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Desvalorização da Gol

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes surgiu no Mercado brasileiro quando a maior parte das companhias aéreas estava com problemas severos de caixa, endividada e com sua rentabilidade reduzida pelas despesas com os juros. Várias foram as empresas que acabaram encerrando suas atividades, ou sendo negociadas, mas fizeram história no mercado doméstico e internacional, em especial a Transbrasil, Varig e Vasp.

A proposta do Sr. Constantino, o homem do transporte sobre rodas, era transformar o passageiro de ônibus de média e longa distância em usuários do transporte aéreo, com uma baixa tarifa e estrutura de custos mais enxuta. Como a empresa iniciou suas atividades levando em conta o aprendizado do transporte popular, chegou ao mercado com custos financeiros reduzidos e alta capitalização, fazendo com que suas concorrentes perdessem passageiros diante da nova estratégia. Outra vantagem competitiva foi maximizar o uso da aeronave, mesmo reduzindo a margem de contribuição com tarifas pequenas para aqueles que optassem por viajar em horário n oturno ou esperando a disponibilidade da companhia em assentos vagos.

A situação que chamou atenção no mercado acionário, no final de julho, foi sobre as revisões das projeções de 2011 sobre os seus resultados. Ela trouxe a redução da margem operacional de 1% a 4%, diminuindo sensivelmente o dividendo a ser pago para o acionista – se é que haverá. A alegação leva em conta o crescimento dos custos operacionais em decorrência de um aumento dos combustíveis e investimento em 395 copilotos, trazendo mais custos operacionais. Existem outras situações que devem ser analisadas, como a aquisição da Webjet.

Tal situação não foi vista com bons olhos. O mercado acionário, sensível a mudanças econômicas, oscila, levando as tendências dos investidores em comprar e vender as ações. A situação foi tão complexa que a desvalorização da empresa, de maio a agosto, foi em torno de 45%. Isso significa que em questão de três meses ela perdeu quase a metade do seu valor.

Para haver um comparativo nas informações e como a Gol já encerrou o seu resultado em 30 de junho, o seu valor, de acordo com os negociados na Bovespa, apurando suacotação em 31 de março, era de R$ 5,85 bilhões e, em 01 de agosto, R$ 3,22 bilhões.

Alguns questionamentos que deverão ser respondidos é o porquê da aquisição da Webjet, já que as projeções de mercado informadas pela empresatrouxeram problemas significativos a sua concorrente direta TAM, que tambémteve redução dos valores negociados em bolsa.


As informações são"Administradores".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Embraer estabelece centro de serviços na China


A Embraer assinou nesta quarta-feira, em cerimônia realizada em Hong Kong, um acordo com a Metrojet, nomeando esta empresa como o primeiro centro autorizado de serviços na região. A Metrojet deverá estar totalmente equipada para fornecer serviços de manutenção programada e não programada para os clientes de jatos Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000, fabricados pela Embraer, até novembro de 2011.
A Metrojet tem sede em Hong Kong e é um provedor de serviços para a aviação executiva na Ásia. Oferece serviços como manutenção de aeronaves, gerenciamento de frota e voos fretados, entre outros. A empresa é uma organização de manutenção aprovada pelo CAD e pelo CCAR 145, de Hong Kong, e possui certificados de outras autoridades, tais como a FAA, dos EUA, CAA, de Macau, TCCA, do Canadá, BDCA, de Bermuda, e CAA, das Ilhas Cayman.


As informações são"veja.com".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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TAM reduz voos do Rio para Frankfurt e Londres e corta aumento da frota doméstica em 2012

A TAM, maior companhia aérea brasileira, anunciou hoje que em 2012 irá reduzir a frequência de voos do Rio de Janeiro para Frankfurt e para Londres  e ainda que para voos domésticos vai manter no próximo ano os mesmos 159 aviões que teve este ano e não os 163 que previa inicialmente.

