Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011:Novembro e Dezembro

TOP AERO
As melhores Noticias no més de:Novembro e
Dezembro





As melhores Noticias no més de:Dezembro

  1. Primeiro 737-800 nas cores da Webjet
  2. Obra em novo terminal de passageiros do Aeroporto de Cumbica desaba
  3. Avianca apresenta 1º Airbus 320 de sua frota
  4. BRITISH celebra aumento dos voos Rio de Janeiro–Londres
  5. Chuva de meteoros vai colorir o céu nesta noite
  6. Pluna completa 75 anos de tradição com promoção imperdível
  7. Gol estaria negociando compra da empresa regional Passaredo
  8. Controlador de voo teria evitado tragédia com boeing em São Paulo
  9. Greve marcada no sector aéreo brasileiro para a semana do Natal
  10. Low Cost americana faz maior encomenda de sempre à Boeing
Obrigado à você leitor!
Esperando você no próximo ano!
FELIZ ANO NOVO! E UM FELIZ 2012


 O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz , Alan Alves 
Read More
Grupo12Aérea

FAB criará registro na web para ocorrências com laser verde


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve disponibilizar a partir de 2012 um formulário específico em seu site (www.cenipa.aer.mil.br) para que pilotos registrem ocorrências envolvendo canetas de raio laser verde. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as ocorrências começaram a aumentar em 2009. Neste ano, foram 250 casos, número quase quatro vezes maior que em 2010, conforme a FAB.
Os registros, porém, são feitos baseados em relatos de aviadores e, por isso, a Aeronáutica acredita que o número seja maior. A medida deve apontar em que aeródromos as ocorrências são mais frequentes, além de direcionar campanhas.
Até novembro deste ano, segundo dados da FAB, foram relatados 38 casos em Londrina (PR), 36 no Galeão (RJ), 21 em Vitória (ES), 13 em Campinas (SP), 11 em João Pessoa (PB), nove em Navegantes (SC) e nove em Fortaleza (CE). Para o Cenipa, a facilidade na compra das canetas ajudou a aumentar o número de ocorrências.
De acordo com o Major Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do Cenipa, a probabilidade de se derrubar uma aeronave com a emissão do laser não pode ser descartada, apesar de ser baixa. "Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica", afirma, destacando que atrapalhar a navegação aérea é crime.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves
Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011: Agosto

Read More
Grupo12Aérea

Voo Air France Paris-Nova York retorna por problemas em anticongelante


Um avião da Air France que cobria a rota Paris-Nova York no domingo regressou pouco depois de decolar ao aeroporto parisiense Charles de Gaulle (CDG) devido a um problema em um dos sistemas anticongelantes, informou a companhia.
"O voo AF08 de 25 de dezembro regressou ao CDG como medida de precaução devido a um pequeno incidente em uma das comportas anticongelantes, em um contexto hibernal", explicou à AFP uma porta-voz da Air France.
"Fora deste contexto, o voo poderia ter sido realizado", acrescentou a fonte, que informou que a aeronave, um Airbus A330, tem "múltiplos dispositivos que permitem enfrentar o gelo".
Encontravam-se a bordo do avião 187 passageiros e 12 membros da tripulação, e a aeronave decolou pela primeira vez às 19H04 (16H04 de Brasília) e retornou às 21H54 (18H54 de Brasília).
"O avião voltou a decolar às 23H52 (20H52 de Brasília) depois de consertar a comporta e enchê-la de querosene", explicou a porta-voz.
Air France Airbus A330-200, registration F-GZCO performing flight AF-8 from Paris Charles de Gaulle (France) to New York JFK,NY (USA) with 187 passengers and 12 crew, was climbing out of Paris when the crew detected a problem with an engine anti-ice system, levelled off at FL230 and decided to return to Paris for a safe landing on runway 27L about 2.5 hours after departure.

The airline reported the aircraft returned to Paris due to a minor incident involving an engine (CF6) valve supplying anti-ice systems.

The aircraft was able to depart again after 2 hours on the ground and reached New York with a total delay of 4:20 hours.


