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Incidente: Avião da Azul erra aeroporto e pousa no Maranhão em vez de ir para o Piauí

Um avião da companhia Azul Linhas Aéreas, que operava o voo 9136, de Fortaleza para Campinas (93 km de São Paulo), com escalas em Teresina e Belo Horizonte, errou o trajeto e foi parar num aeroporto particular em Timon (452 km de São Luís), na tarde deste domingo (30).

A aeronave iria pousar no aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital do Piauí, quando teve a rota alterada e posou no aeroporto privado Domingos Rego. O motivo da troca de aeroportos ainda não foi esclarecido.

Os dois aeroportos ficam a 6 km de distância um do outro, separados pelo rio Parnaíba, que separa o Piauí do Maranhão. Pela imagem de satélite, é possível perceber a diferença do entorno dos aeroportos: enquanto o de Teresina (à direita) está cercado por edificações, o de Timon (à esquerda) fica situado na zona rural do município, numa área de vegetação.


Por meio de nota, a Azul Linhas Aéreas informou que o erro no local do pouso foi causado por falha operacional. “Uma vez constatado o equívoco, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no aeroporto Senador Petrônio Portella”, disse a empresa.
Segundo a Azul, a chegada do voo a Teresina sofreu atraso de 20 minutos, aterrisando às 13h05 (horário local). A companhia informou ainda que está investigando os fatores que levaram os pilotos a pousarem no aeroporto errado e destacou que, depois de corrigido o equívoco, o voo seguiu viagem normalmente.
“O voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo a São Luís, Belo Horizonte e Campinas.”



Nota do IncidenteThe Aviation Herald:



Azul Linhas Aereas Embraer ERJ-195, flight AD-9136 from Fortaleza,CE to Teresina,PI (Brazil), was approaching Teresina, however managed to touch down on the runway of Timon,PI (Brazil) about 3.1nm abeam of Teresina airport. The aircraft stopped safely, the crew recognized the error, took off again and completed the journey to Teresina landing there with a delay of 20 minutes.


The airline confirmed their crew mistakenly landed in Timon, took off again and reached Teresina with a delay of 20 minutes at 13:05L (16:05Z). An investigation is under way.


Timon's airfield features a runway 02/20 of 1520 meters/4990 feet length, Teresina offers a runway 02/20 of 2200 meters/7220 feet length.


Metars:
SBTE 301800Z 19001KT 9999 SCT033 35/20 Q1007
SBTE 301700Z 25003KT 9999 SCT025 34/20 Q1007
SBTE 301600Z 08002KT 9999 SCT025 34/21 Q1008
SBTE 301500Z 02002KT 9999 FEW020 33/20 Q1009
SBTE 301400Z 11002KT CAVOK 33/20 Q1010 
SBTE 301300Z 10002KT CAVOK 31/21 Q1010 


Relevant NOTAMs (in Portugese, RNAV approach 02, circling RNAV/VOR/VORDME approaches runway 02 and 20 suspended between Aug 31th and Nov 30th 2011, various documentation errors in AIP Brazil fixed):
(B1613/2011) Período: 31/08/11 19:47 a 30/11/11 00:00 IAC VOR OU VOR/DME RWY 02 PROC PARA CIRCULAR SUSPENSO)


(B1615/2011) Período: 31/08/11 20:15 a 30/11/11 00:00 IAC RNAV (GNSS) RWY 20 PROC PARA CIRCULAR SUSPENSO)


(B1616/2011) Período: 31/08/11 20:34 a 17/11/11 00:00 IAC RNAV (GNSS) RWY 20 CORRIGIR NO REP TE368 TE369 TE371 DE MNM FL040 PARA MNM 4000FT)


(B1617/2011) Período: 31/08/11 20:37 a 30/11/11 00:00 IAC RNAV (GNSS) RWY 02 SUSPENSA)


(B1994/2011) Período: 17/10/11 23:17 a 19/12/11 23:59 TA - CORRIGIR PARA 4000FT SFC 4000FT AMSL).


