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Guarulhos, Viracopos e Brasília terão operadores diferentes

O modelo que será adotado no leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP) e Brasília prevê que hajam um operador diferente para cada aeroporto, afirmou nesta sexta-feira o secretário-executivo da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Cleverson Aroeira da Silva.
"A ideia é ter nesses três aeroportos operadores aeroportuários diferentes, justamente para a gente poder ter parâmetros de comparação e uma forma melhor de regular o sistema", disse ele.

As informações são"Terra".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'


Há exatos 23 anos e um dia, o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva arriscava manobras pioneiras em um Boeing 737-300 e impedia o sequestrador do voo Vasp 375 de consumar o intuito de atirar a aeronave contra o Palácio do Planalto, onde José Sarney exercia a Presidência do País. Impondo ao presidente da República a culpa por seu desemprego, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, então com 28 anos, queria punir o peemedebista hoje presidente do Senado, homem que, segundo o comandante Murilo, nunca lhe demonstrou qualquer reconhecimento.
"O ex-presidente Sarney, sem comentários, nunca me dirigiu a palavra", afirma o piloto, atualmente com 60 anos e ainda na ativa, voando em um Boeing 767 na Rio Linhas Aéreas, companhia de transporte de cargas de Curitiba. Naquele 29 de setembro de 1988, Murilo seguia de Porto Velho para o Rio de Janeiro e, após escala em Belo Horizonte, teve o avião sequestrado. "Ele entrou no avião com cem balas dentro do casaco jeans e um revólver. Deu, com certeza, mais de 20 tiros dentro do avião", lembra o comandante, cujo copiloto naquela manhã, Salvador Evangelista, foi morto a sangue frio por Nonato, que estava "muito nervoso e arisco". Um tripulante em treinamento já havia sido baleado na perna durante as tentativas do sequestrador de invadir a cabine.
Murilo conseguiu informar a torre de comando do sequestro e da mudança de rota para Brasília. Das 50 mil libras de combustível que enchem o tanque de um Being 737, ele se viu com 1,8 mil libras no céu de Goiânia. Foi quando um tonneau (giro completo sobre o eixo da aeronave) e um parafuso (trajetória vertical descendente e em espiral), os únicos registrados até hoje no modelo, derrubaram o sequestrador. "Fiz as manobras porque o combustível do avião já havia acabado e o motor esquerdo parou primeiro. Resolvi brigar antes de morrer. As únicas chances que tinha seriam com manobras com o avião, pois eu estava amarrado no assento da cabine."
Mesmo com as acrobacias, o aviador garante que os passageiros não entraram em pânico. "Os passageiros foram espetaculares, não me deram nenhum problema." Com Nonato desorientado, Murilo pôde aterrissar em segurança no aeroporto internacional Santa Genoveva, na capital goiana. A negociação no solo se estendeu até o início da noite, quando Nonato tentou descer do Boeing utilizando Murilo como escudo e foi baleado por policiais federais, morrendo três dias depois. A última bala disparada pelo tratorista desempregado atingiu a coxa de Murilo.
Embora não tenha percebido reconhecimento do principal alvo do atentado, Murilo diz que outras vidas salvas não lhe negaram homenagens. "Durante algum tempo, os passageiros alemães mantiveram contato e faziam festa todos os anos no dia 29 de setembro, mas, com o passar do tempo, alguns morreram e a animação foi acabando."
O comandante não se permite entusiasmo ao falar das medalhas do Mérito Santos-Dumont e da Ordem do Mérito Aeronáutico com que foi condecorado. "As mesmas medalhas foram dadas à esposa do ex-presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva), ao, na época, ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, e a muitos outros em quem não vejo mérito algum para as mesmas."
Depois de lecionar na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Tuiuti, no Paraná, o comandante Murilo voltou a ser piloto. Os 44 anos de profissão, que somam 25 mil horas de voo, diz ele, "não deixam espaço para medo, mesmo porque a aviação é muito segura".
De acordo com ele, a segurança aeroviária melhora "a cada dia, porém a passos curtos, que não acompanham o crescimento acelerado da aviação. A aviação precisa de um grande e rápido investimento, mais pistas, mais equipamentos eletrônicos de auxílio, mais treinamento para os controladores".
A preocupação aumenta com a iminência de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Murilo, os eventos "trazem riscos muito grandes, com o aumento do fluxo e com a falta de equipamentos mais modernos para o controle de tráfego, assim como a falta de mais pistas para pouso e espaço físico para embarque e desembarque de passageiros e para o estacionamento de aeronaves".
Entrevistado por diversos veículos de comunicação logo após o atentado de 11 de setembro de 2001 nas Torres Gêmeas e no Pentágono, Murilo viu o ato terrorista de Curitiba, quando ainda ministrava aulas na faculdade, 13 anos depois de garantir a continuidade de cerca de 100 vidas sob a sua responsabilidade e de outras tantas que, inabaladas, não fizeram questão de executar a simples manobra do agradecimento.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Avião monomotor cai em represa de SP e deixa 3 feridos