As informações são"AFP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
Read More
Grupo12Aérea

Canetas de raio laser são usadas para cegar pilotos de avião


Quinta-feira, 20h30 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O helicóptero águia, da Polícia Militar, levanta voo. A missão: encontrar os autores de pontos de luz como estes. Em apenas 25 minutos de voo, foram cinco raios em direção ao avião.

Imagens mostram raios laser, vindos de canetinhas. Iguais aquelas de raio vermelho usadas em apresentações de empresas. Mas as de laser verde, são muito mais potentes. Em apenas 25 minutos de voo, a equipe do Fantástico flagrou cinco pessoas com as canetas.

Em 2011, esse tipo de laser atrapalhou pelo menos 250 voos no país. Quatro vezes mais do que em 2010. Em Rio Preto, o Fantástico acompanhou a busca do helicóptero águia na tentativa de identificar a origem desses raios. Minutos após a decolagem, já vemos o primeiro facho. Com a ajuda de um holofote, os policiais tentam encontrar o autor.

A surpresa: é uma criança. O helicóptero águia indicou que o facho de luz poderia ter partido dessa casa e os policiais estão abordando o morador dessa residência.





Fantástico: Teve algum facho de luz verde, existe alguma caneta de luz verde na casa?
Morador: não, não.

Fantástico: o águia indicou com a luz que daqui partiu algum feixe de luz em direção ao avião.

Morador: que horas?

Fantástico: agora há pouco.

Morador: olha, eu tava trabalhando lá no fundo, eu não vi. Os meninos estavam jantando até.

Dentro da casa, os meninos, de 11 anos, entregam a caneta de laser.

Fantástico: por que você decidiu comprar esse aparelho?

Criança: pra brincar!

Fantástico: pra brincar como assim?

Criança: brincar, assim não queria machucar as pessoas com o olho. Queria mirar no céu, mas não com coisa passando.

Brincadeira perigosa. Capaz de prejudicar a visão dos pilotos.

“Por segundos você perde a visão, a leitura dos seus instrumentos”, diz o piloto Carósio Junior.

Em voos noturnos, o laser provoca um clarão inesperado na cabine.
“É a mesma sensação de estar num quarto escuro, olhar pra uma lâmpada, acender e apagar. Você vai ficar com aquele branco na tua frente assim, que você não consegue ter referencia com quase nada”, .

O piloto perde contato visual com o que está à frente. Um perigo principalmente no pouso, que exige atenção total do comandante. Em alguns casos, o resultado é uma manobra brusca. Aconteceu com um piloto de helicóptero em São Paulo.

“Eu já tive que procurar fugir da luz pra tentar não só manter minha acuidade visual como também fugir desse desconforto que ela causa”, revelou o Rodrigo Duarte, presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicópteros.

Aviões comerciais de companhias aéreas também são alvo.

Piloto TAM: torre São Paulo, TAM 3227. Boa noite. Passar pro controle exatamente nessa posição que a gente esta agora, tem alguém com laser, perto de uma avenida grande. Lançando no cockpit, ok? Obrigado.

Controladora: ciente, grata.

Piloto Gol: a 3.6 milhas da cabeceira do nosso lado esquerdo, temos alguém apontando laser pra cabine do avião, ok?

A situação ficou tão grave que o centro de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos adaptou o procedimento para pilotos e copilotos. Um deles deve sempre manter o olhar no painel de controle.

“Um dos pilotos do voo concentrado nos instrumentos internos do avião, enquanto o outro piloto olha pra fora. De forma que os dois não sejam alvejados ao mesmo tempo”, afirmou Marcio Vieira de Mattos, major do Cenipa.

A febre do laser segue descontrolada pelo país. As canetas são vendidas livremente no Brasil, sem regulamentação. Encontramos o laser em cidades como São Paulo, Campo Grande e até dentro do Aeroporto de São José do Rio Preto.

Fantástico: vende muito? Só tem uma?

Vendedora: só tem uma.

Na internet, vídeos ensinam como aproveitar ao máximo a potência das canetinhas - ignorando seus riscos. E os riscos são muitos, mesmo à distância.