Na linha Rio de Janeiro - Frankfurt a TAM passa de voo diário para quatro por semana e na linha de Londres passa de seis para três.
A companhia diz que estas reduções decorrem da decisão de passar a fazer as ligações São Paulo (Guarulhos) - Milão em A330 e não em A340, para ter uma redução de cerca de 20% do consumo de combustível.
“Para que essa troca de equipamentos seja possível, promoveremos um ajuste na malha aérea internacional, envolvendo os voos a partir do Rio de Janeiro/Galeão para Frankfurt e Londres. As actuais sete partidas semanais para Frankfurt serão reduzidas para quatro, e as seis descolagens semanais para Londres retornarão a três”, diz a TAM em comunicado.
O presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, citado nesse comunicado, defende que a companhia irá manter nas rotas internacionais uma capacidade “adequada à procura e sublinha que o “ajuste da malha internacional tem apenas o objectivo de optimizar operações, reduzindo custos e atendendo os clientes da rota São Paulo–Milão com outras aeronaves, sem reduzir a qualidade dos serviços”.
A TAM diz ainda no comunicado que com essas alterações e com os novos voos do México e Orlando prevê “ganhos aproximados de 50 milhões de dólares, já descontando os valores pagos pelos leasings das aeronaves que deixarão de ser operadas”.
Em relação ao mercado de voos domésticos, a TAM justifica não fazer o aumento de frota com a previsão de um “crescimento menor” da procura do que a estimativa inicial, que era de 15% a 18%, “em virtude das incertezas que cercam a economia mundial”.
“Confiamos no crescimento do Brasil e do mercado de aviação no próximo ano, mas entendemos que um ajuste em nosso plano de frota é necessário para assegurar a rentabilidade do negócio, num contexto de maior racionalidade do mercado”, defende o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, citado em comunicado da companhia.
O comunicado avança que a estratégia da TAM, parceira da TAP no âmbito da Star Alliance e em ligações em code-share no Brasil e na Europa, vai no sentido de intensificar as “acções de controle de custos e aumento de receitas” e que entre as medidas adoptadas conta-se não aumentar a frota de aviões narrow body, utilizados nas ligações de curta e média distância.
A TAM vai receber ainda assim 13 aviões da família Airbus A320, mas, acrescenta, devolverá outros tantos que actualmente estão em operação.
“Mesmo com essa revisão [do plano de expansão da frota], vamos renovar 10% da frota doméstica, mantendo a baixa idade média das aeronaves. Além do benefício claro de qualidade de serviço para nossos clientes, que contam com uma das frotas mais jovens do mundo, isso contribuirá para diminuir custos de manutenção e o consumo de combustível”, salienta Líbano Barroso.
O comunicado acrescenta que mantendo a frota a companhia, por aumentos de eficiência, antecipa ter um aumento de capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos) em 4% no ano que vem.


As informações são"PressTur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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TAM e Gol devem abrir postos de reclamação

Os passageiros da TAM e da Gol que passarem pelo Aeroporto Internacional do Recife terão mais uma opção caso queiram registrar queixas contra as companhias ou precisem esclarecer qualquer dúvida. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na última segunda-feira (29) uma nova resolução (Resolução nº 196) que prevê a criação de canais de atendimento presencial, além das centrais de atendimento por telefone e internet que já existem, para empresas aéreas com movimentação superior a 500 mil pessoas por ano. Na capital pernambucana, apenas as duas companhias citadas trabalham com essa cota, de acordo com a Anac.

Os espaços deverão ser exclusivos, não podendo ser instalados nos guichês de check-in ou de lojas destinadas a vendas de passagens. As companhias terão um prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta aos passageiros insatisfeitos, caso a solução não consiga ser atingida no momento da reclamação. O tempo dado para adequação foi de 60 dias.

E tem mais, segundo a resolução, as empresas "precisarão, ainda, elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos, que serão encaminhados à Anac até o trigésimo dia após o final de cada semestre".

Serão as próprias companhias que terão que arcar com as despesas para a construção dos novos espaços, que serão avaliados e cedidos pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

As empresas que não respeitarem a nova determinação poderão ter que responder a um processo administrativo que pode resultar na aplicação de uma multa entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por passageiro desrespeitado, a depender da caso. O dinheiro será integralmente revertido para o Tesouro Nacional.

A fiscalização ficará a cargo dos fiscais da Anac que circulam diariamente pelos aeroportos do País ou pode ser feita através dos próprios usuários, por meio de denúncias.

É bom lembrar que o atendimento ao passageiro realizado pela Anac continuará sendo prestado normalmente. As queixas e reclamações recebidas pela agência devem ser respondidas pelas empresas aéreas em, no máximo, 10 dias úteis.

Tanto a Gol quanto a TAM informaram, através de suas assessorias de imprensa, que estão trabalhando para se adequar à nova norma em todo o País.

Atualmente, quem deseja prestar queixas contra empresas aéreas conta apenas com postos da Anac e da Infraero apenas nos maiores aeroportos do País ou tem que recorrer ao atendimento personalizado através do 0800-725-4445 ou do site:www.anac.gov.br, no link Fale com a Anac, que funciona 24 horas. 


As informações são"JC OnLine".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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Jaan Albreicht deixa liderança da Star Alliance uma década depois

Jaan Albrecht foi proposto pelo Comité Executivo da Deutsche Lufthansa AG para Presidente do Conselho de Administração e CEO da Austrian Airlines AG a partir de 1 de Novembro de 2011, adiantou a TAP em comunicado. 