As informações são"Surgiu".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves, Denilson Pereira
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Azul inicia venda de passagens da alta temporada em Ilhéus (BA)


Passagens disponíveis a partir de R$ 249,90 o trecho
 
Cidade ganha nova freqüência para o período de férias de final do ano
 
A Azul Linhas Aéreas inicia a venda de passagens para a frequência de alta temporada entre Campinas e Ilhéus, na Bahia. O trecho está com preços a partir de R$ 249,90* e pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito. A compra pode ser feita pelo site (www.voeazul.com.br), por meio do Call Center (4003-1118) ou nas lojas da Azul.
 
A segunda frequência diária entre os aeroportos de Viracopos e o de Jorge Amado começa em 11 de dezembro e termina em 31 de janeiro de 2012. De Campinas, o voo tem saída programada para às 23h50 com chegada às 1h55 em Ilhéus. No sentido oposto, o voo sai às 3h20 da cidade baiana e chega às 5h27 no aeroporto campineiro. As operações serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190 e 195.
 
O Cliente no Aeroporto de Viracopos tem à disposição 32 conexões para cidades brasileiras, como: Brasília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Joinville, Natal, Porto Alegre, Recife, Uberaba, Salvador, Vitória, dentre outras.
 
* Tarifas válidas por trecho. Promoção válida somente para voos diretos operados pela AZUL. Reservas são obrigatórias, as quais devem ser realizadas com antecedência mínima de 21 dias da data de partida do vôo.Tarifas sujeitas às regras tarifárias e disponibilidade de assentos.


As informações são"Portal Nacional de Seguros".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Natal

No próximo dia 05 de novembro, às 15h 30min, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", fará uma apresentação para o público potiguar.

O evento será realizado na praia do meio e os espectadores poderão se emocionar e conferir todas as manobras realizadas pela esquadrilha, durante os 40 minutos de acrobacias aéreas. Na demonstração são utilizados sete aviões T-27 Tucano da Força Aérea.

A apresentação faz parte das comemorações da Semana da Asa, em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, ocorrido em 23 de outubro. Nessa data, em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a alçar voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis.

O show da "Fumaça", além de um belo espetáculo, é uma maneira de demonstrar o elevado nível de habilidade, capacitação e excelência dos pilotos e aeronautas da Força Aérea Brasileira; do potencial da indústria aeronáutica brasileira, que fabrica o avião T-27 Tucano; e também é um brinde ao povo norte-riograndense, pela calorosa e simpática acolhida ás Unidades da FAB presentes no Estado desde 1942.
Após a demonstração aérea haverá um show musical com Waldonys, no palco armado na praia.  
Solicitamos ao público que utilize, preferencialmente, tansporte coletivo para ter acesso ao local. 



As informações são"Tribuna do Norte - Natal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Aeroportos terão investimentos de R$ 7,5 bihões até 2014

Até 2014, os aeroportos brasileiros receberão investimentos de R$ 7,5 bilhões a serem aplicados em infraestrutura, sendo que R$ 7,1 bilhões serão investidos pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Somente os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 receberão investimentos de R$ 6,5 bilhões em obras que já começaram. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), Wagner Bittencourt, afirmou que "em todos estes aeroportos as obras estão perfeitamente dentro do cronograma e serão concluídas - no máximo - até dezembro de 2013". Ainda de acordo com o ministro, algumas obras devem ficar prontas antes. 

Já estão em andamento obras em pistas de pouso, decolagem e taxiamento; melhorias de pátios e terminais e de estruturas de controle. A melhoria na qualidade de prestação de serviços é out ra meta da secretaria. Por isso o planejamento inclui ações para qualificar a gestão, capacitar mão-de-obra, aumentar a produtividade e o desempenho dos aeroportos. 

A Infraero possui um cronograma dos investimentos que vão modernizar e ampliar a capacidade dos aeroportos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em 2011, foram concluídas obras no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre - Guararapes (PE) que já conta com o Conector do Aeroporto, com a segunda e última etapa das obras concluídas em julho deste ano. Em agosto, foram inaugurados os Módulos Operacionais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP) e do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP). 