“Um laser pointer desse verde tipicamente consegue percorrer de 3 a 4 quilômetros na atmosfera sem perda significativa de potencia”, explicou o físico Anderson Zanardi de Freitas, pesquisador do Ipen.

Uma exposição prolongada a esse laser pode causar queimaduras irreversíveis nos olhos.

“Ele vai deixar de enxergar detalhes , enxergar cores e vai ter um campo de visão sempre com uma mancha no centro”, disse Ana Luisa Hofling-Lima, professora da Unifesp.

E a brincadeira também pode dar cadeia. O Código Penal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem colocar aeronaves em perigo. Daniel, de 22 anos, foi preso em junho em Imperatriz, no Maranhão. Ele foi acusado de apontar o laser para aviões.
Em entrevista ao Fantástico, Daniel nega a acusação. Mas confirma que comprou uma das canetas para se divertir com os efeitos do laser. Daniel aguarda a conclusão do inquérito em liberdade.

Já o caso dos meninos de São José do Rio Preto, flagrados pelo águia, foi encaminhado ao conselho tutelar. Para eles a brincadeira acabou.

Fantástico: vai usar mais esse facho de luz?

Menino: não.

Fantástico: aprendeu a lição?

Menino: sim. 


As informações são"G1 Fantastico".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011: Especial

Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011:Junho

Read More
Grupo12Aérea

Boeing converte 50 jatos B747 em cargueiros

A Boeing e a Evergreen International Airlines, subsidiária da norte-americana Evergreen International Aviation, anunciaram hoje que a aérea adicionará o modelo 747-400 convertido em cargueiro em sua frota. A conversão, que será entregue no ano que vem, será a 50ª configuração de um jato 747 a ser modificado pela Boeing. 

As modificações no avião incluem a adição de uma porta lateral de carga, um novo assoalho no deck principal, instalação de revestimento, provisões para um novo sistema de fixação de carga e revisão completa dos sistemas da aeronave. O Programa de Conversão em Cargueiros do 747-400BCF foi lançado em 2004 e a primeira entrega aconteceu no ano de 2005.

“Esse novo 747-400BCF irá dar uma nova dimensão às nossas operações”, afirma o presidente da Evergreen International Airlines, Blair Berselli. "O avião fornecerá eficiencia e confiabilidade que permitirão à Evergreen International Airlines crescer oseu negócio com lucratividade”, compleyou o vice-presidente de Conversões em Cargueiros para a Boeing Commercial Aviation Services.


As informações são"Panrotas - Portal de Turismo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
Read More
Grupo12Aérea

Escuta Aérea: Pilotos e controladores Comemora a véspera do Natal no ar

Os natal dos pilotos e controladores.
Obrigado a todos os Pilotos e controladora que ficou no controle São Paulo APP-SP até 05:00 da manhã.



The Christmas pilots and controllers.
Thanks to all pilots and controller who was in control APP São Paulo-SP to 05:00am.




British246 no dia 23/12
Escuta Aérea ,O Primeiro áudio em HTML5





véspera de Natal 22:00 até 23:00 dia 24/12
Escuta Aérea ,O Primeiro áudio em HTML5





Chegada do Natal 23:00 até 23:40 
Escuta Aérea ,O Primeiro áudio em HTML5





Feliz Natal 23:45 até 01:00
Escuta Aérea ,O Primeiro áudio em HTML5



Atenção! As escuta não é compatível com Internet Explore: 5, 6, 7, 8.

Comece a usar as tecnologias da web aberta - como o HTML5 lona marca - logo, mesmo as tecnologias que ainda não são suportados no Internet Explorer 6, 7 ou 8.
Tire proveito das melhorias do desempenho de JavaScript para tornar seus aplicativos mais rápido e mais ágil.

