando um saldo de 1.419 enquanto a Boeing teve 805.
A Airbus também ficou em primeiro lugar em termos de faturamento. A receita bruta dos pedidos foi de US$ 168,8 bilhões, enquanto o total de pedidos realmente concretizados ficou em US$ 140,5 bilhões.
Mas a presente alta no total de pedidos, motivada pela corrida das companhias aéreas para adquirir a versão com menor consumo de combustível do jato de médio alcance A320, vai esfriar em 2012, disse o diretor operacional de clientes da Airbus, John Leahy.
"Nossa meta é manter um duopólio estável com uma participação no mercado de 60% a 40% mas prevejo que este ano ela cairá para em torno de 50%, ou até menos", disse ele.
A Boeing deve continuar recebendo pedidos do 737 MAX, uma nova versão do jato que é a principal aeronave de várias companhias aéreas baratas.
Leahy disse que o total de pedidos da Airbus deve oscilar entre 600 e 650, o que representaria um forte declínio em relação a 2011.
Ao fechar o ano com uma fila de espera de 4.437 aviões, ante os 3.771 da Boeing, a Airbus reconhece que está relativamente bem protegida de qualquer futura crise no tráfego aéreo mundial que pode acompanhar uma crise econômica e motivar as companhias aéreas a adiar a expansão ou renovação da frota. A fila de espera atual representa mais de oito anos de produção ao ritmo atual da Airbus, mas a produção também está sendo acelerada, numa tentativa de reduzir o longo prazo entre o pedido e a entrega do avião. A Airbus também tem uma política de receber de pedidos de entrega em excesso, para evitar um acúmulo de aeronaves sem comprador.
A Airbus informou que planeja acelerar o ritmo de entregas de aviões em 2012 para cerca de 570, principalmente devido ao crescimento da produção da família de aeronaves A320, uma campeã de vendas com médio alcance e um só corredor. Faz pouco mais de um ano que a Airbus decidiu lançar uma versão com novas turbinas do A320, que a fabricante alega que consome 15% menos combustível que a versão atual. O novo integrante do catálogo do avião, chamado A320neo, gerou 1.226 pedidos firmes ano passado, ou três quartos do total.
A Airbus também entregou 26 unidades de seu superjumbo A380 ano passado, e recebeu 29 novos pedidos. Leahy disse que a empresa deve entregar 30 A380's este ano, e pretende obter o mesmo número em novos pedidos.


As informações são"The Wall Street Journal Americas por DAVID PEARSON ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva

Grupo12Aérea

About Grupo12Aérea -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.