Entre as obras concluídas em 2010, está a revitalização de terminais de passageiros dos aeroportos internacionais de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) e de Porto Alegre/Salgado Filho (RS); reforma no terminal de passageiros do Aeroporto Internacion al do Rio de Janeiro/Galeão (RJ); ampliação do estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG); ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) e a primeira etapa do conector de embarque/desembarque do Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre - Guararapes (PE).


As informações são" Folha do Turismo ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos  
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Boeing fecha parceria com a Nasa e vai construir espaçonave nos EUA


Nasa anunciou nesta segunda-feira (31) um acordo com a fabricante de aviões Boeing para a construção de um veículo espacial para transportar astronautas.
A cápsula que será desenvolvida poderá viajar diversas vezes ao espaço, transportando até sete astronautas.
Além do projeto, a agência espacial americana também pretende modificar parte do Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida.
O presidente americano Barack Obama afirmou que a nova era da exploração espacial norte-americana "não pode esperar o Congresso" para obter as verbas necessárias para evoluir. A Casa Branca quer conquistar o apoio do setor privado para manter a liderança do programa espacial do país frente às outras nações.
A Space Florida, a agência de desenvolvimento aeroespacial da Flórida, vai alugar as instalações do Centro Espacial Kennedy para que a Boeing produza e teste o Transportador de Tripulações Espaciais (CST-100).
O projeto irá gerar 550 empregos e é mais um passo do Centro Espacial Kennedy para se tornar cada vez mais um porto espacial e menos um complexo de lançamentos exclusivo do governo dos Estados Unidos. A fabricante receberá uma permissão para utilizar o prédio durante 15 anos.
Para Charles Bolden, diretor da Nasa, a agência não pode ficar parada e precisa perseguir "agressivamente" a nova era da exploração espacial.
O principal administrador da Nasa esteve na semana passada na cidade paulista de São José dos Campos para fechar dois acordos de cooperação espacial com o Brasil.
As informações são"G1.com.br".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira

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Lufthansa passa a operar voo entre Rio e Frankfurt


Neste domingo, a Lufthansa passou a operar o voo entre Frankfurt (Alemanha) e Rio de Janeiro. Segundo a companhia aérea, serão cinco voos por semana do Rio para Frankfurt, cidade onde é possível fazer conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Os voos partem do Rio sempre aos domingos, terças, quintas, sextas e sábados, às 23h, com chegada a Frankfurt às 14h05.
No sentido contrário, os aviões partem às 10h10 da Alemanha e chegam ao Brasil às 19h40. Os voos são feitos no Airbus A340-300.


As informações são"Terra".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Controladores de tráfego aéreo decidem na quinta-feira adesão à greve geral


Os controladores de tráfego aéreo reúnem-se na quinta-feira, em assembleia-geral extraordinária, para decidir se vão aderir à greve geral, convocada para 24 de novembro, e debater quais as "implicações do Orçamento do Estado para 2012".
Contactada pela Lusa, fonte do Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo afirmou hoje que este encontro extraordinário está marcado para as 21:00 "em todos os locais onde existem torres de controlo de tráfego civil", designadamente Porto, Lisboa e Faro, bem como no Funchal e Porto Santo, no arquipélago da Madeira, e Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores, no arquipélago dos Açores.
Esta assembleia-geral "descentralizada" tem como ordem de trabalhos as "implicações do Orçamento do Estado para 2012" e a "greve geral no dia 24 de novembro".


As informações são"SIC Notícias".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Companhia aérea australiana Qantas retomou os voos

A companhia aérea australiana Qantas retomou hoje os voos, na sequência da decisão de ontem de um tribunal arbitral mandatado pelo Governo, que ordenou a imediata resolução do conflito laboral na empresa.


O reinício da actividade deu-se com a descolagem, cerca das 14h00 locais (3h00 TMG) de um Airbus A380 do aeroporto internacional de Sydney, com destino a Los Angeles, segundo constatou no local a agência AFP.

A essa hora, havia ainda milhares de passageiros retidos em Hong Kong, Londres ou Los Angeles, bem como em todos os grandes aeroportos australianos.