O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves
Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011:Maio

Read More
Grupo12Aérea

Avião da TAM tem pane e faz pouso não previsto em Manaus


Um avião da TAM, modelo A330, que fazia o voo 8112 (São Paulo – Guarulhos/ Cidade do México), precisou fazer um pouso não-previsto no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, por volta das 12h45 de hoje, por conta de um problema técnico durante o voo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Tam, o procedimento não é considerado um pouso de emergência, e sim um “pouso alternado”. De acordo com testemunhas, tão logo o avião pousou em Manaus, carros de Bombeiros cercaram a aeronave, mas não houve nenhum tipo de procedimento de urgência no local.
A empresa não detalhou qual o problema apresentado pela aeronave, tampouco a quantidade de passageiros que estavam no vôo. De acordo com a empresa, todos os passageiros foram alocados em outra aeronave, que decolou rumo ao destino às 14h35 (horário de Manaus).  


As informações são"D24am.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
Read More
Grupo12Aérea

Helicóptero sofre pane e cai em plantação, próximo a Trindade (GO)


Um helicóptero caiu na manhã deste sábado (24), em um plantação de soja, na GO-070, próximo a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero teria sofrido uma pane e o piloto tentado fazer um pouso forçado, mas acabou caindo. O voo, segundo a corporação, era experimental e a aeronave não tinha licença para voar expedida pela  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
De acordo com os bombeiros, dois homens, de 31 e 63 anos, tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).


As informações são"G1 GO, com informações da TV Anhanguera".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Queiroz Campos
Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011: Abril

Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011: Março

Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011:Fevereiro

Read More
Grupo12Aérea

Retrospectiva Aérea 2011:Janeiro

Read More
Grupo12Aérea

Webjet anuncia voo direto entre Galeão (RJ) e Fortaleza

A Webjet anunciou a operação de um voo diário e direto entre o Galeão, no Rio de Janeiro, e Fortaleza. A frequência será realizada por um novo Boeing 737-800 que foi recentemente incorporado à malha da companhia aérea.

O novo voo já está disponível para reservas e compra de passagens pelo site da empresa (www.webjet.com.br) ou nas agência de viagens.


As informações são"Panrotas - Portal de Turismo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira da Silva
Read More
Grupo12Aérea

Novo avião da TAAG já em Luanda


A aeronave do tipo Boeing 737-700Ng, recentemente adquirida pela TAAG, à transportadora SonAir Serviço Aéreo, chegou na noite de hoje, quarta-feira, a Luanda.
 
Proveniente da África do Sul, onde recebeu a pintura com as cores e o logótipo das Linhas Aéreas de Angola, bem como outros serviços de manutenção, o avião vem para reforçar a frota, no âmbito do processo de refundação da companhia.
      
 Em declarações à Angop o administrador para a área operacional da TAAG, Rui Carreira, disse que a mais recente aquisição vem aumentar a capacidade operacional da companhia.
 
Com a chapa de matrícula TBK, foi baptizado de Kifangondo, de acordo com o administrador, em homenagem a “batalha decisiva de Kifangondo”.
 
Apesar de não ser um avião novo, prosseguiu a fonte, está em muito bom estado por ter muito poucas horas de voo, concluiu.
 
O aparelho com capacidade de 120 lugares, sendo 108 em económica e 12 em executiva, possui uma configuração (Quick Change) ou seja, pode ser rapidamente transformado em cargueiro, vai operar nas rotas regionais e domésticas.
 
 A TAAG adquiriu, a menos de seis meses, dois Boeing 777-300Er orçados em 375 milhões 463 mil 678 dólares; as aeronaves têm uma capacidade para 293 passageiros, 12 em primeira classe, 56 em executiva e 225 em económica.
 
 Agora, a TAAG conta com uma frota de 13 aeronaves e voa para 29 destinos.


As informações são"AngolaPress".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
Read More
Grupo12Aérea

120 funcionários demitidos da Embraer durante a ditadura vão receber pensão



Os funcionários da Embraer demitidos por fazerem greve na década de 80 vão receber pensão vitalícia do governo. Na época, eles teriam sido perseguidos pela ditadura militar e não conseguiram novos empregos. A determinação é do Ministério da Justiça.