Esta nomeação vai ser analisada pelo Conselho de Supervisão da companhia aérea austríaca na sua próxima reunião, em Setembro.

Ao Negócios, fonte oficial da Star Alliance detalhou que o processo de substituição de Albreicht "será liderado pelo chairman da Star Alliance, Rob Fyfe, da Air New Zealand, um processo que agora começou. E penso que os detalhes não serão tornados públicos".

Até à nomeação de um sucessor, Jaan Albrecht mantém a liderança dos programas e actividades da Star Alliance.

Albrecht está desde 2001 ao comando da organização da Star Alliance, sedeada em Frankfurt, na Alemanha, a qual é responsável pela coordenação de todas as actividades da aliança de companhias aéreas líder mundial. 

Rob Fyfe, presidente do Conselho de CEO da Aliança, comentou, em comunicado: "Na última década, Jaan Albrecht liderou o desenvolvimento da Star Alliance, coordenado as actividades entre as companhias membros, conduzindo os processos de captação de novos membros e desenvolvendo as estratégias e iniciativas necessárias para potenciar as propostas da Star, tanto para clientes, como para os membros".

O sucessor de Jaan Albreicht poderá estar entre os membros da aliança. Recorde-se que Fernando Pinto, presidente da TAP, foi um dos fundadores da maior aliança de companhias aéreas, enquanto presidente da brasileira Varig.

O presidente da companhia aérea portuguesa termina o seu mandato à frente da TAP no final deste ano. No entanto, Fernando Pinto já afirmou que gostaria de fazer a privatização da companhia aérea de bandeira que está na agenda do Governo.

Fernando Pinto poderia ser um dos nomes possíveis convidados pelo conselho da Star Alliance.


As informações são"Jornal de Negócios - Portugal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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Avianca inicia voos com Airbus A318

A partir de primeiro de setembro, a Companhia Aérea Avianca terá voos diários com novos jatos Airbus A318, ligando Chapecó a Florianópolis, São Paulo (Congonhas) e Brasília. 

O anúncio foi realizado na tarde da última segunda-feira, 29, pelo Vice-Presidente Comercial e de Marketing da empresa Tarcísio Gargioni.

De acordo com Gargioni, a nova aeronave oferece mais conforto aos passageiros e maior número de poltronas, 120 lugares. 

Além de uma cabine mais espaçosa, a aeronave que pertence à família A320 propicia ainda outros atributos especiais, como eficiência no consumo de combustível e maior alcance. A companhia aérea já conta com cinco Airbus A318 de um total de 15 que serão adquiridos até 2013.

- A chegada do Airbus A318 faz parte da estratégia de crescimento da Avianca no Brasil. Vamos crescer gradativamente com serviços diferenciados no conforto, entretenimento, alimentação e atendimento. Esta é a nossa marca - oferecer aos nossos clientes algo a mais, sem abrir mão de preços competitivos no mercado - disse Tarcísio.

De acordo com o Prefeito José Caramori, a oferta de uma aeronave com maior número de lugares demonstra a importância do Aeroporto de Chapecó que hoje atende toda a região oeste do Estado e o interior do país.


As informações são"ClicRBS Chapecó".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Boeing anuncia nova versão do 737 para 2017

O fabricante de aviões Boeing anunciou que vai lançar uma versão mais eficiente do 737 com um novo motor em 2017.
Em comunicado a Boeing diz que tem encomendas apalavradas para 496 aviões de cinco companhias e o novo modelo, denominado 737 MAX vai concorrer com o Airbus melhorado A320neo, um modelo semelhante que deverá ser equipado com motores mais eficientes em poupança de combustível e entregue em 2015.
O avião da Boeing terá motores da CFM International e de deverá gastar menos 16% de combustível que a actual oferta da Airbus e 4% menos que o Airbus A320neo e menos custos operacionais no geral, diz a mesma nota.
Os B737 e A320 irão competir no mercado de aviões com cerca de 150 lugares. 



As informações são"PressTur".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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Pane em avião da Azul cancela voo com destino a Campinas (SP


Aeronave da Azul Linhas Aéreas que saiu de Campinas (SP) para Uberaba e retornaria à cidade paulista na tarde de ontem apresentou problemas no momento da decolagem e teve o voo cancelado.
De acordo com informações obtidas com o empresário Abrão Moisés Neto, que seguiria viagem até Campinas, a tripulação embarcou e, após 20 minutos aguardando a decolagem, o comandante explicou que a pane que havia dado em Campinas tinha se repetido e dessa forma o voo foi cancelado. “A empresa quer me mandar para Campinas de ônibus, mas sem previsão de saída. No entanto, assim eu não vou.”
Em nota, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que o voo 4327, que partiria ontem às 15h50 de Uberaba (MG) com destino a Campinas (SP), foi cancelado devido a uma manutenção não programada na aeronave. Todos os clientes receberam assistência, de acordo com a Resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e serão reacomodados em ônibus executivo ou em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos aos seus clientes, porém ressalta que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Daqui a Pouco sobre Incidente.