Os técnicos da empresa, o pessoal de terra e os pilotos reclamam aumentos salariais e contestam o plano de reestruturação da companhia, que quer cortar mil postos de trabalho e concentrar as actividades internacionais na região do Pacífico.

Na sequência de semanas de conflito, com paragens intermitentes, o presidente da empresa decidiu a supressão total de voos desde as 6h00 de sábado, o que levou à paralisação total dos 108 aviões da empresa até hoje, afectando mais de 70 mil passageiros. Foram anulados 447 voos a partir de 22 aeroportos.

Nas últimas semanas, têm diminuído voluntariamente o ritmo de trabalho e as equipas de manutenção têm-se recusado a fazer horas extraordinárias, causando atrasos consecutivos.

Segundo a Qantas, até sexta-feira, as sucessivas paralisações tinham custado à companhia 68 milhões de dólares australianos (51,2 milhões de euros) nas últimas semanas. 


As informações são"Público.pt ".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Air France-KLM reforça frota


Reforçar a frota é o objectivo do grupo Air France-KLM que se prepara para encomendar 25 aeronaves B787 Dreamliners à construtora norte-americana Boeing e 25 A350XWB à Airbus, com opção para mais 60 de cada tipo.


A primeira aeronave Boeing deverá ser entregue à KLM em 2016. Já a primeira unidade da construtora europeia, deverá ser entregue em 2018 integrando a frota da Air France.



As informações são"Opção Turismo".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Tragédia com o Fokker 100 da TAM faz 15 anos


Há exatos 15 anos, um Fokker 100 da companhia aérea TAM caía em uma rua do Jabaquara, na zona sul. Além de matar 99 pessoas e deixar um rastro de destruição, o acidente com o voo 402 abriu, da pior maneira possível, série de precedentes que mudaria totalmente os parâmetros judiciais para indenização de parentes. Também fez surgir a primeira associação de familiares de vítimas de acidentes aéreos do País.
"Quando houve o acidente com o Fokker 100, algumas famílias procuraram até advogados americanos. Ninguém sabia direito como tratar", conta a advogada Regina Prado Manssur, que conseguiu judicialmente que as indenizações pelo acidente entrassem na abrangência do Código de Defesa do Consumidor, criado seis anos antes do acidente. "Um fato triste que foi um ganho para a Justiça brasileira."
Na época, o valor do seguro obrigatório que a companhia aérea tinha de pagar para familiares de vítimas em casos como esse era de R$ 14 mil - nos Estados Unidos, o valor é de U$ 120 mil; na Europa, de 130 mil. Em 2009, a Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapava) conseguiu na Justiça aumentar o seguro para R$ 41 mil.
Foi uma das primeiras conquistas da associação criada pela secretária executiva Sandra Assali, que naquela manhã de 31 de outubro de 1996 começou o dia deixando o marido no Aeroporto de Congonhas para uma viagem de trabalho. José Abu Assali foi uma das vítimas do Fokker 100 que decolou com destino ao Rio, mas, minutos depois da decolagem, caiu na Rua Luís Orsini de Castro.
Em meio ao sofrimento, Sandra resolveu engajar-se. Montou a Abrapava, primeira associação do gênero no Brasil, que acabou servindo de referência a outras que surgiriam após a sucessão de acidentes aéreos no País: Associação dos Familiares das Vítimas do Voo Gol 1907 (em 2006), Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM 3054 (em 2007), Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 (2009).
Famílias que sofreram as dores do mesmo acidente que ela, o de 1996, se dispersaram. Mas Sandra acabou se aproximando de outras que apareceram. Foi para Manaus quando houve o acidente da Gol, esteve em Congonhas no segundo acidente da TAM e viajou para a França depois que famílias de lá ligaram pedindo ajuda na tragédia da Air France.
"É muito sazonal. Às vezes estou em contato com 300 famílias, às vezes com 50. A verdade é que depois que a coisa é resolvida muita gente não quer mais ouvir falar do assunto", conta. Sandra tem "fixas" na associação mais quatro famílias de vítimas de acidentes diferentes e mantém "correspondentes" em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Rio. "Quando tem acidente, por menor que seja, a gente se coloca à disposição para atender."
Moradora de Moema - com vista para o Aeroporto de Congonhas da varanda -, ela é mãe de dois filhos, de 19 e 22 anos. "Na época (do acidente com o marido), o mais velho, com 7 anos, sofreu muito. A mais nova só foi entender anos depois." Sandra chegou a abrir um brechó depois da tragédia, mas parou quando começou a viajar muito por causa da associação - deu palestra até em Washington.
Cenário da tragédia -A cerca de 2 km de Congonhas, a Luís Orsini de Castro - onde três moradores morreram - continua sendo rota dos 34 aviões que seguem a cada hora rumo a Congonhas entre 7h e 23h, todos os dias. E voam "baixo demais", nas palavras de Lourival Silva Santos, de 54 anos. Se bem que isso não preocupa o dono do bar na rua. "Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Nem avião, né?", brinca.
Poucos vizinhos da época do acidente com o Fokker 100 ainda vivem por ali. Mas, no único mercadinho da rua, Regina Aparecida Paulino, de 58 anos, mostra uma foto do dia fatídico. É do pai dela, Madu Paulino, já falecido, na época dono de uma oficina que funcionava onde hoje é o mercadinho.
A foto mostra Madu olhando para carros carbonizados pelo fogo que tomou a rua. "Eu não morava aqui, mas vim ajudar as pessoas, levar para o hospital", conta Regina, enfermeira aposentada. Seu filho, Renato Paulino, à época com 18 anos, estava na rua na hora do acidente. "Só lembro de um rastro enorme de combustível que o avião foi soltando antes de cair. Ficou tudo preto", conta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