Roberto Domingue é gerente de um posto de gasolina. Teve que mudar de profissão há 27 anos, quando foi demitido do departamento de recursos humanos da Embraer. A demissão foi depois de uma greve na empresa em 1984. Ele diz que a partir daí foi perseguido politicamente. "Depois que fomos demitidos, ninguém conseguiu emprego. Niguém sabia o porquê, eu trabalhava uma semana em um lugar, um mês no outro e era demitido. Aí, depois de várias descobertas, procurando, descobrimos que existia uma lista negra".
Na época 120 funcionários foram demitidos por participar da paralisação. Eles foram cadastrados pelo SNI, o Serviço Nacional de Informação, e tiveram os nomes vetados em empresas da região. "Além do SNI, monitorada pelo Ministério do Exército, aqui, em São José dos Campos, na Embraer, em particular, pelo Ministério da Aeronáutica. Enfim, os militares controlavam a vida das pessoas e as pessoas corriam risco de vida", conta Luiz Carlos Prates, do Sindicato dos Metalúrgicos.

Em 2009, o grupo foi anistiado pelo governo brasileiro, que reconheceu a perseguição política. Agora, os trabalhadores comemoram o anúncio de que terão uma reparação financeira.

O valor da indenização ainda será calculado pelo Ministério da Justiça, mas o sindicato estima que ficará em torno de 2 mil reais por mês. A pensão vitalícia será reajustada todos os anos, de acordo com o dissídio da categoria. "Eu e todos aqueles sentimos tipo uma honra, não o fato de ter uma indenização, é o fato de ter sido reconhecido perante a sociedade que você não era aquilo que os outros falaram", afirma Roberto Domingue. "É o reconhecimento do Estado do que fez com o movimento sindical, do que fez com o movimento popular, do que fez com uma camada de lutadores do país que foram simplesmente aleijados da vida política e perseguidos pelo regime", afirma Luiz Carlos Prates.

A direção da Embraer não quis comentar o assunto. Disse apenas que essa é uma questão do Ministério da Justiça com os ex-funcionários.


As informações são"VNews".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves
Read More
Grupo12Aérea

Trip recebe dois novos Jatos Embraer 190

A Trip Linhas Aéreas acaba de incorporar dois novos Jatos Embraer 190 a sua frota, que agora totaliza 54 aviões. Apenas de Embraer 175 e 190 já são 19 jatos em operação nos mais de 80 destinos da Trip no País. 

A estratégia de aquisição de aeronaves da fabricante brasileira faz parte do plano de expansão da Trip e amplia a oferta de assentos e capacidade de carga em suas rotas que integram todas as regiões do país. Um dos dois novos Jatos Embraer 190 entrará, a partir de 8 de Janeiro, em operação na rota Rio de Janeiro (RJ) – Curitiba (PR) – Londrina (PR) – Cuiabá (MT) – Sinop (MT), o outro ficará em disponibilidade, como aeronave extra, para atender o aumento do volume de voos do final do ano. 

“As novas aquisições irão aumentar a capacidade da Trip para transportar mais passageiros em centros regionais, além de permitir que a empresa reforce suas operações neste período em que a demanda aumenta naturalmente”, ressalta o diretor de marketing e vendas da Trip Linhas Aéreas, Evaristo Mascarenhas. 

O executivo disse que a companhia espera manter o foco da empresa na qualidade dos serviços. Os novos modelos Embraer 190 têm maior capacidade para o transporte de passageiros, com 110 assentos. 


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
Read More
Grupo12Aérea

Embraer entrega 1º jato para chinesa Hebei Airlines

A Embraer entregou nesta terça-feira dois Jatos Embraer E190 para a Hebei Airlines Co., Ltd., da China, em cerimônia realizada em São José dos Campos, segundo informações divulgadas pela Embraer nesta terça-feira. A venda dos dois jatos foi confirmada este mês e a compra de outros oito jatos aguarda a aprovação do governo chinês. Os jatos terão como base Shijiazhuang, capital da província chinesa de Hebei, e apoiarão o estabelecimento de um centro de operações nesta província.
A Embraer já recebeu 153 pedidos para jatos comerciais e executivos de clientes chineses, sendo que do total a empresa já entregou 46 ERJ, 55 E190 e três jatos executivos. A empresa brasileira é líder no mercado de aviação chinês com 76% de participação.
O E190 é o terceiro de quatro aviões da família E-Jets da Embraer. A aeronave tem capacidade entre 98 e 114 assentos e alcance de 4.450 km, o que permite a utilização por linhas aéreas de baixo custo e em mercados de baixa demanda.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
Read More
Grupo12Aérea