Um avião monomotor caiu nesta sexta-feira na represa de Jurumirim, na cidade de Avaré (264 km de São Paulo). Três pessoas ficaram feridas e foram resgatadas do acidente que aconteceu por volta das 15h30 e não tinha causas definidas.
Funcionários de uma marina próxima do local do acidente ajudaram as vítimas, levadas para atendimento no pronto-socorro da cidade pelo Corpo de Bombeiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá enviar técnicos até o local a fim de inspecionar a aeronave, que será rebocada.
Testemunhas disseram que o avião perdeu altura muito rápido e caiu na represa. O piloto deverá esclarecer se alguma pane técnica o forçou a tentar o pouso. Ainda não foi divulgado o estado de saúde das pessoas.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Copiloto prime botão errado e avião quase se despenha

Na ausência do comandante, o copiloto teve de assumir o comando do avião. Carregou no botão errado, no voo de um Boeing 737-700 da All Nippon Airways, e quase provocava um grave acidente aéreo, com 117 passageiros a bordo... Veja uma simulação da manobra do avião, em vídeo, com uma queda vertiginosa de 1900 metros em apenas 30 segundos. O pequeno incidente dentro do cockpit poderia ter provocado uma enorme tragédia, numa viagem de uma companhia aérea nipónica, onde seguiam 117 passageiros.

O comandante teve de se ausentar para ir à casa de banho e foi substituído pelo copiloto. No regresso, aguardava que a porta do cockpit se abrisse, mas o copiloto enganou-se e, em vez de o fazer, acionou outro mecanismo, provocando uma assustadora queda de quase 2000 metros em poucos segundos, expondo o aparelho a pressões excessivas. O avião acabou por recuperar a trajetória, mas este terrível engano colocou em perigo as vidas de passageiros e tripulação de duas formas: ficou exposto a uma queda e poderia ter partido, em sequência dos movimentos agressivos a que foi sujeito. Segundo as autoridades de transporte aéreas do Japão, a aeronave ficou exposta a pressões para as quais não está preparada, o que poderia ter sido fatal, enquanto o piloto tentava retomar a rota certa. Mais incrível é que alguns passageiros não se aperceberam da gravidade do problema, uma vez que o lapso do copiloto ocorreu durante a noite. Sem luz exterior, não foi possível verificar a queda vertiginosa. Este caso, que ocorreu no dia 6 de setembro, provocou apenas oito feridos ligeiros, uma tremendo susto e três horas de atraso na aterragem. Veja as imagens de uma simulação do voo, no momento do incidente:

As informações são"PT Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Empresa aérea alemã anuncia compra de 5 aviões da Embraer