As informações são"Istoe por Nataly Costa".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Rússia lança nave de carga não tripulada


Uma nave de carga da Rússia foi lançada  hoje com sucesso da base de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional. O lançamento abre caminho para a próxima missão tripulada e alivia receios com o futuro da estação, após o fracasso de um lançamento anterior.
A nave não tripulada decolou às 8h11 (de Brasília), conforme estava programado. "Foi um lançamento perfeito", disse a porta-voz do controle da missão, Valery Lyndin, acrescentando que a nave atingiu com sucesso a órbita designada e chegará à estação internacional na quarta-feira. Segundo ela, uma missão tripulada deve ser lançada no dia 14 de novembro.
Em agosto, o lançamento de uma aeronave de carga russa fracassou, devido a uma falha de fabricação. O incidente gerou temores sobre o futuro da estação, porque a parte superior do foguete Soyuz que carregava a aeronave é similar ao usado para transportar os astronautas.
Segundo a agência espacial norte-americana (Nasa), a estação internacional - que há quase 11 anos é ocupada por astronautas - terá de ser esvaziada temporariamente se uma nova equipe não for enviada até meados de novembro. Após a Nasa encerrar seu programa de lançamentos, em julho, a aeronave russa é a única ligação com a estação. As informações são da Associated Press.


As informações são"Diário do Grande ABC".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Azul Linhas Aéreas terá voos extras na alta temporada para Aracaju e Natal


Se aprovadas, os voos terão início em 10 de janeiro 2012.
 
Para atender dois dos destinos mais procurados durante a alta temporada, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras solicitou autorização à Agencia Nacional de Aviação Civil – Anac – para inclusão da segunda frequência diária entre Campinas e Aracaju (SE) e Campinas e Natal (RN).
 
Se aprovado, os voos terão início no dia 10 de janeiro e término em 31 de janeiro de 2012. As operações estão previstas para serem realizadas com os modernos jatos Embraer 195.
 
Para Aracaju, as partidas de Viracopos acontecem diariamente às 16h04 e chegada às 17h45 na capital sergipana. Já no sentido oposto, o voo também é diário, com saída prevista para às 18h15 e chegada às 21h54 no aeroporto campineiro.
 
Já para a capital potiguar, os voos saem de Campinas diariamente às 8h06 e com chegada às 10h25 em Natal. Já no sentido oposto, o voo também é diário, com saída prevista para às 10h55 e chegada às 15h30 em Viracopos.
 