Nasa descobre dois planetas do tamanho da Terra


Astrônomos da missão Kepler anunciaram hoje (20) a descoberta de dois planetas do tamanho da Terra e que estão orbitando uma estrela similar ao Sol. Os planetas Kleper-20e e Kleper-20f são aparentemente rochosos e têm composição parecida com a Terra, como núcleo composto por 32% de ferro e manto de silicato (68%). Cientistas também acreditam que o Kepler-20 f pode ter desenvolvido uma atmosfera com vapor d'água.
Cientistas estão buscando planetas do tamanho da Terra como um possível lugar para vida extraterrestre, disse Francois Fressin do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e autor do estudo publicado hoje no periódico científico Nature. “O objetivo do Kepler é encontrar planetas do tamanho da Terra na zona habitável. Provar a existência de exoplanetas do tamanho da Terra é um grande passo para alcançar esse objetivo", disse. Os dois planetas estão a 950 anos-luz da Terra, distância que uma nave espacial demoraria 36 milhões de anos para percorrer.
Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus.Embora sejam aparentemente rochosos, eles são quentes demais – entre 815 ºC e 426ºC – para serem habitáveis por humanos, por exemplo. Os dois planetas orbitam muito perto de sua estrela, a Kepler-20. O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d'água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias.
Sistema fora do comum
Além dos dois planetas de tamanhos semelhantes ao da Terra, os astrônomos descobriram que o sistema contém três outros planetas maiores. Os cinco planetas têm orbitas parecidas com o de Mercúrio.
Os sistema também mostrou ter uma estrutura inesperada.Enquanto no sistema solar os pequenos planetas rochosos orbitam mais próximos do Sol e os planetas gigantes e gasosos, mais afastados, os planetas do Kepler-20 são organizados em tamanho alternados: grande, pequena, grande, pequeno, grande.
Busca de exoplanetas
Até agora, 708 planetas foram detectados em 534 sistemas solares, segundo um cálculo compilado pela Enciclopédia de Planetas Extra-solares. Quase todos são gigantes gasosos ou estão situados perto ou longe demais de sua estrela para permitir que haja água - substância que permite a existência de vida - em estado líquido.

Apenas três foram confirmados como rochosos e orbitam a "zona Goldlocks", onde a temperatura é agradável. Dois deles, Gliese 581d e HD 85512b, orbitam estrelas mais frias e menores que o Sol. O terceiro é o Kepler-22b, anunciado em 5 de dezembro, que 2,4 vezes o tamanho da Terra e orbita uma estrela similar ao Sol a cada 290 dias.

As duas novas descobertas foram encontradas por uma equipe chefiada por François Fressin, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, usando o telescópio espacial orbital Kepler, da Nasa.

Lançada em março de 2009, a missão Kepler, avaliada em US$ 600 milhões, monitora mais de 150 mil estrelas a partir de minúsculas variações de luz.

Este pode ser o sinal de um planeta que está passando em frente a uma estrela e, quando o faz, provoca oscilações na luz que chega ao telescópio.

Até agora, o Kepler conseguiu identificar 2.326 "candidatos a planetas", descobertas que podem se revelar exoplanetas se forem confirmados em futuras observações.

Os astrônomos da Nasa atribuem o nome Kepler e um número à estrela onde o telescópio detectou exoplanetas. Estes são, então, identificados em letras de caixa baixa, na ordem da descoberta. Por exemplo, o Kepler-12b foi o segundo exoplaneta encontrado na órbita da estrela Kepler-12.

(Com informações da AFP e da AP)



As informações são"Último Segundo - iG".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira da Silva
Read More
© Copyright 2017 12Aérea News. Designed by HTML5 | Distributed By . G12horas.Aerea.