Empresa alemã encomenda cinco Embraer 195                                                                                  Foto: Divulgação
A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou nesta quinta-feira a encomenda de 12 aviões, sendo sete deles da Airbus e cinco da brasileira Embraer, por um "preço total de 1 bilhão de euros" (US$ 1,350 bilhão). As aeronaves brasileiras serão operadas pela parceira italiana Air Dolomiti, com sede em Verona. De acordo com a Embraer, o valor do negócio, referido a preço de lista, é de US$ 226 milhões.
Segundo um comunicado da Lufthansa, a empresa disse ter efetuado um pedido para a Airbus de dois A380, um A330-300 e quatro A320, assim como cinco Embraer 195, para entrega a partir de 2012. O pedido foi anunciado num momento em que a líder alemã da aviação comercial atravessa um momento delicado, decorrente da desaceleração da economia mundial.
A Air Dolomiti opera atualmente cinco jatos E-195. Os novos aviões serão utilizados para adicionar vôos em rotas domésticas e aumentar a frequência de vôos entre Verona e o centro de operações (hub) da Lufthansa em Munique. Segundo a empresa brasileira, os E195 serão configurados com um novo assento ergonômico, que oferece o mesmo nível de conforto, porém tem menor peso, auxiliando na redução do consumo de combustível.
Biocombustível

O A321 "D-AIDG" da Lufthansa está realizando quatro voos diários de Hamburgo a Frankfurt, na Alemanha, para testar a utilidade do biocombustível no dia a dia, de acordo com informações da companhia aérea. Para a realização do teste, que terá duração de seis meses e teve início no dia 15 de julho, a empresa está abastacendo a turbina do lado direito do avião com 50% de biocombustível e 50% de Jet A-1, combustível de jato, com intenção de fazer um balanço sobre os gastos.
Segundo a Lufthansa, o biocombustível é composto de pinhão manso, e linho selvagem, além de gorduras animais, e tem densidade 4% maior que o Jet A-1 puro. Durante o voo, a turbina abastecida com a mistura de biocombustível é desligada e ligada novamente e as bombas de combustível desligadas. Segundo o comandante Nikolai Pointner, a turbina com biocombustível tem o mesmo desempenho de quando abastecida com Jet A-1. O comandante afirmou, em nota, que a companhia espera provar que a turbina que opera com biocombustível tem gasto menor que a com Jet A-1.
Apesar dos testes, a tripulação é preparada normalmente para o voo. De acordo com a Lufthansa, antes do voo inaugural com passageiros, a aeronave foi testada até os "últimos detalhes" em um voo de verificação funcional abastecido com biocombustível.

As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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GOL terá voos extras durante o Círio de Nazaré

Boa notícia para quem vai ao Círio de Nazaré. A Gol Linhas Aéreas terá voos extras para Belém. A festividade vai acontecer entre os dias 4 e 24 de outubro. 

Os voos já estão disponíveis para venda, no site: http://www.voegol.com.br, na Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121, ou via agentes de viagens. Os melhores preços são para bilhetes adquiridos com 14 dias de antecedência.


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Tam fará dois voos São Paulo - Manaus em Airbus A330

A Tam Linhas Aéreas oferece, a partir de hoje, uma nova tarifa em dois voos entre os aeroportos de São Paulo/Guarulhos e de Manaus operados pela aeronave Airbus A330. Como é utilizado em voos regulares para o exterior, o A330 é mais espaçoso e tem interior configurado em duas classes de serviço, o que permite oferecer ao cliente de rotas domésticas a mesma poltrona da classe Executiva dos voos internacionais da companhia. 

Quem optar por esse assento – que tem mais espaço, manuseio elétrico e reclina até 170º – terá benefícios como custo zero na taxa de remarcação, franquia extra de 20 quilos de bagagem, 1.500 pontos Multiplus e prioridade para check-in, embarque e entrega de bagagens. O novo perfil tarifário, chamado “Relax”, é exibido durante a pesquisa de bilhetes pelo site (www.tam.com.br) para os voos da rota em questão.