Além destes destinos, a companhia está com voos extras na alta temporada para Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Seguro, Maceió e Florianópolis. Para consultar os detalhes, acesse www.voeazul.com.br 


As informações são"Portal Nacional de Seguros".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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Escuta aérea 24h em tempo real no seu ANDROID

Monitore ao vivo 24h o tráfego em tempo real no seu ANDROID.
Basta acessar https://market.android.com/details?id=net.liveatc.liveatc_app&feature=search_result do seu celular, efetuar o pagamento (pois não há versão freeware) e fazer o download do aplicativo direto em seu Android. É muito rápido! Após, é só rodar e curtir o tráfego aéreo em tempo real.
Isto é possível graças a parceria entre o site Aerovix e o site Live ATC.net onde, compartilhamos nossos dados em tempo real de nossa fonia aérea 24h, bem como milhares de outros usuários do sistema em todo o mundo, aproveite!
Há também uma versão payware do aplicativo sendo possível também clicar sobre o tráfego na tela e obter dados como altitude, velocidade, tipo de avião, nível de voo entre outras informações.




As informações são"=|= Avião Vício =|=".Sempre é citado o link de referência.O conteúdo é de Responsabilidade:Flyer Miranda
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Fundo Nacional investe na aviação regional


Recursos serão aplicados no desenvolvimento e fomento da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil
Os valores a serem pagos pelas empresas vencedoras do leilão durante o período de concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos serão destinados ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), que foi criado em 18 de março de 2011. Os recursos do Fnac devem ser aplicados no desenvolvimento e fomento da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil, inclusive na expansão, aperfeiçoamento e desenvolvimento do sistema de aviação regional, que é parte da política governamental para o setor.
O investimento em aviação regional objetiva melhorar os serviços nestes aeródromos, com novas intervenções e manutenção, de forma a beneficiar os usuários que não moram, ou não utilizam, as estruturas aeroportuárias dos grandes centros.
O gerenciamento regional ficará sob responsabilidade da Infraero, que hoje administra 66 aeroportos no País, a maior parte destes são aeroportos menores, localizados no interior e não-sustentáveis. A empresa também é responsável pela gestão de 69 grupamentos de navegação aérea, 51 unidades técnicas de aeronavegação e 34 terminais de logística de carga.
Infraero - O ministro Wagner Bittencourt ressalta o papel da Infraero como parceira das concessões. “Era importante e fundamental que ela permanecesse como um sócio neste empreendimento, por que estes aeroportos que hoje dão recursos para o sistema servirão para financiar os aeroportos que não são sustentáveis. E nesse caso, a Infraero continuando como sócia, de forma relevante receberá, ao longo tempo, dividendos desses empreendimentos, que vão crescer, o que permitirá que ela continue a desenvolver estes aeroportos regionais, que continuarão sob sua responsabilidade”, afirmou o ministro.
Programa Federal de Auxílio a Aeroportos
As políticas públicas para desenvolvimento da aviação regional já estão em curso antes mesmo dos recursos originados das concessões chegarem aos cofres públicos. A SAC trabalha no aperfeiçoamento do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do qual é responsável pela administração da aplicação dos recursos. O programa destina-se ao melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional e é fonte de recursos para viabilizar a adequação de aeroportos administrados pelos governos estaduais.
O investimento nos aeródromos é feito por meio de convênio específico celebrado entre a SAC e o governo do estado interessado, com contrapartida entre as partes. Neste ano, o Profaa alocou R$ 102,3 milhões, conforme a portaria normativa nº 01/2011, da Secretaria de Aviação Civil. O plano de investimentos prevê que os recursos vão contemplar aeroportos estaduais de todas as regiões brasileiras.