As informações são"Jornal da Manhã - Uberab".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Trip vai investir mais de R$ 50 milhões em Centro Aeroespacial em Minas

A TRIP vai ser uma das empresas âncoras para o Centro Aeroespacial de Lagoa Santa, na Grande BH. O centro de capacitação da empresa tem obras previstas para começar em 2012 e finalizadas em 2013. 

A empresa pretende capacitar entre 250 e 300 pessoas por mês no centro, que será instalado em terreno de 10 a 15 mil metros quadrados, com área construída de 5 mil metros quadrados. 

A companhia aérea vai investir R$ 15 milhões nas obras e US$ 35 milhões em três simuladores de voos no local.

Expansão
A infraestrutura precária do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) é uma das barreiras para o crescimento da companhia área, segundo o presidente da TRIP, José Mário Caprioli.

"Se houvesse mais espaço, dobraríamos de tamanho no aeroporto no perí odo de um ano", ressalta. A pista de pouso e decolagem é um dos principais problemas apontados pelo executivo. A companhia aérea faturou R$ 750 milhões em 2010 e estima faturar R$ 1,2 bilhão neste ano.

No curto prazo, Caprioli descarta a possibilidade de operar no Aeroporto Regional da Zona da Mata, que acaba de ser inaugurado em Goianá, a 45 quilômetros de Juiz de Fora. 

"Já estamos em Juiz de Fora. Não faz muito sentido ir, agora, para Goianá", diz. Além da aquisição da TRIP, a TAM está em fase de fusão com a companhia aérea chilena LAN. O negócio precisa da aprovação de autoridades brasileiras e chilenas.

TAM
A TRIP Linhas Aéreas e a TAM estão em fase final de estudos para a fusão das malhas aéreas e comerciais. A posição final sobre a parceria deve sair dentro de três meses, afirmou ontem (30) o presidente-executivo da Trip, José Mario Caprioli. 

A negociação deve envolver ainda a venda de 31% das ações da Trip para a TAM. "As discussões es tão avançadas. 

O ambiente de aviação hoje é muito competitivo e há uma tendência mundial de consolidação das empresas aéreas. É um movimento natural que acontece no mundo inteiro", enfatiza o executivo.

A intenção é manter a marca TRIP, assim como sua atuação no mercado regional. Como a aquisição deve ser minoritária, a gestão da empresa também não vai ser alterada. 

"A fusão vai permitir que as malhas pensadas isoladamente sejam trabalhadas de forma integrada", afirma Caprioli. Na prática será possível, por exemplo, que o voo da TAM de Miami para Confins possa ser feito com conexão para o interior. 

A TRIP opera hoje em 93 cidades e espera atingir 100 municípios em 2012. A empresa faz parte do grupo Caprioli (Campinas-SP) e Águia Branca (Vitória).


As informações são"ABETAR com informações do O Estado de Minas".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Quatro anos após acidente da TAM, Justiça nega fechar Congonhas


