Newark ficou em ultimo lugar nas chegadas e decolagens das aeronaves, tendo em comparação aeroportos do mesmo porte, entre janeiro e novembro de 2011
Se o seu voo atrasasse na chegada ou saída do Aeroporto Internacional de Newark durante o feriado do Dia de Ação de Graças em 2011, não seria uma grande surpresa. O Governo posicionou o maior aeroporto de New Jersey, um dos mais movimentados dos EUA, entre aqueles que apresentaram mais atrasos nas chegadas e partidas em novembro.
O Aeroporto de Newark ficou entre os últimos da lista entre os meses de janeiro e novembro de 2011, nos quesitos chegadas e partidas. O Departamento Federal de Estatísticas nos Transportes divulgou na quinta-feira (12) que 75.2% das chegadas e 80.22% das chegadas à Newark não atrasaram em novembro, colocando-o em 28º lugar entre os 29 maiores aeroportos da categoria. Newark pode agradecer ao Aeroporto Internacional de San Francisco por não ocupar o final da lista.
Entretanto, Newark ficou em ultimo lugar nas chegadas e partidas das aeronaves, tendo em comparação aeroportos do mesmo porte, entre janeiro e novembro de 2011, com voos nos horários 66.25%, para chegadas, e 72.78%, para saídas, respectivamente. O Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma liderou a lista, com 86.14% nas chegadas e 87.9% nas decolagens.
O Port Authority of New York & New Jersey, que opera o Aeroporto de Newark, atribuiu os atrasos ao fato de que ele atende o tráfego aéreo mais movimentado da nação. O órgão reiterou seu apoio à proposta apresentada pela Administração Federal de Aviação (FAA) de lançamento do Sistema de Transporte Aéreo da Nova Geração, um programa multibilionário de várias fases controlado via satélite, que visa impedir atrasos.
“Atrasos nos voos em nossa região, um dos espaços aéreos mais movimentados do mundo, é, na maioria das vezes, resultado das condições climáticas ou do grande volume de aeronaves”, alegou o Port Authority através de um comunicado. “O órgão também tem sido um dos principais proponentes na nação da utilização da tecnologia via satélite NextGen, que substituirá o antiquado sistema de radar utilizado há décadas, que permitirá uma aproximação maior entre as aeronaves, entretanto, sem comprometer a segurança”.
Especialistas detalharam que as fortes nevascas e chuvas do ano passado e, até mesmo a rara tempestade de neve em pleno mês de outubro, interferiram no transporte aéreo na região.
Os aeroportos internacionais John F. Kennedy e LaGuardia também ocuparam uma baixa posição. O LaGuardia ficou em 27º lugar em chegadas no horário e 22º lugar em decolagens. Ambos os aeroportos ficaram no final de lista durante o período de janeiro e novembro.
O Departamento de Transportes também emitiu uma lista formada por 16 linhas aéreas. A Continental Airlines, responsável por 2 terços de todos os voos no Aeroporto de Newark , ocupou o 13º em novembro e 12º durante janeiro e novembro. A Continental uniu-se à United Airlines em novembro.
As informações são"Brazilian Voice por Leonardo Ferreira".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Thiago Oliveira Ferraz