As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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Tam é condenada a pagar danos morais por overbooking


Por unanimidade de votos, os membros da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia mantiveram a sentença que condenou a Tam Linhas Aéreas S/A ao pagamento de 10 mil reais a título de indenização por danos morais, causados a um passageiro. O acórdão (decisão do colegiado) foi publicado no Diário da Justiça desta sexta-feira, 30 de setembro de 2011.
A Tam foi condenada, em 1º grau, pelo juiz de direito Carlos Roberto Rosa Burck, da comarca de Presidente Médici (RO), por ter causado overbooking no voo JJ-3588. Segundo consta nos autos, no dia 4 de dezembro de 2010, o passageiro (autor da ação) fez o check in e embarcou na aeronave. O vôo o levaria de São Paulo a Brasília. Porém, a viagem não ocorreu naquele momento, pois a comissária convocou todos os passageiros com destino a Porto Velho para desembarcarem e viajarem num outro horário disponível.
Segundo o passageiro, o motivo do desembarque ocorreu pela preferência dada pela empresa-ré à delegação do time do Corinthians, cujas passagens foram adquiridas no próprio dia do embarque. Ainda segundo ele, outras pessoas também tiveram que descer do avião, passando humilhação e constrangimento.
Inconformada, a Tam Linhas Aéreas S/A recorreu ao Tribunal de Justiça, 2º grau, sustentando que a ocorrência de overbooking não configura ato ilícito ou abusivo. Disse ainda que o passageiro não demonstrou ter sofrido situação vexatória ou humilhante e que tudo não passou de mero dissabor, razão pela qual não teria obrigação de indenizar. Alegou também que a indenização fixada pelo magistrado foi abusiva, pois deixou de observar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
Para o relator, desembargador Péricles Moreira Chagas, é salutar afirmar que no direito brasileiro qualquer dano causado a alguém, seja este material ou imaterial, deve ser indenizado. "É assim que manda o nosso ordenamento jurídico, quer na expressa norma do art. 186 do Código Civil, quer nas legislações especiais. À luz da Constituição, o dano moral é nada mais do que a violação do direito à dignidade".
Ainda de acordo com o desembargador, o fato do passageiro ter entrado no avião e depois ter sido convidado a se retirar, mesmo tendo feito o check in, caracteriza a prática de ato abusivo. "Em relação ao valor da indenização, deve-se observar que este não compensa os danos sofridos, os quais são intangíveis, entretanto tem por finalidade abrandar os sofrimentos causados".


As informações são"Rondo Notícias".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Empresa aérea Azul testa combustível de biomassa desenvolvido pela Embraer/GE


O mundo teme que, dentro dos próximos 40 anos, a emissão gases poluentes por parte da aviação possa triplicar. Atualmente essa contribuição nociva é de 2% de gás carbônico e 3% de outros gases poluentes de efeito estufa (GEEs).
 
A Embraer, assim como grandes empresas do setor, buscam alternativas para a utilização de combustíveis renovados. Atualmente, a empresa desenvolve testes com a aeronave Embraer 170, equipado com motor da General Electric que utiliza combustível desenvolvido da biomassa. 
 
A boa novidade nesse final de setembro de 2011 é que um consórcio formado pelas empresas, Embraer, Amyris, GE e a empresa aérea Azul vai testar o novo combustível de biomassa. Até 2015, o processo Direct Sugar to Hidrocarbon Process (DSHC), deve receber certificação pela ASTM (American Society for Testing and Materials).
 
O desafio maior é no tocante à estabilidade térmica. Os testes vão analisar a capacidade do combustível em sua resistência à altas atitudes, sem congelar-se nos tanques


As informações são"Agora Vale".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Rios de lava formaram planícies de Mercúrio, revela Nasa