Regiões - A região que mais recebeu recursos foi a região Nordeste, um total de R$ 42,9 milhões para os aeroportos de Barreiras (BA), Vitória da Conquista (BA), Iguatu (CE), Bacabal (MA) e Fernando de Noronha (PE). Na região Norte serão investidos R$16,3 milhões nos aeroportos de Marechal Thaumaturgo (AC), Ji-Paraná (RO) e Breves (PA). O Centro-Oeste terá R$ 14,2 milhões para investir nos aeroportos de Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Anápolis (GO). E o Sudeste poderá investir R$ 14,8 milhões nos aeroportos de Cabo Frio (RJ) e Linhares (ES). Na região Sul, todas as localidades beneficiadas são do estado do Rio Grande do Sul, que terá R$ 14 milhões em recursos para Caxias do Sul, Vacaria, Passo Fundo, Rio Grande e Santo Ângelo.


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Sob pressão, companhias aéreas reajustam tarifas


As companhias aéreas, que iniciaram em setembro um processo de recuperação de margem de lucro detectado pelo acompanhamento de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretendem manter pelo menos até o fim do ano um gradual aumento de tarifas. Com isso, invertem o cenário de guerra tarifária que marcou 2010 e o primeiro semestre deste ano.
TAM e Gol confirmam que os reajustes atendem à necessidade de repassar aumentos de custos, como o de combustíveis. O querosene de aviação (QAV), que responde por um terço do total de custos das companhias, acumula alta de 26,23% de 1.º de janeiro a 1.º de outubro, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). A alta do dólar, que afeta não só o preço dos combustíveis, mas ainda os custos com manutenção de aeronaves, também prejudica os resultados.
Nesse cenário, a saída das empresas foi repassar para as passagens as perdas acumuladas, em uma tentativa de melhorar o desempenho no balanço do quarto trimestre. “O dólar afeta cerca de 60% a 70% dos custos das companhias. O impacto é imediato, porque estão sempre pagando leasing de aviões, combustíveis, reposição de peças”, disse André Castellini, consultor da Bain & Company e especialista no setor aéreo. “A empresa pode acumular prejuízos só até certo ponto. As tarifas médias estavam abaixo dos custos. As companhias estavam perdendo dinheiro no mercado doméstico. Não era sustentável.”
“As companhias vão aumentar (os preços) para que a margem seja mais folgada, porque hoje está muito justa”, afirmou Nelson Riet, consultor de aviação. “As empresas, agora que estão começando a se acomodar nos seus respectivos nichos, pararam de competir umas com as outras. Então, elas vão aumentar o preço. Essa é a tendência.”
A TAM declarou, em nota, que registrou nos últimos dois meses um aumento do yield (o valor médio pago por passageiro para voar um quilômetro) no mercado doméstico. Segundo a empresa, o resultado “está alinhado com o movimento de recomposição das margens e confirma a expectativa da companhia de aumento de pelo menos 5% do preço unitário doméstico no terceiro trimestre, na comparação com o período anterior”.
O presidente da Gol, Constantino Júnior, confirma a necessidade de reajuste de tarifas. “Aumento de custo gera necessidade de mais receita”, disse, citando a inflação, o dissídio pago aos trabalhadores da categoria e o aumento no preço do querosene de aviação. No entanto, ele diz que a empresa está focada em aumentar receitas complementares, como carga e a venda de bebidas e comida a bordo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Petrobras acelera programa para produzir bioquerosene