A Justiça Federal em São Paulo negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspender as atividades do aeroporto de Congonhas até que sejam esclarecidas as questões de segurança relativas ao acidente com o avião da TAM, em 2007, que não conseguiu parar durante a aterrissagem. A aeronave saiu da pista e colidiu com um prédio da empresa. No acidente, morreram 199 pessoas.
Logo após o pior acidente aéreo em território brasileiro, o MPF entrou com uma ação civil pública alegando que as condições precárias da pista, assim como a localização do aeroporto em área densamente habitada, tiveram influência na fatalidade e poderiam causar mais acidentes.
O pedido de paralisação já havia sido negado em caráter liminar em 2007. Na decisão final da primeira instância, o juiz Clécio Braschi entendeu que, em nenhum momento, os peritos criminais da Polícia Federal recomendaram a interdição do aeroporto, fizeram apenas recomendações de segurança que já são seguidas. O juiz também avaliou que o fato de o aeroporto estar situado em zona urbana não pode ser objeto de julgamento pelo Poder Judiciário.
O acidente
O voo JJ 3054 da TAM decolou do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em direção a São Paulo no dia 17 de julho de 2007. O Airbus A320 pousou às 18h48 no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, mas não desacelerou durante o percurso da pista, atravessou a avenida Washington Luís e se chocou contra um depósito de cargas da própria companhia. Em seguida, a aeronave pegou fogo. Todas as 187 pessoas do avião e mais 12 que estavam em solo morreram. Foi o maior acidente aéreo da história do Brasil.
Chovia no dia do acidente em São Paulo e a pista, que havia passado por obras de recuperação, foi liberada sem a conclusão do grooving (ranhuras no asfalto que permitem o escoamento da água). A pista molhada foi apontada como uma das causas da tragédia. Mas, em outubro de 2009, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou, em relatório final, que uma falha dos pilotos é a hipótese "mais provável" para o acidente. O grupo de investigação, porém, não chegou a uma conclusão sobre um eventual erro de posicionamento das manetes, sistemas utilizados na frenagem do avião. Um dos fatores que podem ter levado o avião a não conseguir reduzir a velocidade é a posição em que uma das manetes foi encontrada após o acidente: para acelerar, e não frear.
Como fatores contribuintes para o acidente, a comissão enumerou ainda que o monitoramento do voo não foi adequado, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) não havia normatizado regras que impedissem o uso de reversos (freios aerodinâmicos) travados e a Airbus não colocava avisos sonoros para mostrar aos pilotos quando as manetes estavam em posições diferentes (uma para acelerar e outra para frear o avião). Após a tragédia, a TAM instalou um dispositivo que avisa os pilotos sobre a posição incorreta do equipamento.
Em novembro de 2008, a Polícia Civil de São Paulo indiciou dez pessoas pelo acidente, entre elas o ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Milton Sérgio Silveira Zuanazzi e a ex-diretora da agência Denise Maria Ayres Abreu. Dias depois, no entanto, a Justiça suspendeu os indiciamentos alegando que "a medida policial ter sido lançada por meio de rede jornalística representa, aos averiguados, eventual violação de seu direito individual".
Em janeiro de 2009, a Justiça Federal aceitou denúncia contra Denise Abreu por fraude processual. Segundo a denúncia, ela apresentou a uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região uma norma da Anac que garantiria a segurança nas operações de pouso em Congonhas, proibindo pousos e decolagens apenas se a pista estivesse com lâmina d'água superior a 3 mm. No entanto, o documento era um estudo interno que não havia sido publicado no Diário Oficial da União, ou seja, sem poder de obrigatoriedade.


As informações são"Terra Brasil".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Priscilla Campos
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Nasa teme perder estação espacial em caso de evacuação


A agência espacial americana (Nasa) teme que o adiamento indefinido do lançamento da nave tripulada russa Soyuz leve a uma evacação sem precedentes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com o consequente risco de perdê-la.
"Há um risco maior de perdermos a ISS se não ficar um astronauta a bordo e o aumento desse risco não é insignificante", disse Mike Suffredini, diretor do programa da ISS na Nasa.
"Vamos fazer o que for mais seguro para a tripulação e a estação, que representa um enorme investimento para nossos respectivos governos", disse na segunda-feira, durante coletiva por telefone, após o anúncio da agência estatal russa.
A Rússia adiou o lançamento do próximo voo para a estação orbital, previsto para 22 de setembro até, no mínimo, o final de outubro, depois do fracasso do lançamento da nave de carga Progress rumo à ISS.
O cargueiro russo Progress M12-M, que levava várias toneladas de equipamentos e alimentos destinados à ISS, caiu na quarta-feira passada, 325 segundos depois de decolar do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
O foguete Soyuz-FG, que devia transportar os cosmonautas ao espaço, possui o mesmo motor do foguete Soyuz-U, que não conseguiu por o Progress em órbita.
"Nossa missão é proteger o investimento" da Estação Espacial Internacional, insistiu Suffredini.
Este complexo orbital, cuja construção começou em 1998 e terminou em 2010, representa um investimento de 100 milhões de dólares, grande parte assumida pelos Estados Unidos.
Segundo funcionários da Nasa, a estação pode funcionar sem tripulantes.
"Se os sistemas essenciais não falharem, pode-se controlar a ISS da Terra e mantê-la em órbita indefinidamente", disse Suffredini, embora tenha esclarecido que não é desejável "durante um período prolongado".
A evacuação já foi prevista em uma ocasião: após o acidente com o ônibus espacial Columbia, em 1º de fevereiro de 2003, quando se determinava a causa da catástrofe que matou seus sete tripulantes.
Mas a Nasa, consciente de que isto representaria um risco maior de perdê-la, decidiu manter três astronautas a bordo a todo momento, disse Suffredini.
A tripulação da ISS, chamada "Expedição", é composta normalmente por seis membros e é renovada a cada seis meses. Atualmente, há três russos, dois americanos e um japonês.
Uma evacuação temporária prolongada também afetaria vários experimentos científicos na estação orbital que exigem a presença dos astronautas, disse Suffredini.
No entanto, outros, como o "Espectrômetro Magnético Alfa", um detector de partículas de antimatéria e matéria escura invisível, continuariam funcionando controlados à distância, reconheceu.
Por enquanto, a Nasa mostra-se otimista sobre as possibilidades de que os russos identifiquem as causas da falha e prevejam o novo lançamento de uma nave espacial Soyuz com três tripulantes justo a tempo de evitar a evacuação da ISS.
A data limite para o retorno de uma nave Soyuz às estepes do Cazaquistão seria em meados de novembro.
Por outro lado, a Nasa e a agência espacial russa, Roskosmos, não desejam correr o risco de manter os astronautas a bordo da estação além dos seis meses regulamentares, devido aos riscos inerentes da exposição prolongada à radiação espacial.
Além disso, as duas Soyuz de três lugares cada não podem permanecer acopladas ao complexo espacial mais de 200 dias, porque depois deste tempo, o peróxido de hidrogênio, o combustível de seus motores orbitais, começa a se deteriorar.
O abastecimento da ISS não é um problema, assegurou Suffredini, uma vez que há provisões e insumos suficientes para durar um ano.