Fendas vulcânicas se abriram há bilhões de anos em Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, e liberaram a lava que formou suas planícies suaves, informou um estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista Science e que descreve as descobertas de uma sonda da Nasa que orbita o astro desde março.
Entre 3,5 e 4 bilhões de anos atrás, fendas vulcânicas se abriram na crosta de Mercúrio e expeliram lava, formando as planícies que ocupam 6% do planeta pequeno e quente e que cobrem uma superfície equivalente a 60% dos Estados Unidos, segundo o estudo publicado na revista Science.
Uma série de informes divulgados na revista descrevem as descobertas da sonda Messenger, da agência espacial americana (a Nasa), desde que começou a orbitar Mercúrio, em meados de março. As fendas que derramaram lava não eram como os vulcões de montanha, que se formam gradualmente ao longo do tempo, como os do Havaí, por exemplo, mas profundos cortes que expulsaram rios de lava incandescente que em alguns lugares fluíam a até dois quilômetros de profundidade.
"Estes enormes respiradores, de até 25 km de comprimento, parecem ser a fonte de enormes volumes de lava muito quente que saíram para a superfície de Mercúrio", disse um dos autores do estudo, James Head, professor de Ciências Geológicas da Universidade Brown, na costa leste dos Estados Unidos.
Os fluxos de lava foram para a superfície, "talhando vales e criando crostas em forma de lágrima no terreno subjacente", disse Head. "Um destes depósitos é tão enorme que o vulcanismo tem que ser importante em outros lugares", explicou.
Os vulcões contribuíram para a formação dos planetas, inclusive Marte, e ajudam estes corpos celestes a liberar seu calor interno. Na Terra, erupções vulcânicas similares formaram o terreno ao longo do rio Columbia nos estados de Washington e Oregon, no noroeste dos Estados Unidos, de 12 a 17 milhões de anos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Messenger
Os cientistas vislumbraram algo na superfície de Mercúrio a partir de um trio de sobrevoos do Messenger. A sonda foi lançada em 2004 e entrou na órbita de Mercúrio em 18 de março. A sonda Mariner 10 foi a primeira a se aproximar de Mercúrio em 1974 e em 1975 e fazer um mapa de 45% da superfície do planeta.
A Nasa espera que a Messenger lance mais luz sobre a composição da superfície de Mercúrio enquanto orbita o planeta a cada 12 horas a uma altura mínima de 200 km. Os instrumentos da sonda Messenger também mostraram que Mercúrio é varrido por ventos solares.
Mercúrio
Mercúrio não tem atmosfera, o que significa que pode chegar a temperaturas de 430ºC, mas também perder todo o calor quando se distancia do Sol, atingindo os -170º C. O pequeno planeta é o único, além da Terra, que tem um campo magnético ao seu redor, mas Mercúrio não gera o mesmo escudo resistente contra a radiação solar.
"Nossos resultados indicam que a frágil magnetosfera de Mercúrio oferece muito pouca proteção do planeta frente aos ventos solares", disse outro dos autores do estudo, Thomas Zurbuchen, professor da Universidade de Michigan (norte).
Mercúrio, cujo nome provém do deus romano mensageiro, tem muitas crateras que fazem com que sua superfície se assemelhe à lua. O menor dos oito planetas do Sistema Solar é cerca de um terço do tamanho da Terra, quase tão denso e orbita ao redor do sol aproximadamente a cada 88 dias terrestres.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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PAL Airline quer que tribunal rejeite pedido de fusão da LAN

A companhia aérea chilena PAL Airline solicitou nesta quinta-feira ao tribunal antitruste do País que rejeite o pedido de sua concorrente LAN, que quer a retificação das tarifas incluídas na recente decisão que aprovou a sua fusão com a brasileira TAM.
A LAN , uma das maiores companhias aéreas da América Latina, pediu esta semana ao Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) que corrija "erros de cálculo" nas tarifas por quilômetro em cada rota, associadas à decisão que aprovou a união com a TAM com ressalvas.
Mas a PAL, uma das poucas companhias que vem enfrentando a fusão entre LAN e TAM, assegurou que o recurso de retificação não procede por erros na forma e conteúdo.
"O recurso apresentado pela LAN deve ser rechaçado, já que a lei não contempla nenhum outro recurso ante o TDLC", disse a PAL em comunicado.
"Só procede o recurso de reclamação ante a Suprema Corte e não o de correção, de esclarecimento ou de alteração (no TDLC)", completou a companhia aérea, apontando que o caso deve agora transcorrer na corte máxima do país, depois de nove meses de investigação do tribunal antitruste.
A LAN tem dito apenas que não descarta recorrer à Suprema Corte para impugnar algumas das medidas de mitigação estabelecidas pelo TDLC. A empresa tem até 3 de outubro para apresentar algum recurso ao tribunal máximo.