O forte crescimento da demanda por combustível de aviação no Brasil levou a Petrobras Biocombustível a acelerar seu programa para desenvolver um bioquerosene para aviação, o bioQAV, e tornar sua produção estratégica.
Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, o mercado de querosene para aviação (QAV) cresceu 13% no primeiro semestre de 2011 ante igual período do ano passado no Brasil. “Este é um grande mercado que tem crescido de forma expressiva não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e Europa. Desenvolver um biocombustível para este nicho é estratégico para a Petrobras”, disse ele.
Rossetto informa que, ao lado do etanol de segunda geração, a produção do bioQAV é prioridade da empresa para o período até 2015. Os investimentos para o projeto virão dos US$ 300 milhões previstos para aplicação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o setor. Segundo o executivo, até o primeiro trimestre de 2012 será decidido qual a rota química de produção será utilizado pela Petrobrás. “Esta decisão é importante não apenas para definir como será a produção mas também porque temos que conseguir as certificações do mercado internacional para o novo combustível de aviação renovável, e desta forma abrir mercados para o biocombustível”, afirma.
As rotas que estão sendo analisadas pela empresa são a produção do bioquerosene a partir de óleos vegetais ou a partir de sacarose de cana-de-açúcar. Segundo Rossetto, seja de óleo vegetal ou sacarose de cana, a Petrobras Biocombustível irá se beneficiar das sinergias que possui na produção destas matérias-primas. A Petrobras possui programas de produção de óleos vegetais para biodiesel e também é acionista de grandes participantes do mercado sucroalcooleiro, como a Guarani e São Martinho.
Rossetto disse que a empresa está de olho também no mercado que pode se abrir para o bioquerosene a partir da resolução da International Air Transport Administration (Iata), entidade representativa da indústria de aviação, de usar 10% de combustíveis renováveis até 2017 e de reduzir suas emissões de CO2 em 50% até 2050.

As informações são"=|= Avião Vício =|=".Sempre é citado o link de referência.O conteúdo é de Responsabilidade:Flyer Miranda
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Grupo12Aérea

Avião da Air France faz pouso não programado após homem passar mal


Um avião da Air France, que partiu de Paris na noite de sexta-feira (28), com destino ao Rio de Janeiro, teve que fazer um pouso não programado, após um passageiro passar mal a bordo. As informações são da assessoria da companhia aérea.
Segundo a Air France, o avião fez um pouso na Ilha do Sal, que faz parte do arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico. O passageiro desembarcou com uma acompanhante e foi encaminhado a um hospital.
A empresa não informou se o passageiro era brasileiro e nem o problema de saúde que ele apresentou, mas afirmou que as equipes estão preparadas e que esse procedimento acontece de maneira regular.
O voo seguiu viagem e aterrisou normalmente no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na manhã deste sábado (29), segundo a assessoria.


As informações são"Globo.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Grupo12Aérea

Esquadrilha da Fumaça apresenta show aéreo no Recife, neste domingo


A Esquadrilha da Fumaça - que tem como nome oficial Esquadrão de Demonstração Aérea - se apresenta na capital pernambucana neste domingo (30), às 14h, no 2º Jardim da praia de Boa Viagem.
Logo em seguida, haverá show de forró com os sanfoneiros Cezzinha e Waldonys - que também é piloto de avião e já gravou um clipe com a Esquadrilha. O evento faz parte das comemorações pelo dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro.


A apresentação dura aproximadamente 45 minutos, com mais de 52 manobras, verticais e horizontais. Durante o show aéreo, a Avenida Boa Viagem será bloqueada no trecho que compreende a Praça La Coruña, no 2º Jardim. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão presentes para monitorar o tráfego na via, que só deve ser liberada 40 minutos após o término da demonstração.



As informações são"G1.com.br".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves  
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Grupo12Aérea

Azul Linhas Aéreas terá voos extras na alta temporada para Aracaju e Natal


Para atender dois dos destinos mais procurados durante a alta temporada, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras solicitou autorização à Agencia Nacional de Aviação Civil – Anac – para inclusão da segunda frequência diária entre Campinas e Aracaju (SE) e Campinas e Natal (RN).
Se aprovado, os voos terão início no dia 10 de janeiro e término em 31 de janeiro de 2012. As operações estão previstas para serem realizadas com os modernos jatos Embraer 195.
Para Aracaju, as partidas de Viracopos acontecem diariamente às 16h04 e chegada às 17h45 na capital sergipana. Já no sentido oposto, o voo também é diário, com saída prevista para às 18h15 e chegada às 21h54 no aeroporto campineiro.
Já para a capital potiguar, os voos saem de Campinas diariamente às 8h06 e com chegada às 10h25 em Natal. Já no sentido oposto, o voo também é diário, com saída prevista para às 10h55 e chegada às 15h30 em Viracopos.
Além destes destinos, a companhia está com voos extras na alta temporada para Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Seguro, Maceió e Florianópolis.


As informações são"Revista Fator".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves  
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