As informações são"AFP".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Denilson Pereira
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Boeing anuncia entrega de 496 unidades do novo 737


A empresa aeronáutica americana Boeing aprovou nesta terça-feira o lançamento da nova versão de seu emblemático 737, que incluirá motores mais eficientes, e anunciou um "sólido" plano de negócio que inclui acordos com cinco companhias aéreas para uma primeira entrega de 496 aviões para 2017.
"O novo 737 vai nos permitir continuar oferecendo o avião mais eficiente e com os custos operacionais mais baixos do mercado de aviões de corredor único", afirmou o presidente e executivo-chefe da Boeing Commercial Airplanes, Jim Albaugh, em comunicado à imprensa.
A nova versão do 737 da Boeing estará dotada de motores LEAP-1B da CFM International e, segundo a companhia, terá os custos operacionais 7% menores que seu maior concorrente, o fabricante europeu Airbus.
O novo 737 emitirá 277 mil toneladas menos de gás carbônico e economizará cerca de 175 milhões de libras de combustível por ano, uma economia de US$ 85 milhões. "A expectativa é que o avião consuma 16% menos de combustível que a oferta atual de nosso concorrente e 4% menos que a futura", informou a companhia.
Albaugh detalhou que os clientes da companhia pediam melhorias na rentabilidade e no consumo de combustível, e ao mesmo tempo a redução do impacto ambiental. "Este avião é a resposta a estas três demandas", acrescentou.
O conselho de administração da Boeing anunciou nesta terça-feira a nomeação de Bob Feldmann como vice-presidente e diretor-geral da nova família de 737, enquanto Michael Teal será vice-presidente e engenheiro chefe do projeto.
Desde o lançamento de seu primeiro modelo nos anos 1960, a Boeing entregou nove mil unidades de suas distintas versões e agora estima uma demanda de mais de 23 mil aviões no segmento do 737 durante os próximos 20 anos, com um valor próximo aos US$ 2 trilhões.


As informações são"Economia - iG".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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GOL oferece passagens gratuitas no aniversário de Cruzeiro do Sul

A GOL Linhas Aéreas vai comemorar o aniversário de Cruzeiro do Sul, que acontece no dia 28 de setembro, com a promoção “Você  Faz a Festa”. Pela ação, clientes que partirem de Rio Branco para a cidade aniversariante nos dias 27 e 28 de setembro pagarão somente a passagem de volta. As passagens da “Você Faz a Festa” estarão disponíveis para compra até o dia 13 de setembro no site da GOL. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.

Informações: www.voegol.com.br


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Douglas Pereira
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TAM reduz plano de frota de 2012 prevendo demanda menor


A companhia aérea TAM decidiu reduzir a programação de aeronaves para o próximo ano em meio a uma expectativa de crescimento menor na demanda de passageiros no Brasil em relação a 2011.

A companhia informou que cortou seu plano de frota de 163 para 159 aeronaves em 2012, optando por fazer uma manutenção no número de aviões "com o objetivo de aumentar nossa rentabilidade e otimizar as operações".

Segundo a linha aérea, que está tentando aprovar uma fusão com a chilena LAN junto a autoridades, o crescimento previsto para a demanda brasileira de passageiros este ano é de 15 a 18 por cento.