As informações são"Terra".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Infraero anuInfraero anuncia início das obras no Aeroporto de Confinsncia início das obras no Aeroporto de Confins

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deu a largada para o início das obras de reforma e ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. 

A obra, que vai consumir investimentos de R$ 236,65 milhões, será realizada em nove etapas e tem previsão de ser concluída em dezembro de 2013. As alterações nos terminais de passageiros estão programadas para serem realizadas a partir de 2012. 

Até o fim deste ano, a principal mudança no dia a dia dos usuários vai acontecer na redução do número de vagas do estacionamento principal, em frente ao terminal de passageiros.

A Infraero vai retirar 300 vagas no estacionamento e depois criar 174. Ou seja, a partir de novembro o passageiro passa a ter menos 126 lugare s no estacionamento principal. Segundo a empresa, os veículos poderão parar no estacionamento E, construído recentemente na lateral do aeroporto e com capacidade para 1.538 vagas. 

Ao longo da alta temporada de férias deste ano (inclusive Natal), haverá pouca interferência nos terminais de passageiros, afirmou ontem o superintendente regional do Sudeste da Infraero, Mario Jorge Fernandes de Oliveira.

A Marquise/Normatel, empresa vencedora da licitação, iniciou o recrutamento dos trabalhadores para o canteiro de obras, instalado entre o terminal de cargas e o centro de manutenção. Até o fim de outubro a empresa vai contratar entre 150 e 200 pessoas, mas a previsão é de empenhar 500 profissionais em todo o processo. 

O diretor Renan Carvalho reconhece que a mão de obra na construção civil está escassa, o que pode dificultar o processo seletivo. "Mas a nossa intenção é contratar funcionários do entorno da região", diz.

Mais mudanças

Com a refo rma, a capacidade do terminal 1 vai passar de 5 milhões para 6,4 milhões de passageiros ao ano. Pelo projeto do terminal, os veículos não vão poder mais transitar entre o terminal de passageiros e a área comercial atual, espaço que será transformado em via de trânsito mais larga. Os balcões de check in não ficarão mais encostados na parede como hoje. 

Eles serão espalhados em quatro penínsulas pelo saguão do aeroporto, assim como acontece no Galeão, no Rio de Janeiro. "Vamos aproveitar a estrutura que já existe e fazer um serviço de check in mais moderno, com sistema semiautomático de manuseio de bagagem", diz Adair Moreira Júnior, gerente de empreendimentos de Confins.

De acordo com o projeto, a praça de alimentação vai ser transferida para o terraço e a maioria das lojas vai migrar para o segundo andar, onde é hoje a administração do aeroporto. "Vamos ocupar muitas áreas que estavam vazias, como o terraço", diz Adair Júnior. Ele ressalta que nem todas as part es do empreendimento serão interditadas ao mesmo tempo.

"Vamos planejar e executar em hora que o impacto seja menor para o passageiro", diz. Serão instalados 17 elevadores, sendo seis panorâmicos (dois vão ligar o saguão ao terraço). Os sete atuais serão desativados.

'Puxadinho'

Além da reforma do terminal 1, estão previstos o Módulo Operacional Provisório (o "puxadinho"), intervenções na pista e pátio e a construção do terminal 2, que vai ser feita em parceria com o governo do estado. O módulo vai contar com R$ 100 milhões de investimento e vai ampliar a capacidade do terminal em 4,9 milhões de passageiros ao ano. 

A licitação está prevista para ser aberta em novembro e o início das obras em março de 2012, com término estimado em março de 2013.

Na pista de pouso e decolagem, a Infraero planeja investir R$ 169 milhões, com início das obras previsto para setembro do ano que vem. Depois das intervenções, a pista vai passar de 3 mil para 3,6 m il metros e o pátio vai aumentar 192,4 mil metros quadrados. 

O projeto estima que o número de posições de estacionamento da aeronave salte de 18 para 50. A Infraero liberou para o governo de Minas a verba de R$ 10,7 milhões para contratação do projeto básico e executivo do terminal 2, que vai ser construído em frente ao estacionamento novo de passageiros. 

A previsão é que ele amplie em 10 milhões a capacidade anual do aeroporto. Até lá, o puxadinho vai ser a alternativa para atender o aumento de passageiros.

Principais mudanças

A praça de alimentação vai ser transferida do solo para o terraço

» A maioria das lojas vai mudar para o segundo andar, onde está a administração. O aeroporto tem hoje 36 lojas e oito quiosques. Com a reforma, passa a ter 71 lojas e 12 quiosques

» Serão instalados 17 novos elevadores no aeroporto, sendo seis panorâmicos (os sete atuais serão desativados)

» Os veículos não vão poder mais transitar entr e o terminal de passageiros e atual área comercial

» A via de veículos terá mão dupla e o meio fio será deslocado para a atual área de estacionamento

» Serão instaladas 10 novas escadas rolantes. Uma escada rolante vai ligar o mezanino ao terraço. As seis atuais serão desativadas

» A área de embarque nacional e internacional será centralizada

» Serão instaladas oito novas esteiras de bagagem, com controle automatizado

» Os balcões de check in não ficarão encostados na parede, como agora. Eles serão disponibilizados em penínsulas na área central do saguão do aeroporto

» A área do aeroporto vai passar de 60.305 para 67.675 metros quadrados

Cronograma da obra - Confira o que vai ser feito em cada etapa

» Etapa 1 (Set/out 2011)
. Canteiro de obras
. Adequação das guaritas do estacionamento central

» Etapa 2 (Nov/dez 2011 e jan 2012)
. Adequação dos estacionamentos A, B, C e D
.Meio fio deslocado e vias de acesso
.Ponto de ônibus
. Ampliação da Central de Utilidades (CUT)
. Intervenções no terminal de passageiros (da etapa 2 até a 9)

» Etapa 3 (Fev/mar/abr/mai/jun 2012)
.Nova área de carga/descarga
.Transferência da administração para o terraço
.Construção do anexo social LL (bagagem extraviada)
.Ampliação da galeria comercial
. Início da cobertura em vidro do saguão

» Etapa 4 (Jul/ag/set 2012)
.Substituição das escadas rolantes
. Substituição de três pontos de embarque
. Implantação dos elevadores (etapas 4, 5, 6, 7)
» Etapa 5 (Out/nov/dez 2012)
. Demolição dos sanitários do
saguão-térreo
. Substiuição de três pontes de embarque

» Etapa 6 ( Jan/fev/mar 2013)
. Reforma e adequação parcial do check in
. Instalação de parte das esteiras de bagagens no térreo
. Substituição de três pontes de embarque

» Etapa 7 (Abr/mai/jun 2013), etapa 8 (jul/ago/set 2013) e etapa 9 (out/nov/dez 2013)
. Reforma e adequação parcial do check in
. Instalação de parte das esteiras de bagagens no térreo
. Adequação do check out.




As informações são"Geórgea Choucair - Estado de Minas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Com Copa, Congonhas pode ter mais voos

A Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, pode ampliar o movimento de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas durante a Copa do Mundo de 2014. Para atender à demanda, a quantidade de chegadas e partidas, chamadas slots, passaria de 34 para até 50 por hora.

Se aprovada, a proposta vai contra regra da Anac, que, a pedido do governo estadual, limitou em 34 os slots/hora após o acidente com Airbus da TAM, em 2007, e que resultou na morte 199 pessoas.

Para o especialista em aviação e professor da UFRJ, Respício do Espírito Santo, Congonhas pode operar 50 voos por hora.

Antes do acidente, esse número chegou a 48/hora. “É preciso atestar se há capacidade para estacionamento das aeronaves. Também é preciso ampliar o número de vagas para veículos. Sou favorável que essa ampliação seja feita agora, e não só para Copa.”

Procurada, a Infraero disse que a Anac é quem regula os slots. Questionada, a agência negou a informação e disse que o caso será decido pela Infraero e pelos governos federal e estadual. A Anac também não confirmou a realização de estudos em Congonhas.


As informações são"Band".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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