Em 10 de agosto, a companhia já havia alertado para a possibilidade de reduzir seu plano de frota para o próximo ano, após um segundo trimestre em que um ambiente de forte competição no Brasil fez o indicador yield, de preços de passagens, cair dois dígitos na comparação com o mesmo período de 2010.

"Entendemos que um ajuste em nosso plano de frota é necessário para assegurar a rentabilidade do negócio, num contexto de maior racionalidade do mercado", disse em comunicado o presidente da TAM, Líbano Barroso.

A empresa trabalhava para ampliar sua frota de aviões de um corredor em quatro unidades em 2012, mas diante do cenário de incertezas da economia mundial decidiu rever os planos. Em 2012, a TAM vai receber 13 aviões novos da família Airbus A320 e vai devolver outras 13 unidades em operação.

"Não optaremos pela renovação de quatro leasings de aeronaves, modificando o plano original de receber 13 equipamentos novos e devolver nove. Ou seja, não haverá crescimento líquido da frota", afirmou a TAM.

Com isso, a oferta de lugares na companhia aérea vai crescer 4 por cento em 2012 sobre este ano.
No segmento internacional, a TAM afirmou que vai trocar em outubro aeronaves A340 que fazem a rota São Paulo/Milão por modelos A330.

"Essas aeronaves, com maior eficiência energética por voarem com dois motores propiciarão um ganho de mais de 20 por cento nos custos com combustíveis por assento disponível na rota São Paulo/Milão", afirmou a companhia em comunicado, acrescentando que os modelos A340 usam 4 motores.

Segundo a TAM, para trocar os aviões a empresa vai ajustar a malha internacional, reduzindo frequências para Frankfurt e Londres com saídas do Rio de Janeiro. As atuais sete partidas semanais para Frankfurt serão reduzidas para quatro, e as seis decolagens semanais para Londres retornarão a três.

"Com o conjunto de ações estimamos ganhos aproximados de 50 milhões de dólares por ano, já descontando os valores pagos pelos leasings das aeronaves que deixarão de ser operadas", disse a TAM, incluindo no conjunto de medidas internacionais novo voo para o México em outubro e frequência adicional de São Paulo para Orlando.



As informações são"Reuters Brasil por Por Alberto Alerigi Jr.".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Azul Cargo, divisão de cargas da AZUL, comemora dois anos


A Azul Cargo, divisão de cargas da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, comemorou dois anos de mercado na  última quinta-feira, dia 26. A empresa já soma 75 lojas e cerca de 3 mil cidades atendidas em todo o Brasil. Para marcar a data, a companhia lançou mais um produto: o Azul Cargo E-commerce.

Dedicado às empresas de vendas eletrônicas que têm grandes quantidades de remessas de pequenos objetos, o E-commerce da Azul Cargo oferece preços para pacotes de 250 gr, 500 gr e 750 gr, enquanto a tabela dos demais serviços de encomendas expressas já oferecidos pela empresa começa com preços a partir de 1 kg.  

O novo serviço traz vantagens tanto para quem envia quanto para quem recebe. Isto porque garante a rapidez e a pontualidade na entrega porta a porta das remessas, além das tarifas reduzidas para o envio dos produtos comprados on-line. Nas capitais, a agilidade é ainda maior: o Cliente recebe a remessa no dia seguinte ou em até dois dias úteis.

Desde sua fundação, em agosto de 2009, a empresa obteve um crescimento significativo. Só neste ano (janeiro-julho), a empresa já transportou 46% a mais de carga em quantidade de remessas do que em toda a sua história. Se comparado com o ano passado, esse crescimento sobe para 66%. Desde 2009, a Azul Cargo já transportou aproximadamente 10 mil toneladas de carga nas quase 300 mil remessas.

A Azul Cargo concentra suas operações em Viracopos, terceiro maior aeroporto do País, e o segundo que mais cresceu no mundo em 2010, de acordo com o relatório do Airports Council International – ACI. A empresa movimenta 75% de toda carga doméstica do aeroporto.


As informações são"Brasilturis Jornal".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Alan Alves 
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Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Maceió no aniversário do Aeroclube


A Esquadrilha da Fumaça, criada no início da década de 50, será a grande atração das comemorações do aniversário de 72 anos do Aeroclube de Alagoas. A presença da esquadrilha, nomeada Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira, foi confirmada pela Divisão de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
A apresentação acontecerá no dia 1º de novembro, em local e data que ainda serão definidos. Entre os mais cotados, no entanto, estão o próprio Aeroclube, localizado no bairro Santa Lúcia, ou a Praia da Avenida.
De acordo com o major Sequim, a Esquadrilha irá realizar um circuito pela região Nordeste, com início no dia 28 de outubro pelo Estado de Minas e seguirá pelas cidades nordestinas Salvador, Recife, Marceió, Paraíba, Crateús e Natal.
Durante o circuito, a Esquadrilha, composta por oito aviões - sendo um reserva - contará com o apoio de uma aeronave, que ainda não foi definida. Um oficial da esquadrilha deverá realizar uma missão precursora na capital alagoana para definir local e estrutura da apresentação.
Com 72 anos de existência, o Aeroclube de Alagoas é uma instituição sem fins lucrativos, que funciona como escola de pilotos, além de servir de base para os vários esportes praticados no ar. O local serve, ainda, como alternativa para casos de fechamento do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, recebendo voos em casos de emergência.
A última vez que a Esquadrilha da Fumaça se apresentou em Maceió foi em 2005, quando da inauguração do Memorial à República. A programação integral para as comemorações do Aeroclube será divulgada em breve pelo sócios do clube.


As informações são"Alagoas 24 Horass".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Samuel Pereira
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Tam anuncia novo plano de frota e alteração na malha internacional

A Tam estima para 2012 um crescimento de demanda menor do que o previsto para este ano – entre 15% e 18%, conforme o guidance para 2011 –, em virtude das incertezas que cercam a economia mundial. “Confiamos no crescimento do Brasil e do mercado de aviação no próximo ano, mas entendemos que um ajuste em nosso plano de frota é necessário para assegurar a rentabilidade do negócio, num contexto de maior racionalidade do mercado”, afirma Líbano Barroso, presidente da Tam. 

Para alcançar esse objetivo, a companhia intensificará suas ações de controle de custos e aumento de receitas. Entre as medidas adotadas, a sua frota narrow body (aeronaves com apenas um corredor de circulação) não será aumentada em quatro unidades no próximo ano, como originalmente previsto. 

Em 2012, a Tam receberá 13 novos aviões da família Airbus A320 e devolverá 13 atualmente em operação. A empresa não optará pela renovação de quatro leasings de aeronaves, modificando o plano original de receber 13 equipamentos novos e devolver nove. Ou seja, não haverá crescimento líquido da frota. 

“Em nossa conferência com analistas, após o anúncio dos resultados do segundo trimestre, no início de agosto, comentamos que tínhamos flexibilidade para reduzir a frota de aviões em 2012, caso fosse necessário”, lembra Líbano Barroso. “Mesmo com essa revisão, vamos renovar 10% da frota doméstica, mantendo a baixa idade média das aeronaves. Além do benefício claro de qualidade de serviço para nossos clientes, que contam com uma das frotas mais jovens do mundo, isso contribuirá para diminuir custos de manutenção e o consumo de combustível.” 

Mesmo com as medidas adotadas, a oferta de assentos da companhia (ASK) crescerá 4% em 2012 na comparação com 2011. 

Mercado internacional - Não estão previstas alterações no plano para a frota de aeronaves wide body (com dois corredores, usadas para voos de longa duração). Porém, visando a aumentar a eficiência das operações, a Tam trocará as aeronaves Airbus A340 que operam a rota São Paulo/Guarulhos–Milão por Airbus A330, no mês de outubro. 

Essas aeronaves, com maior eficiência energética por voarem com dois motores – os A340 têm quatro motores –, propiciarão um ganho de mais de 20% nos custos com combustíveis por assento disponível na rota São Paulo–Milão. Atualmente, os gastos com combustíveis representam cerca de 35% do total de custos da companhia. 

Para que essa troca de equipamentos seja possível, a TAM promoverá um ajuste na malha aérea internacional, envolvendo os voos a partir do Rio de Janeiro/Galeão para Frankfurt e Londres. As atuais sete partidas semanais para Frankfurt serão reduzidas para quatro, e as seis decolagens semanais para Londres retornarão a três. 

Com o conjunto de ações, incluindo o novo voo para o México – com início em outubro –, a frequência adicional de São Paulo/Guarulhos para Orlando e a substituição do A340 pelo A330, entre outras, a companhia estima ganhos aproximados de US$ 50 milhões por ano, já descontando os valores pagos pelos leasings das aeronaves que deixarão de ser operadas. 

“A demanda por voos internacionais continuará aquecida em 2012, e nossa oferta segue adequada à procura. Este ajuste da malha internacional tem apenas o objetivo de otimizar operações, reduzindo custos e atendendo os clientes da rota São Paulo–Milão com outras aeronaves, sem reduzir a qualidade dos serviços”, explica Líbano Barroso.

As informações são"Mercado & Eventos".Sempre é citado o link de referência. O conteúdo é de Responsabilidade:Camila Santos 
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